Sai da Frente, sai da Frente!
(Reynollds Augusto)
Eu faço o possível para estar sempre presente ás Reuniões de estudos e às palestras públicas na Casa Espírita. É que o contato com temas espirituais nos permitem “oxigenar” a mente e realizar o contrapeso com os equívocos no mundo. É como diz a espiritualidade, “estar no mundo, sem pertencer ao mundo”.
Todas as quintas, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, de Itaporanga, nós nos reunimos para tratar de temas do Evangelho, sempre com auxílio de autores renomados do mundo dos espíritos como Joana de Angelis, a veneranda do amor e da verdade; André Luiz, o repórter do além; o “Um amigo poeta”, o nosso Inácio Catingueira, o repentista do alto, todos fieis trabalhadores do Cristo.
Essa semana nós concluímos o tema “Esquecimento do Passado”, depois de discutirmos por “longos” quatro encontros as “causas atuais e anteriores das aflições”. Todos os temas enriquecedores que nos motivam a viver com mais alegria e racionalidade, pois estamos todos na contagem regressiva e a ampulheta do tempo desce rápido.
Aprendemos que vivermos no mundo da causalidade e não da casualidade e que os problemas cabem certinhos na vida de cada qual. Como também os momentos felizes. Tanto um quanto o outro passam rápido, como rápida passa a vida física.
Estamos mergulhados às leis de Deus, como os peixes estão no oceano. Deus, a causa, “não coloca fardos pesados em ombros que não possam suportar”. Tudo é experiência, para que o espírito evolua e atinja a culminância, que os religiosos chamam de salvação.
Nós temos mais motivos para agradecer do que para pedir. As oportunidades dadas são quase sempre desprezadas, os “sinais” do céu nos indicando o caminho a seguir, sempre nos norteando. Mas como somos ingratos acusamos a sorte de tudo e o nosso orgulho não deixa que compreendamos que somos o resultado do que pensamos e do que fazemos. Causa acionada, consequência realizada.
Ligar-se a Deus é importante e isso nos dá força. Nosso dínamo precisa ser recarregado, senão as ilusões do mundo, lá fora, nos prendem e vamos à cata de sofrimento e de colheitas menos felizes.
Tudo isso me fez relembrar uma bela história do escritor espírita RICHARD SIMONETTI, que admiro pela simplicidade, de como trata os temas da vida. Conta ele:
““... A propósito há um curioso episódio de um sábio hindu que, inspirado, dizia ao seu discípulo:
Meu filho, infinitas são as bênçãos que devemos agradecer ao Criador: a beleza da flor, o verde das matas, o azul do céu, o brilho das estrelas, a majestade do oceano, o sorriso da criança... Em toda a Criação há sinais da Sublime Presença , convidando-nos à confiança e oferecendo-nos conforto e alegria.
Impressionado com tais raciocínios, o aprendiz, de retorno ao lar, divagava:
Sim, há muito a agradecer. Deus está presente em tudo! Nesta flor que desabrocha deslumbrante; naquela cascata que conta a sublimidade da vida, no Sol, que ilumina o Mundo!...
Despertando de seu deslumbramento íntimo, avistou um elefante furioso que corria pela estrada, em sua direção. Montado no animal, um homem advertia aos gritos:
- Sai da frente, sai da frente”!...
-Ah! - suspirou tranquilo – nada a temer. A majestade Divina está naquele elefante furioso que se aproxima. O nobre animal também faz parte da Criação.
Mal formulara semelhante raciocínio e foi violentamente colhido pelo paquiderme, que o atropelou como um trem expresso, jogando-o a distancia.
Com contusões generalizadas, sentindo mil dores, foi socorrido pelo seu mestre, que ouvira o barulho. Medicado, entre gemidos, o discípulo comentou, queixoso:
- O Senhor disse que Deus estava em todas as manifestações da Natureza, até nos animais! Veja que eu fiquei por supor que Ele estava naquele elefante furioso!...
O sábio sorriu benevolente, respondeu:
- Meu filho, realmente Deus está presente em tudo. Até naquele elefante furioso. Entretanto, você se esqueceu de que o Todo-Poderoso estava também naquele homem que alertava a plenos pulmões: SAI DA FRENTE, SAI DA FRENTE!...
De Causalidade ou “causa e efeito” é feita a vida.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
www.pensenisso.itaporanga.net
0 comentários:
Postar um comentário