sábado, 2 de agosto de 2008

E Eu Poderei subir em Palanque?

por Lucas

É impressionante, meu caro Saulo, como muita gente boa ainda não tenha entendido o nosso objetivo, aqui, nos SITES de Itaporanga. Em alguma dessas matérias que escrevi, mostrei que, não necessariamente, ao optarmos por determinada situação, estaremos sendo pró ou contra a uma terceira ou quarta situação que surjam. Como exemplo, citei que, por não se gostar de comida quente, ter-se a obrigação de a querer fria, esquecendo-se da terceira opção, morna. Quero frisar, mais uma vez, que não é o meu objetivo, e creio que o de Saulo, fazer campanha política para candidato A ou B ou C. Que a vontade do eleitor seja respeitada, afinal de contas, quem irá usufruir os louros ou sofrer as agruras de uma boa ou má administração é o povo que soube ou não soube escolher o seu representante.

Assim, aqueles, “marinheiros de primeira viagem”, que estão votando pela primeira vez, terão o direito, mais tarde, de reclamar, de criticar uma má administração daquele a quem ele elegeu, entretanto, os que já conheciam determinado candidato, que já tinham presenciado seu desmando, que sabiam que seu governo era em prol de um só grupo e ainda assim sufragaram seu nome, se porventura, houver a repetição dos mesmos erros, advindo com isso uma péssima administração, estes eleitores devem permanecer de boca fechada e amargarem por mais quatro anos os frutos de seus erros. Um político só repete sua má atuação, ele só comete corrupção porque recebeu respaldo do seu eleitor para assim o fazer.

Somos filhos, com muito orgulho, de Itaporanga, não seus eleitores, mas sempre sonhamos e desejamos o seu desenvolvimento. É dentro, portanto, deste contexto que sabemos ser de difícil alcance esta meta sonhada, se a prática dos feudos, das oligarquias, continuar com seu domínio em nossas plagas. Não são minhas a pergunta e a resposta que se seguem: ” Haverão homens que estejam, por natureza, destinados a serem propriedades de outros homens?
Resposta: “É contrária à lei de Deus toda sujeição absoluta de um homem a outro homem. A escravidão é um abuso da força. Desaparece com o progresso, como gradativamente desaparecerão todos os abusos.”. Eu concordo e digo mais, é pensando na extinção deste abuso, que muitos políticos pouco fazem pelo Progresso e pelo Bem-estar daqueles que o elegem.

Há muitas pessoas ditas bem instruídas, mas que de repente, como num passe de mágica, levadas, talvez, pelo fanatismo político, deixam-se cegar momentaneamente, misturando idéias e pensamentos. Eu me lembro muito bem, há algum tempo, censuras que foram feitas a Rainério por ele ter comparecido à casa de determinado político a cata de alguma notícia para seu SITE. Aconteceu, na época, que misturaram sua Pessoa Jurídica com sua Pessoa Física e confundiram o Jornalista com o Cidadão. Coisas do tipo: “como é que ele teve coragem de ir à casa do tal político quando votara contra o mesmo!”. Ora bolas! Este Moço, juntamente com Ariosvaldo Ferreira, têm demonstrado um senso jornalístico incomum. Nos seus SITES, a variedade de matérias de vários cunhos políticos se faz presente a toda hora, diuturnamente. Eles, enquanto cidadãos, por certo, têm suas preferências eleitorais, mas nem por isso usam de mesquinhez, como já vimos em algum noticioso daí de Itaporanga, para tolherem as idéias, os pensamentos escritos de alguém, nem utilizam, sequer, da Ferramenta Eletrônica que possuem para extravasarem suas ideologias em prol de algum candidato, de alguma Legenda, pois assim o fazendo, não mereceriam o epíteto de Jornalista. Parabéns aos Dois!

Prezado Saulo, como falei noutro artigo, às vezes Itaporanga gosta de marchar, ou deseja, na contra mão das Leis vigentes no País! Então, a título de lembrete, é bom se recordar que o Ministério Público Eleitoral lançou alguns avisos para aqueles ditos “Vira-Casacas”. Tais Políticos não podem subir em palanques daqueles que são contrários ou adversários de sua Legenda. Traduzindo: político do Partido PAA, por exemplo, mas que apóia o candidato do Partido hipotético BDU, não poderá subir no palanque deste Partido. Tem mais! Quem não trocou de Partido antes de 27 de março está sujeito às restrições da Lei assim como os “Vira-Casacas”. Segundo o Jurista Ricardo Sérvulo, uma simples gravação de celular, duas ou mais testemunhas que comprovem o ato de infidelidade, são suficientes para que a Justiça seja acionada. Outrossim, lembramos também que filiados, dirigentes, detentores de mandato eletivo, todo ele deve obediência ao Partido, e claro, tem deveres para com sua agremiação, observando o que “reza” o Partido. Apenas isto!

Dias atrás, quando falava da tentativa de invasão a Itaporanga por parte das tropas de Zé Pereira, Caudilho de Princesa Isabel, citei o Padre Lopes, adepto da doutrina política do Caudilho Princesense, que entrou a cavalo em nossa cidade, solicitando ao povo que abandonasse Itaporanga, segundo ele, a fim de se evitar um banho de sangue, quando, na verdade, ele queria a entrada fácil das tropas invasoras. Pois não é, prezado Saulo, que tal artimanha se faz presente nestes dias que antecedem o pleito municipal? Pasme! Cidadãos se dizendo compadecidos ou preocupados com a saúde do prefeito seguem os passos daquele Vigário. Veja que pensamento sugestivo, este que li, recentemente: “Para outras pessoas mais realistas, porém, seria mais sensato Antônio Porcino esquecer a política e cuidar da saúde e da sobrevivência física. Com os problemas que vão surgir com a vinda do Tribunal de Contas, segundo essas pessoas, requisitado por Zé Silvino, Antônio Porcino correria sério risco de recaída, em Itaporanga.”. Quero só informar que os itaporanguenses não foram na do Padre Perrepista, permaneceram em Itaporanga e conseguiram rechaçar os invasores.

Outro dia, quando redigia uma destas matérias, um amigo meu falou-me que eu estava a perder tempo, pois o eleitor sertanejo era facilmente enganado pela politicagem votando, na maioria das vezes, em candidatos que não mereciam seu voto. Fui obrigado a concordar, em parte, naquela ocasião, mas vendo as estatísticas do analfabetismo no Vale do Piancó, fiquei apreensivo. Itaporanga é o maior colégio eleitoral do Vale do Piancó, como nos mostra a tabela abaixo. Em números absolutos é o segundo município com mais analfabetos, perdendo apenas, para Conceição. De posse desses números elaborei várias tabelas, para que pudéssemos fazer uma melhor análise. Concluímos, com assombro, que se o analfabeto também tem o direito ao voto, implica dizer que 34,83% do eleitor do Vale são compostos de analfabetos. Levando-se em conta, ainda, que entre os 65,17%, que se dizem alfabetizados, há muitos que mal sabem assinar o nome e ainda outros que não completaram o primário, os chamados semi-analfabetos, resta um pequeno percentual de pessoas esclarecidas, aptas a votarem independentemente. Vi estatísticas relacionando o número de analfabetos à quantidade de habitantes de cada município ou, mesmo, do Vale, o que é um engano, pois nem todos habitantes de uma determinada Região, participam dos pleitos como eleitores, tais como os menores de idade, etc. A tabela abaixo nos mostra os Municípios classificados pelo número de Eleitores:














Esta outra, abaixo, nos mostra os municípios classificados pelo percentual de analfabetismo em relação à quantidade de eleitores de cada colégio eleitoral do Vale. Notamos que, relativamente, Santana de Mangueira é aonde há mais eleitores analfabetos, 44,62% dos votantes daquela Comuna. Itaporanga aparece em penúltimo lugar com 28,77%, o que de certa maneira, é menos preocupante em relação ao montante do Vale. Pedra Branca, percentualmente, é aonde existe menos eleitores analfabetos, 27,06%. São números que preocupam! São percentuais que nos falam de como o eleitorado, em todas as cidades do Vale, é manipulado pela politicagem desonesta, em nossa Região.

Nesta outra, abaixo, a classificação dos municípios é feita pela quantidade de analfabetos, logo, em termos absolutos de analfabetismo. Conceição surge em primeiro lugar com 5039 analfabetos e Itaporanga em segundo com 4661. Quem tem menos, é o município de Curral Velho com 718, mas não é nenhum mérito, pois seu percentual em relação ao número de eleitores é bastante alto, 34,16%.

Então, como podemos notar, é em cima dessa aberração que a maioria dos políticos se esbanjam no, e pelo, PODER! Talvez seja esta a razão de grande maioria de prefeitos e vereadores eleitos trabalhar (quando trabalha), apenas, pela sede, pela Cidade, jamais por todo município, com seus distritos, sítios e circunvizinhanças.

É uma pena, todos os Valenses não terem acesso à Folha do Vale! A Página Dois da Folha nº 136 traz duas matérias, “Alternativas para o Desenvolvimento” e “Mandamentos dos Eleitores Sertanejos”, dignas, mesmo, de um grande Jornal. Em nossos dias, quando grande parte da Mídia, a serviço das Elites e do Capital estadunidense, procura a todo custo a derrocada dos Governos Socialistas do Continente, dificilmente iremos encontrar nas Imprensas, principalmente na Escrita, artigos tão ricos e elucidativos, cheios de advertências a incautos eleitores, quanto estes de nossa Folha do Vale. Aqui, acolá, encontramos matérias independentes passadas a nós, sem medo, sem susto, sem bajulação, sem mesquinhez, por Verdadeiros e Intrépidos Jornalistas, como Mino Carta em suas crônicas na Revista Carta Capital.

Alerta, pois, eleitores de todo Vale do Piancó!
Apenas, como título de observação! Se analisarmos bem, alguma matéria política aí por baixo, iremos notar que um tiro saiu pela culatra, não era bem assim que as coisas deveriam acontecer!

0 comentários:

Postar um comentário