Projeto ainda tem um longo caminho, mas vai de encontro aos interesses dos pequenos municípios
Está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 261/13, que aumenta os repasses da União para os fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM). Se aprovada, a proposta poderá beneficiar todos os municípios do Vale, que têm no FPM a sua principal fonte de recursos.
Segundo a PEC, “o percentual da arrecadação do Imposto de renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), transferidos para os entes federados sobe de 48% para 50%, sendo um ponto percentual para o FPM e um ponto percentual para o FPE”. Os IR e o IPI são fomentadores dos dois fundos, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
A PEC propõe ainda que “os recursos adicionais ao FPM sejam entregues às Prefeituras até o décimo dia do mês de julho, enquanto que os recursos ao FPE serão entregues até o décimo dia do mês de dezembro de cada ano”. Atualmente, o FPM recebe 23,5% da arrecadação dos dois tributos federais, e o FPE, 21,5%.
A PEC é de autoria do deputado federal Júlio César (PSD-PI), e representará um aumento de R$ 3 bilhões a mais para cada fundo caso seja aprovada. “A medida justifica-se como uma compensação para os estados e municípios pelas perdas decorrentes das desonerações de tributos federais implementadas pelo governo Dilma Rousseff”, afirmou o parlamentar ao site oficial da Câmara.
Para o parlamentar, a PEC “É uma medida justa, sobretudo se considerarmos as crescentes responsabilidade que estados e municípios vêm assumindo, por exemplo, nas áreas de saúde e educação”.
A PEC 261/13 será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, passará por uma comissão especial antes de seguir para o Plenário, onde deverá ser votada em dois turnos.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
PEC em tramitação no Congresso garante mais recursos do FPM para municípios do Vale
Folha do Vale
0 comentários:
Postar um comentário