Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Antes que a Chuva Caia

Antes que a chuva caia



(Reynollds Augusto – www.reynollds.blogspot.com)


O nordestino fica embasbacado com a chuva e eu fico duas vezes. Também não é por menos, quando ela chega no Sertão é mágica, é diferente das outras localidades. Vem com esperanças e alegrias. E dezembro é mês de chuva por aqui. O tempo está bonito. Bom sim! pois tempo bom por aqui é o da chuva que em alguns locais de São Paulo.por exemplo, traz dor e apreensão.
O povo desavisado construira suas residências nas várzeas dos rios e as calamidades acontecem naturalmente. O rio quando está cheio demais escoa ás várzeas e lá se encontram as moradias e por isso dá no que dá.
Aqui em Itaporanga, ta acontecendo o mesmo. Estão praticamente edificando residências nas várzeas do sofrido Rio Piancó. Esperemos que os grandes invernos não promovam os desastres que vemos na televisão. Sem falar que ainda não sei para onde o esgoto dessa novas residências irão. Será?!
Mas né disso que eu quero falar. Ontem e como fazemos todas as segundas, a família se reúne para realizarmos o EVANGELHO NO LAR. Toda família cristã deveria fazê-lo. É momento de conversas, de aprendizado e espiritualização. Esse negócio de ter contato com Jesus só uma vez por semana,na missa, no culto ou no Centro , não tá com nada. O texto estudado foi do espírito AURÉLIO, que analisava pequena assertiva da lavra de Paulo e que está em Timóteo – 4:21; “APRESSA-TE A VIR ANTES DO INVERNO.
E discutimos muito e chegamos a conclusão que a metáfora se referia ao tempo que passa rápido e quando chega o inverno da vida já estamos cansados , o corpo alquebrado e sem condições de produzir para o nosso bem e para o bem da humanidade. Daí a importância de aproveitarmos as nossas energias neste momento para irmos em busca de “cuidar do solo” para a plantação que nos dará a colheita certa.
Aqui em Itaporanga eu vejo muitos jovens que estão perdendo a oportunidade de plantar bem e com certeza vão colher mal e quando o inverno chegar estarão desamparados. Aqui a cada dia que se passa, surge um novo bar. Próximo à minha casa . na rua Padre Diniz, até parece que o Centro se deslocou para esse setor. Farras, músicas que são tudo, menos música. Sorrisos de ilusão. Álcool para todos os gostos. Essa turma no inverno vai se dar mal.
O inverno não só representa a velhice, mas também as conjunturas da vida, a doença, o acidente que não permitirá mais que possamos produzir. Por isso é importante trabalharmos para o bem da sociedade , da comunidade. A seara do Cristo é em todo lugar.É preciso nos esforçamos hoje para que tenhamos uma velhice amparada e no ocaso da vida estejamos bem para a passagem que se aproxima a cada minuto.
Esta semana eu fui convocado para socorrer uma idosa para o Hospital de Itaporanga. Caiu e fraturou o braço. Mais de 81 anos. Estava no inverno da vida. Mora só. O marido morreu. Os enteados se foram. Se não fosse a caridade dos vizinhos...
A grande verdade é que o tempo é uma grande ilusão e passa tão rápido que até parece que nunca existiu e todos nós “daqui a pouco” estamos desencarnados ou mortos. E têm os iludidos que dizem: “quero aproveitar a vida”. Coitados, não sabem tirar proveito da existência e cairão no fosso das quimeras.
Há tempo para tudo e haverá tempo para ser aproveitado na diversão. Eu adoro me divertir nas festas de Itaporanga , mas isso não implica dizer que eu vou me suicidar nessas festas ingerindo álcool ,drogas e etc. Os excitantes químicos destrói a nossa energia vital e não precisamos disso para nos estimular. Vou ás festas e brinco, danço, me divirto mais que todos os “bebuns” juntos.

Final de ano. Tempo de reflexão. Tempo de recomeço. Mude de direção enquanto há tempo...

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA

domingo, 27 de dezembro de 2009

As Epístolas - A Universidade do Vale

.
Por Jesus Soares da Fonseca em 27/12/2009

Li a epístola deste moço, Saulo, dirigida aos Fonseca, o que, Eu, como um membro da Família, tenho mesmo que agradecer-lhe. Aliás, venho acompanhando aqui no Itaporanga-Net e no Portal do Vale estas verdadeiras epistolas trocadas entre Lucas e Saulo. São cartas, são escritos que deixariam aqueles Pregadores rejubilados com tanta sapiência. O Rabi Gamaliel certamente iria querer tê-los como seus seguidores.

Dá-nos a impressão até, que Tessalônica, Damasco, Jericó, Corinto, Tarso se situam no Vale do Piancó, quando estamos de olhos grudados em seus escritos, tanto é a gama de conhecimento destes dois escribas sobre nossa Itaporanga, fazendo, quando necessário, um Paralelo com muita argúcia e sabedoria sobre os temas atuais e os vividos por aqueles dois apóstolos. Eu, em muitos momentos, os endosso em suas críticas construtivas e até arrisco alguma oração encontrada na Carta aos Tessalonicenses, quando Saulo assim escrevia: “Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência”. Parabéns aos nossos apóstolos!


Contudo, não poderia deixar passar em branco o tema que domina as mentes do Vale do Piancó, atualmente, a Criação da Universidade do Vale do Piancó! Quero parabenizar A Herculano, Reynolds e uma gama de Itaporanguenses que estão nesta luta renhida em busca de um Campus para nossa Região. Sem querer ser vaidoso, pois não faz o meu gênero, quero frisar que tempos atrás, eu escrevia numa página aqui no Itaporanga-Net que Ariosvaldo criou para debate, um artigo voltado justamente para a Criação de nossa Universidade. Na época o Deputado Lindolfo Pires lançou um projeto de descentralização da UFCG e eu, então fiz o seguinte Artigo:

“Notícia mais alvissareira não poderia haver, a criação de mais uma Universidade para o nosso Estado. Este desmembramento da UFCG é de suma importância para o povo paraibano que vive abaixo da linha geográfica da Borborema. Não conheço o deputado Lindolfo Pires mas, nem por isso devo deixar de felicitá-lo por brilhante iniciativa, a descentralização do ensino superior, saindo do eixo João Pessoa/Campina Grande. O sertão paraibano não só se rejubila quanto fica agradecido pela concretização da idéia através da Câmara dos Deputados, ainda mais quando sabemos, conforme a reportagem, do endôsso do Senhor Rômulo Polari, Magnífico Reitor da Universidade Federal da Paraíba. O ganho, não só Cultural como também financeiro que terá o Sertão, será enorme.

Famílias Pobres, da Classe Média poderão custear com menor sacrifício o estudo de seus filhos, para tanto será necessário que o local escolhido para implantação da Nova Universidade seja ou esteja bem centralizado, fazendo uma eqüidistância entre as demais cidades sertanejas. Tudo projetado, tudo esclarecido. As três cidades que serão escolhidas, como já citou a reportagem, serão Cajazeiras, Sousa e Patos. No momento, na minha ótica, Patos seria o local ideal porque está bem centralizada no coração do Sertão e é o terceiro colégio eleitoral da Paraíba com seus 60.885 eleitores.

Aonde eu quero chegar a respeito do assunto em pauta? O Vale do Piancó com seus 18 municípios é o terceiro maior colégio Eleitoral da Paraíba, muito acima de Patos, detendo 4,25% do eleitorado do Estado, com 105.000 eleitores. A Região tem um potencial turístico muito forte, com suas respectivas festas que já ultrapassam o limite de suas fronteiras, com o seu folclore, mais recentemente, com as romarias que começam a se formar em torno da Estátua do Jesus Redentor de Itaporanga, por sinal, para tristeza de todos nós, muito pouco divulgada, uma vez tratar-se da terceira maior estátua das Américas e segunda do Brasil.

Pois bem, o nosso Vale tem tudo para progredir e está progredindo. Num futuro bem próximo, digamos que surja uma oportunidade de se construir mais uma Universidade no Sertão! São conjecturas minhas, claro, mas válidas, basta haver empenho dos políticos da Região. Aí vem minha dúvida! Que políticos? Se o povo do Vale cai nas armadilhas dos políticos locais que ao invés de procurarem eleger os filhos da Região se comprazem em eleger políticos extra-Vale para serem seus representantes nas Câmaras Estadual e Federal. Quando eu era criança, Dunga era um personagem da história de Branca de Neves e Rui Carneiro um eminente Senador da Paraíba nascido em Pombal. Nos dias atuais surgiram estes dois personagens alheios aos anseios de Progresso do Povo do Vale. Se no Futuro surgir o desejo do Povo Valense em ter uma Universidade em seu seio, necessário se faz, antes de qualquer coisa, aprender a votar. Gente estranha só aparece por nossas bandas em tempo de eleição para angariar votos. Eles são como Olimpíada ou Copa do Mundo, passado o pleito, só retornam após quatro anos.”

Então, eu como Itaporanguense me engajo nessa luta, pois desejo de viv’alma que os filhos do Vale tenham para si aquilo que eu e outros de minha época não pudemos ter a não ser com enormes sacrifícios.

Um abraço e Feliz Ano Novo!
.

sábado, 26 de dezembro de 2009

I CARTA DE SAULO AOS FONSECAS

Por Saulo

I EPÍSTOLA DE SAULO AOS FONSÊCAS

Meu 3 vezes amado irmão Antonio Fonseca

Vindo de um Acadêmico como você, qualquer cidadão sentir-se-á farto de sabedoria recebendo elogios os quais eu não sou digno de recebê-lo.

Contudo quero me reportar aos Fonsecas de um modo geral porque são pessoas altamente cultas e em se tratando dos filhos de Dona Dazinha e Nair Espínola, eu gostaria muito de saber quem não é inteligente, quem não é culto ou quem não tem conhecimento geral?

Dito isto meu caro Antonio, gostaria muito que nobre conterrâneo também abraçasse a causa da Universidade Federal da Paraíba com um Campus para Itaporanga, que esse menino vereador da Terrinha, HERCULANO, filho de João e de Lucinha, porém sobrinho de Cula pelo lado do Pai e sobrinho do saudoso crânio Abdoral Lúcio e na somatória geral primo legítimo desse irreverente e corajoso Rainério Brasilino.

Para que você faça isso convém que escreva para um Deputado, um Senador, use o seu prestígio de grande Médico, de Policial Federal, de Acadêmico, de Professor, de tudo isto que você conquistou pela sua capacidade e sem precisar alcançar o dinheiro público e se possível faça chegar até LULA ou outro qualquer o anseio de nosso gente pela Universidade.

Apesar dos desmandos dos políticos que dirigem o destino de Itaporanga, existe ainda um HERCULANO que como os Fonsecas gostam de mostrar garra para conseguir aquilo que buscam.

E como Paulo, o Saulo a quem você me compara eu digo: “Deus fez o homem idôneo, ou seja, Deus já o criou com capacidade plena para ser participante da herança dos santos. Quando o homem acreditou na mensagem do evangelho, ele recebeu poder para ser feito filho de Deus.”

Parece meus caros Fonsecas, que nosso Prefeito de Itaporanga, mas de Boqueirão dos COCHOS, não está entre os idôneos, pois tenta querer assumir a luta da Universidade numa mesquinharia sem par. Fica calado em Itaporanga e quando chega a João Pessoa atrapalha essa luta para que o fato não seja concretizado por um opositor.

Saulo em sua carta aos Colossenses diz que “as novas criaturas vieram à existência com direito pleno à herança guardada nos céus, não necessitando estar debaixo de tutores ou curadores como era próprio a lei. Na carta que escrevo aos Fonsecas eu digo que para ser idôneo, honesto, correto não há necessidade de estar debaixo da asa de um político corrupto, nem tão pouco estar com medo dos guardiões da Lei porque a Lei dos justos é a Lei de Deus que poucos a conhecem dentro da filosofia cristã.

Dessa forma, tentar barrar um projeto sábio usando político e políticas sebosas não leva a nada e como Paulo, eu não cesso de dar graças a Deus por esses pobres coitados e sempre me lembro deles nas minhas orações. Pois afinal de contas são ímpios e nada sabem fazer nada a não ser desmandos.

Meu caro Antonio, aqui representando os Fonsecas, só é possível conhecer a vontade de Deus se o homem tiver sabedoria e inteligência espiritual. Por que Paulo emprega o adjetivo 'espiritual' à sabedoria e a inteligência? Para diferenciar a sabedoria e a inteligência proveniente do evangelho do conhecimento e da sabedoria secular. Paulo pregava o evangelho de Deus com a convicção que os que o ouviam e liam, estavam realmente aprendendo e eu fico aqui com os meus botões pensando na frase: “só é possível conhecer a vontade de Deus se o homem tiver sabedoria e inteligência espiritual.” Será que essa gente mesquinha tem sabedoria e inteligência espiritual?

Não quero ocupar o tempo de tanta gente boa com meus pensamentos mesquinhos, mas para falar a verdade o nosso Prefeito não tem muito conhecimento de nada e tanto é que seu assessor para assuntos de comunicação é um SITE da cidade de Monteiro, onde alguém cola e copia.

Um abração para esses geniais Fonsecas, principalmente aqueles aqui lembrados.
.

Natal Fraterno do Centro Espírita Jesus de Nazareth

.
É sempre assim. Muito trabalho, muito esforço, muita amizade e sorrisos que no final cumina com a sastisfação de todos. O Centro Espírita JESUS DE NAZARÉ todos os anos termina oficialmente as suas atividades do ano com o NATAL FRATERNO, que é um dos seus projetos colocado em Prática há décadas. Podemos lembrar eternos baluartes da Doutrina que estão no andar de cima como FERNÃO DIAS, JOSÉ BASÍLIO, MIRIAM TOURINHO. Nossas saudades e eterna gratidão.

A versão 2009 do Natal Fraterno da instituição foi satisfatória. Uma multidão de pessoas foi beneficiada com os presentes e quentinhas (Jantar) muito bem elaboradas pelas conzinheiras ( voluntária) e pelos "soldados" se plantão. Os comerciantes de Itaporanga estão de perabéns, os voluntátios, os trabalhadores da casa espírita . É uma sensação de alegria e dever cumprido que finaliza o ano de estudos, palestras, cursos, encontros e muita felicidade na casa Espírita. A família espírita unida e "comandada" pelo incansável VICENTE TOBIAS que não envidou esforços em fazer com que mais uma vez o nosso JANTAR FRATERNO ANUAL fosse um sucesso,

Um dos pontos alto do evento foi o almoço de confraternização dos trabalhadores do CEJN. realizado antes dos preparativos da festa. A família espírita estava unida, se confraternizando agradecendo a Deus, por intermédio do MESTRE JESUS, as vitórias conquistadas, as alegrias sentidas,os obstáculos suplantados, mas também as dores do caminho que também são ferramentas da nossa evolução.







Um momento de alegria foi quando o PAPAI NOEL ( Titico Pedro, trabalhador incansável do bem) e a matrona no evento MAMÃE NOEL ( Maria de Seu Fernão)- todos à caráter - distribuíram presentes às crianças. Foi uma euforia e alegria sem par. O Papai Noel e a Mamãe Noel são simbólos do Natal e por mais que você tente explicar às crianças de que são modelos comerciais e eles não existem, os mesmos não acreditam na argumentação e dizem que eles existe. "SIM!". Está na sua imaginação e no lúdico da criança. Um velhinho bondoso que distribui presentes a todas as criancinhas. Isso não vai terminar nunca. É satisfatório ver o brilho em seus olhares.


Eu queria fazer uma homenagem a todos os trabalhadores da casa que propiciaram um momento de magia aos que estão à margem da sociedade, mas não há espaço . Mas todos estão felizes com o trabalho realizado e Jesus contente com essa parcela de cristão que todos os anos arrancam sorrisos da criançada.







FELIZ NATAL ( Todos os dias!) e UM VENTUROSO 2010 DE MUITO TRABALHO NO BEM .

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Sobre a alegria de Saulo e a volta de Lucas

.
Por Antonio Soares da Fonseca Jr

Vede, prezados conterrâneos, a modéstia do nosso caro Saulo, que assim diz do não menos caro Lucas:”Eis aí o nosso conterrâneo Lucas, que mora nas Alagoas, dando um banho de escrita, de conhecimento, de convicção e porque não dizer de amor pela nossa Itaporanga. Esse cara escreve tão bem que às vezes chego a pensar ser o próprio Lucas Evangelista”.

Eu, realmente, não sei quem é o melhor dos dois. Usando a própria fraseologia do Saulo, digo dele o seguinte: “Esse cara escreve tão bem que às vezes chego a pensar ser o próprio Saulo de Tarso ou o Apóstolo Paulo.” Não conheço nenhum dos dois,Lucas e Saulo, mas, conheço as suas peripécias nas “missivas” que trocam entre si, fazendo com que me delicie com as irreverências inteligentes, as críticas picantes, mas construtivas, a construção bem arquitetada das frases mostrando o conhecimento profundo da língua pátria, “a última flor do Lácio, inculta e bela”, que alguns fazem questão de assassiná-la, agredindo o repouso tão merecido de um Rui Barbosa ou Machado de Assis.

Já estava com saudade de ler as verdades de forma irônica, mas graciosa e inteligente. Lembra até o “Pasquim” em seus bons tempos, onde havia gente inteligente escrevendo coisas inteligentes. Saí do meu silêncio para aplaudir o seu justo aplauso pelo retorno lucano e para repartir o meu aplauso para os dois. É a saga de dois excelentes escritores que paga a pena lê-los.

Parabéns e feliz 2010, com muita inspiração para ambos.
.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ESSA LUTA É NOSSA

Campus da Ufcg é um apelo, um direito... é plena justiça
( Reynollds Augusto)

Nós somos movimentados por sonhos e são eles que instigam o homem à procura de um lugar ao sol. Há lutas e lutas. Essa luta de Itaporanga em prol do Campus da UFCG é mais que um sonho, É libertação pela educação. É ela quem desenvolve, prepara, matura o homem para exercer o seu papel no contexto social. É a educação que forma esse mesmo homem para que conheça o seu valor no mundo da política (que é móvel da mudança) e consiga dar o seu grito de liberdade.
Itaporanga está injustiçada pelos nossos agentes políticos que não entenderam, ainda, o valor do seu povo. A sua garra na batalha pela vida. Os nossos jovens estão desalentados, principalmente os mais humildes, por vêem os seus sonhos se empacarem no limite de suas pretensões. Concluir curso superior em faculdade particular é quase uma quimera, principalmente pelo o nível de pobreza por que passa a população. Eu já passei por isso e vencer os obstáculos para chegar ao fim da reta foi uma odisséia. Mas poucos se aventuram e sentem-se impulsionados á luta.
Titico Pedro tocou fogo no início do pavio e ele está pouco a pouco se disseminando. Herculano foi “contaminado” por esta luta bem quista e necessária e a comunidade que está pouco a pouco saindo da indolência que escraviza um povo. A verdadeira força viva do Estado, que é a população, começa a sair da “toca” e vai à busca do sol que ilumina as vidas.
O grande sociólogo Zigmunt Bauman escreveu um livro interessante que se chama MODERNIDADE LÍQUIDA que retrata a objetividade com que os tempos atuais programam as conquistas. Diz ele que vivemos em uma “sociedade líquida” e que a comuna precisa se adequar aos tempos novos e batalhar com acerto e celeridade em busca dos seus ideais. É preciso neutralizar as diferenças e unir forças em torno do que é maior. A Ufcf em Itaporanga é algo bem maior que as futricas políticas. É por isso que Herculano afirma sempre em suas declaração que esse luta não tem camisa. Ela é de todos nós. Segundo Bauman (Pg 202): “Não que nós sejamos idênticos em tudo; há diferenças entre nós... O aspecto em que somos semelhantes é decididamente mais significativo que o que nos separa; significativo bastante para superar o impacto das diferenças quando se trata de tomar posição...
Essa luta nos une a todos. As cidades do Vale do Piancó precisam gritar e tomar posição comum, uníssona. Vamos “brigar” e somar nossos esforços aos apelos do Titico Pedro, Herculano e toda essa comissão formada. Vamos mandar E-mails para os nossos representantes para que se juntarem a essa fileira. Não deixemos esse sonho arrefecer e vamos dar de presente as nossos jovens o móvel da liberdade que é a Universidade para todos, parafraseando o grande Lula que sonhou e atingiu a sua meta. Sonhe você também e se mobilize. Essa “luta" é nossa.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Números

.
1 em cada cinco trabalhadores brasileiros que tem emprego formal é funcionário público.
87 dias, ou quase três meses, é o tempo em que o presidente Lula passou no exterior em 2009 - é o seu novo recorde pessoal.
102 anos é a idade completada no último dia 15 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que continua na ativa e ainda não desistiu de fumar nem de ser comunista.
169.753.909 é o total de telefones celulares em operação no Brasil. Isso quer dizer que há, em média, nove celulares para cada dez habitantes no país.
500.000.000 reais é a estimativa de gastos para reformar o estádio do Maracanã para a copa de 2014.
Marcia Foletto

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A TRIUNFAL VOLTA DE LUCAS

.
Por Saulo em 22/12/2009

Ele demorou, mas voltou escrevendo com a inspiração que Deus lhe deu. Eis aí o nosso conterrâneo Lucas, que mora nas Alagoas, dando um banho de escrita, de conhecimento, de convicção e porque não dizer de amor pela nossa Itaporanga. Esse cara escreve tão bem que às vezes chego a pensar ser o próprio Lucas Evangelista, considerado o melhor dos quatro escribas, que está nos escrevendo.

Como todos sabem, Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa sempre foi baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.
Da mesma forma, nosso Lucas não convive com Itaporanga, mas baseado em pessoas de credibilidade como: Rainério, Zedebeu, Poliana, Saulo, João e nesse magistral site Itaporanga Net e nesse incomparável Portal do Vale, ele escreve as coisas de nossa terra como estivesse vivenciando.

Poucos sabem, porém Lucas, o Evangelista era médico e por isso o dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Não tenho certeza, mas quero crer que nosso Lucas também seja médico, pelo simples fato dele ter escolhido este pseudônimo.

Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos. Nenhum deles tem a convicção da escrita quanto Lucas, mesmo porque ele não só se dedicava à escrita, ele também foi um bom pintor, um excelente músico e um grande historiador, tendo terminado medicina em Antioquia. Como se ver ele tinha um grau de cultura bem maior que os outros evangelistas.

Nosso Lucas pode até não ser músico, mas tem ritmo bastante para concluir qualquer ópera, pois capta com muita facilidade os tons emanados de Itaporanga e faz uma peça que, solada por bons temores, poderá ser ouvida em qualquer parte do planeta, já que o que acabamos de ler dá para perceber sua sensibilidade no ato de compor. “Visitar o Quê?”
Lucas não conviveu com Jesus, assim como nosso Lucas não convive com Itaporanga, mas ambos têm a mesma sensibilidade para pegar uma caneta ou um teclado e escrever verdades, fazendo disso uma arte e se o Padre Vieira considerou Lucas um admirável quando dizia que com três dedos ele escrevia como ninguém, com três pintava como ninguém e com três dedos tomava o pulso das pessoas para recuperar suas vidas, eu digo sem medo de errar, o nosso Lucas escreve como ninguém e resto deduza vocês.

Com certeza o nosso Lucas é uma pessoa que gosta muito de ler, é muito culta e hábil na arte de escrever demonstrando ter um talento raro e posso até considerá-lo um historiador, pois conhece tudo sobre Itaporanga. Nesse seu artigo, ele demonstra com clareza a pseudo nobreza que existia em nossa terra e vale salientar que alguns dos nossos vigários influenciaram essa elite burra que o Lucas coloca tão bem quando elenca os diversos preconceitos que existiam em Itaporanga.

Lucas, o Evangelista, mesmo sem conhecer Jesus, conhecia muito bem a historiografia de sua época, e quando se reportou ao Messias, fez com conhecimento como se estivesse ao lado do Cristo, vivenciando os acontecimentos que passaram na Judéia e tudo com base na cultura grega.

Nosso Lucas difere-se de todos nós que aqui escrevemos não somente pelo seu jeito de escrever, mas, principalmente pela convicção que tem em colocar cada palavra, cada frase dentro da realidade da historia e do que está acontecendo coisa muito rara nos dias de hoje, principalmente por aqueles que apenas usam o site www.picaretagem.colagem. com.br.

Esse seu artigo último, emociona qualquer um que saiu de Itaporanga discriminado por uma Elite Burra que insiste em permanecer no pseudo poder, quando se sabe que “LULA” o Presidente da Republica, também foi discriminado aqui no Nordeste.

Cada palavra, cada frase que li nesse seu ultimo artigo, meu caro Lucas, me transportei para a história de Lula e tanto outros que saíram de suas terras para vencer e venceram.
Você lembrou Zé Prudêncio, quando escrevia sobre Porcino e quero me reportar aos Filhos de Seu João Belo, aos Filhos de Dona Dazinha, ao João Craveiro e todos esses buscaram reconhecimento fora de Itaporanga pelo simples fato de serem como dizia Abdoral Lúcio: “Somos absolutos, fomos referencias e eles não nos aceitam.”

Parabéns, Lucas! Sua volta me deixou emocionado.
.

Mudando de Direção


Mudando de Direção
(Reynollds Augusto)

O Estado de Direito é conquista de um determinado povo, que quase sempre foi machucado pelo poderio dos inconseqüentes e que se aperfeiçoa à medida que esse mesmo povo evolui. É por isso que o Direito em sua maturidade maior deve estar associado ao ideal de Justiça e é por isso, também, que quando o direito não se aproxima da justiça ele se torna um engodo e causa revolta à comuna, onde em verdade se encontra a base do Estado. Pois a vida se desenvolve no município e ele é a célula deste grande organismo que é o País. Quando o município vai mal, o país vai mal.

Somos espíritos em franco processo de evolução e temos uma relação direta com o nosso país, como o nosso estado, com o nosso município... Como Deus “não joga dados”, no dizer do grande Einstein, nós estamos associados às situações que merecemos , pois a jurisdição divina é implacável e dá a cada um segundo o seu merecimento. Cada qual tem sua parcela de responsabilidade onde quer que se encontre. Nada nos pertence e tudo que temos nos é dado como empréstimo, cujo “dono” cobrará o bom ou mau uso desses instrumentos. Nem este corpo que usamos no momento nos pertence, pois a cada dia que se passa ele vai sendo chamado para compor a estrutura química de onde proveio, a terra. Quando as escrituras afirmam que o “homem veio do barro e ao barro voltará” os desavisados pensam que ela estaria se referindo a “laminha”, mas a verdade é que traduzindo essa metáfora, toda a nossa constituição física provém dos elementos químicos do planeta. Água, ferro, magnésio e etc. são os elementos que condensados criam a vida orgânica e logo teremos que devolve-los á sua origem. . Estrutura complexa que só vive quando o agente essencial encarna nele, que é o espírito.

Aliás, certa feita perguntaram a um cientista se ele tinham condições de montar um organismo tal como ele é fazendo continuar a vida. Respondera que é possível, mas faltaria o “sopro da vida”, ou seja, o espírito. Que no dizer de Jesus “sopra onde quer e ninguém sabe de onde veio e nem para onde vai”, Essa energia motriz que dá movimento a esse aglomerado de elementos químicos, chamado corpo e que liga a individualidade pensante, espírito, à matéria inerte, chama-se energia vital que é tirada do fluido cósmico universal, espécie de depósito universal da vida, construído pelo próprio Deus.

Quando o ser pensante começa a fazer perguntas sobre os porquês da vida, as respostas introspectivas vêm pela intuição e ele dessa forma agirá com mais acerto onde quer que esteja. Seja o professor, o delegado, o promotor, o trabalhador braçal, o médico... o prefeito. Todos têm responsabilidades com o que faz da vida e ela cobrará no tempo certo os usos e abusos norteados pela ilegalidade. A jurisdição divina é implacável é foi por isso que Jesus disse: “não sairás daí, enquanto não pagares o último ceitil”. É que temos que prestar contas a Deus por tudo que fazemos.
É por isso que o homem que não vive ideal de sabedoria, que deve ser encarada como a ciência do saber, só faz bobagens e não cresce interiormente usando mal as ferramentas do progresso que Deus lhe emprestou. A filosofia é o amor pela sabedoria, expressão construída por Pitágoras, segundo alguns. Quando certas pessoas chamavam-no de sábio ele redargüia:

- Não sou sábio. Sou amigo da sabedoria. (Phileo- amor + sophia – sabedoria)
Mas é preciso saber que não estou aqui falando de cultura e erudição, mas sim de prática constante e acentuada dos valores que equilibram a nossa vida e a vida dos que interagem conosco. Isso se chama maturidade. Senão tudo fica apenas em tese e se não existir a ação a vida de relação não passa de ilusão e tudo fica mais difícil, até que a jurisdição divina nos alcance e tenhamos que mudar de direção pela coação natural.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

Visitar o Quê?

.
por: Lucas

Era uma festa de casamento. Ali se encontrava, naquele sítio, quase que Itaporanga inteira. Eu, como amigo dos noivos, também fazia parte dos festejos matrimoniais. Havia várias mesas espalhadas ali no galpão da propriedade rodeado por algumas frondosas árvores que nos propiciavam uma sombra agradável. Embaixo de uma destas árvores, nossa mesa estava composta de gente, que se podia chamar, civilizada, pois ali se achavam um Formado, o Noivo, um Empresário e vários Estudantes que, como não poderia deixar de ser, se deleitavam com o tema propício aquele encontro, pois estávamos em ano de eleição, política.

A palestra, pois, referia-se a eleição de prefeito de Itaporanga que tinha como um de seus candidatos o Sr. João Franco da Costa. Aquele Doutor, nosso companheiro de mesa, muito loquaz, defendia a unhas e dentes a candidatura de João Franco, procurando nos convencer, ser o candidato a melhor opção, naturalmente, apoiado pelo Empresário que, diga-se de passagem, ostentava certa empáfia, pela sua atual situação econômica. Alguém que o conhecera outrora, certamente iria pensar: “Quem te viu, quem te vê!”.

Eu, assim como os demais, éramos contrário a tal candidatura. A discussão prosseguia em tom amistoso, civilizado, como era de se esperar naquela mesa composta de universitários, formado, empresário, etc. Então, em dado momento, eu falei que se o Senhor João Franco fosse eleito, iria deixar Itaporanga “de cócoras”. Nisto, num misto de arrogância sem par, o tal empresário se levantou e se dirigiu a mim, falando: “quem é você para falar de nosso candidato!”. Eu, calmamente, lhe respondi: “sou um cidadão brasileiro com direito a voto e a achar o que é bom e o que não é, um direito me assegurado, e a qualquer um de nós, inclusive você, pela Constituição!”. Ele, com alguns centímetros e vários quilos a mais do que eu, em pé na minha frente, com o aval do Formado, que me olhava com certo sarcasmo, respondeu-me: “a Constituição aqui pra nossas bandas é o braço!”.

Não sei se a bravata era apenas para me intimidar ou se de fato ele concretizaria seu intento! Sou suficientemente inteligente para saber que fisicamente eu levaria grande desvantagem num confronto com o bravateiro. Então calmamente, afastei a cadeira da mesa e de imediato olhei para uma garrafa vazia de cerveja próxima a mim, gesto que não passou despercebido ao noivo que sentava próximo a mim, e lhe respondi: “Eu julgava que estivéssemos em meio civilizado, em todo caso se você deseja acabar com esta bonita festa prossiga no que você deseja fazer, eu de minha parte lhe garanto, não serei eu a dar o pontapé inicial!”. O noivo, muito meu amigo e dele, também, levantou-se e disse: “ Vocês, pessoas de bem, não vão querer acabar com a minha festa, ein?”. Foi a gota d’água que esfriou tudo.

E João Franco foi eleito! Infelizmente o tal Empresário não pode ver o fracasso da administração franquista, pois tempos depois viria a falecer em um desastre de automóvel.

Meu caro Saulo, meu prezado Zebedeu, ninguém em Itaporanga tem mais amor a sua Terra Natal do que Cesar Nitão! E foi, justamente, por dedicar tanto amor a nossa cidade que ele, num gesto de revolta contra os desmandos de uma péssima administração escreveu na entrada de seu posto de gasolina, lá em Bodocongó, aquela frase que ficou famosa até hoje – VISITE ITAPORANGA ANTES QUE ELA SE ACABE! E para gáudio de César e da Itaporanga honesta, aconteceu a intervenção em nosso Município. Voltemos pois, aos tempos atuais
O Governo do Doutor de Boqueirão dos Cochos em nossa Comuna já era previsto. Nós alertávamos durante a Campanha que o moço em questão não era o ideal para dirigir os destinos de nossa cidade, se quer, iria governar, pois na hierarquia do “botim” ele seria, como de fato o é, a terceira pessoa no escalão. Falávamos porque conhecíamos e conhecemos a estória de Itaporanga, não porque desejássemos a vitória de outros candidatos, mas tão somente porque sabemos que governar não é o ideal DESSE POVO, apenas o PODER pelo PODER, a vaidade de vislumbrar o município como seu Curral preferido. Aqui quem manda sou Eu!

Meu amigo João Dehon, com muita propriedade você nos trouxe a vitória de Antônio Porcino frente ao Sindicato dos Frentistas de São Paulo. Só que você esqueceu-se de mencionar que não é qualquer um que se elege para dirigir os destinos de qualquer Sindicato na maior cidade da América Latina. Eu conheço a Política dos Sindicatos. Ali só se elege quem tem espírito de liderança, quem trabalha com arrojo, quem tem o perfil de ótimo administrador. O Sindicato dos Frentistas é ligado à Força Sindical, dirigida por Paulinho, sendo um dos mais atuantes na Força. E mais, o Sindicato de Frentistas de São Paulo é o espelho para os demais Sindicatos da Categoria espalhados pelo País. Reeleito, Antônio Porcino dirigirá os destinos do Sindicato por mais 6 anos.

É pois, um orgulho para nossa cidade em saber que um de seus filhos é o homem mais poderoso de um dos grandes Sindicatos Paulistas com mais de vinte mil filiados, só na cidade de São Paulo.

Antônio Porcino, aquele rapaz do Barrocão, matuto por força das circunstâncias, deslocava-se à cidade de sábado em sábado acompanhando seus familiares que vinham fazer a feira semanal, mesmo porque sabia que ali na cidade havia uma Sociedade em que negro e mestiço, este conhecido, pejorativamente, como cabra ou acabraiado, não tinham vez naquele hipócrita círculo fechado que compreendia as praças João Pessoa e do Centenário, Rua Santa Terezinha (beco estreito) descendo pela Pinto Madeira, 5 de agosto e Cleto Campelo e alguns gatos pingados da Floriano Peixoto (hoje Ananias Conserva). Ali estava a “elite” itaporanguense que dividia o povo em vários outros grupos, Negros, Cabras, Matutos, Lavadeiras de Roupas, Botadores de Lenha, de Água, Marchantes, etc.

Para se fazer parte daquela pseudo Casta, além de ser morador daquelas artérias, a pessoa tinha que pertencer a uma tal de Família Tradicional (que ridículo), ser um abastado negociante ou homem de negócio. Porcino chegou à cidade e de cara notou que ali seria eternamente ignorado, pois fazia parte de duas castas malditas, negro e matuto. Assim, como muitos dos excluídos em nossa cidade, Ele partiu para o Sul em busca de algo menos hipócrita, menos discriminador. Na Grande Metrópole, a maior da América do Sul, com o decorrer dos anos tornou-se “gente”, como dizia meus Pais. Mostrou a si próprio que tinha capacidade para ser Grande. Neste momento, então, como em todos nós Seres Humanos, a vaidade aflora naturalmente. Sentimos um sã desejo de mostrar àqueles que nos são mais caros, como amigos, familiares, conterrâneos, que progredimos, que atingimos um lugar ao Sol, é até, eu diria, uma necessidade sadia de se auto afirmar. Claro que estes desejos variam de pessoa a pessoa. Muitos até se escondem dentro de seu próprio progresso. José Prudêncio, Zé Prudêncio ou Pruda foi um destes excluídos da falsa casta itaporanguense, mas que se firmou em Natal, chegando a ser Presidente de um dos maiores Clubes de Natal, o ABC e reconhecido pelos fãs do ABC de Natal como um de seus maiores administradores.

Antônio Porcino foi, também, ferroado por este desejo de mostrar a sua Terra Natal que vencera e com garbo. Entretanto havia uma coisa que Porcino desconhecia naquela gente, a manha, a astúcia. Eles não dão valor à vitória de alguém que veio lá debaixo, mas são manhosos e querem tirar proveito de qualquer forma de seus louros. Muitas vezes se fazem , até, de engraçados para angariar a confiança daqueles que querem tirar proveito, e não deu outra. A estória toda Itaporanga conhece. Quando o dinâmico frentista caiu na real, passaram a querer que ele fosse o moço discriminado de outrora, taxando-o de negro enxerido e outras aberrações próprias dos cretinos sem instruções ou formação.

Agora, Porcino volta a São Paulo para tomar conta de uma administração vinte vezes mais rica e de muito mais responsabilidade que Itaporanga. E digo mais, a oposição na Política dos Sindicatos é ferrenha, é intransigente, é auditiva, qualquer falta de lisura por parte de um Dirigente, o castigo vem com a destituição do cargo e execração do seu nome perante a Categoria. Vejam bem, Porcino já dirigiu o Sindicato por seis anos, agora volta eleito com quase maioria absoluta. Em se levando em consideração que passou anos ausente fazendo política em Itaporanga, sua vitória agora pode ser considerada como unanime. É muito prestígio perante uma Categoria. Com isto, estou mostrando o quanto Itaporanga perdeu ou esteja perdendo.

Talvez na mente tacanha de alguns eu esteja interessado na volta de Antônio Porcino a nossa cidade. Mero engano, pois não conheço o cidadão, o vi poucas vezes quando morava em Itaporanga e daqui das Alagoas nunca tive contato com o cidadão. Escrevo pois, porque estou diariamente, pelos Sites de nossa Terra, lendo sobre os desmando desta Pífia Administração Tilápia, com aquela mesma santa ira de que foi possuidor o respeitado Cesar Nitão, um exemplo de cidadão, honesto, trabalhador e amigo de quem assim o é.

Aí está, pois, com menos de dois anos de administração as mazelas espalhadas pelos cantos da cidade. A Rainha do Vale virou a Princesa dos Cachorros, mas cuidado, não falem isto muito alto perto de um cachorro, pois ele pode lhe morder!

Meus caros Saulo, Zebedeu, Poliana e tantos outros que se preocupam sem interesse algum, pois todos já tem suas profissões e longe de nosso Torrão, vocês notaram que a Administração do moço das tilápias é tão ruim que está levando o nosso amigo Rainério a cometer engano? Paulo Rainério, eu te pergunto: Visitar o que? Ela já se acabou! Naturalmente, o que estou a dizer é apenas reforço de expressão, uma vez que este denodado jornalista, Paulo Rainério, não mede esforço para fazer suas denúncias num gesto inusitado, sem escrever uma palavra, apenas através de fotos e mais fotos levando o verdadeiro descaso de uma administração a todos os filhos de Itaporanga, tanto que serviu de inspiração ao nosso amigo Saulo, que fez o papel de intérprete das fotos com sua contundente Poesia.

A cidade está tão destruída que fico na dúvida se ao completar dois anos de Governo, o Pacto feito às vésperas da Eleição seja cumprido, pois o outro poderá não querer assumir. Não ficarei espantado se aparecer uma placa com os dizeres – Visite Itaporanga para ver coisa inédita, cachorros se reproduzindo em plena Via Pública.
.

1 comentários:

Paulo Rainério Brasilino disse...

Meu Caro Lucas.

Obrigado pelas referências a minha pessoa.
Esta nefasta administração de nossa terra, está agora a completar apenas um ano de desmandos.
Não sei se Itaporanga e os itaporanguenses irão suportar mais três anos de desgoverno e perseguições, proporcionasdas, pela pe]rimeira e pela segunda pessoa na hierarquia de desmandos (se é que existe) administrativos em que nosso "terrinha" foi mergulhada.
E para finalizar queremos demonstrar a nossa felicidade pelo teu triunfal retorno.

ITAPORANGA, A NOSSA TERRA, PRECISA DE SOCORRO E ISSO É URGENTE E, DEPENDE DE NÓS, QUE REALMENTE A AMAMOS!


Rimando o que Rainério fotografou

.
Por Saulo em 19/12/2009

Mãe Burrega, Bela Vista e Hospital,
No Alto das Neves a coisa tá ruim,
Getúlio Vargas do começo até o fim,
É muito lixo, é entulho sem igual,
Lama pobre, mato grande e capim,
E o Prefeito não dá uma explicação,
Nem se quer diz algo a população,
Que clama toda hora por limpeza,
Rainério fotografou com clareza,
Os desmandos dessa administração.

Nem a Creche Dona Edite escapou,
A Rua Soares Madruga, só tem lixo
São entulhos em monumentos fixos
A sujeira em Itaporanga se instalou,
Carniça pobre, fedentina vem do bicho,
Que morreu nesse nosso matadouro,
Porco, cabra, vaca, bezerro e touro,
Sendo morto sem política sanitária,
Rainério numa ação bem voluntária,
Da notícia fez um furo de estouro.

E nossa Praça Frei Martinho,
Teve suas árvores derrubadas,
Pelas raízes foram arrancadas,
E pássaros perderam o ninho,
Acácias foram maltratadas,
Desconhecendo o fator ambiental,
Essa administração só causa o mal,
Num descaso que a todos só inflama,
Mas que manda é a primeira dama,
Ela é quem dá as cartas e isso é mal.

Rainério vem mostrando com destreza,
Está fazendo um perfil pra todo mundo,
Pois quem suja uma cidade é imundo,
E essa imagem é pintada com clareza,
Pois nosso jornalista foi bem fundo,
Aproveitando um tema antes dito,
Que cabe para o Prefeito maldito,
Se é que na realidade cabe,
Visite Itaporanga antes que acabe,
E vamos fazer preces ao Infinito.

Zé Lúcio, Luiz Guimarães e Zé Sitonio,
Construíram o Colégio Padre Diniz,
Essa história Itaporanga toda diz,
Depois veio o nosso Padre Zé Sinfronio,
Que com o Ginásio Diocesano foi feliz,
Clementino iluminou a cidade,
Zé Will com a sua vaidade,
A cidade administrou muito bem,
A cidade não tinha lixo como tem,
O Prefeito não tem capacidade.
.

A Pressa é inimiga da Perfeição

Visando o imediatismo do "Furo" o portal Click PB, dá notícia falsa é é acompanhado por vários sites e blogs. Vejam a matéria:

Menina de 5 anos é estuprada e morta em Piancó; população lincha acusado até a morte

Priscylla Meira
ClickPB


Se o número de assassinatos parece ter diminuído, outro crime acabou sendo destaque no Estado nas últimas na noite desta segunda-feira (21). Três estupros foram registrados pela polícia em menos de 12 horas.

Uma tragédia lamentável aconteceu no município de Piancó na noite de ontem. Um homem de 33 anos estuprou e matou uma garotinha com apenas 5 anos de idade. De acordo com relato de testemunhas, Antônio Pereira do Nascimento se aproximou da menina que estava brincando com outras crianças e a aliciou para que ela fosse com ele para outro lugar. Momentos depois, a menina foi encontrada morta e com sinais de que havia sido violentada sexualmente.

Após a notícia da morte da menina, a população de Piancó linchou Antônio Pereira dos Nascimento, que logo foi preso e levado para o presídio da cidade de Itaporanga. Lá, o acusado também foi recebido com olhares de repúdio pela população, que inconformada também acabou linchando-o, desta vez até a morte.

Mais violência

Além do caso da menina de 5 anos, estuprada e morta em Piancó, outro caso de violência sexual foi registrado no mesmo município na noite de ontem. A vítima desta vez, uma adolescente de 14 anos, e o acusado um sujeito identificado apenas como Ailton Marcos, que neste momento encontra-se foragido.

Na Grande João Pessoa, mais um caso de violência sexual foi registrado logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22). As primeiras informações dão conta de que um homem tenha se passado por motorista alternativo para abordar sua vítima, que entrou no veículo sem saber que destino ele tomaria.

Segundo informações da polícia, o sujeito, que ainda não foi identificado, levou a mulher para a praia do Jacaré e a estuprou de maneira brutal. Após ser abandonada no local, a vítima acionou a polícia, que neste momento realiza diligências para capturar o acusado.

O número de casos registrados de violência sexual na Paraíba tem preocupado as autoridades locais. Também nesta segunda-feira um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal acusado de estuprar a própria filha. José Mariano da Silva, de 42 anos, tinha um mandato de prisão em aberto e foi capturado pelo Núcleo de Operações Especiais – NOE/PRF, após uma denúncia anônima.

Segundo relato de testemunhas, além de violentar sexualmente a própria filha, Mariano é acusado de molestar também a irmã da jovem, fruto de outro relacionamento.

Correções:

  • Segundo o a PC de itaporanga o homem tinha 37 anos e não 33 como noticiado.
  • a população de Piancó linchou Antônio Pereira dos Nascimento, que logo foi preso. A população de Piancó tentou invadir a delegacia de Piancó depois que Antônio foi preso.
  • Ele foi levado, por volta das 23h00 para a delegacia e não prao presídio de Itaporanga.
  • Na madrugada de hoje, por volta das 3h00, quatro homens adentraram a delegacia de itaporabnga e matarma o acusado com um tiro de 12 - Não foi a população de Itaporanga que Linchou o preso.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Confratenização do TRT


Confraternização da Vara do Trabalho de Itaporanga





A Vara do Trabalho de Itaporanga promoveu a sua confraternização de Natal, na última sexta-feira, na sede social do Banco do Nordeste. Presenças do juiz federal do Trabalho, Dr. André Aquino, do diretor de secretaria, Amaury, do advogado Paulo César Conserva, e dos servidores, Pádua Leite, Terezinha, Madalena, Rosemberg Montenegro, Aluiso, Nivaldo Freitas, Isac Rocha, juntamente com esposas e filhos.
padualeite.com

Finaldo 1° Campeonato do Cesb de Boa Ventura -Paz pela Paz.

.

Campeões do 1° Campeonato Cesb -Paz pela Paz

O time Allan Kardec, comandado por Nivaldo do TRT ficou em 3° Lugar. O time recebe o troféu das mãos da Presidente Ângela Gouveia
O Time AUTA DE SOUSA do Evangelizador Kelson, ficou em 2° lugar e recebe, também, o troféu da Presidente.
Em primeiríssimo o lugar o grande Campeão, o Time ANDRÉ LUIZ, do trabalhador sa Casa Zé Jakcson.

O Grande artillheiro do Campeonato - O BOLA CHEIA - foi o evangelizando LEONARDO, que pertence a Turma do BOLA MUCHA Reynollds Augusto.
Leonardo, comemorando o destaque com os dois presidentes. Vicente, do Centro Espírita Jesus de Nazaré de Itaporanga e ÃNGELA, do Cesb de Boa Ventura.

domingo, 20 de dezembro de 2009

ANTONIO PORCINO, UM VENCEDOR

.
Por JOAO DEHON FONSECA

ANTONIO PORCINO, UMA MARCA REGISTRADA DE COERENCIA, LUTA E VITORIA

Eu sou um devoto desse Deus amantíssimo porque acredito que ele me colocou no mundo para cumprir um Projeto de Vida, voltado para a humanidade e que para cumprir e executar tenho que ser coerente, enfrentando as lutas diárias que a vida me oferece.

Confesso que fiquei pouco surpreso com a vitória de Antonio Porcino frente ao Sindicato dos Frentistas de São Paulo por conheço o trabalho dele de perto, o que me surpreendeu, foi o fato desse “Menino do Barrocão” superar uma marca nunca vista antes nem no mundo da Política Sindical e muito menos da Política partidária: 98.000 votos dos 100.204 votos existentes no eleitorado. Apenas 1,2% do eleitorado deixaram de votar nesse grande Itaporanguense.

Gente! Antonio Porcino está em São Paulo, a Terceira maior cidade do mundo, o Sindicato que dirige é altamente exigente, a categoria dos Frentistas de São Paulo bate de frente com os patrões a toda hora e sempre é o Sindicato que consegue o que quer, graças a luta desse rapaz.

Quando Porcino começou sua administração em Itaporanga, fui um dos críticos, porém um mês depois da primeira crítica fiz uma visita a Prefeitura de Itaporanga e ele me mostrou o “ROMBO” deixado pelos antecessores, seu grande defeito foi tapar esse “ROMBO” e por isso foi julgado pelo TCE.

Porcino tem fé e por isso é um grande cara, quando os adversários o enterraram, quando os incompetentes anunciaram sua morte durante a campanha passada, ele demonstrou a sua fé no Projeto de Deus, ele acreditou que Deus tem algo mais para ele aqui na Terra e deu a volta por cima. Ele não morreu como queriam os invejosos, ele superou a ira dos parasitas que só sabem sugar e mamar nas tetas do Governo.

98.000 votos. Administrar o Sindicato que ele administra é muito difícil e certamente poucos administradores de Itaporanga teriam essa competência. A área de Saúde do Sindicato dos Frentistas de São Paulo é conhecida como um dos mais eficientes do País, o Setor de Assistência Social é modelo para a Capital Paulista, os benefícios de um modo geral para os sócios, simplesmente leva Porcino ao patamar do mais eficiente Líder Sindical do Brasil.

Cabe a nós filhos de Itaporanga, olhar para esse vencedor com os olhos de vitória, de reconhecimento ao trabalho que ele tem executado e para a sua potencialidade. Com essa visão seremos capazes de levá-lo a outros vôos que serão vôos muito importantes para Itaporanga e para o Vale do Piancó.

Eu sou um devoto e amante desse Deus cheio de bondade porque acredito que ele me colocou no mundo para cumprir um Projeto de Vida e nesse meu Projeto tem minha terra no meio. Sem dúvida um grande Projeto para o Vale do Piancó será Porcino na Assembléia Legislativa e nós que amamos Itaporanga, nós que não plagiamos nada, nós que temos história e que conhecemos a história de Itaporanga, vamos brigar por isso.
Porcino! Parabéns pela vitória, outras virão para calar a boca de quem não gosta de Itaporanga.

Agradecimento III

.

Acusamos o recebimento e desde já agradecemos a considerção dos amigos Robéria e Divaldo Dantas, pelo convite para o casamento da sua filha danielle, festa que promete ser, sem sombra de dúvidas, a melhor de 2010.

A Danielle e Marcelo, bem como a Guia e Marcos e também a Robéria e Divaldo, nossos parabéns antecipados, principalmente aos noivos por formarem mais uma família itaporanguense.

Agradecimento II

Nossos agradecimentos também ao amigo Carlos Ferreira pelo recebimento de mais uma edição da revista Tribuna. Na edição 124 destacamos as matérias que posteriormente trancreveremos aqui:

  • Branco um dos mais atuantes na AL
  • Expedito é homenageado em itaporanga
  • Prefeito bom é raridade
  • Tribuna homenageia os mais atuantes
  • Vani aguarda liberação de 'emendas' para realizar obras em conceição
  • Toma posse nova diretoria da Asfita
  • São José de Caiana comemora 46 anos de Emancipação com festas e obras
  • Vereadores de Conceição fazem movimento para trazer a Transposição para o Vale do Piancó
Obrigado Carlinho e que tenhas junto aos teus um Feliz Natal e um 2010 cheio de realizações!
Rainério

Domingo é dia de graça e de agradecimento

.
Nosso agradecimento primeiro vai para o jornalista e escritor Paulo Conseerva e a sua mãe a jovem e amada Dona Branca por mais um vez nos ter enviado cartão de Natal, como acontece a vários anos.

agradecemos e desejamos em dobro a todo o clã Conserva, o votos de Boas Festas, Feliz Natal e um excepcional 2010, já de olho na festa de 96 anos da matriarca Maria Neri.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comissão quer mobilizar população para implantação do Campus da UFCG no Vale

.

UFCG Já!Uma comissão formada por diversos setores da sociedade começou a discutir formas de mobilizar a população do Vale do Piancó em defesa da implantação do Campus da UFCG em Itaporanga. O vereador Herculano Pereira disse que essa comissão tem a finalidade de organizar e unir toda a população em defesa da implantação da UFCG no Vale.

Conforme Herculano, existe um Projeto da criação do Campus de Itaporanga, da Universidade Federal de Campina Grande, que já se encontra em fase bastante adiantada e, inclusive, já aconteceu a doação de terreno que foi escriturado em nome da UFCG.

O vereador elencou em seu blog uma relação de atividades que deverá ser desenvolvida pela comissão que recebe o nome de “Comissão pro Universidade.

Confira as ações a ser desenvolvidas pela comissão:

1º. – Elaborar um texto a ser colocado no abaixo-assinado;

2º. – Encadernar 20 (vinte) abaixo-assinados e colher mais de 20.000 (vinte mil ) assinaturas em todo Vale do Piancó;

3º. – Visitar as cidades que compõe o Vale, e deixar uma comissão formada nas respectivas cidades;

4º. – Marcar e organizar uma grande movimentação popular a ser realizada no final de fevereiro de 2010, (data a ser definida pela comissão);

5º. – Divulgar em todos os meios de comunicação o dia da manifestação;

6º. – Convidar todos os órgãos de imprensa a nível municipal, estadual e federal, para se fazerem presente e dar cobertura no dia da manifestação;

7º. – Após definir a data da manifestação popular, mandar convites para todos os políticos que foram votados no Vale do Piancó ou que pretendem ser votados, convidando-os a se fazerem presentes nessa manifestação;

8º. – No dia da manifestação estarão presentes os alunos de todas as escolas da rede estadual, municipal e privada de todo o Vale do Piancó, bem como caravanas de todas as cidades que compõe o Vale;

9º. – Já em posse de todas as assinaturas, bem como da cópia da escritura do terreno e do Projeto do Campus, a comissão enviará todo esse material para o Presidente da República Luiz Inácio da Silva (Lula) e uma cópia para o Ministro da Educação e para o Governador do Estado.

itaporanga.net

Curral Velho tem o 2º pior PIB da Paraíba

.
O Ideme divulgou que mais da metade de toda riqueza produzida na Paraíba fica concentrada em 10 municípios, que juntos geraram R$ 14,5 bilhões no ano de 2007, o que representa 65,3% do Produto Interno Bruto da Paraíba. Os números foram divulgados na manhã de quarta-feira (16) pelo superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Achilles Leal Filho. O levantamento foi realizado em parceria com o IBGE.

João Pessoa é o município que mais somou riquezas na Paraíba em 2007. A Capital paraibana registrou um PIB de R$ 6,7 bilhões naquele ano. Isso representa 30,45% de tudo que foi gerado nos setores da indústria, serviços e agropecuária no Estado. Campina Grande ocupa o segundo lugar no ranking do PIB dos municípios por produzir R$ 3 bilhões em riquezas e contribuir com 13,95% do índice na Paraíba, que chegou a R$ 22,2 bilhões em 2007. Completam a lista dos 10 maiores PIB municipais na Paraíba: Cabedelo (R$ 1,6 bilhões), Santa Rita (R$ 832 milhões), Bayeux (R$ 498,8 milhões), Patos (R$ 461 milhões), Cajazeiras (R$ 369,5 milhões), Sousa (R$ 333 milhões), Guarabira (R$ 300,2 milhões) e Caaporã (R$ 248,7 milhões).

Concentração cresce – Segundo o analista sócio-econômico do IBGE, Jorge Souza Alves, a concentração de riquezas na Paraíba vem aumentando ao longo dos anos. Em 2003, por exemplo, os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux possuíam 56,3% do PIB paraibano. Naquele ano, o índice chegou a R$ 14,1 bilhões. Em 2007, esses mesmos municípios levaram uma fatia maior, com 57,9% da riqueza produzida.

Menor PIB – Os menores Produtos Internos Brutos municipais na Paraíba estão em cidades do Sertão. O município de Areia de Baraúnas registrou o pior PIB municipal, em 2007. A cidade sertaneja produziu uma riqueza de R$ 5,5 milhões. Os setores de serviços e comércio contribuíram com R$ 4,5 milhões na economia local, o que corresponde a 82,3% das riquezas daquela localidade. O segundo menor PIB municipal está em Quixabá. A economia desse município produziu R$ 6,6 milhões em 2007. Parari, localizado na região do Cariri paraibano, ficou com o terceiro menor índice, gerando R$ 7 milhões em riquezas.

Os 10 menores PIBs na Paraíba, em 2007, são: Areia de Baraúnas (5,5 milhões), Quixabá (6,6 milhões), Parari (7 milhões), Coxixola (7,1 milhões), Santarém (7, 2 milhões), São José do Brejo do Cruz (7,2 milhões), Zabelê (7,4 milhões), Riacho de Santo Antônio (7,5 milhões), Curral Velho (7,7 milhões) e São Domingos do Cariri (7,9 milhões).
Secom

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AS COISAS ESTÃO MUDANDO

Quarta-feira, Dezembro 16, 2009


AS COISAS ESTÃO MUDANDO

(Reynollds Augusto)



Uma visualização rápida pela conjuntura atual, demonstra que o mundo está mudando e se transformando. Esse fenômeno natural está intimamente relacionado com o processo de evolução por que passa a humanidade e os espíritos que habitam o planeta Terra. A aparente desordem é só aparência mesmo. Descontando os informes da mídia caolha que vê desgraça em tudo e só focaliza os desequilíbrios, vemos que o mundo melhorou e vai melhorar cada vez mais, pois está submetida à jurisdição divina que é justa e sabe para onde encaminhar a humanidade. Tem gente que pensa que Deus está cochilando e alheio a aparente desordem do mundo. O mal é o bem que adoeceu, segundo André Luiz, um espírito repórter do além.

Jesus, o maior de todos os mestres, já asseverara que “nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá”. E no tempo certo teremos que decidir em ir em busca do essencial, deixando um pouco de lado o secundário que tem relação com a nossa inferioridade em não perceber as coisas. O fato é que ainda a maioria de nós não despertou para o valor maior da vida e giramos em torno de nossas ilusões. São aqueles que “olham, mas não vêem; ouvem, mas não escutam”.

Tudo é lento e tem relação com o nosso aprimoramento. O nosso “planetazinho” é um jovenzinho e têm um pouco mais de 100 bilhões de anos, segundo alguns estudiosos. O fato é que ele está se promovendo espiritualmente e vai passar para a categoria de Regeneração e nessa nova ordem muita gente não vai mais poder reencarnar aqui, devido a insistência em permanecer no estado de inferioridade, na maldade, no ódio, na vingança,na desonestidade, enfim... Jesus disse que os bons herdarão a terra e isso é uma profecia que se fará real no tempo certo.

Para se ter uma idéia, as ferramentas das ciências estão à disposição do homem para que ele quebre barreiras. A informática, a internet, está aí para provar isso. Será que quando Jesus disse que “haverá um só rebanho e um só pastor”, não estava se referindo a firme interação da humanidade em torno dos valores reais do espírito. Em torno da “verdade que consola e liberta”.

Há, ainda, os equivocados do caminho que pensam que Jesus estava se referindo a sua religião e defendem isso com todas as forças. Coitados “são cegos que conduzem cegos”. O sectarismo tem levado muita dor e sangue aos povos e o mestre Jesus já dissera que “os meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem”. Infelizmente a tônica do verdadeiro amor está- ainda- distante de sua proposta de equilíbrio. Religião é “coisa” de homem. A “coisa” de Deus é o amor incondicional entre as nações.

Outro dia aqui em Itaporanga, em minha casa, fui visitado por um irmão de uma religião, que prefiro não declinar o nome por uma questão de ética e ele queria me convencer com a sua argumentação simplória que a sua religião era quem levaria os seus adeptos para o “Reino de Deus” e que era um engano eu continuar no espiritismo que seria coisa do “Demo”. Minha argumentação não conseguiu demovê-lo - e nem pretendia, dessa idéia, pois não estaria amadurecido para ouvir certas informações que sequer ele decodificaria. É por isso que cada um está na religião que melhor se aproxima do seu estado espiritual. Apesar de pensar de maneira meio equivocada, a sua religião era um freio para que ele não procurasse outros enganos maiores e mais doloridos. Tudo tem seu tempo.

A compreensão da verdade tem relação direta com a nossa maturidade espiritual. Isso me fez lembrar que certa feita Jesus estava sendo julgado perante o pretor romano e admitiu ser rei: “Nasci e vim a este mundo para dar testemunho da verdade”. Pilatos, que não era bobo, perguntou: O que é a verdade? Jesus pela força psíquica que detinha sabia que ele era um imaturo, um meninão, na gíria atual, e não estava preparado para saber essa verdade que ele queria conhecer com ironia. Não era o seu tempo. Não estava maduro e simplesmente se calou. Tem muita gente, ainda, que não entende a proposta do Espiritismo, terceira revelação, consolador prometido por Jesus e ironicamente tratam com desdém essa idéia. Mas as “coisas” estão mudando...

As religiões precisam dar-se as mãos para construir um mundo melhor. O Deus é um só, com denominações diferentes e em culturas diferentes. O sectarismo é a religião que adoeceu e só o amor incondicional é quem vai aproximar as pessoas. Alías, certa feita um discípulo perguntou a seu orientador e filósofo se ele teria condições de resumir todo o evangelho do cristo em uma só palavra e ele respondeu: - É Fácil. O AMOR.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA

Para os porcos de Itaporanga se alimentarem

.

Todos os resíduos e detritos produzidos pela zona urbana de Itaporanga vai parar em um lixão, localizado no sítio Santo Antônio, onde a Prefeitura locou uma área para depositar o lixo. Como não há uma coleta seletiva, vários tipos de dejetos são depositados no local, entre os quais resíduos hospitalares, orgânicos e tecnológicos.

Além de ambientalmente incorreto, já que a queixa dos entulhos gera uma fumaça tóxica que se espalha por uma extensa área, o lixão também contamina o solo, os lençóis freáticos e contribui para a proliferação de insetos nocivos.

Mas há outro problema: há meses um criatório de porcos para o abate, com dezenas de suínos, foi instalado na área do lixão, local impróprio para a engorda de animais destinados ao consumo humano, conforme o dr. Farias, da Defesa Agropecuária, órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado.

De acordo com o dr. Farias, toda a alimentação dos suínos é tirada do próprio lixão. “Mas cabe à Vigilância Sanitária Municipal verificar e resolver o problema, mas eu, como membro da Defesa Agropecuária, já andei lá, fotografei o local, fiz o cadastro dos criadores e alertei que não era correto aquele criadouro ali”, comenta o veterinário, ao completar que, equivocadamente, “as pessoas pensam que porco gosta de sujeira, mas porco é um bicho limpo, o que precisa são os criadores se preocuparem com a higienização do criadouro e com a qualidade do alimento que é dado ao animal”.
jornal folha do vale

Uma Grande Tristeza em Itaporanga

.
Por TRISTEZA em 16/12/2009

Seria de bom tom que a administração municipal justificasse à comunidade a derrubada das lindas àrvores que estavam por atrás da Igreja, na praça .

Se o objetivo era reestrutura a praça, creio que deveria ter sido projetado a sua reforma sem matar as árvores.

Que projeto é esse?

Haverá a plantação de outras árvores?

Num momento em que o mundo duscute a questão ambiental, matar árvores é um crime contra a natureza e contra Deus.

Com a palavra o setor de comunicação da Prefeitura para acalentar os corações dos indignados...
mural do itaporanga.net

Basta querer, mas falta determinação!

.
No dia 1º de dezembro começamos a mostrar o descaso da administração pública de Itaporanga e na segunda galeria, denominada: Visitem Itasporanga... Galeria 02 Entulhos, as fotos 07, 08 e 09 (ver abaixo), mostravam exatamente a situação da rua lateral a Creche Edite Fonseca (mãe do ex-prefeito Will Rodrigues, que por sua vez é pai da vice-prefita Wilza Rodrigues Willarim), que a mais de 100 dias estava com as obras paradas. Vejam as fotos:


Parte da rua (apenas um quarteirão), da creche até os fundos do hospital distrital dr. José Gomes, onde a prefeitura cortou o calçamento existente para colocação de tubos de esgoto e depois da obra de esgotamento, simplesmente a rua ficou abandonada, sem a reposição do calçamento e cheia da entulhos.

Depois da nossa denúncia, a prefeitura ou a empreiteira (uma fica culpando a outra, imediatamente entraram em ação e em menos de 15 dias, uma obra que estava parada a mais de três meses foi concluida e os entulhos foram praticamente todos retirados como mostra a sequencia de fotos abaixo.