Festa da Padroeira
Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!
Diplomação dos Eleitos
Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!
Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!
A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!
Zé do Agreste
Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!
As Razões de Ariosvaldo Ferreira
Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!
Atenção estudantes do Vale do Piancó
A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Parabéns ao Clã Costa Barros
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Está Chegando a Hora.
(Reynollds Augusto)
Tudo pronto para que se permita que uma das melhores expressões da democracia se realize a contento: o povo votando.
Juízes eleitorais estão a postos recomendando aos “seus” agentes como se proceder na hora do “espetáculo”. O povo sairá de casa para emprestar o seu poder àqueles que irão conduzir os nossos interesses por um tempo não muito curto, mesmo considerando a relatividade temporal, pelas teses do Albert Einstein, defendendo que presente, passado e futuro é uma grande mentira e que o que existe na prática é a eternidade em um contexto de relatividade. E nessa eternidade o mesmo tempo pode passar rápido para uns e devagar, quase parando, para outros, ou seja, “viajamos para o futuro, mas para cada um ele passa de modo diferente” e o tempo para o cidadão que escolheu errado o seu agente político demora muito a passar e quase não termina e é por isso ser importante escolher bem. Pior ainda é voltar a um tempo que passou e que quando nos lembramos dele, vem aquele “friozinho na barriga”. A atual conjuntura nacional mostrou que quando se pretende usar essa “arma” que é o voto , em benefício da comunidade, a “coisa” da certo. E é por isso que esse tempo está passando tão rápido, mesmo sendo o mesmo e estamos praticamente no dia da eleição, que agora chega ligeiro.
Essa noite eu estava relendo as experiências vividas pelo marinheiro Paulo Conserva e mergulhei em um tempo de muita perseguição ,alvoroço, insegurança , medo, mas também muita bravura.Nós temos um herói itaporanguense que nos tempos da ditadura não se deixou abater pela pressão e massacre dos detentores do poder da época. Estou me referindo ao Livro “Navegando no Exílio” que não deve ser lido de um “gole só” ,como diz o Carlos Aranha, ao prefaciá-lo, e sim deve ser lido de “gole em gole” para que possamos entender a importância que a vida desse marinho “porreta” representou para a democracia que hoje experimentamos.
Claro que, ainda, os cidadãos escolhem seus representantes de maneira equivocada, por falta de visao política; mas tudo isso é um processo de evolução social que no tempo certo estará resolvido com a maturação do cidadão rumo ao sentido maior da democracia com vistas aos “belo e o justo”. A carga emocional do escritor é visível demonstrando a sua percepção psicológica no trato com os seus colegas marinheiros, também outros heróis, para defender os seus valores e os seus objetivos comuns. Houveram também os mentirosos, traidores, enganadores, próprios de espíritos atrasados que somos todos nós. Mas deixando de lado os que faziam esforços ao contrário; os outros, idealistas , com certeza, contribuíram para que estejamos vivendo esse momento atual.
Com a proximidade das eleições é bom que nós realmente escolhamos bem os nossos representantes, para que o tempo esteja a nosso favor e possamos usufruir de um equilíbrio social, com base no primado da justiça e da verdadeira democracia. Não venda e não troque o seu voto. Ele é a ferramenta do equilíbrio social. Bana os fichas sujas do meio político e eleja cidadãos sérios que realmente pretendam usar o seu poder para mudar a paisagem aflitiva do Brasil, “coração do mundo, pátria do evangelho”.
Estamos em plena liberdade política e se passou muita água embaixo dessa ponte para que nós pudéssemos viver esses momentos. Paulo que o diga. É claro que essa liberdade ainda está ofuscada pela prisão do pensamento equivocado, que para se transformar em consciência cidadã, ainda depende do tempo que nesse caso, passa vagarosamente. Mas a situação já foi muito pior.
Aprendemos na academia que cidadania é uma junção do status de nacional com o acréscimo dos direitos políticos e isso quer dizer que cidadão é o nacional que participa do processo governamental pelo voto, mais especialmente. E votar bem é imperioso, para que o nosso destino coletivo seja bem cuidado rumo ao equilíbrio na distribuição da riqueza desse país promissor e atualmente com menos injustiça social, mas vampirizado por muitos pseudos-políticos que são assassinos dos sonhos desta nação bela .
Há uma lei divina que se chama a Lei do Progresso e todos nós estamos submetidos a ela.Nada fica para permanecer e tudo existe para se aperfeiçoar e como ninguém pode deter essa marcha, no tempo certo chegará o equilíbrio,pois essa é uma força viva da natureza. Chegará o momento da plena consciência cidadã - também- que estará no âmago dos espíritos dos brasileiros. A questão 781 de O Livro dos Espíritos trata desse tema:
- É dado ao homem o poder de deter a marcha do progresso?
- Não, mas o de entravar algumas vezes
-Que pensar dos homens que tentam deter a marcha do progresso e de fazer a humanidade retrogradar ?
- Pobres seres que Deus “castigará”.Eles serão derrubados pela torrente que querem deter...
Cuidado em quem você votará!
Pense Nisso! Mas pense agora.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Pesquisa Vox Populi - 23/09/2010 - 19:38hs
Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quinta-feira indica que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, manteve a vantagem de 27 pontos percentuais sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), na corrida pela sucessão presidencial.
No levantamento divulgado pela Rede Bandeirantes e pelo portal iG, Dilma continuou com 51 por cento das intenções de voto, assim como Serra, que permaneceu com 24 por cento.
Marina Silva (PV) foi a única que subiu, de 8 por cento para 10 por cento. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa anterior foi divulgada em 17 de setembro.
A dez dias das eleições, o resultado indica que Dilma seria eleita em primeiro turno e que as denúncias recentes que derrubaram a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, ex-braço direito da petista na pasta, não tiveram impacto na intenção de voto dos dois principais candidatos.
O número de eleitores que não sabem ou não responderam à pesquisa é de 9 por cento, contra 11 por cento na anterior. Brancos e nulos somam 5 por cento e, juntos, os demais candidatos têm 1 por cento.
Dilma aparece à frente dos rivais em todas as faixas etárias, sociais e regionais pesquisadas pelo instituto. Ela também tem o melhor desempenho entre eleitores do Nordeste, onde recebe 67 por cento das intenções de voto -contra 16 por cento de Serra e 7 por cento de Marina.
No Sul, a distância entre Dilma e os rivais é menor. Ela tem 42 por cento, contra 37 por cento de Serra e 6 por cento de Marina.
Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma é citada por 44 por cento dos entrevistados. Serra recebe 21 por cento das indicações e Marina, 9 por cento.
A pesquisa, com 3.000 entrevistas, foi realizada entre os dias 18 e 21 de setembro.
transcrito por Jesus Fonseca
"Pobre Poder"
( Reynollds Augusto)
A idéia dos três poderes foi uma percepção de gênio. Até o momento não há experimentos de outras construções que tenham dado certo, para permitir o equilíbrio no uso do poder e de maneira mais democrática, mesmo que a plena democracia ainda esteja distante do ideal. Mas estamos a caminho e o “negocio” já foi pior.
Todos nós sabemos que a tese que vingou veio da cabeça do iluminista francês Charles de Montesquieu, um importante filósofo, político e também escritor. Alias me parece que a espiritualidade, que está sempre atuando para que a humanidade evolua e esqueça o seu umbigo, sempre “fustigou” às mentes pensantes, com inspirações de toda sorte e tudo isso para que o homem encontre o equilíbrio no relacionamento com o primado da boa convivência.
Na área da espiritualidade, a França também gerou para o mundo as teses que a princípio pareciam mirabolantes e improváveis, mas hoje plenamente comprovadas em laboratório. Refiro-me ao professor e filósofo Hipolit Leon Denizar Rivail, mais conhecido por Allan Kardec, que foi discípulo de Pestalozzi, o pioneiro da reforma educacional. Kardec compilou para a humanidade cinco grandes livros que tratam da vida em seus maiores aspectos e que provam que a morte “é coisa prá boi dormir” e todas essas informações foram repassadas pelos “mortos”, que estão mais vivos do que nós. Morre-se sim, o corpo, que é matéria e segue o seu ciclo de transformaçao biológica.
A grande verdade é que nesse momento o nosso corpo está morrendo e nem nos damos conta disso, perdendo a sua energia vital, que nos foi concedida para que possamos passar uma breve temporada por aqui e se separa desse instrumental, o espírito, individualidade pensante, que sobrevive a tudo e continua a sua escalada na estrada da vida, que não tem fim. São idéias que fermentaram na europa e foram disseminadas para o mundo. O Brasil é o herdeiro maior dessas informações e hoje as repassa ao mundo com melhor elaboração pela Dourina Espírita, que foi um neologismo criado da França por Kardec e que vingou bem nas terras do Cruzeiro do Sul .
Mas estamos em época de eleições e notamos que a maioria dos canditados estão em busca do poder pelo poder e isso é um grande problema, pois macula os entes administrativos, impedindo que a coisa pública seja direcionada para o seu fim primacial,o bem comum. Tem gente que pensa que cargo político é emprego e não sabe da sua “ missão” em representar uma parcela da população, para promover a justiça social. Aqui em Itaporanga eu fico lisonjeado com tanta gente diferente, mas que só aparece aqui por essas épocas. São os turistas políticos à cata de seu voto . Em São Paulo , se não me engano, dizem que Tiririca terá uma votação estrondosa. Deve ser o famoso voto de protesto, que nesse caso não é muito inteligente ou o famoso voto incosciente de uma parcela da população que não é politizada, ainda.
O poder , que é do povo, precisa ser “emprestado” a cidadãos conscientes e se nos enganarmos elegendo agentes políticos que não sabem o valor do Estado, sofreremos por muito tempo até que a mente cidadã evolua na escolha dos melhores.
Sonho com o voto distrital que virá, no seu tempo.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.
NACIONAL
Nosman anuncia adesão do vereador Saulo à sua candidatura
Conforme Nosman, a adesão foi resultado de um entendimento político entre o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) e o vereador Saulo, que a partir de agora passa a ser mais um soldado de Porcino na luta pela eleição de Barreiro Paulo à Assembleia Legislativa.
Nosman recebeu com muita alegria a notícia e acredita que nos próximos dias outras adesões serão anunciadas. “Todos os dias nós recebemos novos apoios, por isso nossa campanha tem crescido muito e meu sentimento é que agora Itaporanga e o Vale terão um filho na Assembleia”, comentou Nosman.
Além do apoio de Antônio Porcino, que tem sido fundamental para o crescimento de sua candidatura, e agora do vereador Saulo, Nosman acumula outros importantes apoios em Itaporanga e em todo o Vale.
Nosman Barreiro Paulo tem um programa de ação parlamentar voltado diretamente para o Vale, região que, conforme ele, tem sido muito prejudicada nos últimos anos por falta de representação política.
Música e oração nos quatro anos da morte de Padre Zé
Na tradicional missa do domingo, orações, palavras e cânticos lembraram a passagem de Padre Zé pela vida e pela paróquia local, comandada pelo sacerdote cajazeirense por meio século.
Próximo ao meio-dia desse domingo, horário da morte de José Sinfrônio de Assis Filho, os sinos da Matriz repicaram tristemente.
A filarmônica Cônego Manoel Firmino, uma das obras do monsenhor, homenageou Padre Zé com uma retreta em frente à Matriz.
Estudantes do Diocesano, escola criada por Padre Zé, participaram de um momento de oração aos pés do Cristo Rei, uma outra obra de José Sinfrônio de Assis, que faleceu no hospital da Unimed, em João Pessoa, no dia 19 de setembro de 2006. Foto (Marcos Oliveira) - em uma de suas últimas imagens, Padre Zé contempla, da janela do seu quarto, uma de suas grandes obras.
www.folhadovali.com.br - foto: Marcos Oliveira
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Vinte anos do Cesb de Boa Ventura
( Reynollds Augusto)
Foi uma tarde agradável em que todos ficaram emocionados com a festividade simples, mais de grande valia para todos nós. A presidente do Cesb presenteou a Federação Espírita Paraibana com um Cd de fotos diversas da instituição desde o seu início e José Raimundo afirmou que iria levá-lo a Brasília na ocasião da próxima reunião do conselho federativo da Federação Espírita Brasileira para divulgar o nosso trabalho.
É o Cesb contribuindo para um mundo melhor.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Paraíba é maior produtor de leite de cabra do país
Detentor de 91% do rebanho de caprinos do país, a região Nordeste ganha importância no cenário mundial para o desenvolvimento da caprinocultura como oportunidade de negócio. Ontem à noite, foi aberta no Recife a 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010) com a palestra “Desenvolvimento na criação de pequenos ruminantes para alcançar os objetivos do milênio” com o pesquisador Antonio Rota (IFAD), de Roma.
O evento, que se realiza a cada quatro anos e não acontecia no Brasil desde 1987, se estende até sexta-feira, 23 de setembro. A programação inclui simpósios, palestras, fóruns e debates com cientistas, técnicos e criadores dos cinco continentes. Além disso, haverá festival gastronômico de diversos cortes de caprinos, desfile com produtos derivados do animal e uma reunião com as entidades que formam o Aprisco Nordeste.
Para o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Roberto Germano Costa, é perceptível a importância econômica e social da caprinocultura no semiárido nordestino, onde as condições climáticas dificultam a exploração agrícola de culturas tradicionais.
“Pelo tamanho do rebanho, a atividade na Região já consolidou sua importância e viabilidade e começa a despertar o interesse de criadores com visão empresarial. Atualmente, a importância econômica e social dos caprinos criados no Nordeste do Brasil reside na produção de leite e carne, para alimentação das populações de média e baixa renda, como fonte de proteína animal de baixo custo, e na produção de peles, que é mais uma fonte de renda”, avalia Germano.
De acordo com os dados do IBGE, a região Nordeste concentra mais de 8,5 milhões de cabeças de caprinos (91% do rebanho do país). Os estados da Bahia (2,3 milhões) e Pernambuco (1,7 milhão) lideram em número de cabeças. A Paraíba detém o quinto maior rebanho (624 mil), mas registra a maior produção de leite do país (18 mil litros/dia).
O gestor do projeto Aprisco Nordeste e superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, diz que a realização da 10ª Conferência Internacional de Caprinos é mais um evento internacional que acontece na região para somar na intensificação de intercâmbio global, apontando tendências, experiências e pesquisas do setor dos últimos anos.
“No ano passado, realizamos o 4º Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte (Sincorte) em João Pessoa, que contou com a presença de renomados técnicos nacionais e internacionais, empresários e produtores da área. No mês de junho deste ano, o Sebrae Nacional em parceria com o Projeto Aprisco Nordeste enviou 22 pessoas entre técnicos e representantes de entidades à Espanha e Portugal para conhecer as práticas e experiência bem sucedidas da ovinocaprinocultura nesses dois países. O IGA é um evento mundial que chega ao Brasil e, particularmente, ao Nordeste em função do apoio do projeto Aprisco, Sebrae, INSA e da UFPE Rural, o que demonstra força de articulação das entidades na Região”, declarou.
Para Luiz Alberto, o IGA chegou no momento oportuno, quando o Aprisco começa a articular o desenvolvimento sustentável e integrado da caprinovinocultura nos nove estados do Nordeste. “Esses eventos somam para um horizonte que queremos da caprinocultura na Região: uma atividade economicamente sustentável, ambientalmente correta e conectada com o Brasil e o mundo dentro de um contexto de mercado, pois vivemos – queiramos ou não – numa economia globalizada”, lembrou Luiz Alberto.
O pesquisador da Emepa-PB, Wandrick Hauss, diz que o projeto Aprisco tem três desafios para vencer e se tornar dentro de uma década numa atividade relevante para na Região Nordeste.
“Os proprietários de estabelecimentos rurais precisam avançar na gestão do segmento e tratar a caprinocultura como um negócio, incorporar os avanços tecnológicos como meio para elevar a produtividade e melhorar sua competitividade para agregar valor aos produtos. Além disso, deve promover a mudança de seu modelo que é predominante tradicional (baixa produção) para de escala como forma regularizar e oferecer segurança ao mercado, ampliando assim sua eficiência”, apontou Hauss.
A Conferência Internacional sobre Caprinos é promovida pela International Goat Association (IGA), associação sem fins lucrativos cuja missão é promover a pesquisa e desenvolvimento da caprinocultura para o benefício da humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas no mundo.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Sabendo ou Sentindo?
(Reynollds Augusto)
Eu sou um admirador do Evangelho de Jesus e um leitor contumaz. Vivo tentando resgatar a essência da mensagem do mestre que está contida nas entrelinhas para desvencilhar um pouco das interpolações que o interesse e o tempo permitiram que houvesse. Interpretar é complicado, pois o resultado vai depender do grau de maturidade do ser que interpreta. Em verdade no evangelho não há aquela pureza “bruta” e os apóstolos escreveram o que ele teria dito e nem sempre registramos com eficiência o que ele dissera. Talvez as parábolas, as historietas, tenham sido mais bem concebidas, pois conseguimos gravar melhor esses episódios e o seu uso foi estratégia do mestre para que a essência dos seus ensinamentos não se perdesse. Foi uma tática inteligente usar os acontecimentos do campo para ensinar a um povo pastoril as grandes verdades que deveriam ser aprendidas.
Aqui em nossa casa nós temos um dia por semana para nos reunir em torno do Evangelho de Jesus e utilizamos “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPÍRITISMO, que nada mais é do que as passagens do mestre, que interessam, selecionadas para compor o nosso mundo íntimo e nos preparar para imprimir em nosso comportamento os grandes princípios morais que ele nos deixou, pois o mais importante é sentir, vivendo o que se aprendeu do que saber, se esquivando do que se estudou. Isso se chama educação.
Infelizmente nós só aprendemos, de verdade em casa, ou deveríamos aprender. A escola, a academia, instrui; mas só a família preparada e educa para que os filhos possam usar bem a ferramenta da instrução visando a harmonia geral. Quando a sociedade vai mal é que a família vai mal. Os nosso políticos são o reflexo de uma sociedade que não educa e da família despreparada. Um ser educado que se instrui vai ser uma força viva do equilíbrio social produzindo para o bem comum e um ser instruído que não foi educado, vai usar mal a instrução e realizar toda sorte de equívocos, gerando dissabores das piores espécies, nos setores variados, como vemos aí nos noticiários da má notícia que as televisivas trazem ao nosso lar. E nada mais é do que o fracasso da família, da educação. Por isso primeiro a educação e depois a instrução e essa missão é dos pais. Educar para que o filho se torne um “homem de bem” e saiba escolher a” melhor parte” dizendo “sim, sim, não, não”.
O grande Paulo de Tarso foi um daqueles que nos ensinou que o Evangelho de Jesus tinha um caráter universalista e que não estava posto apenas para os judeu ou mesmo os cristãos, pois também foi feito para os “gentios” e é de todos os tempos. Às vezes eu ouço entrevistas na televisão de psicólogos que tratam de como educar os filhos e eles não estão acrescentando nada de novo. Podem até dar uma roupagem diferente às teses, mas nada mais do que Jesus já tinha dito a mais de dois mil anos. Nenhuma novidade.
O professor Kardec em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” dizia:” Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos: Os atos comuns da Vida co Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento dos seus dogmas e o ensino moral. As quatros primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, se conservou constantemente inacatável”. Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É terreno onde todos os cultos podem reunir-se, estandarte sob o qual podem todos colocar-se, quaisquer que sejam suas crenças, porquanto jamais ele constitui matéria de disputas religiosas, que sempre e por toda parte se originaram das questões dogmáticas.
Acrescenta o codificador:
Para obviar a esses inconvenientes, reunimos, nesta obra (O evangelho Segundo o Espiritismo) os artigos que podem compor, a bem dizer, um código moral universal, sem distinção de culto (...).
Não basta saber. É preciso sentir.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.
Artistas do semiárido paraibano debatem criação de rede cultural
O que o clássico “Águas de Março”, de Tom Jobim, tem a ver com o sertão paraibano? A música ilustra um videoclipe – disponível no site YouTube – do entardecer no açude Estevam Marinho, município de Coremas. São belas imagens feitas pelo jovem Kennel Rógis, de 21 anos, estudante de Administração, cujo desejo, porém, é ser cineasta. Ele concorreu ao edital Microprojetos Mais Cultura do Semiárido e foi selecionado com o projeto “Travessias”: um dos 169 contemplados pelo Ministério da Cultura no estado da Paraíba.
Na quinta-feira (dia 9), a partir das 9h, responsáveis por estes projetos paraibanos têm encontro marcado com representantes do MinC no Centro Cultural Banco do Nordeste da cidade de Sousa. O objetivo é discutir a melhor forma de construir uma rede de comunicações para que esses projetos possam permanecer em contato. Outro foco é a troca de experiências entre as pessoas presentes no evento.
Encontros entre iniciativas premiadas pelo Microprojetos Mais Cultura do Semiárido acontecem nos 11 estados que formam a região. O primeiro foi em Sergipe, em junho deste ano. Também Bahia, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas já trocaram experiências. O edital selecionou 1.185 projetos, com investimento superior a R$ 13 milhões.
Mar de água doce – O clipe que usa a música “Águas de Março” mostra um entardecer poético na visão de Kennel Rógis. É com essa mesma linguagem que ele pretende utilizar na produção do curta-metragem “Travessia”. “Minha cidade [Coremas] tem uma peculiaridade muito especial: o açude Estevam Marinho que se destaca como o oásis do sertão paraibano, não só pela sua beleza e imensidão, mas também pelo potencial de piscicultura nele presente”, explicou Kennel. “Muitas pessoas tiram seu sustento ou estão de alguma forma ligadas às águas do nosso reservatório. Daí surgiu a ideia de documentar isso num curta-metragem”.
O jovem cineasta amador vai contar essa história por meio da agricultora Dona Teresa, do pescador “seu” Zé Nilton e da estudante Jaqueline. “O filme tenta acompanhar um pouco da vida dos personagens que precisam atravessar o “mar do sertão” para sobreviver (não veja isso como sacrifício, a travessia faz parte deles, é física, mas é também de tempo, há pessoas que atravessam o reservatório desde que nasceram). É gente de sangue forte, batalhadora!”. Com o dinheiro do prêmio, Kennel vai poder contratar pessoas para ajudá-lo na produção e promover a exibição de “Travessia” pelo município de Coremas. “Isso pode contribuir para que os moradores valorizem mais a cultura local, seu povo, sua história”.
Outras histórias – A poesia também marca o projeto “Obra Literária de Poetas Populares Regionais”, coordenado pela Fundação José Francisco de Sousa, no município de Itaporanga, que fica no Vale do Piancó, Alto Sertão da Paraíba. José Francisco disse que há quatro anos foi realizado um concurso de poesias que reuniu pessoas de todo o Vale. “Desde então, iniciamos uma luta para a publicação dos 16 melhores trabalhos, o que só foi possível quatro anos depois graças ao Microprojetos Mais Cultura. O resultado foi o livro ‘Vale: Rimas e Reflexões’”.
José Francisco informou ainda que o livro lançado no dia 25 de junho deste ano foi distribuído gratuitamente em Pontos de Leitura, nas bibliotecas públicas e nas escolas do Vale do Piancó. “O livro estimulou e valorizou os artistas literários regionais, além de oferecer ao público e a escola oportunidade de conhecer seus próprios valores artísticos”. Agora José Francisco quer fazer um concurso de repentistas e mais um de poesias. Estes são outros sonhos que ele certamente vai trabalhar para concretizá-los.
Serviço: Encontros Microprojetos Mais Cultura do Semiárido - Paraíba
Quando: quinta-feira, 9 de setembro, das 9h às 18h
Onde: cidade de Sousa/PB, no Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro
Mais informações: comunicação SAI/MinC (61) 2024-2325/2335
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
A Culpa é do Tom e Jerry
A culpa é de Tom e Jerry
(Rossandro Klinjey)
A culpa de o pastor Terry Jones ter ameaçado queimar uma cópia do Alcorão é de Tom e Jerry, de Piu-Piu e Frajola, de He-man e Esqueleto, de Superman e Lex Luthor, enfim de todos os desenhos e filmes de nossa infância que reforçaram a idéia de um mundo maniqueísta, dividido entre o bem e o mal, sendo o bem sempre nós mesmos e nossa forma de ver o mundo e o mal os outros, o diferente e incompreensível outro.
Certamente que o pastor Jones não representa o pensamento da maioria dos evangélicos americanos, descendentes dos fundadores daquele país, que ao fugirem da Inglaterra para ter liberdade de culto, desenvolveram uma nação democrática, tanto que estão prestes a liberar a construção de uma mesquita nas proximidades do local dos ataques de 2001 ao World Trade Center, pois entendem que aquele ataque não foi planejado e executado pela comunidade mulçumana internacional, mas por um grupo radical que se equivoca profundamente na leitura do conceito de Jihad (empenho pessoal na conquista da fé) e levantando a bandeira de uma guerra santa.
A diferença entre o pastor Jones e um radical islâmico é nenhuma, pois todos dois acham que estão do lado do bem e que o outro é a representação viva do mal. Os radicais islâmicos ou cristãos são minorias em ambas as sociedades, mas são ruidosos em suas ações. Pode-se alegar, é bem verdade, que o pastor Terry Jones não matou ninguém, ao contrário dos seguidores de Osama Bim Laden, mas está em jogo muito mais do que um simples comportamento patético do pastor Jones. Historicamente, e falo das cruzadas da idade média, os cristãos mataram muito mais os mulçumanos do que o contrário, de forma que existe uma dívida histórica ainda não sanada que alimenta um ódio latente sempre pronto a eclodir, ainda mais quando, numa atitude transloucada, alguém ameaça queimar uma cópia do livro sagrado de uma religião.
Terry Jones desistiu, mas insuflou outros fanáticos americanos a desrespeitar o Alcorão. A única coisa que se conseguiu com esses gestos foi fornecer combustível ideológico aos radicais islâmicos que agora têm imagens claras do Alcorão sendo queimado ou rasgado em várias partes do Estados Unidos, o que irá reforçar a idéia de que a América, e por extensão todo o mundo cristão ocidental, são contra o islã.
As repercussões a um gesto como esse são imprevisíveis, ainda mais agora com a saída do exército americano da infeliz invasão do Iraque. Do barril de pólvora em que está se transformando o Paquistão, um país mulçumano que, é bom lembrar, possui armas nucleares. Fustigar os radicais islâmicos é, no mínimo, contraproducente. Basta lembra as reações às charges feitas por cartunistas da Dinamarca a Maomé, quando o mundo islâmico explodiu em revolta.
É claro que a solução para isso está longe de iniciativas simplistas e de uma análise superficial do potencial conflito por trás deste gesto intolerante, já que o comportamento do pastor Terry Jones é tão imprevisível quanto às reações dos radicais islâmicos.
A bem da verdade o Terry Jones se coloca como o representante do que se chama de América profunda, aqueles cidadãos arraigados aos valores mais tradicionais, que estão confusos com as novas configurações que o mundo está tomando, onde as fronteiras de moderados e radicais se apagam, e o mundo mulçumano se aproxima, na visão destes tradicionalistas, perigosamente da América. O próprio presidente Barack Hussein Obama, um descendente de mulçumano, é um representante dessa nova realidade, inesperada e temida.
A discussão sobre tolerância se aplica a todos os que têm uma visão secular do mundo, mas não para os radicais religiosos, sejam estes cristãos ou mulçumanos, visto que para eles não existe tolerância nenhuma, e isto é o que assusta.
Depois de um governo George W. Bush extremamente desastroso em sua política externa, especialmente com o mundo mulçumano, Obama pareceu querer construir uma nova imagem da América, quando permitiu a construção da mesquita próxima ao local do atentado em Nova York, para acalmar a fúria dos radicais islâmicos. Ele se esqueceu de combinar com radicais cristãos, por que, afinal de contas o mundo não é preto e branco, ou simples como o mundo de Tom e Jerry, o bom e o mal estão em toda parte, inclusive no nosso quintal.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Prefeito de Itaporanga diz que Vereadores perderam a cabeça por dinheiro nesta campanha
“Não surtiu efeito; fez foi complicar mais. O eleitor pequeno, em si, mantém a sua integridade. O grave acontece com eleitores mais evoluídos, exemplo de vereadores, que viraram a cabeça”, acusou Djacy Brasileiro.
Djacy afirmou que está vivendo a ansiedade do pleito terminar para que as administrações voltem ao normal. “Querer o melhor para o município não é correr atrás de migalhas dadas por candidatos com dinheiro para favorecer vereadores. Eles, o vereadores, não pensam mais na população”, desabafou Brasileiro.
Semana da Pátria 2010
Peti, ProJovem e Cras - Desfile
Poucas autoridades prestigiaram o encerramento do desfile e o arriamento das BandeirasDepois do desfile, lanche para todos os participantesA Bandinha do PETI animou o lanche
O Conselho Tutelar, como sempre, marcou presença, com Roberta e Júnior