Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

quarta-feira, 31 de março de 2010

ALCOOLICOS ANONIMOS E O GRUPO REDENÇÃO DO VALE

.
Inicialmente quero me reportar a mensagem de Jesus Fonseca que muito me emocionou, que me arrancou lágrimas e em seguida dizer da minha gratidão pelos Sites e Blogs da Região que se dirigiram ao nosso querido A.A. e aos irmãos do Grupo Redenção do Vale e seus servidores entre eles Ivanildo A.N.

Devo dizer a todos que se dirigiram a nós membros da Irmandade e à propria Instituição que temos alguns princípios e dentre eles tem o principio da Simbologia onde cada coisinha daquela que tem dentro do nosso brasão tem um significado que não pode ser mudado a pedido dos fundadores e que sempre será preservado.

Hoje é 31 de março de 2010 e mais uma Conferencia Nacional de AA teve inicio hoje em São Paulo e isso significa que estamos em plena atividade em todo Brasil.

Vamos agora nos dirigir a população do Vale do Piancó e aos visitantes deste SITE e dos Blogs de Herculano e Rainerio para que vocês possam conhecer a História do Grupo Redenção do Vale que continua salvando vidas e que tem companheiros como: Luis C.; Paulo M.; Ivanildo A.N.; M. Ferreira entre outros que não se cansam de fazer esse trabalho magnânimo de compartilhar experiencias com as pessoas portadoras do alcoolismo.

Eis a história do Grupo Redenção do Vale:

J. M. Sucupira, filho natural de Curral Velho e com toda sua parentada em Itaporanga, ingressou em Alcoólicos Anônimos na cidade de Patos e imediatamente já fez planos para fundar um Grupo naquela cidade.

Certa vez Sucupira foi ao Vale do Piancó, e em um dia de feira da cidade de Itaporanga, começou a repassar para alguns parentes e amigos que lhe ofereciam bebidas, que está parado de beber e explica para todos como alcançou tal intento, sua explicação ganha dimensão e todas as pessoas o incentivam a fundar um negócio daquele na cidade.

Conversando com Nalva, Dalva e Neilde, conhecidas em Itaporanga como as meninas do Padre Firmino, Sucupira é informado que existe um contador do Recife que está na cidade e que também parou de beber no tal A. A. Esse contador é casado com Maria Aparecida que foi criada pelas meninas do Padre. Segundo as meninas ele está muito interessado em trazer a mensagem a Itaporanga. Tão logo soube desta notícia, foi conversar com o contador e numa visita bem informal falaram muito a respeito de A. A. e planejaram a criação de um grupo.

Saíram pelas ruas da cidade fazendo as primeiras abordagens e tiveram aceitação bastante animadora para marcarem uma reunião para o dia 27 de março de 1974, no escritório de contabilidade de um dos abordados conhecido pelo nome de Olegário Alves (Chimba).

E como foi programado, às 20,00 horas daquele dia foi feita a primeira reunião e ali mesmo escolheram e batizaram o grupo com o nome “Redenção do Vale de Alcoólicos Anônimos”. A reunião foi coordenado pelo tal contador do Recife por nome Newton e estavam presente o companheiro Sucupira, além dos abordados: Olegário Alves, Olegário Cascavel, José Pereira e Luis Alventino.

Durante a reunião os Companheiros Newon e Sucupira, explicam como é o verdadeiro funcionamento da irmandade, ensinaram aos visitantes a Prece da Serenidade e fizeram doze perguntas do livreto: “Por que você deve procurar o A. A.” Finalmente foi feita a perguntam de quem concordaria em entrar na irmandade e todos aceitaram. Sendo que a primeira manifestação foi do visitante José Pereira que teve como padrinho Sucupira; Olegário Cascavel foi o segundo e seu padrinho foi José Pereira; depois foi a vez de Olegário Alves que teve com padrinho Olegário Cascavel e finalmente Luis Alventino foi apadrinhado por Olegário Alves.

Dessa forma estava iniciado o A.A. de Itaporanga e desses que iniciaram, Olegario Carcaval, Olegário Alves e Jose Pereira faleceram sóbrios e o Luis Alventino continua fazendo a história do A.A. de Itaporanga, juntamente com Agápio S., J. Almeida, Mário F., J. Jerônimo, Chico Anjo, Ernesto e mais outros que iniciaram depois e fizeram com que o A. A. daquela cidade crescesse e hoje temos ali os seguintes grupos: Redenção do Vale; Caminho, verdade e vida e Alto das Neves.
Portanto, o A. A. em Itaporanga, hoje é uma realidade que cada vez se consolida muito mais e vai salvando vidas naquela Região Sertaneja.

Matérias Relacionadas:

Uma Gigante em Nosso Meio
Grupo AA Redenção do Vale - 36 Anos de Serviço
AA Itaporanga: 36 anos de luta contra o alcoolismo
AA Itaporanga: História
Os 36 anos de uma obra pela vida
.

Uma Gigante em Nosso Meio

por Jesus Soares da Fonseca

Parabéns a esta Jovem que chegou ao Vale do Piancó, há 36 anos, trazendo na bagagem, o AMOR, a ESPERANÇA, a Salvação e Redenção de muitas famílias que viviam aflitas, em desespero, vendo seus entes queridos sucumbirem sem esperança alguma, sem nenhuma perspectiva de retorno ao convívio familiar. Refiro-me a esta gigante Instituição intitulada de Alcoólicos Anônimos – AA, que luta bravamente em defesa dos mais desprotegidos da sorte, os filhos do vício, e o que é mais sublime, sem visar lucros, sem interesses maiores, a não ser a redenção de um Ser Humano.

Eu sei do que estou falando, pois já senti na pele, juntamente com minha Família, as agruras, os transtornos que esta doença causa no seio de um Lar. Nós somos uma irmandade muito unida porque assim nos criou nossos Pais, “Seu” Totinha e Dona Dazinha, principalmente Ela que ficou viúva muito cedo e chamou para si a responsabilidade de ser Pai e Mãe ao mesmo tempo, não medindo esforços em nos unir fraternalmente e nos educar. Assim, a alegria, a felicidade de um é a de todos Nós, igualmente, sua infelicidade, seu sofrimento, é repartido a Nós todos. Dentro deste parâmetro, passamos a sofrer quando dois de Nós foram contaminados pelo germe do álcool. Sabíamos, porque os conhecíamos, que eram pessoas inteligentes, responsáveis, amigos, queridos em nosso meio, mas que de uma hora para outra sofriam uma bruta transformação quando acometidos desse triste MAL, o alcoolismo.

Pois bem, inteligentes como eram e como são, sabiam que teriam de sair do vício e, não sei se a convite de alguém, se por iniciativa própria, ou se pelas rezas de Dona Dazinha ou se pelas três coisas juntas, encontraram a AA pelo caminho, na época ainda AAA. Lá a Associação, paulatinamente, foi lhes devolvendo a confiança, a mola mestra de que tanto necessitavam para pegarem o caminho de volta. Há quase 30 anos nossos queridos irmãos Edmilson e João Dehon Fonseca colheram a semente da sobriedade e voltaram brilhantes ao seio de nosso Lar.

Sentindo o benefício que alcançara, João Dehon partiu pelo Brasil afora plantando mudas e mais mudas desta Árvore Preciosa, a AA. Nunca mediu esforços em ajudar a quem necessitava, nesta jornada sublime de salvar seres humanos, roubando-lhes este vício maldito e corrosivo, fruto da degenerescência humana, e dando-lhes novo alento. Temos mais que nos congratularmos com os dois, não só pela conscientização do mal de que são possuidores, mas muito mais pelo exemplo de força de vontade que dão àqueles que ainda se sentem fracos na difícil caminhada de recuperação.

É do conhecimento de todos e já devidamente comprovado que a violência no País, principalmente no trânsito, é causada pela ingestão de álcool por parte de motoristas, geralmente com vítimas fatais. Por outro lado, o índice de morte através de armas de fogo ou de qualquer outro tipo, na maioria das vezes também é causado pela embriaguês, nas festas, nos fins de semana, principalmente. Os gastos com estes acidentados, vítimas do “trânsito alcoolizado” e/ou de armas manejadas “etilicamente”, são enormes por parte dos Governos dos três poderes, com utilização da rede hospitalar autorizada pelo SUS com custos bastante elevados com profissionais da Saúde e medicamento, etc.

Logo, aqueles Poderes deveriam olhar com mais carinho esta INSTITUIÇÂO, Alcoólicos Anônimos, pois ela é o antídoto para muitas daquelas mazelas de fins de semana. Quantas pessoas deixaram de provocar vítimas ou mesmo fazer parte da lista de sofrimentos destes acidentados, porque se conscientizaram através do AA de como devem se comportar no meio social?

Imagine, então, se a verba gasta para tanto sofrimento, fosse empregada naquela INSTITUIÇÃO, através da criação de Locais Apropriados ao difícil trabalho de recuperar vítimas do alcoolismo, como FAZENDAS com as devidas Infra-Estrutura apropriadas ao mister? É um caso a se pensar com carinho e ousadia. Seguindo o modelo da AA, muitas outras Associações já foram criadas pelo Mundo afora para recuperação de Gastadores Compulsivos, de viciados em jogos de azar, viciados em sexo, como foi o caso do Ator Michael Douglas, usuários de drogas pesadas, como Heroína, Morfina, Cocaína, “Crac” e diversos outros tipos de mazelas sociais.

Verificando o Símbolo da AA vi estampados, em seu desenho, o Sol que nos dá uma idéia de liberdade, de translucidez, e bem dentro do seu núcleo o triângulo com fundo azul, ladeado pelas palavras: UNIDADE SERVIÇO e RECUPERAÇÃO, mostrando-nos as etapas a serem seguidas em sua árdua, porém, bela empreitada e finalmente centralizando todo o simbolismo deste trabalho a sigla AA, que nos passa a idéia de sua Majestade.

Entretanto, ante o grandioso trabalho e empenho da Instituição na busca gloriosa e perene na salvação de inditosos do vício, achei que o simbolismo já está com uma representação aquém daquilo que a AA realmente expressa, nos dias de hoje! Por isso, entusiasticamente, tomei a liberdade de acrescentar o que sinto, a representação que vejo na hercúlea labuta em busca do melhor Àquele Ser Humano em decadência. Assim, utilizando as ferramentas que o PAINT nos oferece, na informática, e me aproveitando da bela Representação Simbólica atual, ousei criar um outro simbolismo, acrescentando ao já existente outra forma de expressão.

Ao invés do triângulo, superpondo outro, idealizei um HEXAGRAMA acrescentando mais três palavras representativas, AMOR, ESPERANÇA e REALIDADE, conservando, entretanto, as três já existentes, UNIDADE, SERVIÇO e RECUPERAÇÃO, procurando expressar a evolução da ALCÓOLICOS ANÔNIMOS na atualidade.

O simbolismo UNIDADE nos dá conta de que, na verdade, há uma Instituição sem interesses comerciais composta de uma irmandade que quer levar o alento àquele que procura suas portas.

Fiz questão de colocar AMOR no topo do Hexagrama, uma vez que adentrado ao seio da Irmandade, o indivíduo vai encontrar ali aquilo que supunha não mais existir, o Carinho, o Afeto, palavras de ânimo, sentimentos vários de amor que irão inspirar no Iniciante a vontade máxima de se recuperar.

O próximo passo, SERVIÇO, simboliza o começo da luta através das palestras, da desinibição da pessoa, antes complexada perante o meio em que vivia, um dos sentimentos infames auto-imposto pela crueldade da doença.

Sentindo-se tratado como um Ser humano naquele meio amigável, voltam-lhe a ESPERANÇA de um dia voltar ao convívio dos Seus, de fazer parte com orgulho de uma Sociedade que o verá com admiração e com respeito.

O processo, então, de RECUPERAÇÃO é sentido e todas as suas forças são testadas, toda sua Fortaleza começa a dar mostra que Ele, indivíduo, já tem vontade própria, começa a domar seus sentimentos, vislumbrando aqueles que lhe podem ser maléficos e extirpá-los de dentro de Si.

Finalmente, a glória total, sua luta foi coroada de êxito, a REALIDADE do sonho tão almejado foi alcançada. Ele está pronto para retornar com muitos louros ao seio de seu querido Lar, ao convívio da Sociedade e como filho pródigo Ele retorna glorioso aos braços de seus familiares, de seus amigos, agora mais cônscio da responsabilidade adquirida naquela Irmandade que lhe acolheu de braços abertos proporcionando-lhe todo este seu Renascimento.

Parabéns e Obrigado ALCÓOLICOS ANÕNIMOS pela majestosa Obra que Vocês desempenham no seio das Nações espalhadas pelo mundo afora!


Matérias Relacionadas:

Grupo AA Redenção do Vale - 36 Anos de Serviço
AA Itaporanga: 36 anos de luta contra o alcoolismo
AA Itaporanga: História
Os 36 anos de uma obra pela vida

segunda-feira, 29 de março de 2010

Sindicatos repudiam ações do Chefe de Gabinete de Djaci

.
Os sindicatos dos servidores públicos municipais de Itaporanga, através de sua assessoria jurídica, em ofício destinado ao presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, o vereador José Serafim de Queiroz Filho, pestam solidariedade ao nosso legislativo mirim e repudiam as atitudes tomadas pelo chefe de gabinete do executivo municipal os sr. Ricardo Rangel Pinto, na sessão ordinária do dia 20 de março passado.

Vejam na íntegra:

Ofício Nº 25/2010 Itaporanga,
24 de março de 2010.


A Sua Excelência o Sr.
Vereador JOSÉ SERAFIM DE QUEIROZ FILHO .
Presidente da Câmara Municipal de Itaporanga
ItaporangalPB

Assunto: MANIFESTAÇAO DE SOLIDARIEDADE

Senhor Presidente,
  1. Ao cumprimentá-Io, sirvo-me do presente para apresentar a essa Augusta Casa, em nome do SINTEMI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Itaporanga) e da ASPUMI (Associação dos Servidores Públicos Municipais de ltaporanga), a minha irrestrita solidariedade ante as irresponsáveis atitudes adotadas pelo Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal na Sessão de 20 de março próximo passado.

  2. Mesmo sem estar presente na ocasião, tomamos conhecimento dos atos havidos durante a citada sessão, pelo que nos escandalizamos irremediavelmente.

  3. O Poder Legislativo, em quaisquer de suas esferas, é o legitimo representante do povo que elegeu seus membros e. como tal, lhe é devido o respeito inerente à dignidade de suas funções.

  4. De forma alguma, e sob nenhuma desculpa, pode qualquer membro do Parlamento Municipal ser desrespeitado por suas opiniões e palavras por quem quer que seja, sob pena de se estar ferindo gravemente o Estado Democrático de Direito a que o Brasil se propôs constituir com a promulgação da Carta Magna de 1988.

    Igualmente, desrespeitar as opiniões de um Vereador, no uso de seu direito constitucional de fiscalizar a Administração Pública, constitui-se em grande afronta ao próprio sentido de democracia, conquista pelo suor e pelo sangue de tantos compatriotas.

    Afinal, quem pensa ser qualquer gestor público, a ponto de achar-se no direito de exigir que a oposição ao seu governo não fiscalize, não cobre, não critique, nem denuncie o que entender injusto, desleal ou equivocado!

  5. E tutela inarredável de um vereador responsável, seja da oposição, seja da situação, buscar o consenso entre o desejo do gestor, a vontade popular e a moralidade administrativa e, por isso mesmo, compete ao parlamentar insurgir-se contra tudo o que possa afetar gravemente a moralidade administrativa ou comprometer o patrimônio público, que é de todos.

  6. Sabemos que a organização popular, em quaisquer de suas qualificações ou modaHdades, tem o honrado dever de buscar melhorias para todos.

    Assim se deu quando os Servidores Públicos Municipais de ltaporanga encheram de democracia o plenário dessa augusta Casa e, com ordem e respeito, reivindicaram o que entendiam justo, sem, contudo, deixar de ouvir de todos os vereadores, suas posições a respeito dos assuntos tratados.

  7. Nossa estratégia de fazer uso dos necessários meios para sermos ouvidos e de participar das discussões parlamentares, sem dúvidas, rendeu grande avanço para a democracia de nossa terra, além de evitar, incontadas vezes, a prática de injustiças contra o servidor municipal.

    Porém, nunca nos afastamos do respeito e do reconhecimento da dignidade que está em cada assento da Câmara Municipal, observando em cada Vereador a voz de um povo que clama por melhores dias.

  8. Contudo e infelizmente, a mesma estratégia que usamos para enaltecer a democracia foi banalizada e indevidamente usada pelo Senhor RICARDO RANGEL PINTO, Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal de Itaporanga, posto que o objetivo maior foi humilhar e constranger os vereadores Herculano Pereira e José Valeriano e, através deles, toda a Egrégia Câmara de Vereadores.

    A isso, adicione-se a covarde e maledicente atitude de pedir que os expectadores se retirassem do plenário sem ouvir as devidas explicações da outra parte. É juízo de um lado só.

  9. Não comungamos com essas atitudes, repudíando-as veementemente, e soIidarizamo-nos com Vossa Excelência, Senhor Presidente, e com todos os Vereadores de nossa cidade, cuja dignidade foi maculada, dentro de sua própria casa, por quem deveria dar exemplo de respeito às regras de boa educação, já que ocupa função publica de notória responsabilidade.

  10. De fato, ocupar-se de seduzir homens e mulheres de bem a comparecer à Câmara Municipal no único intuído de emprestar platéia e conferir coragem para um discurso ofensivo à Câmara, não nos parece digno de um Secretário Municipal, motivo pelo qual deve essa augusta Presidência chamar o feito à ordem e pedir satisfações formais ao Prefeito Municipal de ltaporanga, a cujas ordens o Secretário está subalterno.

  11. Por fim. pelo que nos conta a historiografia universal, temos escutado falar das lendas orientais do Encantador de Serpentes, segundo a qual um homem encanta com sua música uma serpente venenosa.

    Aqui em ftaporanga, porém, tivemos a contrária oportunidade de ver uma serpente encantar muitos homens de bem.

  12. A Vossas Excelências, portanto, apresentamos a irrestrita solidariedade dos que congregam a ASPUMI e o SINTEMI na certeza de que atos dessa natureza sejam extirpados das condutas de nossos agentes públicos, expressando em meu nome e em nome das diretorias da ASPUMI e do SINTEMI nossa manifestação de respeito e consideração a todos os membros dessa Augusta Casa de Adauto Araújo.

    Respeitosamente,

domingo, 28 de março de 2010

Tinindo e Zinindo

.
Para espanto até da própria família, o vereador mais velho da Paraíba, José Honório da Silva, o conhecido Zeca da Encarnação, voltou hoje a tardinha de João Pessoa, onde na sexta-feira, 26/03, por volta das 19h00, se submeteu a uma cirurgia de próstata, no hospital São vicente de Paula.

"Seu Zeca", a foto ai em cima constata, depois de passar o fim de semana na capital do estado, voltou com a aparência e disposição melhor do foi. Na plenitude de seus 86 anos, ele está esbanjando saúde e para os que torceram contra, ele avisa: "tem muitos que vão primeiro do eu, e nem adianta se avexar que eu vou terminar o mandato e ser candidato novamente!"

Especial para o Portal do Vale

Vicente Tobias

jornal Folha do Vale

Os 36 anos de uma obra pela vida

.

As estatísticas, frias e racionais, não calculam nem alcançam a exatidão emocional das lágrimas e sangue de todos os dramas familiares e tragédias sociais produzidos pelo alcoolismo, mas nos mostram a dimensão do grande prejuízo humano acarretado pela bebida alcoólica.

Os números, embora pareçam insensíveis, não mentem: no Vale, o que é um reflexo do que acontece no restante do país, mais de 60% dos assassinatos, briga entre jovens, acidentes de trânsito com vítimas, agressão contra mulher e abandono de incapaz estão associados ao consumo de bebida alcoólica. Sem contar os dramas pessoais dos alcoólatras (homens e mulheres viciados em bebida): inúmeros perdem a saúde, a família e o trabalho devido ao alcoolismo, que é considerado uma doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde), um mal que não afeta somente o organismo biológico, mas, principalmente, o tecido familiar e social.

As estatísticas que mostram toda nocividade da bebida alcoólica são produzidas pelos órgãos de saúde e segurança públicos, que gastam milhões de reais todos os anos para tratar vítimas e perseguir culpados. No momento em que os hospitais estão cheios de homens e mulheres mutilados em acidentes de carro e moto ou feridos à bala e à faca, a polícia também está queimando tempo e dinheiro público para elucidar os casos.

Mas há problemas que os hospitais nem a polícia resolvem: a degradação familiar e a separação conjugal quaase sempre resultam no abandono dos filhos por seus próprios pais, acarretando um dano social ainda mais grave: a marginalização de crianças e adolescentes, que, jogados nas ruas, terminam recrutados para o crime como único meio de sobrevivência, uma opção de vida nada agradável.

Essa realidade trágica não é mostrada nem discutida pela televisão por um motivo comercial: é a verba publicitária das cervejarias que banca os programas televisivos mais vistos do país e, obviamente, a TV não vai falar mal de quem a sustenta. Ao contrário, a cada 30 segundo aparece uma moça bonita e sensual na propaganda em forte apelo em defesa do consumo da bebida.

Da mesma forma age o governo: e o descaso com o problema também é resultado de uma questão econômica: cada dose de cachaça, cerveja ou uísque consumida, o poder saboreia milhões em imposto.

Se a grande mídia e o poder público são omissos, igrejas e escolas também não fazem um trabalho permanente de combate e conscientização sobre o aumento desenfreado do consumo, e todo malefício acarretado pela bebida alcoólica, que é barata e está à venda em todas as esquinas, inclusive para quem não deveria ter acesso a ela: os menores de 18 anos, mas poucos estabelecimentos respeitam a lei.

Apesar de toda essa problemática, apenas uma entidade, nascida há 75 anos exatamente como última esperança para os alcoólatras ou “bebedor problema”, como dizem os seus membros, tem feito um trabalho permanente de conscientização sobre o alcoolismo e livrado muita gente dos males da bebida. Hoje há irmandades de A A (Alcoólicos Anônimos) espalhados por todo o Vale, mas a irmandade chegou primeiro em Itaporanga, que tem o quarto grupo mais antigo da Paraíba.

Redenção do Vale

No próximo dia 27 de março, o grupo de A A Redenção do Vale, o primeiro da região e organizado em Itaporanga pelo curralvelhense radicado em Patos, João Sucupira, já falecido, completará 36 anos. Nesse período, inúmeras vidas e famílias destruídas pelo alcoolismo foram recuperadas graças ao trabalho de Alcoólicos Anônimos, cujo método de ação baseia-se na reunião regular e permanente dos seus membros e na troca de experiências vividas por cada um deles no mundo do alcoolismo.

A prece da serenidade e o “não” ao primeiro gole são princípios que acompanham os membros do AA e ajudam-nos a permanecer sóbrios. A consciência de que o alcoolismo é uma doença incurável e que a não reincidência passa pela disposição de se evitar a primeira dose ajudam na recuperação das pessoas membros dos Alcoólicos Anônimos.

Além das atividades internas na recuperação das vítimas da bebida alcoólica, o grupo Redenção do Vale faz um trabalho público de conscientização sobre a problemática da bebida alcoólica. Palestras e programas de rádio são armas utilizadas na luta contra os malefícios do álcool.

Atualmente, o grupo Redenção do Vale, cujo Representante de Serviços Gerais (RSG) é M. Ferreira, conta com mais de 200 membros e tem um programa diariamente, das 6h15 às 7h, na rádio comunitária de Itaporanga, Boa Nova FM. “Foi também através do nosso grupo que irmandades de Alcoólicos Anônimos foram criadas em Conceição, Piancó e Coremas, e lutamos para que novos grupos sejam espalhados por toda a região, porque temos que dar de graça o que recebemos de graça”, comenta I.Alves, apresentador do programa, ao anunciar para o próximo dia 27, a partir das 20h, no centro pastoral de Itaporanga, uma reunião de esclarecimento ao público sobre Alcoólicos Anônimos, em comemoração ao aniversário do grupo Redenção do Vale.

I.Alves destaca ainda que um dos grandes baluartes para o funcionamento e consolidação do grupo de AA em Itaporanga foi o alfaiate aposentado Agápio Sertão, que integrou o Redenção do Vale durante vários anos e permanece em sobriedade.

O nascimento do AA

Alcoólicos Anônimos é uma entidade mundial. Surgiu nos Estados Unidos em 1935 por iniciativa do médico cirurgião dr. Bob e do corretor da Bolsa de Valores Bill W. Ambos tinham problema com alcoolismo, mas em um encontro, onde cada um contou sua experiência nada agradável de alcoólatra, conquistaram a sobriedade e, a partir de então, começaram a utilizar o mesmo método para livrar outras pessoas do alcoolismo. Em poucos anos, a entidade espalhou-se pelo mundo inteiro, salvando milhões de pessoas dos problemas advindos do consumo descontrolado da bebida alcoólica.
jornal Folha do Vale - Ed 165

DIRECIONE OS SEUS OLHOS

DIRECIONE OS SEUS OLHOS
Quando estiver em dificuldade e pensar em desistir,
e lembre-se dos obstáculos que já superou.
Se tropeçar e cair, levante, não fique prostrado,
e esqueça o passado.
Ao sentir-se orgulhoso por alguma realização pessoal,
e sonde suas motivações.
Antes que o egoísmo o domine, enquanto seu coração é sensível
e socorra os que o cercam.
Na escalada rumo às altas posições, no afã de concretizar seus sonhos,
e observe se não está pisando em alguém.
Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade,


sábado, 27 de março de 2010

O ESTADO DE DIREITO E A INSTRUÇÃO


O Estado de Direito e a Instrução
( Reynollds Augusto)

Nada mais satisfatório do que acessar este espaço de pensamentos e nos depararmos com essas jóias reflexivas do primo Deon, do “médico Lucas”, “do desperto Saulo”, do “judeu Zebedeu”, figura bíblica próspera que detinha muitas posses e era um verdadeiro empregador, pai de João e Tiago, segundo Mateus 10:2. E que falar das considerações de LUZIA com seus incansáveis apelos fundamentados a chamar os nossos representantes para se esforçarem por trazer ao Vale do Piancó o nosso campus da UFCG que é o que realmente interessa. Sinto falta dos textos de outros dois grandes médicos, o veterano e literato Antônio Fonseca e o jovem Ademar Brasileiro, que é um rapaz muito promissor. Saudades também dos textos de Jesus, que é a coerência expressa no papel. São tantos personagens bíblicos, ou não, que estão aqui para atestar a realidade dos fatos e que faz parte desse feixe de varas inquebrantável. Agora todos unidos em prol de nosso campus, que ganhamos, mas não levamos. E a sensação é de injustiça.


Nós que lidamos com o Direito localizamos um certo desequilíbrio entre a teoria e a prática, devido a fatores que escapam ao domínio do operador. Mas essa realidade está mudando e a crença no equilíbrio da norma para ajustar a sociedade, sempre em conflito, vai pouco a pouco se tornando palpável e a lei ficando mais justa e o justo sendo alcançado pela lei. Perdoe-me o jogo de palavras. É triste o operador do direito que perde o brilho e a crença na norma que é produto de uma sociedade em evolução. É como ser sabedor das passagens evangélicas, do mestre Jesus, e não praticá-las. O advogado, o promotor, o juiz que não acredita na justiça do direito e não luta para que essa justiça seja alcançada está fadado ao cinismo. Gosto muito de uma expressão jus filosófica que diz “ mais vale a justiça contra a lei, do que a lei injusta”.É claro que é preciso decodificar essa expressão em seu sentido maior.Isso representa fielmente a idéia de que é imperioso onde quer que estejamos lutemos para que a justiça se faça presente, dando a cada um o que é seu e permitindo que o que incorreu em erro de restabeleça para que seja um operante da nossa sociedade brasileira. Não interessa ao estado apenas dar “uns puxões de orelhas” é preciso que o cidadão caia em si e se renove para dar seu contributo à sociedade. Não adianta “cassar as bruxas”, como diz nossa LUZIA, mas é preciso despertar os agentes políticos para que eles lutem com firmeza em torno do que a sociedade almeja. Quanto maior o feixe mais difícil e sua quebra.


Não há dúvidas que o cidadão precisa de instrução e instrução de adquire nos colégios, nas faculdades. O cidadão instruído é um instrumento que o Estado utiliza para o progresso econômico e social. É preciso que lutemos pela justiça e que possamos dar aos nossos irmãos mais humildes a oportunidade de se profissionalizar, sem muito sofrimento, sem a separação da família e sem aventuras dolorosas e para isso acontecer é preciso que a UFCG se estabeleça em nossa região. O Brasil nos deve isso. Os nossos filhos são inteligentes e tem potencialidades adormecidas que a nação está perdendo por falta de ótica política. Unindo a EDUCAÇÃO, que é a arte de fazer do homem um “homem de bem”, segundo o professor Kardec e INSTRUÇÃO que é o aparato técnico do cidadão, vamos nos transformar em uma potência intransponível. Vamos nos esforçar e vamos nos unir. Vamos convocar mais “soldados” e vamos bradar. UFCG JÁ. ]


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA!

sexta-feira, 26 de março de 2010

AA Itaporanga: 36 anos de luta contra o alcoolismo

.
PROGRAMAÇÃO

19h30 - Recepção aos companheiros, convidados e autoridades.

20h00
- Abertura da reunião com a prece da serenidade e em seguida depoimentos de membros de AA sobre a doença Alcoolismo e o programa de recuperação sugerido por Alcoólicos Anônimos.

21h30 - Encerramento

22h00 - Reunião aberta, só para membros e ou pessoas interessadas pelo programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos.
.

AA Itaporanga: História

.
No dia 27 de março de 1974, o companheiro João Sucupira, de saudosa memória, membro do grupo de AA Espinharas da cidade de Patos, viajou com destino a Itaporanga com o objetivo de criar o "AA" no Vale do Piancó. Aqui chegando, conversou com alguns amigos com quem outrora bebia, contou-lhes que havia parado de beber e que estava em AA.

Os amigos ficaram muito felizes pela sua recuperação e se dispuseram a colaborar com ele naquela difícil missão em Itaporanga: praticar os princípios de alcoólicos anônimos, ou seja: "Dar de graça o que recebe de graça". Luis Benedito um de seus amigos, na época presidente de um Clube Social denominado “Independente Clube”, ofereceu o referido clube para a primeira reunião de AA em Itaporanga.

Às oito horas da noite daquele dia 27 de março, o companheiro Sucupira com a presença de várias pessoas convidadas por ele e seus amigos deu inicio a reunião proferindo a prece da serenidade, em seguida contou suas experiências no Mundo do Alcoolismo, seus problemas com a bebida e as transformações em sua vida, fazendo a programação de AA. Nessa ocasião deixou bem claro que para não ingerir bebida alcoólica bastaria evitar o "primeiro gole".

Como a hora já estava avançada, ele encerrou o seu relato perguntando aos presentes se alguém aceitaria ingressar em alcoólicos anônimos. Para sua felicidade J. Pereira, O. Ribeiro e Luiz, responderam sim. Aceitavam ingressar em AA. Mas, para surpresa de todos, O. Alves pediu um prazo até a meia noite para se concentrar e refletir sobre a mensagem de AA transmitida pelo amigo Sucupira. Sendo atendido, ele pediu silêncio para iniciar sua reflexão. A meia noite pronunciou-se dizendo que teve um despertar espiritual, no qual admitiu que era impotente perante a bebida alcoo1ica, portanto aceitava ingressar no "AA". O companheiro Sucupira agradeceu a Deus e, com muita alegria, entregou a cada.um dos novos companheiros de AA uma cópia da prece da serenidade, simbolizando o ingresso dos mesmos.

Estava co-fundado o AA em Itaporanga. Naquela mesma noite foi sugerido que o grupo de AA de Itaporanga fosse denominado "Redenção do Vale" em homenagem ao Vale do Piancó, que foi aceito por todos. No dia seguinte, o companheiro Sucupira retomou a Patos onde residia deixando plantada a semente milagrosa de AA em nossa cidade. Aqueles membros de AA recém-ingressados, preservando o anoni¬mato, começaram a fazer abordagens sobre AA a outras pessoas que tinham problemas com bebidas alcoólicas, e com algumas delas obtiveram sucesso, a exemplo de Agápio Sertão, que ingressou na irmandade e que com muita fé, perseverança e sabedoria conseguiu se manter s6brio por muitas vinte e quatro horas e conscientizar outros membros que o alcoolismo e uma doença incurável e que o único remédio para estaciona-la e evitar bebida alcoolica.

Hoje Alcoólicos Anônimos do Vale do Piancó conta com dois grupos em Itaporanga, dois em Piancó, um em Coremas, um em Conceição e um em Bonito de Santa Fé, formando um distrito de AA da Paraíba.

O Grupo Redenção do Vale agradece primeiramente ao poder superior – DEUS -, ao saudoso João Sucupira, por ter trazido a mensagem de AA, aos quatro companheiros que acreditando ingressaram na irmandade e a Agápio Sertão, que muito contribuiu para que a entidade AA germinasse em nossa região e por ter colaborado com esta história aqui contada.
.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Morre Manoel Pereira de Sousa - Micô

.
Faleceu ontem, 21/03, por volta das 18h30, aos 84 anos,vítima de parada cárdio-respiratória, no Hospital Distrital dr. José Gomes da Silva, o sr. Manoel Pereira de Sousa, conhecido como Micõ. Manoel Pereira, é pai do vereador João Pereira de Sousa, mais conhecido como Duvan.

Manoel Pereira que ficou viuvo de Ana Rufino de Sousa no dia 05 de janeiro de 2009, deixa os filhos: Duvan (vereador), Antônio Neto, Damião (presidente do Atlântida Esporte Clube e do Cruzeiro Esporte Clube), Deda, Paulo e Roberto e as filhas: Alderi, Ednalva, Licéu, Leida, Tica, Graça e Daguia. E entre filhos, genros, noras, netos e bisnetos o clã de Manoel Pereira é composto de 110 pessoas.

O corpo esta sendo velado na residência de Duvan, que fica na rua Santo Antônio, 50, no centro de Itaporanga, de onde sairá as 17h00 para o cemitério Mâe de Misericórdia.

O Portal do Vale se irmana na dor da familia Pereira de Sousa neste momento de incalculavel dor!
.

domingo, 21 de março de 2010

A GRANDE TRANSIÇÃO



A Grande Transição
( MSG de Joanna de Ângelis)

Opera-se na Terra, neste largo período, a grande transição anunciada pelas Escrituras e confirmada
pelo Espiritismo. O planeta sofrido experimenta convulsões especiais, tanto na sua estrutura física e
atmosférica, ajustando as suas diversas camadas tectônicas, quanto na sua constituição moral. Isto porque
os espíritos que o habitam, ainda caminhando em faixas de inferioridade, estão sendo substituídos por
outros mais elevados que o impulsionarão pelas trilhas do progresso moral, dando lugar a uma era nova de
paz e de felicidade.

Os espíritos renitentes na perversidade e nos desmandos, na sensualidade e na vileza, estão sendo
recambiados lentamente para mundos inferiores onde enfrentarão as conseqüências dos seus atos ignóbeis,
assim renovando-se e predispondo-se ao retorno planetário quando recuperados e decididos ao
cumprimento das leis de amor.

Por outro lado, aqueles que permaneceram nas regiões inferiores estão sendo trazidos à
reencarnação de modo a desfrutarem da oportunidade de trabalho e de aprendizado, modificando os
hábitos infelizes a que se têm submetido, podendo avançar sob a governança de Deus. Caso se oponham
às exigências da evolução, também sofrerão um tipo de expurgo temporário para regiões primárias entre
as raças atrasadas, tendo o ensejo de ser úteis e de sofrer os efeitos danosos da sua rebeldia.

Concomitantemente, espíritos nobres que conseguiram superar os impedimentos que os retinham
na retaguarda, estarão chegando, a fim de promoverem o bem e alargarem os horizontes da felicidade
humana, trabalhando infatigavelmente na reconstrução da sociedade, então fiel aos desígnios divinos.
Da mesma forma, missionários do amor e da caridade, procedentes de outras Esferas, estarão
revestindo-se da indumentária carnal para tornar essa fase de luta iluminativa mais amena, proporcionando
condições dignificantes que estimulem ao avanço e à felicidade.
Não serão apenas os cataclismos físicos que sacudirão o planeta como resultado da lei de
destruição, geradora desses fenômenos, como ocorre com o outono que derruba a folhagem das árvores a
fim de que possam enfrentar a invernia rigorosa, renascendo exuberantes com a chegada da primavera,
mas também os de natureza moral, social e humana que assinalarão os dias tormentosos, que já se vivem.

Os combates apresentam-se individuais e coletivos, ameaçando de destruição a vida com
hecatombes inimagináveis. A loucura, decorrente do materialismo dos indivíduos, atira-os nos abismos da
violência e da insensatez, ampliando o campo do desespero que se alarga em todas as direções.

Esfacelam-se os lares, desorganizam-se os relacionamentos afetivos, desestruturam-se as
instituições, as oficinas de trabalho convertem-se em áreas de competição desleal, as ruas do mundo
transformam-se em campos de lutas perversas, levando de roldão os sentimentos de solidariedade e de
respeito, de amor e de caridade...
A turbulência vence a paz, o conflito domina o amor, a luta desigual substitui a fraternidade.

... Mas essas ocorrências são apenas o começo da grande transição.
#
A fatalidade da existência humana é a conquista do amor que proporciona plenitude. Há, em toda
parte, uma destinação inevitável, que expressa a ordem universal e a presença de uma Consciência
Cósmica atuante.
A rebeldia que predomina no comportamento humano elegeu a violência como instrumento para
conseguir o prazer que lhe não chega da maneira espontânea, gerando lamentáveis conseqüências, que se
avolumam em desaires contínuos.
É inevitável a colheita da sementeira por aquele que a fez, tornando-se rico de grãos abençoados ou
de espículos venenosos. Como as leis da vida não podem ser derrogadas, toda objeção que se lhes faz
converte-se em aflição, impedindo a conquista do bem-estar.
Da mesma forma, como o progresso é inevitável, o que não seja conquistado através do dever, selo-
á pelos impositivos estruturais de que o mesmo se constitui.
A melhor maneira, portanto, de compartilhar conscientemente da grande transição é através da
consciência de responsabilidade pessoal, realizando mudanças íntimas que se tornem próprias para a
harmonia do conjunto.
Nenhuma conquista exterior será lograda se não proceder das paisagens íntimas, nas quais estão
instalados os hábitos. Esses, de natureza perniciosa, devem ser substituídos por aqueles que são saudáveis,
portanto, propiciatórios de bem-estar e de harmonia emocional.
Na mente está a chave para que seja operada a grande mudança. Quando se tem o domínio sobre
ela, os pensamentos podem ser canalizados em sentido edificante, dando lugar a palavras corretas e a atos
dignos.
O indivíduo que se renova moralmente contribui de forma segura para as alterações que se vêm
operando no planeta.
Não é necessário que o turbilhão dos sofrimentos gerais o sensibilize, a fim de que possa contribui
eficazmente com os espíritos que operam em favor da grande transição.
Dispondo das ferramentas morais do enobrecimento, torna-se cooperador eficiente em razão de
trabalhar junto ao seu próximo pela mudança de convicção em torno de objetivos existenciais, ao tempo
em que se transforma num exemplo de alegria e de felicidade para todos.
O bem fascina todos aqueles que o observam e atrai quantos se encontram distantes da sua ação, o
mesmo ocorrendo com a alegria e a saúde.
São eles que proporcionam o maior contágio de que se tem notícia e não as manifestações
aberrantes e afligentes que parecem arrastar multidões. Como escasseiam os exemplos de júbilo,
multiplicam-se os de desespero, logo ultrapassados pelos programas de sensibilização emocional para a
plenitude.
A grande transição prossegue e, porque se faz necessária, a única alternativa é examinar-lhe a
maneira como se apresenta e cooperar para que as sombras que se adensam no mundo sejam diminuídas
pelo Sol da imortalidade.
Nenhum receio deve ser cultivado porque, mesmo que ocorra a morte, esse fenômeno natural é
veículo da vida que se manifestará em outra dimensão.

#

A vida sempre responde conforme as indagações morais que lhe são dirigidas. As aguardadas
mudanças que se vêm operando trazem uma ainda não valorizada contribuição que é a erradicação do
sofrimento das paisagens espirituais da Terra. Enquanto viceje o mal no mundo, o ser humano tornar-selhe-
á a vítima preferida em face do egoísmo em que se estorcega, apenas por eleição especial.

A dor momentânea que o fere convida-o, por outro lado, à observância das necessidades
imperiosas de seguir a correnteza do amor no rumo do oceano da paz. Logo passado o período de aflição,
chegará o da harmonia. Até lá, que todos os investimentos sejam de bondade e de ternura, de abnegação e
de irrestrita confiança em Deus.

( Espírito Joanna de Ângelis)

Mensagem recebida por Divaldo Franco no Rio de Janeiro, no dia 30 de julho de 2006.



Dicas para espantar formigas

.
Saiba como evitar que estes insetos indesejáveis estraguem a sua casa e o seu jardim.
No interior da casa
Para remover ninhos dentro de casa como os das formigas lava-pés joga-se, no caso, uma solução de metade água, metade água sanitária.Com uma seringa, aplique a mistura nos furos e posteriormente, feche-os com parafina, cimento ou sabão.

O coentro e as pimentas em geral podem ser usados dentro de casa sob a forma de sachês amarrados às plantas.
Cantos dos armários
A sugestão é distribuir punhados de cravo-da-índia, folhas de louro, cascas de limão ou de tangerina, que possuem óleos essenciais repelentes, embalados em gaze ou tule.

Dentro do açucareiro
Pode-se colocar um sachê feito com gaze e cravo-da-índia. É necessário fazer a troca a cada duas semanas, para que o cheiro não se dissipe.

Em hortas

O plantio de folhas repelentes, principalmente cebolinha verde, menta, lavanda, manjerona, alho, coentro e losna em todo o contorno, costuma ser bem eficaz.

Sementes de gergelim espalhadas no canteiro ou no caminho das formigas também costuma dar bons resultados.

Em arbustos e árvores

Amasse bem algumas pimentas vermelhas, até fazer um suco grosso. Molhe um pano neste suco e amarre em volta do caule da planta ou pincele o tronco.

No canteiro de flores
Borrife suco de limão na entrada do formigueiro.

sábado, 20 de março de 2010

Ó Saulo! Ó Lucas!


Parabéns! Mil vezes parabéns....

Quanta grandeza em seus escritos! Verdadeiras Epístolas que tem como finalidade a edificação consciêncial de nosso povo. Como já dizia Saulo de Tarso (Paulo), que o nosso DOM seja utilizado para edificação de todos. E o nosso Saulo e Lucas têm utilizado os seus dons para edificação dos itaporanguenses, bem como de todos internautas.

Saulo, doutor da Lei Mosaica, discípulo de Gamaliel, após sua conversão nas portas de Damasco, passa a ser: O Grande Apostolo dos Gentios, conheceu Lucas, (O Médico de Homens e de Almas), na cidade de Antioquia, quando Saulo, iluminado pelo convite do Cristo, andava a fundar novas igrejas e levar a Boa Nova do Reino de Jesus nas diversas Regiões da Licaônia, Pisídia e Panfília.... Desde então, Saulo & Lucas, afinizados pelos ideais cristãos, se tornaram amigos inseparáveis. Lucas tendo sido grande companheiro e amigo de Saulo, conhecedor de seus feitos e de sua trajetória, legou para toda posteridade os Atos dos Apóstolos. Mesmo muitas pessoas desconhecendo a autoria dos Atos dos Apóstolos, os estudos não nos deixa dúvidas quanto ter sido Lucas o autor.

Se o cristianismo primitivo pôde contar com esses dois GRANDES PALADINOS, nós que fazemos parte da sociedade contemporânea, ficamos muito felizes em ter o nosso SAULO & LUCAS fazendo parte dos itaporanguenses, não obstante sabermos que utilizam de pseudônimos, realmente ficamos muito felizes em ter pessoas como vocês.
Sabemos do potencial intelectual, moral e cultural que vocês são detentores, aonde os seus escritos tem contribuído muito com os sites de nossa região e concomitantemente com o despertar, estimular, provocar, excitar, fazer nascer um novo estado consciêncial nas pessoas de nossa região, mas precisamente de Itaporanga.
Diante de tantas matérias ricas em tratado histórico e em conhecimento geral, espero que alguém possa estar procurando compilar todo esse material, para que num futuro próximo, venha a ser publicado.

Saulo! Lucas! Continuem dando essa grande contribuição ao povo de Itaporanga.

Vejam quantas Mentes Brilhantes já estão escrevendo essas Boas Epístolas, a exemplo de João Dehon, Reynolldes, Rainério, Luzia, Titico Pedro, Ademar Brasileiro, Jesus Fonseca, Poliana, Zebedeu, Antonio Fonseca e tantos outros.

Um forte abraço para todos.
www.herculanopereira.com

sexta-feira, 19 de março de 2010

Não é a melhor fase,mas é uma fase melhor




Não é a Melhor fase, mas é uma fase melhor.
( Reynollds Augusto)

A propositura de um real Estado de Direito não acontece do dia para a noite e é um fenômeno que vai se aperfeiçoando à medida que se completa o cidadão à idéia da verdadeira política, que no fundo é quem constrói o Estado, que por conseqüência existe para proteger o povo.

“O nosso comando constitucional logo no parágrafo único do artigo primeiro diz que “Todo o poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição”. Isso quer dizer que o poder é meu, é seu ,é nosso e que escolhemos alguns dos nossos irmãos para nos representar “lá em cima” devido a impossibilidade de cada um fazer isso por si só. Não teria operacionalidade.

O fato é que, mesmo devagar, o povo de Itaporanga está tomando consciência do seu valor junto aos órgãos feitores da lei e também aos gestores públicos e está indo “à praça” que é do povo para cobrar dos políticos o empenho eficaz na condução da coisa pública, para trazer uma melhor condição de vida a esse mesmo povo que é detentor do poder, mas que muitos não sabem disso.

Vez por outras vemos o povo, que ficava em casa apenas observando o que os políticos faziam do seu poder, pressionando os agentes políticos para não fazerem besteira que possam prejudicá-los. Isso é uma luz que surge na escuridão da ignorância política. Um exemplo interessante foi o movimento prol UFCG que começou e não tem dia e hora para acabar, ou melhor, tem, quando o campus se instalar e é uma pressão do âmago da sociedade para cobrar desses políticos, que exercem o poder em nosso nome, mais ação na concretude dessa solicitação que é coletiva de um povo abandonado por essa elite política que só vem aqui vez por outra enganá-los em tempos certos. Mas temos como separar o joio do trigo e sabemos que nesse mesmo meio existe pessoas sérias que querem o bem da coletividade.

As considerações de Lucas e Saulo são pertinentes demais e não guardam ilusões dos mágicos do caminho que vem e vão, até voltarem de novo para alimentar a incúria de cidadãos não politizados. Vendem o seu peixe por que tem, ainda, quem compre e desaparecem para voltarem novamente em tempos de eleição. Mas a coisa ta melhorando, mesmo que imperceptivelmente e tem que ser assim, pois a roda da evolução gira sem cessar e quem não quiser despertar para os novos tempos serão levados de roldão e massacrados pela nova ordem que surgirá. Não se agüenta mais tanto cinismo e o povo, maduro, vai saber escolher seus verdadeiros representantes.

Continuemos vigilantes e façamos como LUZIA, vem prá cá você também.

PENSE NISSO! MA PENSE AGORA.

OLÁ PESSOAL !




Olá, Pessoal !

Abaixo algumas coisas que estão acontecendo ou irão acontecer ao longo deste ano.

1) Dia 2 de abril - 6ª feira - 20 horas - preces e vibração coletivas em todos os núcleos espíritas, lembrando nosso querido Chico Xavier, seus exemplos de amor ao próximo e pela Paz em nosso planeta.

2) Dia 11 de abril - domingo- 9 às 12 h - em comemoração aos 100 anos de nascimento do médium Chico Xavier, haverá um evento aberto à máxima participação popular, a ser realizado em São Paulo, no Parque Ibirapuera e em diversas regiões de São Paulo, simultâneamente.

Programação - 1 hora de apresentações artisticas, palestras curtas e depoimentos ligados ao testemunho de abnegação e dedicação do querido Chico e finalização nos últimos 15 minutos com uma vibração pela paz mundial.

Várias cidades irão também promover seus eventos, entre elas, São Paulo, Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

3) LIVRO ESPÍRITA NA TV
O livro espírita “A Proposta do Coronel”, do autor Ariovaldo César Junior, foi anunciado pelo apresentador Ronnie Von no Programa Todo Seu – TV Gazeta, no período de 19 até 28 de janeiro de 2010, diariamente a partir das 22h15min.

Na página da internet www.tvgazeta.com.br/todoseu, há um espaço para sugestões de temas para o programa.
Participe e dê sua sugestão para que outros temas espíritas sejam abordados no programa.
É mais uma oportunidade para vermos o Espiritismo ser divulgado nos meios não-espíritas.

4) NOVELA ESPÍRITA NA GLOBO
A Doutrina Espírita será tema da próxima novela das seis na Globo. Elizabeth Jhin é autora da novela "ALÉM DA VIDA”, que terá como protagonista o ator Humberto Martins, um pai atormentado pelo espírito desencarnado do filho (Jayme Matarazzo Filho) morto em um acidente e que volta do umbral para atrapalhar a vida amorosa do pai que se apaixonará perdidamente por sua ex-namorada (Nathália Dill).
O tema será a obsessão e a lei de causa e efeito.
A novela começará a ser apresentada em abril/2010.
Tanto a autora, como os três atores principais estão estudando as obras do espírito André Luiz para poderem compor a trama e os personagens.

Uma área enorme do Projac foi reservada para ambientar o umbral. Um campo de golfe próximo ao jardim Botânico será usado para as cenas que se passarão na colônia Nosso Lar.
Segundo a autora a novela trará um diferencial; será colocada uma mulher como chefe do umbral. A atriz Joana Fomm está sendo sondada para viver um espírito maligno que comanda boa parte do umbral, para onde o rapaz será levado após a morte. Ela o incentivará a se vingar.

Qual a contribuição de uma novela da rede globo para a divulgação da Doutrina Espírita, para quem não conhece nada sobre o Espiritismo? E N O R M E !!!!!!

5) HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE REENCARNAÇÃO
Maurício de Sousa tem abordado o tema reencarnação nos quadrinhos da Turma da Mônica.
Dessa forma as crianças vão se familiarizando, naturalmente, com temas como reencarnação.

6) FILME NOSSO LAR NOS CINEMAS
Na esteira do sucesso de "Bezerra de Menezes", o novo roteiro de temática espírita deve ser o longa-metragem Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz. O projeto é da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da Cinética Filmes.

O roteiro é baseado no livro "Nosso Lar", primeiro romance trazido pelo médium mineiro Chico Xavier, da série em parceria com o espírito do médico André Luiz. Narra sua trajetória depois de desencarnar, passando pela cidade espiritual que dá nome ao livro, até retornar à Terra para rever seus familiares. Em essência, "é a história de um homem que vai aprender a amar a si e aos semelhantes - e a Deus sobre todas as coisas".
Publicado inicialmente em 1944, o livro encontra-se em sua 58ª edição e, em breve, alcançará a marca de dois milhões de exemplares vendidos.

" O público vai se sentir muito honrado de ser um adepto do Espiritismo e vai gostar de ver um filme de grande impulso para a difusãp da Doutrina Espírita" - frase de Renato Prieto, publicada na Folha Espírita de fevereiro/2010.
O filme será lançado em 2010.
Nosso Lar nos CINEMAS!!!!!

7) FILME CHICO XAVIER NOS CINEMAS
Em 02/04/2010 estreará, nos cinemas, Chico Xavier, o filme.
Sobre a vida de Chico Xavier . Produzido pela Globo Filmes e Estação da Luz;
Com direção de Daniel Filho;
Distribuído pela Columbia/Sony Pictures;
Com música de Egberto Gismonti e Olívia Byngton;
Participarão do elenco:
Nelson Xavier: Chico Xavier (1969/1975)
Ângelo Antônio: Chico Xavier (1931/1959)
Matheus Costa: Chico Xavier (1918/1922)
Tony Ramos: Orlando
Christiane Torloni: Glória
Giulia Gam: Rita
Letícia Sabatella: Maria
Giovanna Antonelli: Cidália
Paulo Goulart: Saulo Gomes
Cássia Kiss: Iara
Cássio Gabus Mendes: Padre Júlio Maria
Rosi Campos: Cleide
Ana Rosa: Carmem
Chico Xavier nos CINEMAS!!!!!!! e com esse elenco e essa direção!

8) Documentário "AS CARTAS" - dirigido por Cristina Grumbach

Previsto para lançamento no primeiro semestre de 2010, o filme conta a história de pessoas que receberam cartas psicografadas por Chico Xavier, principalmente mães que tiveram filhos desencarnados precocemente.
O filme mostra o cenário religioso-cultural brasileiro a partir de contatos com o além.

* Reportagem completa sobre os filmes "Nosso Lar, Chico Xavier e As Cartas', foi publicada na Folha Espírita, pag. 8, fevereiro de 2010.

9) PROGRAMA TRANSIÇÃO NA REDE TV – CANAL ABERTO
Programa Espírita, semanal, vai ao ar todos
os domingos na REDE TV ás 15:15 horas.
Programa Espírita em CANAL ABERTO de televisão!!!!!
10) SELO COMEMORATIVO AO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CHICO XAVIER. A Comissão Filatélica Nacional, órgão pertencente aos Correios que analisa os motivos dos selos, aprovou o pedido de homenagear com selo comemorativo o centenário do nascimento do médium Francisco Cândido da Silva Xavier, o Chico Xavier.
Chico nasceu em 02/04/1910 na cidade de Pedro Leopoldo (MG)
A Efígie do Chico estará circulando em milhares de correspondências!

11)
Quem quiser ver a história em quadrinhos completa:
http://www.monica.com.br/comics/reencarnacao/welcome.htm
Trailer do filme Chico Xavier:
http://www.youtube.com/watch?v=UFB9jF7s8dY
Todos os Programas Transição já exibidos:
http://www.programatransicao.tv.br/ Como os amigos podem ver, muitas coisas estão acontecendo ou acontecerão FORA do meio Espírita, por iniciativa de Espíritas ou não, mas que com certeza auxiliarão muito na divulgação do ESPIRITISMO.

Que cada um de nós, no seu possível, aproveite que o interesse da população será despertado e utilize todas as oportunidades possíveis para colaborar na divulgação da nossa querida DOUTRINA, seja promovendo eventos, preferencialmente fora das casas espíritas, para que esse público compareça com mais facilidade ou convidando amigos e parentes a participar desses eventos.
Convidando amigos a assistir uma palestra e conhecer o Centro Espírita, indicando a leitura de um bom livro, enfim realmente aproveitando as oportunidades que aparecerem.
Lembrando que o objetivo não é tornar ninguém Espírita, mas divulgar as idéias Espíritas, respeitando as convicções religiosas de cada um. Afinal somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai, independente do nome que lhe atribuímos e da religião que adotamos.
Mãos a obra! Jesus nos abençoa e protege! Um Abraço fraterno

DIVULGUEM!!!
" O Espiritismo, como Consolador Prometido, vem restabelecer o ensino do Cristo em sua pureza primitiva. Por isso mesmo, restabelece o conceito cristão de Deus como Pai, e como Pai Supremo de toda a humanidade, sem privilégios e divisionismos, a todos amparando no seu amor infinito." Livro "O Homem Novo" - Herculano Pires

quinta-feira, 18 de março de 2010

Emater Regional promove Dia de Campo

.
O Escritorio Regional da Empresa de Assitência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER_PB) com sede em nossa cidade, realizará na próxima quarta-feira, 24/03, a partir da s8h00, no sítio Vaca Morta, municipio de Itaporanga, mais um dia de campo e desda vez versará sobre o tema: TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA.

A transição agroecológica é umas das prioridades da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), além de representar o retrato fiel da Agricultura Familiar, sobretudo através da diversificação produtiva (piscicultura, fruticultura, horticultura, turismo rural, etc.) em prol da sustentabilidade ambiental, econômica, produtiva, social e cultural dos homens e mulheres do campo.

Maiores informações:
Emater-PB - Regional Itaporanga - AV. Getúlio Vargas, 96 - Centro- ITAPORANGA - PB - CEP: 58780-000 - Fone: (83) 3451-2205, com o Eng. de Pesca ELTON JOSÉ DA CUNHA.
.

sexta-feira, 12 de março de 2010

" O Negócio é Mais em Cima"


Por Reynollds Augusto em 13/03/2010

O evangelista Lucas foi uma espécie de cria de Paulo de Tarso, o convertido de Damasco, que mudou de direção quando teve aquela visão de Jesus na estrada que levava àquela cidade, no dia em que partira para assassinar os cristãos, “raça impura”.


- Saulo, Saulo, por que me persegues?


- Quem es tu?


- Eu sou Jesus...


Desse dia em diante a luz brilhou, a consciência despertou e ele enterrando os velhos valores equivocados defendera como ninguém a proposta do Cristo. É claro que com uma mescla de suas construções pessoais, que de certa forma produziu um valor interpretativo diverso da mensagem do Cristo. Mas foi firme nessa virada fenomenal.


O nosso Lucas , abaliza muito as suas idéias ao cogitar a inserção de forças que estão aderindo ao Movimento “UFCG JÁ EM ITAPORANGA”, com interesses outros e diverso da proposta original , fomentada pelo incansável Titico Pedro, homem de bem que quer o melhor para Itaporanga, de verdade!


Eu não diria ansiedade e até pode ser, mas sim vigilância permanente, pois o vale já foi muito injustiçado quanto a essa matéria e sinto que não podemos parar. Não guardo ilusões, pois estamos em época de campanha e por esses tempos tudo vale aos políticos descompromissados. Mas a força comum do povo não vai deixar essa idéia fenecer e com ou sem os políticos, mesmo envolvido com alguns “joios”, esse trigo irá se desenvolver. Não podemos arrancar o joio logo apressadamente, é preciso fazer o trigo crescer, para não matá-lo. Nós tivemos um começo para essa empreitada e ela foi , se não me engano, em outubro pelo Grande Titico Pedro, no início hostilizado por alguns que pensavam que ele estaria com outros intenções. Mas a verdade prevaleceu, o movimento maturou, o povo entendeu a proposta e a maioria aderiu e dentre eles pode até existir os “joios”, mas não podemos permitir que o trigal deixe de florescer arrancando de vez essa erva que pode comprometê-lo e no tempo certo o lavrador dará o trato que merece, mas por enquanto é necessário vigilância e o empenho mesmo com a aparência de ansiedade. O fim só chagará quando o campus estiver instalado. Essa é uma campanha permanente. Os soldados estão alerta.


Lucas foi muito feliz ao elucidar que esse trigo já está semeado: “Segundo aquele Reitor, a verba para preparação do Corpo Docente da futura Universidade do Vale, em Itaporanga, já existe, faltando apenas a autorização desse Ministério de Educação, afim de que 20 ou mais professores sejam devidamente instruídos para o bom funcionamento deste Educandário de Nível Superior. Alguns políticos apregoam que é muito difícil tal empreitada! Não vejo assim! Se o dinheiro já está à disposição do Reitor Thompson, se o nosso Companheiro, o Presidente da República, Luis Inácio da Silva Lula tem interesse que a educação chegue aos mais remotos rincões do País, qual a dificuldade existente? Creio que Vossa Senhoria, Ministro com competência do Ministério do Saber, há de compreender o sentimento e a ansiedade daquela Gente Sertaneja em contribuir com sua educação no progresso de nosso Brasil.”


Então a nossa luta é mais em cima e talvez uma sessão itinerante por esses tempos servisse apenas de palco para os “joios” do caminho.Fiquemos vigilantes e até com a ansiedade sadia e nossa luta só pára quando houver vestibular para o Campus de Itaporanga


AVANTE TITICO PEDRO E POVO DE ITAPORANGA.


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sob pressão, câmara municipal de Itaporanga adia votação de projeto da Previdência

.
Com o plenário lotado e com mais de uma hora de atraso, o presidente da câmara municipal de Itaporanga, vereador José Serafim de Queiroz Filho, na manhã de ontem, 10/03, abriu a sessão sugerindo o adiamento por 40 dias para a votação do polêmico projeto de Lei, que cria a Previdência Municipal naquela cidade.

Os aliados do prefeito, principalmente os vereadores Luis Alberto Tolentino (Lula da Farmácia) e Francisco Saulo, contavam que iriam, na referida sessão, aprovar às pressas o projeto que, segundo o sindicato dos servidores municipais, prejudica, e muito, os funcionários públicos itaporanguenses.

Um dos pontos alegados pelo dr. Paulo Cezar Conserva, assessor jurídico dos sindicatos é que além da alíquota que sobe dos atuais 8% para 11%, os aposentados e pensionistas continuariam contribuindo para o ItaporangaPrev.

O adiamento da votação que foi pedido oficialmente pelo vereador José Honório (Zeca da Encarnação) entrou em votação e foi aprovado por unanimidade e foi comemorado pelos barnabés presente que no final da sessão cantaram o hino nacional.

Os funcionários esperam que durante esta quaresma, um dos quatro vereadores da base aliada do prefeito, mude de opinião e de voto, ou até mesmo o presidente da casa, a quem caberia, se o projeto entrasse em votação no dia de ontem, o voto de minerva (o desempate), já que o parlamento mirim itaporanguense é formado por nove vereadores e quatro deles votariam pela aprovação e os outros quatro pela rejeição.
Rainério - Exclusivo para o Portal do Vale e PatosOnline

terça-feira, 9 de março de 2010

A IMPRENSA DE ITAPORANGA

.
Assunto: VOTACAO DO PROJETODE LEI QUE CRIA A PREVIDÊNCIA MUNICIPAL

01. Em mais uma luta dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga, contra o que chamamos de DESRESPEITO FUNCIONAL, o SINTEMI - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Itaporanga, a ASPUMI - Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga, e o SINASCOM - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Região do Vale do Piancó, formaram uma coalizão de forças para derrubar tão medíocre idéia de criar em Itaporanga um Instituto de Previdência Municipal.

02. Dentre tantos malefícios que tal propositura imporá aos Servidores Públicos, destacamos, com muita ênfase, o aumento da contribuição individual de 8% para 11 %, a dispensa da contribuição previdenciária por parte da Prefeitura, a taxação dos aposentados e pensionistas, e a insegurança institucional de ver todas as previdências municipais fechando as portas.

03. Por tais razoes, ao nos posicionarmos contrários a criação da Previdência Municipal, contamos com 0 apoio da IMPRENSA de nossa terra, sem a qual a democracia não .se faz; para dar a devida cobertura aos debates na Câmara municipal no dia 09 de março de 2010, às 10h00, bem como à Sessão Extraordinária que a mesma Câmara Municipal fará no dia 10 de março de 2010, as 10h00, para votação do Projeto de Lei.

04. Sabemos já da propensão dos Vereadores, mas sabemos também que o apoio da imprensa é edificante em qualquer confronto de idéias, por isso contamos com a atenção de todos.

05. Sendo o que tínhamos para 0 instante, apresentamos aos dignos representantes de nossa Imprensa os mais penhorados auguros de LIBERDADE, DECÊNCIA e RESPEITO.

Atenciosamente