domingo, 25 de dezembro de 2011

Doce seco: uma tradição em fase de extinção

No século passado, nos idos de 50, 60 e 70, era tradição do povo da zona rural e até da zona urbana, vir ou ir para a festa de "noite de festa"; a Rua Grande, como era mais conhecida a av. Getúlio Vargas, ficava qualhadinha de gente, para apreciar os enfeites, cumprimentar os amigos e comer "beira seca".

O tradicional doce, que só é encontrado nestas duas grandes datas: Natal e Ano Novo, é um grande pastelão, feito de farinha de mandioca e goma e recheado de doce de gergelim, com uma pitada de canela; mas o doce seco ou beira seca tinha também seus coadjuvantes como o sequilho e a broa, todos a base de goma, ou fécula de mandioca para os mais adiantados.

Uma família tradicional no fabrico das guloseimas natalinas/anonovinas era a família do preto mais famoso de Itaporanga, o Sergio Mocó que, ainda hoje, tem descendentes que cultuam a tradição a exemplo de Dôra e outras tantas Mocós.

Neste Ano Novo, mesmo sem a festa do Revéillon, promitido e negado pelo prefeito, a Getúlio Vargas será palco das tradicionais bancas de doce em especial do doce seco e lá estaremos para fazer uma filmagem que guardaremos para a posteridade pois a tradição está prestes a se findar.

O Doce Seco: a casca e a farinha de mandioca, fina, feito angu, seca, com outra porção de farinha para abrir o ponto. O recheio, é feito de farinha de mandioca, sessada em peneira fina, gengibre, gergelim, castanha de caju, pimenta-do-reino, cravo, erva-doce e mel de rapadura. É um dos doces típicos na Noite de Festa, Dia do Natal e Ano-Novo.

8 comentários:

Gostaria de saber receita dá beira seca,

Sou Pernambucana, na minha infância em Caruru degustava,
Achei nesta pag. Ficarei feliz em ter a receita para retornar ao passado, rs

Nunca tive o prazer de saborear essa iguaria , mas de tanto ouvir minha sogra falar , fico com água na boca ! É uma pena que essa tradição esteja se perdendo

Gostaria muito de conseguir a receita da tradicional "beira seca",degustei muito junto com meus avós aqui em Belo Jardim-PE,ficaria muito grato!

Gostaria muito de ter acesso a receita, se houver alguém que conheça e puder divulgar pra gente, seria maravilhoso.

Museu virtual pesqueira no google tem a receita

Museu virtual de pesqueira veja no google

Postar um comentário