sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Não Adianta. A Terra Não Está Preparada


Não adianta. A Terra Não Está Preparada
(Reynollds Augusto)

Tudo tem o seu tempo próprio e não adianta forçar a barra, pois a pressão pode causar danos e, em alguns casos, até complicados. Talvez tenha disso por isso que o apóstolo Paulo tenha dito: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu...”
Tempo, tempo, tempo. O que é o tempo? Santo Agostinho certa feita disse que se alguém perguntasse o que é o tempo, ele não saberia responder, mas se não perguntassem, ele saberia. Complicado, hem!
Mas o tempo existe, sem existir. Einstein defendia que passado, presente e futuro é uma grande mentira. O agora é o concreto, que daqui a pouco vira passado e que se perde na infinidade do tempo que está para trás e todos nós estamos caminhando em direção ao futuro, que está na infinidade do tempo, que está para frente.
Eita! Complicou.
Mas, tudo isso para dizer uma coisa importante: para que a semente brote, é preciso que a terra esteja trabalhada.
Hoje no Esle (Estudo de Educação dos Sentimentos e o Livro dos Espíritos), que acontece todos as quintas, pelas 20: horas, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, que fica por trás da Igreja Católica de nossa comuna, em Itaporanga-PB, trabalhamos essa questão, básica.
O nosso mestre Jesus, um educador por natureza e que tratava a vida com seriedade e sem hipocrisia, já dissera que não adiantava jogar a semente em terra que não está preparada, que ela não vinga. Há dois mil anos já defendera essa verdade, que continua tão atual como dantes. Ou seja, é preciso maturidade para compreender e ver a luz, que em algumas pessoas causam problemas de vista: Diz Mateus:
Jesus enviou seus doze apóstolos, depois de lhes haver dado as instruções seguintes: Não procureis os gentios e não entreis nas cidades dos samaritanos. - Ide, antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel; - e, nos lugares onde fordes, pregai, dizendo que o reino dos céus está próximo. (S. MATEUS, cap. X, vv. 5 a 7.)
Esse tema causou um debate incrível no nosso "Curso de Vida" e concluímos que todos nós só acreditamos no que queremos acreditar e que não adianta forçar o entendimento de verdades que alma não está, no momento, preparada para alcançar.
Hoje os “gentios” não são um povo, mas sim uma ideia. A tese espírita é ampla, genuinamente cristã e trata da proposta de Jesus, sem mácula, desequilíbrio, sem ilusões e a falsas verdades que enganam os desavisados.
Quando eu me tornei espírita, senti uma necessidade normal, natural, de espalhar para os amigos a boa nova , espalhar essa verdade que nos sustenta a alma e nos equilibra o destino e não deu outra, não consegui. Com a maturidade, descobri que tudo tem seu tempo e que somos imortais e aprendi, com Jesus, que isso é bobagem e que o processo de evolução do espírito imortal leva um tempo danado, pois somos formados por preconceitos culturais e concentração de ideias de grupo, que só a maturidade e o tempo podem quebrar.
Eu me lembrei do Mito da Caverna de Platão em que todos estavam amarrados em uma caverna, de frente para a parede, só percebendo a sombra que se projetava, de si mesmo, sem se dar conta que atrás havia uma grande luz . Alguém desperta, solta as suas amarras, vai em direção dessa luz e sai da caverna escura. Vê a maravilha do sol, do dia, e se encanta. Não entendia o que o tinha levado a ficar tanto tempo na sombra, na caverna de sua ignorância. Volta para espalhar a notícias aos amigos, para que eles também tomassem a decisão de sair, como ele. Deu com os burros n água. Todos o criticaram e o cunharam de louco. Não conseguiam se libertar de si mesmo, da ignorância pessoal. A semente sequer caía na terra. A escuridão ia continuar por mais algum tempo. Não era o tempo.
Hoje, os gentios ainda existem. A caverna e a escuridão, também. Tem muita terra ainda despreparada, vivendo do seu mundinho circunscrito e que é cômodo para si. Mas um dia isso irá mudar. Quando? Não importa, somos imortais. Quanto mais cedo acontecer, menos sofrimento, menos ilusões.
“Muitos olham, mas não veem; ouvem, mas não escutam.” A terra não está ainda preparada, a luz ainda, muito ofusca, pois não há a proteção da maturidade.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.
 

0 comentários:

Postar um comentário