segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Itaporanga seriamente ameaçada: açude de Cachoeira continua secando drasticamente

O reservatório que abastece a maior cidade regional perde em média 10% do seu volume a cada dois meses


Por Redação da Folha Medições da AESA (Agência Executiva de Gestão de Água do Estado da Paraíba) feitas no último dia 18 mostram que o açude de Cachoeira, que abastece Itaporanga, está com pouco mais de 40% de sua capacidade total, o que significa 4,4 milhões de metros cúbicos d’água, volume considerado baixo para uma população urbana superior a 17 mil pessoas em pleno setembro, ou seja, considerando que o período de estiagem deve se prolongar até dezembro.

A incerteza de chuva no próximo ano é o que mais preocupa. Como a perspectiva é que o açude chegue no final do ano com apenas 30% de sua capacidade, se não chover bem em 2013 para repor toda a perda hídrica, Itaporanga poderá ficar sem água, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Há anos, alguns setores da cidade já não são abastecidos pela Cagepa em função da insuficiência da adutora, um problema que poderá se agravar e atingir toda cidade caso não chova forte nos próximos seis meses.

O que resta agora à população, que já vive um racionamento d’água há dez anos, é econômizar ainda mais água, uma vez que as autoridades públicas não fizeram sua parte no sentido de ampliar o Cachoeira ou construir um novo reservatório para garantir a certeza da água.

0 comentários:

Postar um comentário