.
Acompanhando Gaudêncio estiveram os coordenadores: do PSF (Dayane), do programa DST/AIDS (Andrea), da Vigilância Sanitária (João Paulo), da Vigilância Epidemiológica (Patrícia Ferreira), de Imunização (Adelânia) e o coordenador da Saúde Bucal (Waldeberg). Além dos coordenadores esteve presente ao programa, também, o médico pediatra Dr. Leonardo, que atende no PSF do Conjunto Chagas Soares.
O secretário logo no início do programa informou à população de Itaporanga que estará durante o carnaval com toda sua equipe com uma grande estrutura na Avenida Getúlio Vargas, com a disposição de uma ambulância, entre outros, para servir, se for o caso, aos foliões. Na tenda da sáude haverá também a distribuição de preservativos e planfetos com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Ao falar sobre a atuação da Secretaria, nesses primeiros 45 dias de governo, Gaudêncio Mendes disse que estava contente com os projetos aprovados recentemente pelo Conselho Municipal de Saúde. "Primeiro procuramos organizar a secretaria já que estava um pouco desestruturada. Estamos felizes com a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde de relevantes projetos, como: A assinatura do Termo de Compromisso da Gestão Plena da Saúde no município de Itaporanga; A implantaçõ do Laboratório de Prótese Dentária; A implantação do Núcleo de Apoio a Unidades dos Postos de Saúde da Família (PSF); E, logo, estaremos entregando o PSF da Vila Mocó", disse o secretário.
Uma das entrevistadas, a coordenadora de Imunização (Adelânia) falou do desafio à frente do setor: "Estou assumindo a coordenação de Imunização agradecendo a confiança depositada pelo prefeito Dr. Djaci Brasileiro e pelo secretário Dr. Gaudêncio Mendes e, de início, podemos dizer que lutaremos para melhorar os indíces de vacinação que em Itaporanga está aquém do que determina o Ministério da Saúde. Uma das primeiras medidas que adotamos é quanto a ampliação do horário do setor de vacinação que, agora, atenderá todos os dias, de manhã e tarde", discorreu Adelânia (foto acima).
Gaudêncio informou, ainda, que logo após o carnaval estará sendo finalizando o processo de informatização da Farmácia Basica do Município e já depois será realizado um recadastramento de todos os hipertensos e diabéticos, para assim não haver mais problemas quanto a entrega desses medicamentos. Foi lembrado, também, que há um pleito da secretaria quanto a possibilidade de se implantar em Itaporanga uma unidade de Zoonoses, para o cuidado e tratamento de animais encontrados nas ruas da cidade.
Ricardo Pereira
0 comentários:
Postar um comentário