quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mãe Birrega

Era uma simples confratenização de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Hospital Distrital dr. José Gomes da Silva, em uma pizzaria da cidade, entre eles um médico estava presente: dr. Bezerra que, por coincidência da sua incondicional fã de carteirinha a enfermeira (desculpem vocês, mais jamais daria processo) a minha querida amiga Nêga Cida; fez comemorara seu aniversário justamente no dia 29 de dezembro.

Bezerra, segundo Cida, há mais de 23 anos cumpre sua missão de obstetra e anestesista e já trouxe ao mundo, milhares de itaporanguenses nascidos aqui e em Patos, onde também trabalha na mesma função, fazendo da sua profissão um verdadeiro sacerdócio, onde não descrimina cor, credo ou posição social.

Dei o título da matéria de Mãe Birrega, não foi erro, foi proposital! Porque aquela que, nos idos de 1950 foi e era a única parteira de Misericórdia, com muito orgulho, eu a chamava de Mãe Burrega, com direito a benção e tudo e, minha menina, quando mais nova, que veio mundo pelas mão de Zé Bezerra, sempre o chamou de Birrega.


Mãe Burrega a mãe de muitos itaporanguenses, hoje cinquentões como eu, e Mãe Birrega, a mãe (pai se preferem assim) de muitos cidadãos itaporanguense nascidos nas duas últimas décadas. Coincidência? basta trocar uma letra!

Parabéns meu irmão! Você merece e merece muito, todo o amor que te dedicamos!

Rainério para o www.portaldovale.net!

2 comentários:

Parabéns pela homenagem ao grande ser humano, ao profissional e ao pai Zé Bezerra. Fico muito feliz com o reconhecimento dado a um amigo médico que tanto fez e faz por nosso povo.

Painho, você fez tantos partos em uma época em que o aparato era insuficiente. Inúmeras vezes você enfrentou as mais adversas situações somente com a cara, a coragem e o seu dom de salvar vidas. Você faz da medicina um sacerdócio e por isso merece todo o reconhecimento. Você foi o meu primeiro mestre e sempre será o meu maior. Foi contigo que prescrevi uma receita pela primeira vez, bem como, interpretei uma radiografia. Me ensinastes a maneira correta de calçar as luvas e segurar o bisturi... E quando me ligas tirando alguma dúvida ainda assim me ensinas... Me mostras que o bom médico é aquele que compartilha dúvidas e conhecimentos.
Te admiro imensamente
Thaís Bezerra Ventura

Postar um comentário