segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O que é a fé?

Centro Espírita de Catingueira Discute a Verdadeira Fé.
(Reynollds Augusto)

Nesse dia 04 de dezembro, caravaneiros de Itaporanga visitam o Centro Espírita Jesus de Nazaré, da Cidade de Catingueira, para discutir um tema bem pertinente às searas religiosas de todo o mundo: O que é a fé?
Você sabe o que é a fé?
Tem gente que foi mal informada desse recurso pessoal para que se atinjam objetivos, seja de ordem material, seja de ordem espiritual. A fé ensinada por muitos representantes religiosos não chega nem perto da fé proposta por Jesus, aos seus seguidores.
Todos nós sabemos que ela é o combustível da vida, sendo certo, que tomada do seu sentido literal, permite que a confiança nas próprias forças consinta que a pessoa seja capaz de executar acontecimentos, que não poderiam ser feitos quando se duvida de si. E é por isso que o aluno passa de ano, o casamento dá certo, somos aprovados em concurso público, realizamos maravilhas, e isso acontece exatamente pelo despertamento das potencialidades intrínseca de que somos portadores. Já nascemos prontos e Deus só deseja que despertemos para tais valores que é o resultado de milhões de anos na experimentação pessoal, que não tem fim. Tá aí a reencarnação para provar isso.
O mais importante é realizar a fé no sentido moral. Não há dúvidas que se somos espíritos encarnados e estamos no plano da matéria, precisamos viver materialmente, mas reconhecendo o sentido espiritual da existência. O próprio mestre Jesus, já asseverou que precisamos “ser do mundo, sem pertencer ao mundo”. Esse preceito encerra uma verdade indiscutível, precisamos estar a par dos verdadeiros objetivos de cada um, sem ilusões, para que não comprometamos a nossa vida com bobagens.
Quando Jesus disse que “a fé transporta montanhas” não vá cair  na besteira de acredita que ele estava se referindo às montanhas físicas. Isso seria impossível e Deus não realiza o impossível e é por isso que não existem milagres e sim resultado. Os aparentes milagres feitos por Jesus, e muitos homens de luz no planeta, que visivelmente seriam maravilhas; foram fenômenos naturais, que exatamente por desconhecermos a sua origem encarávamos com se milagre fosse e milagre é uma derrogação das leis da natureza e Deus não derroga suas leis.
É preciso ter essa confiança, racional, no cumprimento de uma coisa e à certeza de se atingir um objetivo. Sem isso, amigo ‘véio”, você ficará no meio do caminho e vai botar a culpa em uma força externa, pelos seus fracassos. O tal do Satanás, que definitivamente não existe, é o maior culpado por seus fracassos. Mas o que é realmente um fracasso? Será que tudo que nos acontece não são instrumentos de melhoria interior, de experiências que adquirimos para nos libertar dos nossos equívocos? Conheço muita gente que só conseguiu maturar sobre a realidade da vida depois que a própria vida lhe deu uns solavancos. Houve uma feliz mudança de rota.
A fé, verdadeira, nos dá uma espécie de lucidez, segundo Kardec. Com ela vislumbramos, pelo pensamento, o objetivo que procuramos alcançar e os meios de se chegar até ele e assim sendo, caminhamos a passo seguro ao seu encontro.
Eu não entendo como certos amigos pregam por aí uma fé mágica e portadora de uma impaciência que não tem fim. Há representantes religiosos que gritam bradam, exigem que Deus realize “maravilhas” em sua vida,  em um passe de mágica e quando você não consegue atingir o seu intento, depois de dar até as calças “a Deus”  dizem que é por que sua fé era frágil. Brincadeira! É como diz o meu amigo Zé Nilton. Brincadeira, mesmo.
É claro que Jesus, pela alta envergadura espiritual que possuía e que agora possui mais ainda, conseguiu manipular o Fluido Cósmico Universal, que é uma espécie de “matéria prima” da existência, e com seu magnetismo pessoal, conseguiu realizar milagres, que não eram milagres e estavam dentro do contexto natural e que ainda hoje são desconhecidos pela maioria do povo.         O Espiritismo estuda esse mecanismo de mudança, natural.
Infelizmente se vê hoje mais orgulho do que propriamente fé. A presunção não consegue enganar as forças vivas da natureza e por conseqüência vem o desestímulo, e em muitos, causando até a falta de fé em Deus, causa causal de tudo.
Mas a caravana cumpriu o seu papel e todos se despediram em clima de festa de fim de ano, para que no ano que se avizinha possamos produzir, unidos, para o nosso bem e o bem da humanidade.
Valeu Centro Espírita Jesus de Nazaré de Catingueira.
Valeu preciosos amigos de ideal espírita
Feliz 2012.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.


PRAZER E FÉ
                                        Por Cornélio Pires  em

Muitos amigos na Sala,
O grupo estudava a fé
Quando um rapaz galhofeiro
Ergueu-se e falou de pé:

- Meus irmãos,estamos nós
Num tempo que avança
Para que Religião?
Ninguém precisa de crença.

Já voamos para a Lua
Tudo é progresso a crescer
Para que alma e coração?

Meditação, semonário,
Renuncia e filosofia?
A eletrônica nos mostra
Que isso é velharia.

Altruísmo é boa bola,
Caridade é uma ilusão...
Prazer é força que anima
Dinheiro é dominação.

Vida íntima? Bazófia.
Bobagem ultrapassada,
Larguemos questão de fé,
A vida é corpo e mais nada.

Mas um velho levantou-se
Aproveitando o intervalo
E respondeu meu amigo
Não posso contraditá-lo
No entanto, rogo ao senhor
Que nos mostre , se possível
Um de seus carros modernos,
Andando sem combustível



0 comentários:

Postar um comentário