domingo, 30 de setembro de 2012

PODER JUDUCIÁRIO PREPARANDO AGENTES PARA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL, EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - ESMA/TJPB/UEPB


PODER JUDUCIÁRIO PREPARANDO AGENTES PARA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL, EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO -  ESMA/TJPB/UEPB
(Reynollds Augusto)
A juíza é recém-ingressa nos quadros do Tribunal de Justiça da Paraíba, sendo Juíza substituta, rumo à vitaliciedade. Esse é um percurso legal, institucional e constitucional para averiguar a condição psicológica e a competência jurídica do novo agente político, que lida com uma das parcelas de poder, objetivando distribuir Justiça aos cidadãos.
Nada é mais reconfortante do que um Juiz equilibrado, seguro, que usa a força do Estado para aplicar a real justiça, que não é apenas um valor e que dependente da maturidade psicológica do aplicador do Direito, como também de conhecimento da lei, que é o nosso primeiro padrão de honestidade e ainda, da jurisprudência, que representa a maturidade nas interpretações.  Como também, da visão abrangente dos doutrinadores. “Tudo isso para aproximar esses instrumentos estatais do bem, do justo, do verdadeiro”, como diria o grande pensador grego, Sócrates.
    Foi essa impressão que todos nós, serventuários da justiça, das diversas comarcas do sertão, sentimos com as falas e aulas da juíza Coremense, Drª KAREN CRISTINA. A Paulista que fala bonito, com segurança, firmeza e o mais importante, humanidade. Tudo isso associado à lei, melhor interpretada, resulta na JUSTIÇA, a nossa eterna busca.
De parabéns o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e a ESMA (Escola Superior da Magistratura) por possibilitar que o conhecimento seja interiorizado e que os agentes administrativos do interior, que fazem parte dos quadros estáveis do nosso Tribunal, reforcem a sua condição e ajudem ao magistrado a ir à busca da Justiça, esteio e equilíbrio de qualquer sociedade organizada.
Essa primeira aula, esse primeiro contato, já nos dá conta de o quanto a experiência será de grande valia para todos aqueles que auxiliam o JUIZ a fazer JUSTIÇA . Colocamos os pés nesse “mar” de conhecimento. Começamos estudando a LOJE (Lei de Organização Judiciária do Estado da Paraíba) e ainda temos muito a navegar, pois o conhecimento jurídico é amplo, dinâmico, como ampla e dinâmica é a vida em sociedade.   O Direito tem que estar a serviço do equilíbrio e o equilíbrio para atingir a sociedade depende, em sua maior parte, da maturidade do poder judiciário, que em última instância vai dizer o que é certo e o que é errado.
Estudar é importante e aperfeiçoa o cidadão, qualifica o servidor, norteia os passos, que ficam apurados, com o conhecimento, que a ferramenta da evolução.
 O grande pensador “Albert Einstein” já asseverara que? “É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom”.
 
Parabéns à atual administração do Tribunal de Justiça.
 
Parabéns à ESMA.
Parabéns à professora KAREN, Juíza de Direito. Que ela possa amar a Paraíba e o Sertão, como nós os amamos e que durante a sua passagem por esse sertão poético, possa dar o melhor de si e distribuir a justiça, que a sociedade necessita.
 
PENSE NISSO! MAS PENSE DIREITO.

0 comentários:

Postar um comentário