segunda-feira, 26 de março de 2012

Acessibilidade em Itaporanga ainda é precária

Pessoas portadoras de necessidades especiais ou que possuem mobilidade reduzida sofrem com a falta de acessibilidade na cidade de Itaporanga. As ruas, estabelecimentos públicos e privados ainda não oferecem a adaptação necessária para a locomoção dessas pessoas, embora exista uma normatização federal, Decreto-lei 5.296 /2004, e também uma lei municipal que estabelecem a acessibilidade para casas, comércios e prédios que sejam de uso coletivo.

Para andar no centro de Itaporanga é uma tarefa árdua. As calçadas esburacadas, rampas muito altas, desnivelamentos, e a falta de acessos adequados reforçam o descumprimento das citadas leis. Um mau exemplo desse desrespeito é o prédio da Câmara dos Vereadores de Itaporanga, onde os frequentadores precisam subir uma alta escada para ter acesso ao plenário, localizado no primeiro andar.
A justificativa por parte da Câmara Municipal é por esta não possuir ainda um prédio próprio, dificultando a realização de obras para a necessária adequação. A situação é a mesma em alguns pontos do comércio local do município, onde as pessoas com necessidades especiais dividem os espaços das calçadas com as mercadorias das lojas e os buracos encontrados pela frente.
Para o cadeirante Cláudio, de 28 anos, conhecido na cidade popularmente como “Terremoto”, ele afirma sua preferência em transitar na via pública, dividindo os espaços com os carros, ao andar pelas calçadas.

Em algumas agências bancárias também podemos identificar certo desrespeito. Rampas adequadas, banheiros adaptados e caixas de atendimento exclusivo, devidamente sinalizados com o símbolo universal, ainda são carências identificadas. Um exemplo é o Banco do Nordeste, que o acesso à agência é feito através de escadas.

Já por parte da Prefeitura, a Secretária de Infraestrutura, diz que ” todas as obras, por parte da prefeitura, estão obedecendo as normas de acessibilidade, como a lei municipal prevê que obras privadas e públicas possam ser adequadas às normas de inclusão para os deficientes, incluindo escolas municipais, praças e em todos os departamentos públicos por parte da prefeitura. Todas tem passado por adaptação para proporcionar a acessibilidade dos deficientes”.

(Av. Getúlio Vargas / Foto: Jr. Viriato)
(Câmara Municipal / Foto: Jr. Viriato)
 portal pedra bonita

0 comentários:

Postar um comentário