quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Moradores de rua histórica de Itaporanga vão ao MP pedir solução para problema sanitário

Omissão da Cagepa é a causa do problema  

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale
 
Moradores da Avenida Padre Lourenço, centro de Itaporanga, entregarão nesta sexta-feira, 9, um abaixo-assinado ao Ministério Público requerendo providências para que a Cagepa adquira uma bomba reserva para a caixa de inspeção de esgoto (foto), que fica localizada na artéria urbana e onde cai grande parte dos dejetos da cidade.

A caixa de inspeção tem apenas uma bomba e, quando ela se quebra, os dejetos se espalham pela avenida, que é caminho para o polo universitário da UAB, o Ginásio Diocesano e o cemitério, provocando mau cheiro e constrangimento aos transeuntes e moradores, que pagam uma taxa de esgoto cara, mas os serviços são morosos e de baixa qualidade.

O problema é antigo e voltou a atormentar a Padre Lourenço desde a semana passada, quando novamente a bomba da caixa de inspeção quebrou, o que ocorre constantemente. Somente nesta segunda-feira, 6, após oito dias, quando os dejetos apodreceram toda a avenida, a Cagepa consertou o equipamento, mas os moradores afirmam que não vai durar muito tempo para que uma das bombas volte a parar.

“Quando a bomba quebra é sempre assim, a Gagepa demora para consertar, mas eles já deveriam ter uma bomba reserva para troca imediata quando a titular quebrasse ”, disse Miguel, um dos idealizadores do abaixo-assinado.

O denunciante mora numa casa localizada enfrente à caixa de inspeção, e diz que ele e muitas pessoas têm tido a saúde abalada em função do problema. “Eu mesmo adoeci por causa desse esgoto várias vezes".

A caixa de inspeção fica enfrente à Universidade Aberta do Brasil e a poucos metros de um colégio infantil e do prédio que sedia o jornal Folha do Vale (www.folhadovali.com.br) e a Fundação José Francisco de Sousa.

A Avenida Padre Lourenço é uma das artérias urbanas mais antigas e movimentadas da cidade. É passagem constante de cortejos fúnebres para o cemitério e é onde se localiza a Igreja do Rosário, um marco histórico da povoação itaporanguense.

A falta de saneamento básico é um dos grandes problemas de Itaporanga e não se restringe, apenas, à periferia. Ruas centrais da cidade, como a Padre Lourenço, estão infectadas por esgotos, um agravante a mais para a proliferação de insetos e doenças.

0 comentários:

Postar um comentário