Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Thompson e o Campus de Itaporanga

.
Por Ariosvaldo Ferreira

Boa tarde companheiros,

Com relação a discussão sobre o Campus da UFCG tenho observado algumas especulações sobre a atuação do professor Thompson nesse processo.

Recentemente mantive contato com o Reitor da UFCG solicitando alguns esclarecimentos sobre o está sendo comentando aqui neste mural e o que foi noticiado em um dos blogs de Itaporanga.

Após ler a resposta do Thompson pedi para que ele me autorizasse a reproduzi-la aqui no site.

Então vamos ao e-mail’s:

19 Apr 2010 21:41:51 -0300

Olá Thompson, Boa Noite
Da última vez que entrei em contato contigo, você me cobrou participação na campanha de implantação do campus da UFCG em Itaporanga.
Pois bem, tenho acompanhado de longe a luta do povo do Vale do Piancó para alcançar o sonho de ter uma universidade naquela região. Pelo que tenho lido você encheu de coragem e esperança centenas de homens e mulheres, na sua maioria jovens, que se faziam presentes em ato publico na cidade de Itaporanga em defesa da UFCG.
Quanto participei do movimento estudantil, aí em Campina Grande, estivemos juntos em algumas batalhas a exemplo da criação da UFCG e também da queda de braço com o então prefeito Cássio Cunha Lima para ver com que ficaria o CEU (Clube dos Estudantes Universitários). Também estivemos de lados opostos como foi no caso das eleições para PRAI e depois reitor da UFCG. Sempre tive por você o maior respeito e admiração.
Nos últimos dias tenho lido notícias, espero que sejam apenas boatos, de que você tem outras prioridades e que o campus de Itaporanga só sairá daqui a dez anos e que, hoje, você não defende a imediata criação do campus de Itaporanga.
Gostaria muito que não fossem verdadeiras as notícias recentes sobre a UFCG de Itaporanga, abraços.

Ariosvaldo Ferreira

20 de abril de 2010 08:13

Olá Ariosvaldo,

É verdade, sim, estivemos juntos em boas lutas em favor da causa UFCG, como estivemos em lados opostos em outros momentos. Isto é universidade.

Quanto a criação do campus de Itaporanga, acredite, quem disse essa ASNEIRA está mentindo ou está mal informado. Eu apresentei uma proposta ao MEC com quatro itens e o primeiro deles é a criação dos campi de ITAPORANGA e ITABAIANA. Como o quarto item diz respeito a criação de Pólos Universitários vinculados aos atuais campi, bem como aos que vierem a ser criados, caso dos dois campi citados acima, nas cidades próximas. Exemplo, o campus de Itaporanga em sendo criado também estaria compromissado com a criação dos Pólos de Piancó, Conceição e Princesa Izabel. Outro exemplo, o campus de Patos terá dois Pólos: Texeira e Santa Luzia. E por ai vai. Algum desinformado ou mal intensionado ou analfabeto deve ter lido e compreendido que minhas prioridades eram outras, tudo porque essa proposta foi para constar no próximo Plano Nacional de Educação (PNE) que terá a duração de 2011 a 2020. Ora, não é porque o PNE tem duração de um decênio que a nossa proposta vai durar igual período para ser concretizada.

O fato é que o Vale do Piancó está, literalmente, abandonado pelos políticos. É a região mais carente em educação superior da Paraíba. O engraçado é que quando aparece alguém bem intencionado e que luta sozinho para dotar essa região daquilo que ela não tem, uma pessoa que não é político e nem tem as obrigações políticas que lhes são cobradas, vem um desinformado cobrar ações como se esse alguém fosse político, como se ele tivesse sido votado e se comprometido em troca de algo. Adicionalmente, para indignação dos que fazem a UFCG (piorando ainda mais a situação, até porque muita gente aqui na UFCG é contra a expansão) insulta o reitor e o acusa como se ele fosse um político provinciano qualquer, como os que eles (radialistas e xenofobistas de plantão) estão acostumados a insultar.

Acalme-se, amigo Arioswaldo, porque o campus haverá de vir, não pela a ação dos políticos da região, mas pela a ação acadêmica vanguardista, corajosa e perseverante deste reitorado que eu tenho a honra de estar à frente. Uma última ressalva, José Silvino, incasável batalhador dessa causa, sabe como ninguém de tudo isso que eu acabo de dizer.

Grande abraço,
Prof. Thompson Mariz
Reitor

20 de abril de 2010 17:00

Olá Thompson

Cosidero-me satisfeito com tuas explicações.

Você autoriza a divulgação do conteúdo desse e-mail?

Abraços

Ariosvaldo.


20 de abril de 2010 20:56

Ariosvaldo,

Minha indignação foi tamanha que terminei por usar termos impróprios e que não fazem parte do meu linguajar cotidiano. No entanto, para que todos saibam, autorizo, sim.
Vou encaminhar, em anexo, a proposta que enviei ao MEC.

Grande abraço,
Prof. Thompson Mariz
.

domingo, 25 de abril de 2010

Escrito Nas Estrelas V - Dimensões Espiriruais


Escrito nas Estrelas V – Mundo Espiritual
(Reynollds Augusto)

Tudo teu seu tempo porque as coisas devem acontecer à medida de nossa evolução e da nossa compreensão dos meandros da existência com base na maturidade pessoal. Isso me fez lembrar Eclesiastes 3 quando afirma que” há tempo para tudo”.
Já imaginou como você seria taxado de doido se em ,digamos, no início do século passado, você dissesse que sonhou que haverá um parelho, ou uma caixinha, em que as pessoas falariam “dentro dele”, chamado de televisão. E se dissesse que existiria outra “caixinha”, menor ainda, que você se comunicaria com uma pessoa no outro lado do mundo em tempo real ,como se estivesse aqui ao seu lado,chamado de telefone celular e que esse telefone celular tocava músicas, “bate fotos” que um “negócio’ que retira a impressão do momento e prende a sua imagem continuamente em um papel que será chamado de fotografia, além de poder gravar a sua voz, e , pasmem, pode até servir de televisão como a outra “caixa maior”. A sua “doidera” seria crônica e poderiam levar você ao hospício...
Ainda hoje existem pessoas que não acreditam que o homem foi à lua. Eu conheço. Você pode logicar, defender que houve essa visita, racionalizar, mostrar provas e a pessoa não acredita. Reage como “menino buchudo” batendo o pé:” não acredito, não acredito e não acredito”. Sem maturidade interior não conseguimos nos aperceber das questões maiores. “olham, mas não vêem; escutam ,mas não ouvem”. Jesus tinha razão e eu defendo que só acreditamos naquilo que queremos acreditar.Isso é puro subjetivismo programado, aculturado.
Quando Sonia Rinaldi, a cientista que pesquisa a comunicação dos mortos por aparelhos eletrônicos, como televisão, gravador, computador e etc., falou aos seus colegas que iria defender tese de doutorado com esse tema, foi achincalhada por seus colegas cientistas. Provas e mais provas mostrando a possibilidade dessa comunicação , documentos, imagens vozes e imagens do além, parentes que reconheceram as vozes de seus entes “mortos” ; os seus colegas rechaçaram .O preconceito no mundo da ciência é o pior porque eles como se acham intelectuais demais, acreditam que são o “ban,ban,ban” , fica mais encravado.Mas tem jeito não, reagem como “menino buchudo “ também: “Não acredito, não acredito, não acredito... Coisas dos seres humanos.
Mas essa semana nós tivemos a oportunidade de ver a visita da mãe de Daniel e dos seus avós que foram visitá-lo na dimensão em que ele se encontrava, na novela ESCRITO NAS ESTRELAS. Isso pode acontecer? Segundo os meus limitados estudo, isso pode acontecer. Daniel não pode ir para o lugar que sua mãe está, mas eles têm como vir a ele. É que Daniel não tem “o bilhete” de passagem para esfera evoluída, pois ainda está atrasado espiritualmente. Mas um dia ele chegara lá. Há pessoas que não acreditam nisso: “Não acredito, não acredito, não acredito”. Fazer o que? Nada. Deixar a “fruta” amadurecer.
Nas reuniões mediúnicas do centro Espírita SEAREIROS DO BEM, conversamos com que muitos não acreditam que “morreram”. É que eles sentem-se vivos e não poderia ser de outra maneira. Se tocam, se vêem se sentem e se você disser a alguma pessoa nessas condições que ele “morreu” (desencarnou) é difícil. Aos poucos vão desconfiando até entenderem que não sabiam nada da vida. É que a impressão sentida no mundo dos espíritos parece ser mais concreta que essa nossa, e é. É que eles têm um corpo que não é de carne, mas sim de “matéria sutil” que nós chamamos de PERISPÍRITO então, quando materialistas demais , isso não entra na “cachola” deles. Mas são esclarecidos e no devido tempo recobram a racionalidade.
O interessante, provando que nós só acreditamos no que queremos, é que as pessoas têm dificuldades de assimilar a existência de um mundo espiritual que é invisível e intangível aos nossos olhos e que lá são desenvolvidas inúmeras atividades, onde há instituições, hospitais, posto de socorro, residências, governadorias e tudo mais e de outra sorte acreditamos sem pestanejar (ou quase) na existência de um tal céu, em que não se faz cada, descansando eternamente, contemplando a face de Deus. Que coisa chata! Faça uma experiência e passe o dia todo sem fazer nada, prá ver se você agüenta. Esse céu se transforma no inferno. E o inferno?
Na nossa especialização em Direito Administrativo e Gestão pública, em dado momento mencionou-se algo sobre o INFERNO e eu disse ao professor que o tal INFERNO era uma pena injusta, devido ao princípio da proporcionalidade, pois mesmo que você passasse a vida toda fazendo bobagens não teria sentido ficar a eternidade queimando no fogo do inferno. É muita pena para pouco crime. “(Risos...)
Mas “há tempo para tudo” como diz Eclesiastes e ainda por muito tempo haverá aqueles que dirão:
“Não acredito, não acredito e não acredito”.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA...
0 comentários Links para esta postagem

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PMDB lança dois nomes para Deputado Estadual em Itaporanga

.
Em reunião realizada na manhã deste sábado (17) nos salões do Atlântida Esporte Clube em Itaporanga, o PMDB lançou mais dois nomes à disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado.

No encontro ficou decidido, que o ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino Sobrinho, presidente municipal da legenda, concorrerá nas eleições deste ano, fazendo dobradinha na cidade com o ex-deputado Federal Benjamin Maranhão, que tenta novamente voltar a Câmara Federal.

Porcino foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado, a devolver cerca de cinco milhões de reais, divido a diversas irregularidades praticadas na sua gestão de 2005 à 2008 na Prefeitura de Itaporanga, e deverá ter suas contas analisadas em breve pela Câmara Municipal, onde terá que contar com parte da base de sustentação do seu principal adversário político, o atual prefeito Djaci Brasileiro, para se manter vivo na vida pública. Em sendo mantida a decisão do TCE, Porcino terá dificuldades em levar a frente a sua pré-candidatura.

Por outro lado, o PMDB do Vale do Piancó, terá um nome forte na disputa eleitoral de 2010, trata-se do ex-Superintendente do DNIT, o itaporanguense Espedito Leite da Silva, escolhido em 2009, como um dos melhores gestores públicos do ano. Em pré-campanha a alguns meses, Espedito disse que a decisão tomada pelo seu partido em lançar mais um nome na região para disputar uma vaga de deputado estadual, em nada muda os seus planos políticos, já que o Vale do Piancó tem cerca de 150 mil eleitores, desta forma, tanto ele, como Porcino podem representar o vale na Casa de Epitácio Pessoa. Espedito Leite chegou ao encontro abraçado com seus pais, dona Brígida e seu Bernardino (foto), e foi festejado por dezenas de correligionários.


tribunaindependente - fotos: Rainério

domingo, 18 de abril de 2010

Vereador Herculano Pereira, fala com o Vice Presidente sobre implantação da UFCG no Vale do Piancó.


Aproveitando a oportunidade da presença do Vice Presidente do Brasil, o Excelentíssimo Sr. José Alencar no III Congresso Espírita Brasileiro, na ocasião, ao término do evento, o vereador Herculano Pereira lhe falou sobre a necessidade imperiosa da implantação de uma universidade no Vale do Piancó, mais precisamente um campus da UFCG, visto já existir todo um projeto, mui atenciosamente, o Vice Presidente em resposta, lhe pediu que o pleito fosse feito por escrito. O vereador Herculano já elaborou um documento que será entregue no gabinete do Vice Presidente nessa próxima terça-feira (20).
herculanopereira.com

Um Triste Engano



Um Triste Engano

( Reynollds Augusto)


Todos os domingos na Evangelização Infantil em Boa Ventura, no Cesb, e todas as quartas no EJEEA (Encontro de Jovens Espírita para Estudo e Arte), no Centro Espírita Jesus de Nazareth, discutimos temas de suma relevância para essa faixa etária que está em busca de um lugar ao sol.


O dessa semana girou em torno do suicídio.Aqui na cidade de Itaporanga tivermos uma fase, não muito distante, em que os nossos irmãos estavam entrando nessa canoa furada do suicídio, talvez pensando que vão fugir dos problemas, achando que fugirão da vida. A atitude equivocada é fruto da falta de conhecimento das questões espirituais. Eu sempre digo que na verdade o mal não existe e sim a ignorância e quanto mais o ser desperta para os caminhos da luz ele afugenta as “trevas” que o envolve e que parece não ter solução. Ainda bem que essa fase parece que passou.


Outro dia fiquei muito triste e ensimesmado com o suicídio de LEILA LOPES a eterna professorinha. Ela me parecia uma pessoa centrada e possuía uma voz amena de criança inocente. Soube que precisou se enveredar por caminhos escusos maltratando a sua arte e passou a gravar filmes pornôs, talvez por que as novelas televisivas a tenha a colocado de lado e como a vida é feita de escolhas, escolheu mal. O artista que usa sua arte para degradar os reais valores recebe da vida alguns “puxões de orelhas” e muitas vezes a dor das escolhas fragiliza o espírito despreparado. Jesus já disse que a “semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. Mas o fato é que matar-se é uma má escolha. Enfrentar os problemas e ligar-se a Deus em oração é a solução. Como diz a mensagem do CD momento espírita. “Em apenas um minuto a vida muda... Enquanto você sofre, Deus está providenciando a solução.”


Pouca gente sabe, mas nós somos ligados a esse corpo material pelo PERISPÍRITO que é o corpo do espírito. Quando você morre o espírito se liberta e fica “do lado de lá” com esse corpo que tem quase sempre as mesmas características da última encarnação. É por isso que muita gente despreparada morre e ao despertar no mundo espiritual vê-se vivo, ou seja, vendo-se, tocando-se, sentindo-se e é preciso um bom tempo para informar que ele “morreu” ou mais judiciosamente, desencarnou. É uma peleja, principalmente aos materialistas que do alto do seu orgulho pensam que sabem de tudo.


O perispírito é uma expressão criada pela Doutrina Espírita. É um neologismo. Mas esse corpo do espírito foi uma descoberta milenar e provém das culturas mais antigas. O budismo esotérico o chama de Kama-rupa; Pitágoras chamava o perispírito de carne sutil da alma; Leibnitz o intitulava de corpo fluídico; os Hermetistas de corpo astral; o nosso querido Paulo na primeira epístola aos coríntios o chamava de corpo celeste e não pára por aí... Quer dizer: morre o corpo físico e permanece o espírito imortal com esse corpo de energia sutil.Os espíritos dizem que as minhas ações geram repercussão nesse “corpo espiritual”. Quando alguém me mata dando-me um tiro volto ao mundo espiritual e passado o trauma seguirei o meu caminho naturalmente. Mas quando uso um revólver e me mato, a coisa fica mais complicada porque esse perispírito também “é atingindo” e volto em estado lastimável e será preciso longos sofrimentos, bem maiores do que aqueles que pensávamos ser doloridos aqui e vamos para regiões purgatoriais (verdadeiros infernos) até nos reabilitarmos novamente para recomeçar e seguir em frente.


Outro dia em Boa Ventura, em reunião mediúnica, um companheiro veio ter conosco e chorando copiosamente veio contar os seus dramas pessoais estava inseguro porque teria que reencarnar para reajustar-se com as leis de Deus. Estava com medo de se suicidar novamente. pois era reincidente e pedia nossas preces para que pudesse vencer essa etapa de sua vida. Conversamos bastante e ele se foi, acompanhando os diretores espirituais do Cesb. Já deve estar “no campo de batalha” que é a Terra.


O nosso querido CHICO XAVIER, que está sendo homenageado em BRASÍLIA esta semana, dizia que o suicida levará pelo menos 200 anos para se recompor. A nossa querida professorinha deixou um carta dizendo que o suicídio seria um ato de coragem de alguém que decidiu ir ao encontro com Deus. Estava enganada. As pessoas pensam que Deus pode ser encontrado em algum lugar no além e não entenderam, ainda, que Deus, causa causal de tudo que existe está em tudo e em todos e que para se chegar até ele é preciso descobri-lo em nossa intimidade, na nossa consciência desperta, superando as mazelas e carregando a nossa cruz.


“Se quiseres me seguir, toma a tua cruz e segue-me”


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

Encontro do PMDB reune lideranças locais

O PMDB de Itaporanga realizou neste sábado, 17/o4, no Atlântida Esporte Clube, um evento onde reuniu vária lideranças políticas não só da cidade, como também de outros municípios do Vale do Piancó a exemplo dos ex-prefeitos Antonio Porcino Sobrinho (PMDB), de Itaporanga; Edvaldo Leite de Caldas (PTB) de Piancó e Antônio Bastos (PMDB) de Pedra Branca.

Também marcaram presença os vereadores Jozé Honório de Sousa (PMDB), José Porcino da Silva (PMDB), João Pereira de Sousa (PMDB), Luis Alberto Tolentino (PSDC), todos de Itaporanga e ainda, Pádua Leite (PT) de Piancó; Roberto Rodrigues, de Pedra Branca e Damião Lacerda e Junior de Dão, de Aguiar. Representou o governador do estado o ex-deputado Bejamim Maranhão.

No solenidade foram lançadas as pre-candidaturas de dois itaporanguenses: Expedito Leite, ex superintendente do DNIT e Antonio Porcino (foto).


sábado, 17 de abril de 2010

Viver no Paraíso ( Richard Simonetti)



Viver no Paraíso



Não penseis que eu vim destruir a Lei ou os profetas.
Não os vim destruir, mas cumprir.
Porque em verdade eu vos digo:
Antes que passem o Céu e a Terra, nem um só jota, nem um só til da Lei passarão, sem que tudo se cumpra.
Mateus, 5:17-18
– Converta-se, meu amigo. São chegados os tempos! É sua última chance!
– O mundo vai acabar?
– Em fogo, como está no Apocalipse.
– Morreremos todos?
– Haverá o juízo. Os eleitos habitarão o paraíso, em corpos celestes, imortais.
– Se nos convertermos seremos salvos?
– Sem dúvida!
– E o amor?
– Que tem a ver com a salvação?
– Jesus não ensinou que ele resume toda a lei e os profetas?
– Haverá muito amor no paraíso.
– A gente amará por viver no paraíso ou viverá no paraíso por amar?
– Sei lá! Isso a Deus pertence.
– Penso que deveríamos cogitar do assunto. Parece-me que o amor é nosso passaporte para o paraíso.
– Como você define o amor?
– Segundo Jesus, amar é fazer ao semelhante todo o bem que gostaríamos de receber dele.
– Concebendo assim fica complicado. Há milênios o homem é orientado pelo egoísmo.
– Então, meu amigo, você há de concordar comigo que muita água rolará no rio do tempo, até que nos habilitemos aos páramos celestes.
– Mas… e o fim do Mundo?
– Ocorrerá um dia, sem dúvida, quando se apagar o Sol. Mas isso levará alguns bilhões de anos. Até lá teremos aprendido a amar, em integral cumprimento da lei divina.
– Iremos finalmente para o paraíso?
– Não importa onde será a nossa morada. Onde estivermos será o paraíso!

Livro O Céu ao nosso Alcance

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cícero Carneiro e Madalena - Destaque Empresarial

O Destaque Empresarial da página Vale do Piancó, do jornal Correio da Paraíba desta quarta-feira, 14/04, foi o casal itaporanguense Cícero Carneiro e Madalena, proprietários do Novo Mundo Center, em Itaporanga.

.

Uma Boa Nova no Ar



Uma Boa Nova No Ar
(Reynollds Augusto Cabral)

Gerador de Stéreo. Este é o nome que se dá ao aparelho eletrônico que , digamos, qualifica o som das ondas emitidas em freqüência modulada. Com ele o som fica mais límpido, os canais distribuídos dão uma sensação agradável. A nossa Rádio Boa Nova FM adquiriu recentemente esse aparelho e o seu som melhorou de sobre maneira.

No dia em que me dirigi para emissora, que é quase minha vizinha, o radialista ALBERTINO me disse que naquele dia não poderia ser levado ao o programa MÚSICA E MENSAGEM que vai ao ar todas as quartas e sexta pelas 17h00min h, apresentado por mim e o jovem amigo Danilo, rapaz de futuro, pois a Rádio estaria fora do ar para manutenção em que seria ligado o “famoso” gerador de Stéreo. Fiquei Feliz. É preciso ,também , registrar que a emissora na internet, melhorou de qualidade possível.

A Rádio Boa Nova tem história e surgiu há mais ou menos dez anos atrás com a idealização de TITICO PEDRO em um tempo difícil, tendo em vista os óbices legais para se permanecer com qualquer Rádio no ar. A comunidade não tinha acesso direto a nenhuma emissora e é extremamente difícil administrar uma Rádio e mantê-la no ar. Ele foi um dos precursores, como o Crispim Pessoa que ousava e levava para a nossa querida Itaporanga nos anos setenta/oitenta, aquela que foi a primeira emissora que encantava e deixava admirado o povo da zona rural. Mesmo indo de encontro à lei. Crispim sustentava esse sonho e animava os dias e noites do povo humilde de Itaporanga. Meu avô ANTÔNIO AUGUSTO DE CARVALHO, sempre pela manhã ligava o rádio e eu na condição de criança ficava admirado com aquela voz grave e aquele dom natural que Crispim tinha.

- São 07 horas em cima da pinta.

Quando o movimento em prol de Rádio Comunitária começou a ser ventilado víamos aí uma abertura de suma importância para que pudéssemos constituir uma Rádio Legalizada. Convocamos a sociedade para conseguirmos a concessão. O processo de solicitação tinha a assinatura de muitos setores da sociedade, Núcleos Rurais, Escolas Públicas, Escolas Particulares, Igreja Católica, Igreja Evangélica, Centro Espírita, representantes dos poderes constituídos. Ministério Público, na pessoa de sua então representante DR MARIA DO CARMO e pessoas, muitas e muitas pessoas. Não foi a toa que conseguimos a concessão “facinho” e suplantamos outras entidades que pleiteavam a autorização exatamente pelo apoio em massa da comunidade à FUNDAÇÃO ANÁLIA RODRIGUES e aí surgiu a BOA NOVA. A Boa nova da informação, da diversidade, da unidade e da conscientização.

O processo foi entregue ao Ministério das Comunicações, mas estava demorando demais a serem dirimidas as dúvidas e concedida a concessão a quem de direito. A ansiedade não nos deixava esperar e foi que o advogado TITICO PEDRO peticionou ao judiciário local para que concedesse uma autorização provisória em sede de liminar, apreciada pelo então Juiz Dr. Paulo Sandro e colocamos a nossa Rádio Boa Nova no ar, como um transmissor caseiro de pouca potência, se não me engano 4 Watts, que era pouco, “muito pouco”. Só dava para chegar à zona urbana e muito ruim.

O tempo passa e precisávamos de um transmissor de 25 watts, determinado para o funcionamento das rádios comunitárias. Mas cadê o Dinheiro?. Nesse tempo o transmissor era muito caro e encontramos um menos caro na Apel de Campina grande, mas não dava para comprar o gerador de stereo, que hoje, mais de dez anos depois conseguimos. Reunimos uma turma boa, Titico, eu, José Campos, o inesquecível Fernão Dias, o grande Nivaldo Freitas do TRT e outros que me falha á memória e conseguimos comprar o transmissor. Nossa Rádio ficou mais potente e a cidade ficou admirada com o som que apesar de não ser stereo tinha muita qualidade. Passamos uns meses no ar.

A questão processual não estava solucionada, pois se dizia que o juiz de primeiro grau da Justiça Estadual era incompetente para dar tal autorização. Fundamentávamos diferente em apoio com outros doutrinadores. O Direito tem disso, quanto melhor a argumentação legal, mais aproximação com o direito perseguido. O mundo da argumentação jurídica é o mundo das possibilidades.

A Anatel cassou a liminar no Tj, mas não fomos intimados da decisão e eles resolveram de logo convocar a Polícia Federal para aprender os equipamentos e fecharam a Rádio e ainda de sobra TITICO PEDRO foi indiciado em inquérito Policial federal . Nessa hora muita gente pulou do barco, mas ele foi até o fim e sabendo de que estava amparado pela lei, com os seus conhecimentos jurídicos de advogado bom que é, sustentou a sua defesa até o fim e conseguiu com decisão judicial posteriormente receber os equipamentos de volta, intactos e apenas sem funcionamento. Poderia muito bem ter reconhecido a culpa para que o processo fosse extinto de acordo com a Lei do Juizado Especial e se esquivar dessa , mas enfrentou a conjuntura contrária, não reconheceu a culpa interessado em receber os caros aparelhos em futura decisão de mérito. Ganhou a batalha e recebeu tudo de volta. O juiz reconheceu a sua inocência.

Agora com tudo resolvido ventilou-se a possibilidade de pleitear outra liminar, o que ele foi contrário de imediato, aguardando o resultado definitivo de Brasília. Esperou, ganhamos , e hoje está aí no ar a RÁDIO BOA NOVA de Itaporanga, em que todos os setores da sociedade participam. Núcleos Rurais, Igrejas (qualquer uma delas), Centro Espírita, Alcoólicos Anônimos, situação, oposição, ateu, religiosos, quem pensa de um jeito e quem pensa de outro e borbulha as vertentes de idéias. Sem falar dos grandes locutores que fizeram escola na NOSSA RÁDIO e tudo mais...

Tem-se muito para contar do nascedouro dessa Radio Boa Nova... que é a Rádio do Povo

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

Hospital Distrital dr. José Gomes da Silva - COMUNICADO

Recebemos hoje, 15/04, pela manhã, comunicado do Hospital Distrital de Itaporanga (HDI) e que vem assinado por sua diretora drª Jadcely Maria Viturino Serafim Porcino. O comunicado visa por fim a polêmica e baixaria sobre o suposto envolvimento de funcionários, que visando obter lucros, estariam beneficiando alguma funerárias em especial.

clique nas imagens para ampliar

Veja o comunicado na íntegra:

ESTADO DA PARAIBA
SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE
HOSPITAL DISTRIT AL DR. JOSE GOMES DA SILVA

COMUNICADO

Venho por meio deste comunicar a mídia todas as providencias que foram tomadas pela direção deste estabelecimento de saúde a respeito da polêmica em torno do suposto caso de "comércio ilegal de funerárias" no Hospital de Itaporanga.

Nesta quarta-feira (14/04/2010), as 14 horas e 30 minutos foi realizada uma reunião com a direção do hospital e os responsáveis pelas funerárias atuantes neste municipio com 0 intuito de moralizar 0 comércio de caixões em torno dos pacientes falecidos no H.D.I. e alí ficou acordado que:

~ Os donos e/ou responsáveis por tais empresas estão terminantemente proibidos de circularem dentro dos domínios internos deste hospital para tratarem de assuntos referentes a tal comércio. Fica claro que, como qualquer cidadão, todos tem 0 direito de fazer uso dos serviços deste estabelecimento de saúde que é público!

~ Ficara exposto em local visível a todos: os nomes, endereços e telefones de todas as funerárias locais, para que os interessados possam entrar em contato com a(s) empresa(s) de seu interesse;
~ Os responsaveis pelas funerárias que tiverem provas concretas de atuação ilegal de função contra algum servidor deste hospital devera procurar a direção do mesmo, bem como buscar os meios judiciais legais para acusação da referida pessoa, para que ELA seja punida dentro da lei. Pois, nao podemos permitir que TODOS os funcionarios, assim como a direção, sejam pré-julgados e já condenados por comércio ilegal como fora divulgado por grande parte da mídia.

~A direção deste hospital criou uma ficha padronizada e numerada com um TERMO DE AUTORIZAÇÃO que será preenchido pelo assistente social ou enfermeiro plantonista com a autorização do familiar ou responsável pelo paciente que veio a óbito autorizando que determinada empresa realize os serviços funerarios. Ou seja, a entrada do carro funerário só sera permitida mediante apresentação deste termo devidamente preenchido e assinado pelo familiar ou responsável.

~ Qualquer funcionário que for flagrado realizando tal comércio dentro deste estabelecimento sofrerá punição, podendo 0 mesmo ser demitido por justa causa.

Diante do exposto fica esclarecido que todos que fazem a DIREÇÃO do Hospital de Itaporanga não tem nenhuma relação com qualquer tipo de comércio ilegal seja ele relacionado a funerárias ou comércio de outra natureza, muito menos qualquer interesse politico em beneficiar empresa A ou B como fora divulgado por conhecida mídia escrita.

Nós do H.D.I. encerramos essa polêmica e pedimos a população que sempre busque os esclarecimentos necessários para quaisquer questões, mas que não ajam com leviandade acusando pessoas indiscriminadamente.



UAB - Vestibular 2010

.
CUROS OFERECIDOS
  • Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa
  • Licenciatura em Letras / LIBRAS
  • Licenciatura em Matemática
  • Licencciatura em Pedagogia - Magistério da Educação Infantil
  • Licenciatura em Ciências Agrárias
  • Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Licenciatura em Ciências Naturais

CALENDÁRIO PARA O PROCESSO SELETIVO 2010

Inscrições: 13 a 25 de Abril de 2010
Vestibular: 26 de Maio 2010
Cadastramento dos Classificados: 01 e 02 de Junho de 2010
Início das Aulas Grupo 1: Agosto de 2010
Início das Aulas Grupo 2: Março de 2011


FORMA DE ACESSO - VESTIBULAR

-> Prova com 20 questões de múltipa escolha abrangendoas seguintes matérias, conforme conteúdo do Ensino Médio: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia Geral e do Brasil, História Geral e do Brasil e Língua Estrangeira.

-> Prova de redação de caráter eliminatório.


VAGAS

-> Vagas para professores - destinadas apenas a professores da rede de ensino pública municipal, estadual e federal.

-> Vagas para a demanda social - destinadas a qualquer candidato que tenha concluído o Ensino Médio ou curso equivalente, interessado a ingressar nos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Paraíba, no Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.

-> Vagas para PAR - destinadas a professoresda rede pública inscritos no Plano de Ações Articuladas - PAR (Plataforma Paulo Freire).


CURSO LETRAS / LIBRAS

-> Vagas para surdos - destinadas a candidatos do curso de Latras / Libras co deficiência auditiva comprovada.

-> Vagas para professores - desinadas apenas a docentes
a rede de ensino pública municipal, estadual e federal.



QUDRO GERAL DE VAGAS - 2010.2

clique na imagem para ampliar


QUDRO GERAL DE VAGAS - 2011.1

clique na imagem para ampliar

QUDRO DE VAGAS PARA ITAPORANGA - 2010.2

Clique na imagem para ampliar

QUDRO DE VAGAS PARA ITAPORANGA - 2011.1

Clique na imagem para ampliar


INCRIÇÕES:

www.coperve.ufpb.br - Taxa de Inscrição R$ 30,00 (trinta reais)


Maiores informações:
No Polo de apoio presencial mais próximo.

Em Itaporanga, na Avenida Padre Lourenço, 238 - Telefone: 3451-3558 ou pelo email: polo.itaporangapb@gmail.com

.


****************************

O Novo Mundo Center é parceiro da UAB em Itaporanga

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Elvandro, o sanfoneiro

“o pior naufrágio é não partir”
Por Misael Nóbrega de Sousa*

Elvandro, sanfoneiro; amigo, companheiro; cantor, compositor; assim, como todo poeta, um fingidor... – “finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”. Elvandro, inerte – deitado para sempre – de pernas, alinhadas; e, mãos entrelaçadas, sobre o peito – onde tantas vezes repousara a sanfona - dedos inativos, sem ação; acordes... – acorda – acordeom – harmônica – sanfona... - fazes a tua homenagem derradeira a quem tanto te prezou.
Abram o fole; executem os mecanismos do baixo; os favos da melodia, os registros da melodia; façam vibrar as caixas harmônicas; ditem pelo teclado cantável, em ponto e piano, o acompanhamento à sepultura – é hino de amor e glória. A vida se basta – enterremos, não apenas o corpo, mas também os erros de quem fora humano. O fole é o pulmão do acordeom. Ele é responsável pela inspiração ou aspiração do ar. Foi-se o ar de Elvandro – expirou-se o seu tempo; findou-se a ternura, pelas melodias incansáveis dos palcos da vida.
Não era assim um “Rei do baião” (por que haveria de ser?); era um aprendiz; um trabalhador; um propagandista da cultura; um de nós. Dedilhe, por favor, alguém de fino trato – alguém como Elvandro, identificado... – Alguém, alguém. Insisto em nome dos músicos. Alguém... – Faça-me esse favor – dê-lhe à cova a última distração – uma concertina - e que este prazer fique aqui – como exemplo. O timbre - afinando as vozes centrais: uma um pouco mais alta e outra um pouco mais baixa - para que se alcance a entonação justa. Ao morrer não se vira Santo – ao morrer se exime o morto de qualquer culpa – Ao morrer se nasce além... A semente é que fica. E ela é de ninguém. Poupemos o morto – não dêem a ele a dúvida – a incúria – respeitem o morrer – “O pior naufrágio é não partir”.

*Jornalista e professor
garimpandopalavras

PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS INCENDIÁRIOS DE ITAPORANGA

.
Por Saulo

Talvez o cristianismo não se expandisse de maneira tão bem-sucedida, caso o Império Romano não tivesse existido. Podemos dizer que o império era um tambor de gasolina à espera da faísca da fé cristã.

Caros incendiários de minha terra, vocês que são as verdadeiras pragas do desenvolvimento de Itaporanga, deveriam pelo menos ter respeito pela liberdade de imprensa e pela coerência jornalística de quem faz comunicação e ao pressionarem o proprietário de uma emissora para tirar determinado programa do ar, vocês tiram do ar, também, a dignidade de um povo e isso traduzido para quem tem caráter, significa dizer que esse império de vocês é um tambor de gasolina à espera da faísca da democracia e do bom senso desse mesmo povo.

No tempo de NERO, os elementos unificadores do império ajudaram na expansão do evangelho. Com as estradas romanas, as viagens ficaram mais fáceis do que nunca. As pessoas falavam grego por todo o império e o forte exército romano mantinha a paz. O resultado da facilidade de locomoção foi a migração de centenas de artesãos, por algum tempo, para cidades maiores — Roma, Corinto, Atenas ou Alexandria — e depois se mudavam para outro lugar. O cristianismo encontrou um clima aberto à religiosidade. Em um movimento do tipo Nova Era, muitas pessoas começaram a abraçar as religiões orientais — a adoração a Isis, Dionisio, Mitra, Cibele e outros. Os adoradores buscavam novas crenças, mas algumas dessas religiões foram declaradas ilegais por serem suspeitas de praticar rituais ofensivos. Outras crenças foram oficialmente reconhecidas, como aconteceu com o judaísmo, que já desfrutava proteção especial desde os dias de Júlio César, embora seu monoteísmo e a revelação bíblica o colocassem à parte das outras formas de adoração.

No nosso tempo, quanto mais vocês procuram sucumbir o povo, mais o povo procura ser esclarecido e cada vez mais vem a revolta que busca o esclarecimento dos fatos que por sua vez leva a VERDADE a tona e faz com vocês sejam tidos como verdadeiros páreas, que nunca deixaram de ser. Lá em NERO o movimento NOVA ERA, aqui em nós, nos nossos dias CAFÉ COM NOTÍCIA. Lá o Apostolo Paulo foi perseguido e decapitado, aqui o nosso Sousa Neto, foi cortado do ar por ter uma linha de coerência que toda nossa sociedade conhece. Paulo não satisfazia a NERO, Sousa Neto não satisfaz ao MARIDO DA PRIMEIRA DAMA e nem ao DR. SILVINO, que não é adesista de primeira hora em qualquer movimento que ele esteja, muito pelo contrário, ele quer que os outros trabalhem e que os louros lhe seja dado e se quiserem comprovar isto basta ouvi-lo por meia hora e ele vai se expor como o melhor, o único que sabe sobre todos os assuntos, o infalível. E não estou dizendo isto simplesmente por dizer, outro dia estava falando com uma pessoa que entende de PORTOS no mundo como ninguém e sem saber que eu era conterrâneo do Silvino ele disse que o mesmo era imbecil, ao ponto de querer entender de CALAGEM DE PORTOS PROFUNDOS pelo simples fato de haver passado pouco mais de 2 anos a frente do porto de Cabedelo.

Lá na época do INCENDIÁRIO de Roma, tirando plena vantagem da situação, os missionários cristãos viajaram por todo o império. Ao compartilhar sua mensagem, as pessoas nas sinagogas judaicas, nos assentamentos dos artesãos e nos cortiços se convertiam. Em pouco tempo, todas as cidades principais tinham igrejas, incluindo a capital imperial.

Aqui, nós também sabemos tirar proveitos da insensatez dessa gente e todas as vezes que eles procuram levar vantagem em tudo, nós temos pessoas que protestam, como esses diversos artigos aqui do Itaporanga net, que demonstram o carinho com Sousa Neto e cada vez que tudo isto acontece o povo vai se convertendo ou convencendo da hipocrisia dessa canalha da política coronelista que teima em se instalar na nossa terra que não tem bobo e é considerada uma cidade culta.

Roma, o centro do império, atraía pessoas como um ímã. Paulo quis visitar Roma e, na época em que escreveu sua carta à igreja romana, vemos que ele já saudava diversos cristãos romanos pelo nome , talvez porque já os tivesse encontrado em suas viagens.
Itaporanga, o centro do Vale do Piancó e atrai pessoas de todas as cidades do Vale, e Sousa Neto no seu programa Café com Notícias ele tinha seu público e tratava todas os ouvintes com a sensatez dos bons jornalistas, isto porque sabia lidar com cada um.
Paulo chegou a Roma acorrentado. O livro de Atos dos Apóstolos termina narrando que Paulo recebia convidados e os ensinava em sua casa, onde cumpria pena de prisão domiciliar, ainda que, de certa forma, não vigiada.

Sousa Neto começou no jornalismo de Itaporanga meio desacreditado, foi crescendo, mostrando seu talento e é referencia que o Marido da Primeira Dama queira ou não. Na Rádio de Titico Pedro, teve liberdade, mas foi uma liberdade vigiada, é tanto que o tiraram do ar.

Durante três décadas, os oficiais romanos achavam que o cristianismo era apenas uma ramificação do judaísmo — uma religião legal — e teve pouco interesse em perseguir a nova “seita” judaica. Muitos judeus, porém, escandalizados pela nova fé, partiram para o ataque, tentando inclusive envolver Roma no conflito.

O descaso de Roma pela situação pode ser visto no relato do historiador romano Tácito. Ele relata uma confusão entre os judeus, instigada por um certo “Chrestus”, ocorrida em um dos cortiços de Roma. Tácito pode ter ouvido errado, mas parece que as pessoas estavam discutindo sobre Christos, ou seja, Cristo.

Durante seis meses, os babacas servidores do Marido da Primeira Dama e do Silvino achavam que o programa Café com Notícias fosse mais um desses programas bestas que não levam a nada e quando sentiram o peso da honradez, da coerência e da dignidade do apresentador, começaram a pressionar o dono da Rádio e meteram nosso apresentador em conflito.

O descaso de Itaporanga aqui já citada por Zebedeu, por Lucas, por Poliana, sempre mostrou que entre esses caras do poder que aí está houve uma verdadeira algazarra e para disfarçar teria que ter um Cristo, uma pessoa que já demonstrava liderança que ele trouxe do berço e que poderia contrariar os poderosos, assim como foi Cristo.
Por volta de 64 d.C, alguns oficiais romanos começaram a perceber que o cristianismo era substancialmente diferente do judaísmo. Os judeus rejeitavam o cristianismo, e cada vez mais pessoas viam o cristianismo como uma religião ilegal. A opinião pública pode ter começado a mudar em relação à fé nascente até mesmo antes do incêndio de Roma. Embora os romanos aceitassem facilmente novos deuses, o cristianismo não estava disposto a partilhar a honra com outras crenças. Quando o cristianismo desafiou o politeísmo tão profundamente arraigado de Roma, o império contra-atacou.

Em 1964 os oficiais do exercito brasileiro começaram a perceber que nossa juventude estava cada vez mais politizada e nosso povo não aceitava mais a sacanagem de certos políticos dominados pelo Tio San e aí deram um golpe militar. Essa gente que hoje está no poder de Itaporanga, sempre foi pau mandado do golpe de 64 e assim quer permanecer. A opinião pública, com o afastamento de Sousa Neto pode ter começado a entender a canalhice desses arremedos de coronéis e eu acredito que sim, pois basta ver os apelos pela Universidade feita por pessoas humildes que como Sousa Neto veio do povão e isso é contra-ataque a esses impostores.

A lenda diz que o imperador romano Nero “dedilhava” um instrumento musical, enquanto Roma era destruída pelas chamas. Muitos de seus contemporâneos achavam que Nero fora o responsável pelo incêndio. Quando a cidade foi reconstruída, mediante o uso de altas somas do dinheiro público, Nero se apoderou de grande uma extensão de terra e construiu ali os Palácios Dourados. O incêndio pode ter sido a maneira rápida de renovar a paisagem urbana.

A nossa história diz que quando o Marido da Primeira Dama desviou o dinheiro de Itaporanga para Igaracy, ou seja quando houve a QUEIMA da verba do nosso município, ele ouvia um fole no sítio Cochos enquanto tomava cachaça e comia TILAPIA que era para ser nossa mas que estava na sua terra natal. Enquanto NERO construiu Palácios Dourados, o nosso mandatário investia nas suas propriedades e pouco ligava para a Zona Urbana.

Objetivando desviar a culpa que recaíra sobre si, o imperador criou um conveniente bode expiatório: os cristãos, entre eles Paulo. Eles tinham dado início ao incêndio, acusou o imperador. Como resultado, Nero jurou perseguir e matar Paulo.

Café com Notícia sempre foi imparcial, mas objetivando desviar a sua culpa de péssimo administrador(a), a Primeira Dama começou a culpar muita gente e fazer pressão para que Sousa Neto saísse do ar e fosse decapitado.

Tertuliano, escritor cristão do século li, disse: “O sangue dos mártires é a semente da igreja”. Para surpresa geral, sempre que surgia perseguição, o número de cristãos a ser perseguido aumentava. Em sua primeira carta, Pedro encorajou os cristãos a suportar o sofrimento, confiantes na vitória derradeira e no governo divino que seria estabelecido em Cristo (lPe 5.8-11). O crescimento da igreja sob esse tipo de pressão provou, em parte, a veracidade dessas palavras.

Lucas, nosso escriba daqui do Itaporanga Net e do século XXI já disse várias vezes que cada vez que esse povo persegue alguém, cada vez aumenta o grau de conhecimento e de interpretação do nosso povo. Zebedeu tem encorajado todos nós a manifestar contra essa política, enfrentar o sofrimento e sair com a vitoria do saber, da conscientização. Se querem crescer Itaporanga na base pressão e crescendo apenas o bolso de vocês, vão sentir a veracidade de todas nossas palavras.
.

Café com Notícias

.
Café com Notícias
(Reynollds Augusto)

Vivemos no Estado de Direito e a comunicação é a arma de qualquer Nação para o aperfeiçoamento da comuna. As vertentes de idéias devem ser analisadas e o contraditório usado para que possamos atingir a verdade real e não apenas as pseudo-verdades que ludibriam a boa fé do povo na sua maioria inculto.

O NOSSO CAFÉ COM NOTÍCIAS se tornou um instrumento importante de informação da nossa Boa Nova em todas as manhãs. Cabe chamarmos o feito à ordem e convocarmos o grande SOUSA NETO e a direção da rádio para encontrarem uma solução possível para solucionar algum problema que possa ter surgido. O bom senso é que o povo reclama. As vezes é preferível sacrificar arestas pessoais para que a luz se expanda para os setores sociais.

Encontremos a solução e sigamos em frente.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.
.

LAMENTAÇÕES

.
Por HERCULANO PEREIRA SOBRINHO

Diante da perca, só nos resta à lamentação, e é realmente lamentável para nossa Itaporanga, a perca do noticiário Café com Noticias, programa levado ao AR, na rádio Boa Nova FM, todos os dias a parir das 7h00, pelo jornalista Sousa Neto.

Programa serio, independente, imparcial, dinâmico.

Posso garantir a todos os companheiros desse site, que os itaporanguenses tiveram uma grande perda com a retirada desse tão importante programa radiofônico.

Se a UFCG é importante para libertar as consciências do povo do Vale do Piancó, não menos importante é programas da natureza do Café com Noticias, sabemos que é raro um programa de tal seriedade e magnitude, tudo isso se dá, devido à seriedade e competência do jornalista Sousa Neto, pessoa da qual não precisa que estejamos aqui lhe defendendo, uma vez que já tem seu nome escrito na historia de nossa região através do Jornal Folha do Vale, jornal esse, que ninguém pode contestar de sua seriedade.

Fica aqui registrado os meus mais profundos votos de lamentações.
.

Quem Tem Cordas Vocais Faz Demagogia Como Quer!

Por Jesus Soares da Fonseca

Meu martelo vai continuar castigando a Bigorna: O Povo pode não ser totalmente alfabetizado, porque corruptos e demagogos não desejavam que Ele assim o fosse, mas carrega consigo um dom que Deus lhe conferiu, a INTELIGÊNCIA e com ela, ante as modernas ferramentas de comunicação, Ele pode discernir a bel prazer deixando de deglutir as bazófias que lhe querem passar garganta a dentro!

Li a fala do candidato do PSDB, José Serra e fiquei meio atabalhoado com o que me pareceu mais um terço bizantino, tantos eram os chavões de repetição em seu bojo. É impressionante como as Elites continuam a achar que o povo é uma massa ignara. Observe o que falou o Senhor Zé Serra em sua afetada peroração, se é que uma peroração não já seja afetada: “Com o Plano Real, o Brasil transformou sua economia a favor do povo, controlou a inflação, melhorou a renda e a vida dos mais pobres, inaugurou uma nova Era no Brasil.”

Ora “Seu” Serra, tudo o que o senhor citou em sua oração é verdade, entretanto o senhor se esqueceu de dizer em que época se verificou tudo isto. Ainda bem que o senhor reconhece que o governo de FHC do qual o senhor era ministro, tendo a faca e o queijo na mão, como o Plano Real, não realizou bulhufas, ao contrário, congelou salários, implantou o Neoliberalismo, foi subserviente ao FMI que ditava as normas da Economia no País, quis controlar a inflação, mas quando viu que Lula iria vencer o Pleito de 2003, soltou as rédeas desta mesma inflação,etc, e o senhor ainda tem a ousadia de falar de melhora na renda dos mais pobres! Que melhorias, se até o Sal-mínimo ficara fixado nos 70 dólares? Se este mesmo Sal-mínimo mal dava para comprar uma cesta básica, e em algumas regiões, nem isto? O Povo não engole mais tais loas, senhor Zé Serra!

Quando eu era criança em Itaporanga, conheci um cidadão que não possuía uma vaca, sequer, todavia era um dos maiores vendedores de Leite da cidade. Acordava quatro horas da manhã e saia colhendo leite nos currais alheios, os donos, coitados, achavam que em algumas vacas, os bezerros haviam mamado o leite. Assim está agindo esta turma a soldo das Elites. Depois de 2003 quando tudo começou realmente a acontecer, as Oposições, não podendo contestar os números do governo do brioso Lula em favor da População, em favor do desenvolvimento da Nação, querem a todo custo chamar para si os loiros conquistados pelo Operário sem dedo, nestes quase oito anos de um Governo sem precedentes na História Brasileira. Imaginem, mesmo, se Lula tivesse os cinco dedos!

Mais adiante Ele fala: “conquistamos a responsabilidade fiscal...,etc”. Que é responsabilidade fiscal? Pelo que me disseram quando eu estudava Administração de Empresas, é o respeito que os Governantes devem ter com os gastos nas contas públicas, procurando sempre estabelecer um determinado equilíbrio de conformidade com o pré estabelecido e respeitando o que está disponível, não fazendo gastos somente com objetivos políticos. Deve haver um conceito ou uma definição mais clássica, mas meu objetivo como leigo em economia é me fazer entender, aqui, nesta matéria.

É sabido que todo Governo tem como obrigação maior prestar Serviços à População, para isto foi eleito. Para prestação de tais serviços tem que haver gastos públicos, porém nas décadas de 80 e 90 criou-se um mecanismo sutil e perverso, a contenção destes gastos públicos como se eles fossem desperdícios, daí, a falta de investimentos verificados naquelas décadas, e o senhor Zé ainda se vangloria de conquistas feitas nestes últimos 25 anos, claro, porque aí ficam inclusos os governos que antecederam Luis Inácio da Silva, Lula, e o majestoso bolo confeccionado nesta sua Gestão passa a ser dividido por todos.

E Ele prossegue com suas tergiversações: “De mim, ninguém deve esperar que estimule disputas de pobres contra ricos, ou de ricos contra pobres.”. Muito engraçado! Alô Ari Toledo, cuidado senão você perde o seu emprego nos palcos da comicidade! Claro “Seu” Zé, o senhor jamais terá oportunidade de estimular disputas de pobres contra ricos! Como fazer, se o senhor não conhece a Classe Pobre, se o senhor desconhece a Classe Média? Seu reino pertence a Classe privilegiada até 2002, o elitismo que detinha 90% das riquezas do País, desde de sua descoberta.

Sabemos que ainda é grande a distância entre a riqueza e a pobreza, mas Luis Inácio Lula foi o primeiro degrau, o segundo, para que esta distância ficasse menor e Dilma será o terceiro degrau, continuando a política de distribuição de Renda aos mais necessitados, procurando fazer com que cada indivíduo do Povo se sinta mais cidadão, tenha o que comer em seu lar, possa colocar um filho no estudo, tenha acesso aos meios modernos de comunicação para que assim saiba discernir melhor e descobrir os verdadeiros e grandes demagogos que usurparam o Poder a longos e longos anos neste País.

Quase todo mundo já viu ou conhece ou já ouviu falar de certos indivíduos que se dizendo portadores da paz, na verdade procuram atiçar as partes contendoras. Assim: - Fulano, vamos agir na paz! Eu vou falar com Sicrano para ele deixar de te chamar de ladrão, de corrupto!

Com o manto roto da humildade o ex-ministro de FHC continua em sua fala destilando sutilmente veneno por toda parte: “Não aceito o raciocínio do nós contra eles. Não cabe na vida de uma Nação. Somos todos irmãos na pátria. Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão”.

Ora “Seu” Serra, não é o que pensa o Presidente do seu Partido, o PSDB, nem tão pouco o seu aliado Presidente do DEM, ex-PFL, antiga ARENA da Ditadura! Frases de efeito (somente de efeito) traduzem o verdadeiro sentido do EU ou ELE, como a pronunciada pelo presidente do DEM; “Lula quer dividir o Brasil em companheiros e não companheiros”.

De antemão, notamos uma incongruência desmesurada ou insensatez provida do desespero. Como o Mandatário da Nação que tem o apoio de 80% de companheiros irá querer uma divisão dessa massa? Ao contrário, Ele, inteligente como o é, irá procurar conquistar as mentes dos restantes 20%, através de inúmeros serviços prestados à Nação, levando a dignidade a seus cidadãos, fazendo-os respeitados e reconhecidos no Mundo Inteiro, como já acontece nestes momentos, dando-lhes a oportunidade de não mais esconder a cara como faziam há oito anos atrás, com medo até, de se dizerem Brasileiros em Plagas Estrangeiras.

O que mais chama a atenção no discurso do senhor Serra é a paranóia o tempo todo em querer mostrar que existe desunião, logo agora quando quase todos os setores da sociedade se irmanam com orgulho procurando o desenvolvimento do País, o bem estar de seus irmãos, quando a maioria sadia e inteligente de brasileiros se ufanam em saber que seu Representante máximo é ovacionado e tido como um dos maiores Estadistas da atualidade por outras Nações, inclusive, alguns Povos desejando que Ele, Lula, seja no futuro o Secretário Geral da ONU. O Brasileiro Saudável se orgulha em ver seu Presidente ser procurado pelos Chefes das grandes Nações, dialogando de igual para igual com Ele, diferentemente de outrora quando as indumentárias bem talhadas por grandes costureiros internacionais serviam apenas para uma boa apresentação na segunda fila das fotos.

Analisar concretamente toda fala do Candidato do PSDB é muito fácil, mas eu correria o risco de cair na monotonia ou tão repetitivo como as bazófias em seu discurso. Por isso me atenho a fazer uma análise sucinta daquilo ali, que li. Finalmente já meio enfadonho com a leitura da tal oração “serrana”, não poderia deixar de comentar mais um dos trechos quando ele falando que jamais perseguira alguém ou dando a entender que nunca usara de meios para derrubar algum seu oponente, fala: “Em meio século de militância política nunca fiz isso.”. Coitada de Roseana Sarney, se leu o discurso, deve está boquiaberta, tremendo até agora com tal oração, Ela que foi alijada de uma disputa Presidencial por obra e graça de infâmias outras, em campanhas passadas. Assim, o cansativo verbo do Senhor Zé Serra é pura e simplesmente RETÓRICA, não no sentido de falar bem, mas o falar próprio daqueles que usam afetação em suas declamações.
.

Titico Pedro uma decepção

.
Por Zebedeu

Caros Lucas e Saulo

Sempre tive admiração e respeito pelo advogado Titico Pedro, mas fiquei profundamente decepcionada com sua atitude em tirar do ar o programa do grande jornalista Sousa Neto.
Dizem que o jornalismo só é livre para o dono do veículo de comunicação e essa teoria foi comprovada na atitude do “dono” da Rádio Boa Nova FM que extirpor um jornalista e seu café com notícia para agradar o homem das tilápias e o rapaz do Canaã.

Pois é, Titico Pedro de hoje em diante passo a te ver com outros olhos. Faltou-te bom senso e dignidade. Saiba que toda forma de poder é passageira.

Para concluir o pedido que te fizeram só falta, agora, você colocar no ar o programa de Ricardo Pereira.
Mural do itaporanga.net
.

Indignação

.
Por Lílian Brito

Indignados. Foi assim que os ouvintes assíduos do Café com Notícia amanheceram nessa segunda-feira!

Fomos privados do melhor e mais completo noticiário jornalístico de todas as manhãs.
Perdemos em notícias verídicas, imparciais, em informações importantes para Itaporanga e em carisma. É isso mesmo! Sousa Neto é carismático e em tudo que faz, faz com amor e responsabilidade, ele detinha um programa que agradava ouvintes de 0 a 100 anos.
É lamentável constatar que a Boa Nova não soube cativar esse grande profissional, que difere de muitos que estão por aí se dizendo jornalista.

Com quem converso as lamentações são muitas, era de costume acordar ligar o rádio ouvir o programa do AA na Comunidade e aguardar aquela vinheta agradável que dava início ao Café com Notícia.

Saíamos de casa bem informado logo cedo, sem aquele sensacionalismo que vemos em outras emissoras. De um bom gosto e um nível elevado o noticioso jornal sempre me agradou e vai deixar uma enorme lacuna em nossas manhãs. Que pena mesmo!
Mural do itaporanga.net

Missa de 30º dia - Armindo Inácio

.
A famíla de Armindo Inácio de Araújo agradece os pêsames e solidariedade apresentados por seu falecimento e convidam parentes e amigos para a Missa de Trigéssimo Dia de seu encontro com o Pai a ser realizada às 19 horas do dia 1º de maio na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Disse-lhe Jesus:
Eu sou a ressureição e a vida.
Aquele que crê em mim ainda que morto viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá...
.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Um dos nossos grandes construtores

.

Algumas das mais ímportantes edificações públicas de Itaporanga das últimas cinco décads tiveram a mão de Armindo Inácio de Araújo. O velho boêmio, cujo coração fraquejava ao ouvir Menina de Trança, de Antônio Marcos, soube com maestria entrançar os ferros para o concreto não repetir os fraquejos do coração. Mas Armindo, armador e mestre-de-obra, não resistiu a um problema pulmonar que já o acompanhava a algum tempo e faleceu aos 76 anos no último dia primeiro de abril, momentos depois de sofrer uma crise respiratória e ser socorrido para o hospital.

A velhice e a solidão também pesaram demais nas costas do homem que passou dois terços da vida cercados por amigos e cerveja. Mas o apreço à farra nunca diminuiu sua competência com o trabalho.

Os seu conhecimentos profissionais, adquiridos quando da sua passagem por Recife e exercidos em Brasíla, também muito serviram a Itaporanga: foi um dos construtores das pontes sobre o Rio Piancó e riacho do inferno. Colaborou com a construção do Cristo Rei e fez o segundo andar do Colégio Diocesano. Obras como o Itaporanga Esporte Clube, o prédio da Cibrazem e a caixa d'água do Alto das Neves foram erguidos por Armindo.

Ele teve duas mulheres e deixou quatro filhos: SuelY, Sueneide, Armindo Júnior e Cristiano, os dois últimos do segundo casamento. Seu primeiro matrimônio foi em Recife com a pernambucana Maria de Lourdes Pereira, de quem ficou viúvo na décad de 60.

Na sua passagem pelo Rio de Janeiro, casou-se pela segunda vez em 1974, mas com uma itaporanguense: Maria Salete de Araújo.

O itaporanguense Armindo Inácio de Araújo, filho de Manoel Inácio de Araújo e Petronila de Araújo Lima, que era tratada carinhosamente por Mâezinha, nasceu no dia 12 de agosto de 1933 no antigo sítio Retiro, onde hoje funciona uma área de festa.

O gosto pelo entreterimento fez Armindo transformar o local do seu nascimento em churrascaria. Em seu sepultamento, ocorrido na Sexta-feira Santa, música ao vivo e dezena de amigos e familiares.

Armindo vem de uma família de 15 irmãos, mas apenas três ainda estão vivos: Brígida, Agildo e Joaquim.

Um dos irmãos mais conhecidos de Armindo foi Valter Inácio, o criador da Sorvedrink e do Nove de Janeiro, e também ja falecido

Folha do Vale, Ed. 166 -foto: Marcos Oliveira

A Vida em Movimento


A vida em Movimento
( Reynollds Augusto Cabral)

A vida é dinâmica em suas formas e nada fica para permanecer e tudo passa para se aperfeiçoar até atingirmos o ápice de evolução que se completa com a ciência e com a moral tão defendida pelo mestre Jesus, que é tão mal interpretada pela humanidade carente dos aspectos maiores do existir. Viver é experimentar e escolher para se ajustar, se esclarecer para se encontrar e se transformar. Estamos em contínua mudança, pois somos espíritos em evolução e todos nós, por sermos filhos de Deus, somos dotados de requisitos íntimos alcançáveis e potencialmente realizáveis e que serão colocados à mostra quando despertamos para os reais valores da vida. O meu mundo é apenas uma pequena parcela do mundo real que existe. “As minhas construções, as minhas percepções, são imperativos do estado íntimo que me encontro e que não representa quase nada na busca da “verdade” que tanto procuramos e buscamos e inclusive com defesa de Jesus:” Conhecereis a verdade e ela vos libertará”.
O grande pensador grego e precursor das idéias espíritas, Sócrates, já nos dissera que “o que sei é que nada sei”. A forma como vemos o mundo é o resultado do que somos e da maturidade em que nos encontramos.Este mundo “real” , objetivo, é uma copia imperfeita do mundo essencial que permanece e sobrevive a tudo e mesmo que o homem irresponsável destrua esta morada , a vida continua plena em outras dimensões . Nesse contínuo aprendizado em que nos inserimos se encontra a dor que basicamente provém de duas causas. Uma é o resultado do processo evolutivo que nos faz mudar de direção em busca de outros valores maiores e essenciais.E a mudança causa transtorno inquietação. É o fumante que resolveu largar o fumo e que a partir daí ficará em um “inferno” interior que parece intransponível, mas que com a persistência atrai a libertação e o equilíbrio. É o alcoólatra que cai em si e resolve mudar de direção e se ajusta equilibrando a sua vida. É o drogado que caído no fundo do poço tem que se erguer para não perder a vida e retornar em outros momentos mais debilitados e que perseguindo a estabilização psíquica consegue a libertação, encontrando a paz.

Outra causa é a dor do resgate que nos impulsiona para frente, mesmo que não queiramos. É a velha assertiva do Cristo que assevera “Nenhuma das ovelhas do meu Pai se perderá”. E como não tem jeito não e tenho que evoluir e como o inferno é conversa mole para boi dormir, Deus usa da lei da reencarnação para os seus filhos corrigir. É a dor-resgate, a dor expiação que nos resulta em incômodos físicos e morais que é a conseqüência da conduta equivocada do passado recente ou remoto. É a pura jurisdição divina que nos alcança no tempo certo e na medida certa. Neste caso ela se apresenta como uma bússola que nos indica o caminho a percorrer para que possamos reconstruir o que destruirmos e reequilibrar o que desequilibramos. Se a respostas para as suas dores não é o resultado as ações e pensamentos desta “vida” – e na maioria das vezes o é- ela provém da madrugada do tempo que carregamos no psiquismo inconsciente pelo o uso irresponsável do nosso livre arbítrio.
É claro que alem disso existem os sofrimentos que são resultados de nossos desejos não realizados, da persistência insensata em várias questões da vida que nos trará outras dores e também de defesa de pontos de vistas que não são lógicos e racionais que acentuam a nossa dor moral. Mas há um remédio para tudo isso é o auto descobrimento, o auto conhecimento que nos curará desses problemas da caminhada e o homem só encontra a felicidade á medida que desenvolve o otimismo , mesmo que envolto de situações constrangedoras.

No mais tudo passa para se transformar. Estamos passando, o planeta está passando, mas continuaremos na imortalidade à busca da plenitude. Daqui a muito pouco esse presente, se transformará em passado e o futuro que parece distante se transformará em presente que logo vira passado. Mas o segredo da felicidade é viver o aqui e o agora. O presente é a jóia.Olhe ao lado e diga aos seus o quanto você os ama. Talvez no futuro você se arrependa de em dado momento não ter expressado esse sentimento no presente, que morreu, virando passado.

O resto são conjunturas.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

Quem tem Cordas Vocais Faz Demagogia como Quer!

Jesus Soares da Fonseca


Meu martelo vai continuar castigando a Bigorna: O Povo pode não ser totalmente alfabetizado, porque corruptos e demagogos não desejavam que Ele assim o fosse, mas carrega consigo um dom que Deus lhe conferiu, a INTELIGÊNCIA e com ela, ante as modernas ferramentas de comunicação, Ele pode discernir a bel prazer deixando de deglutir as bazófias que lhe querem passar garganta a dentro!


Li a fala do candidato do PSDB, José Serra e fiquei meio atabalhoado com o que me pareceu mais um terço bizantino, tantos eram os chavões de repetição em seu bojo. É impressionante como as Elites continuam a achar que o povo é uma massa ignara. Observe o que falou o Senhor Zé Serra em sua afetada peroração, se é que uma peroração não já seja afetada: “Com o Plano Real, o Brasil transformou sua economia a favor do povo, controlou a inflação, melhorou a renda e a vida dos mais pobres, inaugurou uma nova Era no Brasil.”.

Ora “Seu” Serra, tudo o que o senhor citou em sua oração é verdade, entretanto o senhor se esqueceu de dizer em que época se verificou tudo isto. Ainda bem que o senhor reconhece que o governo de FHC do qual o senhor era ministro, tendo a faca e o queijo na mão, como o Plano Real, não realizou bulhufas, ao contrário, congelou salários, implantou o Neoliberalismo, foi subserviente ao FMI que ditava as normas da Economia no País, quis controlar a inflação, mas quando viu que Lula iria vencer o Pleito de 2003, soltou as rédeas desta mesma inflação,etc, e o senhor ainda tem a ousadia de falar de melhora na renda dos mais pobres! Que melhorias, se até o Sal-mínimo ficara fixado nos 70 dólares? Se este mesmo Sal-mínimo mal dava para comprar uma cesta básica, e em algumas regiões, nem isto? O Povo não engole mais tais loas, senhor Zé Serra!

Quando eu era criança em Itaporanga, conheci um cidadão que não possuía uma vaca, sequer, todavia era um dos maiores vendedores de Leite da cidade. Acordava quatro horas da manhã e saia colhendo leite nos currais alheios, os donos, coitados, achavam que em algumas vacas, os bezerros haviam mamado o leite. Assim está agindo esta turma a soldo das Elites. Depois de 2003 quando tudo começou realmente a acontecer, as Oposições, não podendo contestar os números do governo do brioso Lula em favor da População, em favor do desenvolvimento da Nação, querem a todo custo chamar para si os loiros conquistados pelo Operário sem dedo, nestes quase oito anos de um Governo sem precedentes na História Brasileira. Imaginem, mesmo, se Lula tivesse os cinco dedos!

Mais adiante Ele fala: “conquistamos a responsabilidade fiscal...,etc”. Que é responsabilidade fiscal? Pelo que me disseram quando eu estudava Administração de Empresas, é o respeito que os Governantes devem ter com os gastos nas contas públicas, procurando sempre estabelecer um determinado equilíbrio de conformidade com o pré estabelecido e respeitando o que está disponível, não fazendo gastos somente com objetivos políticos. Deve haver um conceito ou uma definição mais clássica, mas meu objetivo como leigo em economia é me fazer entender, aqui, nesta matéria.

É sabido que todo Governo tem como obrigação maior prestar Serviços à População, para isto foi eleito. Para prestação de tais serviços tem que haver gastos públicos, porém nas décadas de 80 e 90 criou-se um mecanismo sutil e perverso, a contenção destes gastos públicos como se eles fossem desperdícios, daí, a falta de investimentos verificados naquelas décadas, e o senhor Zé ainda se vangloria de conquistas feitas nestes últimos 25 anos, claro, porque aí ficam inclusos os governos que antecederam Luis Inácio da Silva, Lula, e o majestoso bolo confeccionado nesta sua Gestão passa a ser dividido por todos.

E Ele prossegue com suas tergiversações: “De mim, ninguém deve esperar que estimule disputas de pobres contra ricos, ou de ricos contra pobres.”. Muito engraçado! Alô Ari Toledo, cuidado senão você perde o seu emprego nos palcos da comicidade! Claro “Seu” Zé, o senhor jamais terá oportunidade de estimular disputas de pobres contra ricos! Como fazer, se o senhor não conhece a Classe Pobre, se o senhor desconhece a Classe Média? Seu reino pertence a Classe privilegiada até 2002, o elitismo que detinha 90% das riquezas do País, desde de sua descoberta.

Sabemos que ainda é grande a distância entre a riqueza e a pobreza, mas Luis Inácio Lula foi o primeiro degrau, o segundo, para que esta distância ficasse menor e Dilma será o terceiro degrau, continuando a política de distribuição de Renda aos mais necessitados, procurando fazer com que cada indivíduo do Povo se sinta mais cidadão, tenha o que comer em seu lar, possa colocar um filho no estudo, tenha acesso aos meios modernos de comunicação para que assim saiba discernir melhor e descobrir os verdadeiros e grandes demagogos que usurparam o Poder a longos e longos anos neste País.

Quase todo mundo já viu ou conhece ou já ouviu falar de certos indivíduos que se dizendo portadores da paz, na verdade procuram atiçar as partes contendoras. Assim: - Fulano, vamos agir na paz! Eu vou falar com Sicrano para ele deixar de te chamar de ladrão, de corrupto!

Com o manto roto da humildade o ex-ministro de FHC continua em sua fala destilando sutilmente veneno por toda parte: “Não aceito o raciocínio do nós contra eles. Não cabe na vida de uma Nação. Somos todos irmãos na pátria. Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão”.

Ora “Seu” Serra, não é o que pensa o Presidente do seu Partido, o PSDB, nem tão pouco o seu aliado Presidente do DEM, ex-PFL, antiga ARENA da Ditadura! Frases de efeito (somente de efeito) traduzem o verdadeiro sentido do EU ou ELE, como a pronunciada pelo presidente do DEM; “Lula quer dividir o Brasil em companheiros e não companheiros”.

De antemão, notamos uma incongruência desmesurada ou insensatez provida do desespero. Como o Mandatário da Nação que tem o apoio de 80% de companheiros irá querer uma divisão dessa massa? Ao contrário, Ele, inteligente como o é, irá procurar conquistar as mentes dos restantes 20%, através de inúmeros serviços prestados à Nação, levando a dignidade a seus cidadãos, fazendo-os respeitados e reconhecidos no Mundo Inteiro, como já acontece nestes momentos, dando-lhes a oportunidade de não mais esconder a cara como faziam há oito anos atrás, com medo até, de se dizerem Brasileiros em Plagas Estrangeiras.

O que mais chama a atenção no discurso do senhor Serra é a paranóia o tempo todo em querer mostrar que existe desunião, logo agora quando quase todos os setores da sociedade se irmanam com orgulho procurando o desenvolvimento do País, o bem estar de seus irmãos, quando a maioria sadia e inteligente de brasileiros se ufanam em saber que seu Representante máximo é ovacionado e tido como um dos maiores Estadistas da atualidade por outras Nações, inclusive, alguns Povos desejando que Ele, Lula, seja no futuro o Secretário Geral da ONU. O Brasileiro Saudável se orgulha em ver seu Presidente ser procurado pelos Chefes das grandes Nações, dialogando de igual para igual com Ele, diferentemente de outrora quando as indumentárias bem talhadas por grandes costureiros internacionais serviam apenas para uma boa apresentação na segunda fila das fotos.

Analisar concretamente toda fala do Candidato do PSDB é muito fácil, mas eu correria o risco de cair na monotonia ou tão repetitivo como as bazófias em seu discurso. Por isso me atenho a fazer uma análise sucinta daquilo ali, que li. Finalmente já meio enfadonho com a leitura da tal oração “serrana”, não poderia deixar de comentar mais um dos trechos quando ele falando que jamais perseguira alguém ou dando a entender que nunca usara de meios para derrubar algum seu oponente, fala: “Em meio século de militância política nunca fiz isso.”. Coitada de Roseana Sarney, se leu o discurso, deve está boquiaberta, tremendo até agora com tal oração, Ela que foi alijada de uma disputa Presidencial por obra e graça de infâmias outras, em campanhas passadas. Assim, o cansativo verbo do Senhor Zé Serra é pura e simplesmente RETÓRICA, não no sentido de falar bem, mas o falar próprio daqueles que usam afetação em suas declamações.