quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Itaporanga presta homenagens à memória de Padre Zé

(Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, carinhosamente chamado de Padre Zé)

Itaporanga há seis anos homenageia a memória do saudoso Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, carinhosamente chamado de Padre Zé. Neste dia 19 de setembro uma vasta programação religiosa será realizada.

Parte do comércio local estará funcionando apenas no período da manhã, os órgãos públicos funcionarão normalmente, com exceção dos Bancos que estão em greve.

Padre Zé faleceu aos 82 anos, em 19 de setembro de 2006, deixando uma imensa saudade não só para os fieis católicos, mas a todos que conheciam de perto a dedicação e o amor que ele sempre teve por Itaporanga. Foi um dos maiores bem feitores da cidade, sempre à frente de ações pelo desenvolvimento do município, em diversas áreas, acima de tudo na educação.

Contribuiu de maneira decisiva nas ações que facilitaram a chegada da energia elétrica ao município, além do sinal de TV, de telefonia e para a construção do Hospital Distrital de Itaporanga.

Com esforços próprios ele construiu o Colégio Diocesano Dom João da Mata e a estátua do Cristo Rei. Criou a Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, ampliou a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, criou a Gráfica Vale do Piancó, e mais recentemente o Padre Cláudio Barros concretizou um dos desejos do Monsenhor, a Casa do Menor São Domingos Sávio.

Durante todo o dia desta quarta-feira (19) acontecerá uma vasta programação de homenagem, começando às 5h30 da manhã com uma caminhada entre os alunos, saindo do Colégio Diocesano em direção ao Cristo Rei. Das 8hs às 12hs haverá uma vigília na Capela Cristo Ressuscitado, localizada no Colégio Diocesano Dom João da Mata. Às 19hs haverá missa, celebrada pelo Padre Cláudio Barros Praxedes na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Durante a vigília serão expostos objetos pessoais de Padre Zé. Vejam alguns exemplares:
(Boina usada pelo religioso / Foto: Marta Ribeiro)
(Batinas usadas pelo religioso / Foto: Marta Ribeiro)
Portal Pedra Bonita

2 comentários:

Fui batizado pelo padre Zé,estudei por 4 anos no colégio por ele fundado.
Fez parte de minha vida,e sinto muitas saudades.

Quanta saudade do Padre Zé.Convivi por muito tempo com ele no Ginásio,como chamávamos na época o C.D.D.J.M.

Postar um comentário