quarta-feira, 19 de setembro de 2012

UM GIGANTE CHAMADO PADRE ZÉ

Por miguel neves 

Hoje relembramos com saudades a partida do nosso PADRE ZÉ. Como homenagear alguém que tanto fez por nosso povo? Uma vida inteira dedicada ao engrandecimento da nossa terra. Não só por suas obras de concreto, do diocesano ao Cristo Redentor, mas por seu poder espiritual e sua fé inabalável no projeto de vida. 
 
ELE sim foi cumpridor do seu papel não só como religioso, mas como ser humano, como cidadão. Lembro-me bem das lições que ELE nos dava em sala de aula de que só o estudo permite o crescimento e a realização de sonhos; Segui suas palavras PADRE ZÉ, e hoje sou agraciado pelos frutos colhidos..... 
 
 *******************************
 
 Monsenhor José Sinfrônio: maior construtor de monumentos e referência educacional no Vale. 
 
José Sinfrônio de Assis Filho ingressou no seminário no dia 2 de fevereiro de 1939, em João Pessoa, ordenando-se padre em primeiro de novenbro de 1951.

O primeiro período, de trabalho, que ultrapassou um ano e meio foi na cidade de Pombal, na condição de coordenador do Monsenhor Vicente. Depois chegava a Cajazeiras, sua terra natal, para ser secretário do bispado, no tempo de Dom Zacarias Rolim de Moura Posteriormente quando o seminário que teve a sua participação na edificação ficou pronto, o Padre Zé Sinfrônio era deslocado para Itaporanga, no próposito único e exclusivo de servir ao povo.

Muitas são as referências de trabalho do Monsenhor José Sinfrônio em Itaporanga. Presidiu a Associação de Proteção à Infância para concluir a construção do Hospital Distrital, que até hoje representa um grande socorro à população do Vale do Piancó, notadamente, a mais carente. O envolvimento do Padre Zé com os pleitos da população era de tal forma que viabilizou, através de seus atos, a implantação da telefonia.


Com tal benefício, acabou o enorme problema da falta de comunicação com as localidades mais distantes. Naquela época o sistema era denominado de Serviço Intermunicipal de Comunicação do Vale. Padre zé foi responsável pela amplianção, em 16 metros, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição além de várias outras modificações dentro do processo evolutivo.

A construção do Colégio Diocesano "Dom João da Mata", único colégio católico ainda em atividade na Paraíba, é também mais uma façanha desse benfeitor, que com a ajuda do povo conseguiu melhorar consideravlmente o setor educacional na região. Para tocar a obra tangeu burro pela zona rural arrecadando arroz através de doações para vender e desmanchar na educação.

O Padre ZéSinfrônio foi tão audacioso que chegou a conquistar a energia elétrica através de contato com o então Presidente da República Juscelino Kubitschek, em solenidade de inauguração do açúde de Coremas. O sinal de TV, a partir da Rede Tupi é mais uma referência desse baluarte. Entre outras ações do Padre Zé Sinfrônio, destacam-se: a fundação da Banda de Música Filarmônica "Cônego Manoel Firmino", de onde saiu músicos de renome internacional e se constitui numa oportunidade impar para os jovens; instalou a Gráfica "Monsenhor José Sinfrônio", que porporciona um importante espaço de profissionalização; Implantou a Casa do Menor "São Domingos Sávio"; dentre outros feitos.

Porém, sua mais importante construção é, ao mesmo tempo, o ponto turístico do Vale do Piancó: a estátua do Cristo Redentor Tudo começou em 1955 quando da chegava o Padre José Sinfrônio a Itaporanga, na época uma das cidades mais violentas da Paraíba.

Padre Zé vendo isto, além da seca que assolava a população, faz uma promessa, que se aquela situação se acabasse construiria uma estátua ao Cristo.

Ele alcançou seu desejo e algum tempo depois começou a construí-la, inaugurada no ano 2000, com 31 metros de altura. Ponto turístico do Vale do Piancó, o Cristo Redentor de Itaporanga só perde em tamanho para o xará do Rio de Janeiro, que tem 38 metros, e para a Estátua da Liberdade, com seus 54 metros de altura. Este é, enfim, o homem que, após passar todas essas provações, comprovou sua infinidade de idéias, coragem e disposição, trazendo a Itaporanga a melhor imagem, traduzida na grande disposição de servir, tendo, finalmente, como maior referencial, o enorme Cristo Rei que abre os braços e solta as bençãos a todo o Vale do Piancó.

Mesmo em meio a tudo isso, fez questão de se classificar como um simples instrumento de Deus. O Monsenhor José Sinfrônio faleceu em setembro de 2006.
 3ciapers
 

0 comentários:

Postar um comentário