Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Os Modernos Fariseus



( Reynollds Augusto)
A verdade é a principal ferramenta que consegue satisfazer o indivíduo sério. Ela cala,esclarece,liberta e satisfaz .Nunca entendi porque há tantas pessoas inebriadas com as pseudoverdades e se conformam com as ilusões do caminho que os levarão ao fosso. Jesus, o pedagogo por excelência, já nos advertira: “ Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. E a verdade não pode estar em coisas que divergem.
Atualmente,infelizmente, a religião;ou melhor, alguma religiões ,estão falseando a verdade e levando os incautos ao fosso. E Jesus advertiu que são cegos que conduzem cegos. Eu os trato como os modernos fariseus ,pois esse é um fenômeno antigo. O próprio Jesus , no dizer de Mateus (cap 25, 23-25 )já advertira: que não acreditássemos quando alguém dissesse : “Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali!”, “pois surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais para enganar, se possível , os próprios eleitos, “vede que vo-lo tenho predito”.
Pois bem o mestre Jesus já havia alertado para os falsos profetas que viriam no final dos tempos e dessa forma é preciso adquirirmos maturidade para identificarmos o que são provenientes dos homens e do que é de Deus.Há alguns que defendem que Jesus está só no templo deles e que os outros estão no caminho do erro e com o demônio. Coitados! Jesus não deixou religião nenhuma no mundo. Nem o judaísmo que era a sua religião ele seguiu. Religião é coisa de homem é convenção humana. A melhor será aquela que aproxima os seus adeptos da verdade, do amor, do perdão e da caridade. O resto é pretensão. São “cegos conduzindo cegos”.Vocês já notaram que tem uns dirigentes religiosos que incentivam as pessoas a gostarem mais de si mesmas e indiretamente estão ensinando-os a serem mais egoístas e essa é uma das chagas da nossa sociedade. Há alguns que ensinam que para falar com Deus precisamos de intermediários como santos, guias, espíritos, médiuns. E isso acontece em primeiro lugar porque há uma grande ignorância das Leis de Deus e em segundo porque que há aqueles que querem ser pessoas especiais diante dos homens. Se preocupam apenas com as aparências exteriores, limpos e bonitos por fora , mas cheio de podridão por dentro. Eu os chamo dos modernos fariseus.Agora é moda nas pregações televisivas alguns falsos profetas pregaram que temos que nos revoltar contra Deus pela nossa vida de miséria e de derrota, pregam a doutrina do imediatismo ,ou seja, a recompensa na vida física e dizem que só aqueles que são abençoados por Deus é que tem a recompensa de riquezas materiais. Tem uns “fieis”que vão á televisão dar testemunhos onde afirmam ter carros importados, apartamentos luxuosos , casas na praia, uma empresa de sucesso e etc.Coitados, não sabem que a riqueza material nada tem a ver com a riqueza espiritual e esquecem do que Jesus, homem que eles dizem seguir, afirmou pela boca de Mateus (Cap 16,26)“Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? De outra sorte em algumas passagens relacionadas ao dinheiro e aos bens materiais ,ele separou o que é de Deus e o que é do mundo: Daí ,pois , a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”(Mateus cap,22,21).Essas pessoas parecem que se esqueceram, daquela passagem onde um jovem rico perguntou como ele poderia ser perfeito para adentrar no Reino de Deus e Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito,vai, vende tudo que tu tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu,depois vêm e segue-me . O homem ficou muito tristes pois tinha muitos bens e desistiu (Mateus Cap 19,21-22). E vem a pergunta que não quer calar: será que esses “religiosos” ensinam os fieis a terem o desprendimento dos bens materiais?
Agora me lembrei daquela passagem que está em Mateus (Cap 6-19-21): “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam;mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem corrói, e onde os ladrões não escavam, nem roubam, porque ,onde está o teu tesouro,aí estará também o teu coração”.Então!: a riqueza do mundo ou os tesouros do céu. Pois bem, sejamos reflexivos e seja o teu falar “sim, sim e não, não”. Não vá na onda de quem prega a doutrina do imediatismo, do sucesso terreno, e ainda dizem que , quem vive uma vida simples não está com Deus.Basta lembrar de Jesus que viveu aqui na Terra uma vida simples, nasceu num celeiro, jamais pediu dinheiro e andava com os “doentes” , os ladrões, as prostitutas, os enfermos do corpo e da alma e com as pessoas simples.Andava com eles para mostrar onde era o caminho da vida eterna.Disse que “era mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”.
Não se engane “o Reino de Deus está dentro de vós”. Não é um lugar é um estado e quanto mais você se esclarece, quanto mais conhece essa verdade que ele tanto falou, a felicidade chega, as ilusões se acabam. Quando mais o espírito evolui mais próximo estará do Reino tão prometido por Jesus. Então, não compre gato por lebre. PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

domingo, 30 de dezembro de 2007

Arquibancadas do Zezâo

do Folha do Vale, clique para ampliar.

sábado, 29 de dezembro de 2007

Hoje, 30 de dezembro de 2007

Dia de São Fulgêncio
Dia de São Sabino

30 de Dezembro é o 364º dia do ano no calendário gregoriano (365º em anos bissextos). Falta 1 dia para acabar o ano

1898 - Nascimento de Luís da Câmara Cascudo, escritor e folclorista brasileiro (m. 1986)
1905 - Morte de José do Patrocínio (jornalista e escritor brasileiro)
1916 - Grigori Rasputin é assassinado a mando da família imperial russa
1941 - Criação da Companhia Siderúrgica Nacional
1968 - Golpe militar de 1964: divulgada uma lista de políticos cassados
2003 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança o programa Fome Zero
2004 - Decreto nº 4.975 Promulga o Acordo de Extradição entre os Estados Partes do Mercosul
2006 - Saddam Hussein, o ex-ditador do Iraque é executado por enforcamento em Bagdá, condenado por crimes contra a humanidade
2006 - Indiciamento de Simone Cassiano (mãe do bebê jogado na lagoa da Pampulha)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Hoje, 29 de dezembro de 2007

Dia Internacional das Diversidades Biológicas

29 de Dezembro é o 363º dia do ano no calendário gregoriano (364º em anos bissextos). Faltam 2 para acabar o ano.

1816 - Maceió é elevada à categoria de vila
1844 - Trava-se a Batalha de Quaró, a última da Guerra dos Farrapos, em território uruguaio, na margem direita do Rio Quaraí
1891 - Thomas Edison patenteia o rádio
1902 - Criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil
1903 - Nascimento de Cândido Portinari - pintor brasileiro (alguns autores mencionam 30/12/1903)
1978 - Golpe militar de 1964 - sancionada a nova lei de segurança nacional, que prevê penas mais brandas, possibilitando a redução das penas dos condenados
1986 - Fundação da Câmara Brasileira de Jovens Escritores
1992 - Fernando Collor de Melo renuncia à Presidência da República do Brasil e Itamar Franco assume o cargo definitivamente
2001 - Morte da cantora brasileira Cassia Eller

************


Crime contra a Cultura

Crime: Biblioteca Municipal transformada em escombros

A Biblioteca Municipal Paulo Correia está sem funcionar há pelo menos seis meses. A instituição criada pela prefeitura na administração do prefeito Sinval Pinto, há quatro décadas, já vinha funcionando precariamente há nove anos em uma sala da Secretaria de Educação, localizada na Rua Padre Lourenço, mas agora, o que é pior, foi desativada.

Para ampliar a sala onde vai funcionar a Universidade Aberta foi preciso tirar parte do espaço que abrigava a biblioteca. Essa reforma levou a baixo livros, estantes e a mais antiga instituição de leitura e pesquisa de Itaporanga.

Mas a sentença de morte da biblioteca já havia sido decretada desde o final da década de 90, quando a então prefeita Kátia Brasileiro determinou a retirada da biblioteca do centro da cidade e doou o prédio para a agência do Banco do Brasil, que até hoje funciona no local.

Uma outra sentença mortal contra a Paulo Correia ocorreu no começo deste ano, quando, em vez de ampliar e melhorar a biblioteca já existente, a Secretaria de Educação do município criou outra, dando a ela o nome do Monsenhor Sinfrônio, mas, assim que foi inaugurada, começou a padecer do mesmo problema da anterior: a difícil localização. As duas bibliotecas estão escondidas nos fundos da secretaria, nada ideal para uma casa pública de leitura.

O fechamento da biblioteca não é apenas um atentado contra a educação e a cultura, mas, também, contra a memória do seminarista e estudante de Sociologia Paulo Correia, um dos mais brilhantes itaporanguenses de todos os tempos, apesar de ter falecido ainda jovem, vítima de um acidente de carro em 1968.

Conforme o atual secretário de Educação, Geraldo Pedro, a biblioteca não foi e nem será desativada. “Ela teve que ficar fechada por um certo período por causa da reforma do prédio que vai abrigar a universidade, mas esta semana nós já começamos a recuperar a sala, as estantes e organizar tudo, e tenho certeza que a biblioteca vai passar a funcionar muito melhor do que antes”, comenta o secretário.

Jornal Folha do Vale - Edição 126

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Hoje, 28 de dezembro de 2007

Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Dia do Salva-vidas
Dia dos Santos Inocentes
Dia da Marinha Mercante - no Brasil

28 de Dezembro é o 362º dia do ano no calendário gregoriano (363º em anos bissextos). Faltam 3 para acabar o ano.

1557 - Mem de Sá chega a Salvador, Bahia
1895 - Os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual
1918 - Morre Olavo Bilac, jornalista e poeta brasileiro (m. 1865)
1950 - Lei nº 1.300 - Lei do Inquilinato
1967 - Criação da Petrobrás Química S/A- PETROQUISA
1989 - Aurélio Buarque de Holanda, lexicógrafo, organizador do Aurelião (n. 1910)
1990 - Editada a Lei Orgânica da Saúde, que criou o Sistema Único de Saúde (SUS)
1992 - Guilherme de Pádua e Paula Thomaz assassinam a atriz Daniella Perez
1993 - O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel
1999 - Senador Lúcio Alcântara propõe regulamentação de comércio eletrônico
2006 - Rede Globo exibe o especial 'Por Toda a Minha Vida' sobre a vida de Elis Regina

Coluna de Isaías Teixeira -27/12/2007

Bem-vindo, 2008!

E 2007 dá os últimos suspiros. Para alguns, o ano foi muito bom, ótimo, inesquecível, deixará saudades; para outros, no entanto, é melhor esquecê-lo, apagar da memória, fazer de conta que não existiu. Quem conseguiu usar o tempo que que nos é dado se deu bem. A mesma quantidade de horas é dada a todos, mas quem a usa com sabedoria consegue tirar o melhor proveito. E quem estabeleceu esta lógica certamente sobressaiu com sucesso. E você, o que fez com o tempo que lhe foi entregue?

No âmbito governamental, 2007, que significa o primeiro ano do segundo mandato do governo Lula, trouxe para o país muitas e boas perspectivas. Finalmente, após décadas, o Brasil viu surgir um projeto arrojado que o abraçasse por completo: o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma forte resposta do governo federal à sociedade brasileira, voltado à estruturação de diversas áreas, embora visto com maus olhos pela oposição.

Diferentemente da União, poucas novidades nos governos municipal e estadual. Em relação ao Estado, o governador Cássio Cunha Lima passou os doze meses do ano lutando para permanecer no cargo, e vem conseguindo até agora enquanto é julgado pela instância superior. Foi cassado duas vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral,
mas ainda está no poder graças a liminares concedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, e, mediante todo esse imbróglio, o povo é quem é o mais prejudicado, embora que é preferível Cássio no governo do que a volta do carrasco Zé Maranhão. No que se refere às políticas públicas locais, pouca coisa aconteceu em 2007.

Destaque para o prefeito de Pedra Branca, Antônio Bastos, que conseguiu sanear toda a cidade. Em Itaporanga, a mesma sonolência administrativa com a qual Antônio Porcino assumiu o poder em 2005, e ai do município se não fosse a Bolsa-Família e a iniciativa privada: a situação dos itaporanguenses estaria muito pior. Que em 2008 todos os governantes possam ter mais responsabilidade com o nosso dinheiro e que vocês, nobres leitores, possam saber consumir com sucesso o tempo que lhes serão entregues.

PAC sem CPMF

O governo federal teme que a falta dos recursos da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), o chamado imposto do cheque, cuja prorrogação até 2011 foi reprovada pelo Senado Federal, dias atrás, inclusive com votos desobedientes de Cícero Lucena e Efraim Morais, que contrariaram o governador Cássio Cunha Lima, possa prejudicar os investimentos de 24 bilhões anuais do PAC da Saúde, já que os recursos da CPMF são destinados
à saúde pública, e, como tal, “tudo que vem para beneficiar o pobre é desse jeito”, diz a dona de casa itaporanguense Raimunda da Silva.

Galego do Foto

Estava para produzir uma matéria feita com a advogada Lolosa Figueiredo sobre a saúde momentânea de seu irmão, mas pouco mais de um dia após a entrevista chegou a notícia da morte do fotógrafo Antônio Figueiredo, mais conhecido por Galego do Foto, de 58 anos, que deu grande contribuição a Itaporanga na arte fotográfica e era muito solidário. Ele estava internado desde maio no hospital da Unimed, em João Pessoa, onde submeteu-se a uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro. Não bastasse a situação delicada pós-operação, o quadro de saúde de Galego se agravou ainda mais com um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no qual também foi vitimado.

Galego tinha uma filha, Márcia Figueiredo, e seu sepultamento ocorreu na manhã do dia 21 de dezembro, um dia após o seu falecimento. O sentimento de pesar a toda a família ilutada.

Trânsito

Durante todo o ano e, principalmente, em períodos festivos como os do mês de dezembro e virada do ano, são registrados, no Brasil inteiro, milhares de mortes por acidentes de trânsito. E a maioria das causas dos acidentes tem relação com bebida alcoólica. São motoristas irresponsáveis que enchem a cara, pensam que é de borracha, e colocam em risco a vida deles e a de outras pessoas.

Solidariedade

E por me referi a drª Lolosa, foi graças a seu gesto de solidariedade que pelo menos 50 famílias carentes de Itaporanga passaram um Natal mais feliz. É que ela comprou e doou 50 cestas básicas. A doação aconteceu na tarde do dia 24 de dezembro em um box do mercado público municipal. A advogada pediu para que não fosse revelado o seu nome aos beneficiados, mas os bons gestos devem ser mostrados para que possam ser copiados.

A renúncia de Porcino

É dada como certa a renúncia do presidente da Câmara de Vereadores de Itaporanga, José Porcino, para a ascensão do vereador Zé Valeriano (PTB) ao cargo, como cumprimento de um acordo celebrado pela oposição para eleger o atual chefe do legislativo municipal e irmão do prefeito Antônio Porcino, ambos do PMDB.

Reveillon na praça

O reveillon em Itaporanga deste ano volta a ser realizado em praça pública. A banda de forró Styllus será a principal atração. Já para o dia 9 de janeiro, destaque para o forrozeiro Felipão e Forró Moral.

Refletindo

“Feliz o homem que encontrou a sabedoria e que é rico de prudência”. (Salomão)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Hoje, 27 de dezembro de 2007

Dia do Desjejum (Islamismo)

27 de Dezembro é o 361º dia do ano no calendário gregoriano (362º em anos bissextos). Faltam 4 para acabar o ano

1797 - Nascimento de Domitila de Castro e Melo (marquesa de Santos)
1831 - Charles Darwin embarca no HMS Beagle para a sua viagem ao redor do globo, parando na América do Sul e ilhas Galápagos.
1932 - Criação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
1935 - A Pérsia passa a se chamar Irã
1939 - Criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), encarregado da censura no Estado Novo
1945 - Criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER
1945 - Criação do Fundo Monetário Internacional (FMI)
2007 - Benazir Bhutto é assassinada no Paquistão.

Papai Noel no Jantar Fraterno



A figura do Papai Noel desceu às ruas da cidade para alegrar as crianças. Apesar de ser o símbolo do consumismo , nós o projetamos diferente. Como sai por aí distribiuindo presentes que encanta a vida, nós o tomamos como a figura do PAI que está nos céus e que todo dias distribui presentes belísimos como esse sol mágico, esse ar, essa lua,a chuva... E o maior de todos os presentes : A NOSSA VIDA.

Preparando as quentinhas.II


A turma do Centro preparando as quentinhas de Natal. Esse ano tivemos a ajuda do amigo Titico do IBGE .Ele passou no teste. Ganhou a vaga e no próximo ano estará conosco novamente.Só falta você? ...

Preparando as quentinhas.


Todos reunidos em torno na mesa ,mas antes um momento de reflexão. A prece de agredecimento conduzida por VICENTE.

Só temos o que agradecer

A família, o trabalho, a saúde, a oportunidade

Até as dificuldades precisamos agradecer

Deus nosso pai , lá do alto alto

Só nos dá aquilo que fazemos por merecer.

Jantar fraterno 01 - Na cozinha


A turma da COZINHA estava em festa preparando o Jantar das famílias e o resto da turma lá na frente esperando para fazer as quentinhas de Natal

Jantar Fraterno do Centro Espírita Jesus de Nazareth


Tudo começou na década de 90. O Saudoso FERNÃO DIAS DE SÁ idealiza o denominado JANTAR FRATERNO, que seria uma forma dos espíritas unirem suas forças em prol das pessoas carentes de nossa bela ITAPORANGA. Alíás essa é a melhor forma de se comemorar o marco daquele que veio para ensinar a humanidade a amar . Pois bem, esse jantar fraterno cresceu, cresceu e está crescendo ao ponto de no início termos começado com cem famílias e hoje temos mais de 500 refeições.
Todos nós os espíritas e a sociedade boa de Itaporanga são os responsáveis por tudo isso. O que realmente importa , não são as quantias doadas e sim o desejo de ajudar daí a importância de congregarmos forças nesse trabalho unindo todos: empresários, pessoas físicas, instituições que estão de corações abertos para darem seguimento a esse projeto de SEU FERNÃO.
DONA MARIA, a herdeira natural desse projeto está mais contente do que nunca. Eu queria aqui nominar todas as pessoas que participaram desse lindo trabalho mais é impossível e dessa forma vou faze-lo em nome do Coordenador Espírita do Vale do Piancó, o empresário JOSÉ CAMPOS DE LACERDA.
O Papai Noel andou pelas ruas da cidade fazendo o sorriso brotar. Muita música, encantos e flores no ar.
Houve a distribuição de picolés para todas as crianças.
A Música de Natal e ano bom era ouvida ao longe.
A emoção foi a Tônica do evento.
Enfim,meta cumprida. Esperamos que no ano que vêm todo o nosso esforço traga mais esperança e paz a todos e que o JANTAR FRATERNO NA VERSÃO Nº 18, seja melhor ainda.FERNÃO ESTÁ DE PARABENS, MARIA ESTÁ DE PARABENS, OS ESPÍRITAS ESTÃO DE PARABENS , A NOSS SOCIEDADE ESTÁ DE PARABENS.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Hoje, 26 de dezembro de 2007

Dia do Pedreiro
Dia da Lembrança
Dia dos Fundidores de Metal

26 - de Dezembro é o 360º dia do ano no calendário gregoriano (361º em anos bissextos). Faltam cinco dias para acabar o ano.

1893 - Nasceu Mao Tse-tung, político, revolucionário e governante da China
1915 - Congresso aprova o novo Código Civil (promulgado em 01/01/1916)
1929 - o deputado federal brasileiro Sousa Filho é assassinado a tiros pelo colega parlamentar Simões Lopes no plenário da Câmara dos Deputados
1933 - A rádio FM é patenteada
1943 - Segunda Guerra Mundial: O navio de guerra alemão Scharnhorst é afundado.
1977 - Lei nº 6.515 regula os casos de dissolução de sociedade conjugal e casamento - lei que institui o divórcio no Brasil
1982 - O Homem do Ano da revista Time foi dado pela primeira vez a um não-humano, o computador
1991 - O Soviete dissolve a União Soviética
1996 - Lei nº 9.427 institui a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL

José Ferreira Irmão - Comentário no Mural

Como filho de Itaporanga, embora ausente dos blogs da sociedade local, gostaria de fazer um registro da importância do Hotel Rainha do Vale para a região do Vale do Piancó, como resultado do empreendedorismo do casal Marcone e Dilma.

Como professor que conhece o mundo inteiro, não posso deixar de reconhecer que o hotel é uma contribuição ímpar ao desenvolvimento local. Tenho uma fazenda nas redondezas e me sentia constrangido por não ter um lugar adequado para me hospedar na cidade de Itaporanga.

Isso agora foi resolvido e de maneira muito singular. Parabens aos Itaporanguenses que contribuem para o desenvolvimento de sua cidade, como os acima referidos. Prof. José Ferreira Irmão, Ph. d. em economia pela Universidade de Londres.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Hoje, 25 de dezembro de 2007

Natal

25 de Dezembro é o 359º dia do ano no calendário gregoriano (360º em anos bissextos). Faltam 6 para acabar o ano.

1 - É instituída a data de nascimento de Jesus Cristo, também conhecida como Natal, data mais celebrada do Cristianismo, considerado momento de paz e compaixão.
1599 - Fundação da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil.
1823 - Primeira edição do jornal 'Typhis Pernembucano' de Frei Caneca
1895 - Morte do escritor brasileiro Raul Pompéia
1910 - O navio satélite parte do Rio levando marginais e prostitutas para serem abandonados no Rio Amazonas
1941 - II Guerra Mundial: Hong Kong rende-se aos Japoneses
1948 - Fundação da escola de samba Beija-Flor
1999 - Morte de João Baptista Figueiredo (general brasileiro - presidente 1979-1985)

Se Eu Pudesse!

Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.

Daria a capacidade de escolher novos rumos, novos caminhos. Deixaria, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. Além da ação o cultivo à amizade.

E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.
Gandhi

Que todos tenham um Feliz Natal e um 2008 cheio de Realizações!

domingo, 23 de dezembro de 2007

Hoje, 24 de dezembro de 2007

Dia do Órfão
Dia Universal do Perdão
Celebra-se a Noite de Natal

24 de Dezembro é o 358º dia do ano no calendário gregoriano (359º em anos bissextos). Faltam 7 para acabar o ano

1524 - Morre Vasco da Gama, navegador português (n. 1469)
1634 - Holandeses conquistam Filipéia (futura João Pessoa - PB) e dão-lhe o nome de Frederikstad
1868 - Guerra do Paraguai: os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviam uma intimação a Solano López para que se renda
1938 - Inauguração oficial da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
1968 - Decreto-Lei permitindo a venda de livros pelas farmácias
1999 - Morte do ex-presidente João Batista Figueiredo
2006 - Morte de Carlos Alberto Ferreira Braga (Braguinha - compositor brasileiro)

************

24 de Dezembro - Dia do Órfão
O dia 24 de dezembro, véspera de Natal, é dedicado aos órfãos. Nesta data, comumente comemorada em clima de confraternização familiar, crianças órfãs aguardam a chegada de uma surpresa, de um presente ou de uma visita, com um sentimento muito especial.

Você pode contribuir para que o Natal destas crianças seja menos triste e solitário. Faça uma visita a um orfanato e leve brinquedos, roupas, donativos ou simplesmente um abraço, uma alegria ou uma palavra de esperança.

Para os que estiverem interessados em adotar uma criança, o Portoweb está disponibilizando para download a íntegra do decreto que instituiu o Dia do Órfão. Clique AQUI para baixar o documento e saiba quais são os requisitos e as documentações exigidas para iniciar um processo de adoção.

E lembre-se: se você não puder adotar uma criança, existe também a opção de se tornar um padrinho. Informe-se como, conhecendo o trabalho da Ong Associação Famílias em Solidariedade, parceira do Portoweb, e do Fundo Cristão para Crianças.

Feliz Natal!

O Casamento do Ano

Paulo César, Aparecida e Dom José
Um dos casamentos mais esperados da sociedade itaporanguense aconteceu neste sábado, 22 de dezembro, na Ireja Mtriz de Nossa Senhora da Conceição, quando resolveram se unir em matrimônio, a fisioterapeuta Aparecida Alves (filha de Maria do Carmo e Pedro Alves de Carvalho e o advogado Paulo César Conserva (filho de Dainha e César Conserva).

Depois da cerimônia religiosa que foi celebrada pelo pároco, Padre Deusimar, os noivos receberam os convidados no Campestre Clube de Itaporanga, que foi primorosamente ornamentado para o evento, que contou com a presença de grande número de amigos e familiares do casal.

Dentre muitos convidados ilustres, merece destaque a presença do Bispo Diocesano Dom José Gonzalez, não apenas por ser uma autoridade eclesiástica, mas pelo laços que unem o casal, a Igreja Católica.

Tanto na Igreja, quanto no clube, a decoração estava impecável. Os cânticos religiosos ficaram por conta de Shenya Ferreira e Ismael Lúcio enquanto no clube, os convidados foram brindados com o fino da MPB.

O Portal do Vale agradece o convite nos enviado e deseja aos noivos, que na nova vida e no novo ano que se iniciam possam conquistar tudo que almejam, além de Paz, Saúde e Felicidade.

Em breve colocaremos o Album de Casamento aqui no Blog,. Aguardem!

Transístor completa 60 anos

No dia 23 de Dezembro de 1947 o mundo conhecia o transístor, o primeiro amplificador eletrônico de estado sólido. Mais do que substituir as válvulas eletrônicas, o transístor logo se revelaria como uma das ferramentas mais importantes já criadas pelo homem. E a humanidade nunca mais seria a mesma depois dele.

Transístor de germânio

O primeiro transístor media cerca de 1,5 centímetro e não era feito de silício, mas de germânio e ouro, montado sobre suportes de plástico.

Os transistores fabricados em escala industrial hoje medem 45 nanômetros, mais de 330.000 vezes menores. Em escala de laboratório, os cientistas já conseguiram fabricar transistores moleculares, centenas de vezes ainda menores.

Prêmio Nobel

Seguindo os avanços de vários outros cientistas, coube ao trio John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley os méritos pela invenção do transístor. Eles receberam o Prêmio Nobel de Física de 1956 pelo seu invento.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Hoje, 23 de dezembro de 2007

Dia da Carteira de Habilitação
Dia do Atleta Amador
Dia Nacional do Vizinho

23 de Dezembro é o 357º dia do ano no calendário gregoriano (358º em anos bissextos). Faltam 8 para acabar o ano.

1636 - Nasce Gregório de Matos, escritor brasileiro (m. 1695)
1822 - Morte de Antônio de Sant'Ana Galvão (Frei Galvão)
1888 - Vincent Van Gogh corta sua orelha esquerda, a leva para um bordel e a dá a uma prostituta chamada Rachel
1947 - Primeira demonstração do transistor nos laboratórios Bell
1972 - Inauguração do Museu Frei Galvão (Guaratinguetá-SP)
1975 - Decreto 76.900 institui a Relação Anual de Informações Socias (RAIS)
2003 - Entra em vigor o Estatuto do Desarmamento
2007 - Morre o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, Arcebispo Emérito de Aparecida (n. 1924)

******************

23 de Dezembro - Dia Nacional do Vizinho

Há milhares de anos, quando o homem deixou o comportamento nômade e passou a se fixar em determinados locais, em virtude da agricultura, lá estava ele, o vizinho. Desde que surgiram as vilas, as ruas, os bairros, os edifícios e, até mesmo antes disso, no tempo das cavernas, lá estava ele, o vizinho. Por vezes sua companhia é agradável, em outras incômoda.

Esta pessoa que convive tão de perto, que conhece seus horários, seus sons, seus amigos e até as suas manias, tem um dia dedicado à ela, embora talvez você nem a conheça muito bem.

Então, aproveite o dia 23 de dezembro e, munido de seu espírito natalino, surpreenda seu vizinho, convidando-o para jantar, lhe dando um presente ou simplesmente um abraço. Afinal, vizinhos podem ser para sempre e, nesses casos, é bom manter a política da boa vizinhança.

Estabilizador ou filtro de linha? - Final

Estabilizadores


O segundo tipo de equipamento de proteção comumente utilizado são os estabilizadores de tesão. Eles são desenvolvidos para proteger os eletrônicos das variações bruscas de tensão como a sobretensão e a subtensão. Sua função é regular a tensão elétrica que chega da rede da concessionária e entregar para os computadores o nível de tensão adequado e constante exigido pelas fontes de alimentação.

“O estabilizador é um equipamento que corrige as diferenças de tensão da rede. Ou seja, ajustam a tensão da energia para que os equipamentos conectados recebam a energia mais próxima da ideal. Isto significa que, se a rede estiver baixa, o estabilizador a eleva e mantém a tensão dentro de limites aceitáveis. Caso a rede esteja alta, o equipamento faz a correção inversa”, explica a gerente de marketing da SMS Tecnologia Eletrônica, Gisella Magni. “A subtensão pode impedir ou atrapalhar o funcionamento do computador e a sobretensão pode levar à queima do computador, especialmente a fonte e a placa-mãe”, complementa Soares, da Microsol.

O computador e todos seus periféricos devem ser ligados no estabilizador. No entanto, é importante observar que a soma das potências dos equipamentos ligados ao estabilizador não pode ser maior do que a potência nominal dele. De acordo com Soares, a ordem ideal para a conexão dos equipamentos à rede elétrica para a melhor proteção possível é: tomada, filtro de linha, estabilizador e, neste, o computador e seus periféricos.

Proteção extra - Caso o usuário esteja disposto a garantir ainda mais proteção aos seus equipamentos de informática, o ideal é adquirir uma unidade de fornecimento de energia. Também conhecidos por Uninterruptable Power Supply (UPS) ou nobreak, esses equipamentos asseguram o fornecimento de energia para o computador e periféricos no caso de falta de energia e oferecem proteção total contra problemas que vão desde pequenas interrupções em frações de segundos até blecaute total, e também contra ruídos, sobretensões e subtensões.

Esses equipamentos podem tanto funcionar por apenas alguns minutos, para que o usuário possa desligar normalmente o computador sem perda de dados e, neste caso, são chamados shortbreakes, quanto podem funcionar por longos períodos. Sua autonomia depende da potência de sua baterias e também da quantidade de equipamentos que estiverem ligados a ele.
Quarte e última parte

NÓS ESTAMOS PASSANDO


Reynollds Augusto


Pouca gente sabe, mas sempre fui um saudosista de carteirinha. Alguns equivocadamente afirmam que relembrar o passado é viver em um estado lúgubre. Penso diferente .relembrar o passado é nos permitir entrar no túnel do tempo nos levando a experiências psíquicas valorosas. É o mergulho no mundo mágico do ser. É um estado de eterna rememorização da vida.É viver de novo.
Tem gente que afirma que relembrar o passado é sofrer duas vezes. Besteira!. Relembrar o passado é se encantar com os momentos felizes e aprender a não mais errar novamente nos equívocos cometidos. A experiência que Deus nos concedeu nesse curto espaço de tempo forma a personalidade e ela é uma das construtoras de nossa individualidade que é o estado permanente do espírito em evolução.Na verdade, na verdade , não somos integralmente essa personalidade, com esse RG, com esse CPF etc. A nossa individualidade é a soma das personalidades que adquirimos ao longo das existências. Essa vida é um capítulo na dinâmica da existência e elas são inúmeras. Foi por isso que JESUS disse que não veríamos o Reino de Deus de não nascermos de novo,ou seja, precisamos estar reencarnando para que possamos nos aperfeiçoar cada vez mais.A perfeição, a angelitude é um esforço contínuo. Essas somas de experiências vão formando a minha integralidade , a minha individualidade
Estava aqui tentando conceber o quão feliz se sente Paizinha ao relembrar da nossa velha Itaporanga, da nossa inesquecível Misericórdia. Um povo, uma gente, um sonho, um momento... uma vida. Da casa de Mariquita Diniz eu tenho lembranças de alguns relances de quando era criança e tinha que passar á sua frente no caminho para o Grupo Manoel Diniz.Ela diz que não se conformou com a demolição da casa de Mariquita Diniz.Casa grande, bonita e rústica . De sua imagem lembro-me apenas da extensão , dos tijolos antigos, da movimentação de seus moradores , isso foi quando? Em 1976, talvez. E a mata?! A mata ao lado da casa para mim era a minha floresta, muitos pássaros, meu refúgio da época.
É a vida passando para dar lugar a outra vida, a da modernidade que por sua vez se tornará objeto da saudades de outras gerações. Nada existe para ficar.Tudo passa para se transformar. Até nós estamos passando. A cada dia que se passa mais perto estamos de nossa libertação para continuar a plenitude da vida em outras paragens. É a dinâmica da existência. Até o planeta Terra tá passando. Está se transformando, está se extinguindo e é porque ele ainda é um adolescente e só tem um pouco mais de alguns bilhões de anos. E , coitado! Se esforça para se adaptar aos novos tempos, se acomodando as investidas de alguns irmãos nossos inescrupuloso que o destrói diariamente a pretexto do ganho,na busca da opulência exagerada. Do ter, sempre ter...
Outro dia estava conversando com outro saudosista : O nosso eterno seresteiro Nilton Mendes. Ele estava relembrando da rua do tostão, da rua da gaveta ,nossa atual 13 de maio e etc.,da cidade velha, retratos de uma época. Milton é consciente,experiente e falava do quanto é belo relembrarmos esses momentos que jamais morrem.Vez por outra seguro ele aqui para conversarmos sobre a vida. Existe muita memória contida que precisa ser eternizada em um livro. Ele me convidou a quando sairmos de férias andarmos por aí registrando através de fotos os monumentos ainda existentes daquele tempo que não se apaga. Essa é uma sugestão para todos nós de Itaporanga. Todos temos um pouco da memória dessa terra boa .Sugeri ao nosso seresteiro a criação de um livro e ele convidou-me ajudá-lo.
A grande verdade é que a própria inevitabilidade das transformações nos impõe uma atitude mental compreensiva. Sou daqueles que defendem a preservação da nossa história, mas também sou consciente de que a dinâmica da vida é um rolo compressor inevitável. Resta-nos relembrar, eternizar nos escritos, dar oportunidade para que outras gerações em seu tempo próprio compreenda esses valores. Acho que não devemos cair em aturdimento e revolta e sim em ação até o limite das possibilidades, sabendo que tudo passa, para se transformar e que nada fica para se fixar.Senão, (...) "seremos levados de roldão pela torrente que procuramos deter”, Os espíritos superiores dizem que o progresso é uma condição da natureza humana e não se tem o poder de opor-se-lhe .É uma força viva , cuja ação pode ser retardada ,porém não anulada”(...).Mas o progresso pode dar-se sem a destruição da nossa história. Aí vai a consciência, a maturidade , a visão dos nossos gestores.
Vamos aproveitar bem! Vamos viver com a nossa Itaporanga querida , que está se desenvolvendo paulatinamente ...e sempre, E ainda temos a satisfação de sentarmos nas calçadas para conversarmos tranquilamente, sentindo aquele vento gostoso da rua 13 de maio, que tempo e modernidade nenhuma destrói. Nos dirigirmos á esquina do Colégio Padre Diniz e contemplarmos a Serra do Catinho onde repousa a figura do Cristo representada naquela bela estátua , filha do nosso saudoso Padre Zé, que abraça a nossa querida cidade acalentando os corações.
Preservemos o passado, ele é a base e o encanto da vida.Nos preparemos para o futuro, ele virá inexoravelmente. E sejamos felizes. Todos nós merecemos.Itaporanga de ontem, de hoje e de sempre.Sempre Itaporanga.PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

Olhando as estrelas

(Reynollds Augusto)

Eu sempre senti-me deslumbrado com o que está acima da minha cabeça. As estrelas, a lua, o sol... tudo isso me fascinava e me fascina. Por mais que usemos a razão para tentar entender a magia da vida, a nossa lógica não consegue atingir a grandiosidade de Deus. O fato é que o Universo é sua criação e os espíritos superiores explicaram a Kardec que o universo abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados , materiais e imateriais e nessa ordem de idéias o homem desde quando começou a contemplar as estrelas tenta devassar os mistérios da criação.Se pergunta: quando tudo deve ter começado?
Na idade média ,com a prevalência do obscurantismo, as teorias religiosas se evidenciavam e eram baseadas na mitologia e a razão ficava dispersa ante a fantasia. Defendiam ,por exemplo, que Deus criou o universo em seis dias e mais que a humanidade surgiu a partir de Adão e Eva , sendo que Adão foi feito de um “bolinho” de barro e Eva de sua Costela. E não é que acreditava nisso!Essa situação prevaleceu até o século XVII.Foi quando a ciência começou a se livrar das amarras impostas pelo poder temporal e modernas técnicas científicas demonstram que o universo é mais velho do que sugere a cronologia bíblica que afirmava que ele tem aproximadamente quatro mil anos.E não é que acreditava nisso!
O escritor espírita Richard Simmoneti afirma que uma das dificuldades da Astronomia que é a base dos estudos sobre as estruturas do Universo, é a distorção imposta pela atmosfera, um manto etéreo que envolve a Terra, algo semelhante a observar uma árvore do fundo de uma piscina. Aí veio telescópio Hubble que foi um prodígio da moderna tecnologia ,sendo controlado por potentes computadores e que consegue fotografar os astros a bilhões de anos-luz da Terra ,distancia que nos remete á real (!?) percepção de que o universo é muito...muito mais velho do que sugerimos. Nossa lógica não consegue , entender tudo isso.
Muitas teorias tentam explicar como o universo surgiu .É uma pena que os cientistas são muito inteligentes para estudar o universo e muitos “burros”(petulantes) para tentar incutir na mente do povo que ele nasceu por si mesmo. Existe a velha teoria do BIG BAN que defendem que há perto de 15 (quinze) bilhões de anos uma grande concentração de energia atingiu um ponto de saturação ,houve uma grande explosão e deu origem á matéria,produzindo nebulosas,nuvens de gases, berço de galáxias , que são aglomerados estelares.Aí vem a pergunta que não quer calar: quem “acendeu o pavio”dessa explosão? Quem concentrou esse energia? de onde ela surgiu? Mesmo que isso fosse verdade eles estavam lidando com o efeito, faltavam explicar a causa.Só não ver quem não quer, que a causa é Deus.
Sobre os seres vivos hoje sabemos que eles começaram a partir de organismo extremamente simples, unicelulares, após o resfriamento da crosta terrestre e submetidos a sofisticados mecanismo evolutivos,lentamente desenvolveram-se,multiplicaram-se,diversificaram-se em incontáveis espécies,num período de bilhões de anos , ate atingir uma complexidade tal que surgiu o homem, corpo somático onde o espírito encontrou um meio para encarnar e continuar seu processo de ascensão espiritual.
Eu sempre disse que a ciência e religião devem andar juntas.A ciência precisa da religião para sentir e a religião precisa da ciência para pensar. Essas duas forças unidas chegarão a conclusão mais lógica e racional da existência de DEUS e uma ajudará a outra a entender de forma mais próxima do real o conceito de Deus e que o axioma científico de que para todo efeito existe uma causa, nos dá a idéia de que a vida não surgiu do nada. DEUS NÃO ESTÁ COCHILANDO,NÃO. Pense nisso! Mas pense agora.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Hoje, 22 de dezembro de 2007

Dia da Consciência Ecológica
Dia do Início do Chanucá (Judaismo)
Emancipação Política de Aguiar
Emancipação Política de Igaracy

1761 - Criação do Ministério da Fazenda (D. José I cria o Tesouro Real e Público)
1793 - Nasce o Marquês de Olinda, Regente e Primeiro-Ministro do Império do Brasil (m. 1870)
1955 - Fundação do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)
1960 - Lei nº 3.857 cria a Ordem dos Músicos do Brasil
1968 - Anos de Chumbo : após protestarem publicamente contra a ditadura, os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil são presos no Rio de Janeiro
1978 O 'Diário de Pernambuco' divulga lista de torturadores
1980 - Morre Almirante, cantor, compositor e radialista brasileiro (n. 1908)
1981 - Criação do estado de Rondônia.
1988 - Morte do líder seringueiro Francisco Alves Mendes Filho (Chico Mendes)
2003 - É editada a lei nº 10.826, mais conhecida como Estatuto do Desarmamento
2003 - Senado aprova medida provisória da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social -Cofins
2003 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o Estatuto do Desarmamento
2004 Câmara dos Deputados aprova o Programa Universidade para Todos - PROUNI
2007 - Casamento de Paulo Cesar e Aparecida


***********

A palavra hebraica "chanucá" tem três significados: início, educação e dedicação.

Quando os macabeus libertaram o Templo do domínio dos gregos, descobriram que o local mais sagrado do Judaísmo tinha sido violado e profanado. O Templo necessitava muito mais que uma limpeza e consertos; precisava ser reconsagrado. Esta consagração marcou um novo início para o
Templo e para o povo judeu, e é a origem do nome do dia festivo.

Chanucá trata de duas forças sempre presentes: trevas e luz. Um conflito entre duas ideologias: o helenismo e o judaísmo. O poder de uma pequena chama capaz de banir as trevas, de ver uma batalha impossível, ser vencida pelos mais fracos em número, mas cuja centelha permitiu ir muito além das limitações.

Desde a histórica vitória dos macabeus sobre os assírios e seus aliados - os judeus helenizados - ocorrida em 165 antes da Era Comum - celebra-se Chanucá durante oito dias. Após três longos anos de guerra, os macabeus conseguiram derrotar aqueles que queriam impor restrições às práticas religiosas judaicas, reconquistaram o Templo Sagrado de Jerusalém - que havia sido profanado por imagens e práticas pagãs -, e restauraram as tradições de seus ancestrais. A palavra Chanucá, em hebraico, significa dedicação e refere-se à purificação e conseqüente rededicação do Grande Templo de Jerusalém a D'us.

Após a reconquista do local, era necessário reacender a menorá no Templo. Para isto, era preciso encontrar azeite que não tivesse sido profanado. Os macabeus encontraram um pequena jarra de azeite puro que daria apenas para um dia. Mesmo sabendo que era muito pouco, acenderam a menorá.

Milagrosamente, sua chama permaneceu acesadurante oito dias. O azeite, que mal dava para um dia, foi-se renovando por oito dias, tempo suficiente para a produção do novo azeite. Mais um milagre havia acontecido para demonstrar a bondade e o amor do Eterno para com seu povo. Desde então, para recordar os milagres que o Eterno fez por Israel naquela época, celebramos Chanucá, durante oito dias.

Mensagem de Natal de Jesus

Estabilizador ou filtro de linha? - Parte 3


Como comprar um filtro de linha - Se estiver realmente preocupado em proteger seu equipamento, você não deve economizar na hora de adquirir um filtro de linha. Recomendamos que escolha um que tenha pelo menos três varistores. Como saber isso? Se na caixa do produto ou em suas especificações técnicas estiver escrito algo como “L-N, L-G, N-G”, isso significa que o filtro de linha tem pelo menos três varistores.

Procure por um filtro de linha com a menor tensão de ativação (330 V é o mínimo atualmente) – este parâmetro vai estar descrito como “clamping voltage”. Tensão de ativação é a tensão a partir da qual os varistores começam funcionar. O ideal é que eles comecem a funcionar no exato momento em que o pico de tensão ocorrer.

Outro detalhe importante é o tempo de resposta, que é o intervalo necessário para que o filtro de linha comece a funcionar quando um pico de tensão é detectado. Há ainda a corrente de pico, que é a corrente máxima de pico que os varistores conseguem suportar sem queimar. Quanto mais alto, melhor.

E, por fim, existe o nível de absorção de energia, medido em Joules. Ele mostra a quantidade de pico de energia que o filtro de linha suporta antes de queimar seus varistores.
Continua amanhã

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Hoje, 21 de dezembro de 2007

Dia dos Artistas Profissionais
Dia do Solstício de Dezembro

235 - Eleito o Papa Antero, 19º papa.
1835 - Sessão de instalação da Academia Imperial de Medicina
1889 - Convocação de uma Assembléia Geral Constituinte (Brasil)
1937 - Criação do Instituto Nacional do Livro (Brasil)
1968 - Libertados o ex-governador Carlos Lacerda e o ex-presidente Juscelino Kubitschek
1971 - Lei nº 5.772 Institui o Código da Propriedade Industrial
1980 - Morte do dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues
1989 - Lei nº 7960 dispõe sobre prisão temporária
2004 - Senado aprova medida provisória que regulariza o plantio e a comercialização de soja transgênica
2005 - Ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) anuncia abertura de documentos do regime militar
2007 - Morre Norton Nascimento, ator brasileiro (n. 1962)
2012 - Fim do calendário Maia

*************

21 de Dezembro - Dia do Solstício de Dezembro

Tendo ou não dia certo de chegar, o verão inicia às 21h22 do dia 21 de dezembro, no Hemisfério Sul. A expressão verão vem do latim vulgar (veranum, i.e., veranuns tempus). Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil.

A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e finda com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 21 de Março nesse mesmo hemisfério.

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco - palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente, usa-se a palavra "estio" como sinônimo raro para verão.

João Dehon - Comentário no Mural

A questão do patrimônio histórico perpassa diversos setores da sociedade, trazendo ao debate seu papel na contemporaneidade. O conjunto do patrimônio histórico engloba todos os bens culturais que possuem representatividade para a história e a identidade da sociedade, quer seja por sua exemplaridade, quer por sua singularidade e Itaporanga não é diferente.

O conceito de patrimônio histórico tem evoluído ao longo do tempo e a busca de identidade do homem urbano em meio à avalanche de informações dos mais variados setores e dos mais variados matizes - decorrentes do processo de mundialização da cultura e "facilitadas" pelo avanço da tecnologia, que proporciona o acesso à informação em tempo real, pela difusão quase que simultânea à ocorrência dos fatos - tem tirado do homem moderno o sentido de pertencimento.

Na busca de sua identidade, o homem recorre, inicialmente, ao patrimônio material no qual se inserem os bens edificados e os objetos que tiveram significado na formação de nossa identidade cultural. Num segundo momento, busca-se o resgate do intangível, o patrimônio imaterial, no qual se inserem as festas, as celebrações, os lugares e os saberes que fazem parte de nossa formação cultural e que, de alguma forma, encontram-se latentes no inconsciente coletivo. Pois bem, o resgate dessa história é fundamental, não só sob o aspecto cultural como por sua função social. E nesse artigo que acabei de ler, Maria da Paz se preocupa exatamente com isso.

As construções históricas que, no passado, tiveram momentos de glória na vida das cidades e hoje se encontram abandonadas e em avançado processo de deterioração, quando não demolidas por administradores e pessoas insensatas, precisam ser recuperadas, não só como resgate da cultura e preservando traços de uma época mas permitindo, também, a possibilidade do estabelecimento de novos usos, sejam eles comerciais ou residenciais.

Antigos prédios comerciais que, no passado, abrigaram lojas e escritórios, hoje podem ser utilizados como residências para a população de baixa renda cumprindo, assim, uma importante função social e contribuindo para a redução do déficit habitacional. Outras vezes são demolidas para dar lugar a suntuosas mansões, onde o construtor pouco ou nada que saber a respeito da história daquele prédio.

A existência de infra-estrutura urbana no entorno desses imóveis torna sua recuperação e utilização muito menos onerosas para a sociedade que a construção de novas moradias. O Projeto de Conservação da cidade de Areia, no Brejo Paraibano é um ensaio desse processo de revitalização urbana e contou com aporte de recursos da Fundação Roberto Marinho e do Banco do Brasil em convenio com a Prefeitura daquela cidade. O projeto de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa tenta unir o resgate histórico cultural com a sustentabilidade do patrimônio, pela criação de pólos turísticos que de certa forma resgatam a história da cidade, que tem à frente um administrador preocupado com sua cultura.

Em Pilar - PB, uma boa experiência foi o patrocínio da restauração de Engenhos Antigos por uma empresa promotora de filmes, sem a utilização de lei de incentivo. Os imóveis que, no final do século XIX, abrigou a história da escravatura e monopólio da cana-de-açúcar, hoje está em bom estado de conservação e já serviu de palco para a sétima arte como foi o caso do filme: “Meu Pé de Laranja Lima.

Em todo o Brasil, vários edifícios de estações ferroviárias têm sido restaurados para abrigar cafés culturais, cinemas, locais para exposição, salas de aulas especializadas, bibliotecas, enfim uma gama enorme de possibilidades de uso. A recuperação de praças históricas é outro bom exemplo de restauração, muitas vezes ligada à iniciativa privada e com enorme retorno institucional. Um bom exemplo é a restauração da Praça Onze em Jaguaribe – João Pessoa onde a Prefeitura buscou o resgate das festinhas que ali aconteciam e em parceria com a iniciativa privada devolveu a praça ao povo que é seu verdadeiro dono, porque o céu é do condor.

A escassez de recursos públicos orçamentários transforma em principais fontes de financiamento para obras de restauração do patrimônio cultural as leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal (esta última incluiu, recentemente, a área de patrimônio no rol das que têm cem por cento de isenção tributária) e as fundações privadas e bancos públicos como a CEF, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o BID que, pelo Programa Monumento, destina recursos próprios com contrapartida dos governos federal, estadual e municipal para a conservação do patrimônio.

Todos essas possibilidades podem estar acopladas a projetos públicos como locais de execução de políticas de cultura e a projetos privados de comunicação empresarial através do marketing cultural, principalmente com responsabilidade social. É fato que a recuperação de bens culturais, que ocupam lugar importante no coração das comunidades, é muito bem percebida pelos consumidores cidadãos.

Essa é a preocupação de Maria da Paz, essa é nossa preocupação, pois é triste ver que no local onde foi o Grande Hotel, está o armazém pessimamente arquitetado. Onde foi a Escola Paroquial, está um Centro Social com engenharia de mau gosto.Acho até que a Casa da Pedra que ainda resiste ao tempo, está pedindo socorro com medo de cair.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário ao recupera-la da queda, esqueceram suas características e lhe tomaram os janelões da torre onde tantas e tantas vezes subi com Irineu Neves( o Primo ) para tocar as chamadas das missas do Padre Gualberto e depois do Padre Zé.

Paizinha! Nota 10 para você que está levando uma bola que necessita ser trabalhado e quem sabe num futuro próximo sair um “GOL DE PLACA”. Parabéns! Você está demorando a escrever no nosso mural e precisamos mais de suas sugestões.

Estabilizador ou filtro de linha? - Parte 2

Filtros de linha


O filtro de linha elimina ou minimiza os ‘ruídos’ da rede elétrica, que normalmente ocorrem por causa de transientes. “Esses ruídos podem ser gerados por outros equipamentos conectados a rede, como motores, fontes chaveadas e aparelhos de solda ou ainda por descargas atmosféricas Eles interferem no funcionamento normal do computador, levando muitas vezes à perda de dados, enquanto os surtos de tensão podem queimar partes sensíveis do PC”, diz Valdelírio Soares, presidente da Microsol.

Além de remover ruídos e picos de tensão, os filtros de linha têm outras finalidades básicas. Por exemplo, ele expande o número de tomadas disponíveis perto do PC ou de equipamentos de áudio/vídeo e protege contra curto-circuitos e sobrecarga de tensão. Isso é possível porque a maioria dos filtros de linha possui um disjuntor (ou fusível) responsável por desligar a alimentação elétrica, caso a corrente total exigida pelo equipamento seja maior do que a corrente rotulada. No caso de dispositivos protegidos por fusível, em caso de sobretensão, esse se funde, sendo necessária sua substituição para que o filtro de linha volte a funcionar corretamente.

Como o mercado por filtros de linha é grande, existem muitos fabricantes que colocam produtos à venda e que não trazem todos os componentes de proteção necessários para uma boa filtragem de interferências eletromagnéticas e de picos de tensão. Alguns equipamentos não têm nem mesmo qualquer componente de filtragem, funcionando apenas como uma mera extensão.

Filtros de linha baratos não têm componentes para filtragem eletromagnética, apesar de terem pelo menos um varistor – pequeno componente eletrônico que oferece proteção contra descargas elétricas de curta duração. Bons filtros de linha têm tanto varistores quanto componentes para filtragem eletromagnética. A partir de janeiro de 2008, todo estabilizador deverá ter um filtro de linha interno, segundo a nova norma do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Continua amanhã

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Estabilizador ou filtro de linha?

Entenda para que servem estes equipamentos

Eles foram desenvolvidos para proteger os equipamentos de informática. Mas há modelos que não fazem absolutamente nada

Antes de chegar às tomadas, a energia elétrica percorre longas distâncias e sofre alterações em suas características. Embora os sistemas de geração, transmissão e distribuição sejam projetados para oferecer energia elétrica ininterruptamente, a enorme quantidade de usuários e equipamentos conectados a esta rede somada à falta de manutenção em cabos e transformadores podem gerar curto-circuitos, blecautes, surtos e oscilações de tensão na corrente elétrica.

Distúrbios no fornecimento de energia da rede da concessionária, mesmo imperceptíveis para o ser humano, podem causar danos a equipamentos eletroeletrônicos, estejam eles energizados ou não, simplesmente por estarem conectados na tomada. Instalações elétricas inadequadas – tais como fiação mal dimensionada para o tipo de tensão exigida (os fios podem aquecer demasiadamente e até entrar em curto-circuito ou combustão) ou falta de aterramento – também podem ocasionar falhas no funcionamento de eletrônicos.

Isso ocorre porque a as redes elétricas entregam energia com tensão de 110 volts (V) e 220 V, em corrente alternada. O computador ‘funciona’ com essa tensão, mas seus componentes, contudo, operam em corrente contínua com tensão entre 3 V e 12 V. Para que esse suprimento seja fornecido adequadamente, os computadores possuem uma fonte de alimentação que faz a transformação necessária para o abastecimento de cada componente.

Essas fontes foram projetadas para receber a energia elétrica da rede da concessionária dentre de uma determinada tensão. Variações bruscas podem acarretar problemas simples em um PC que esteja em funcionamento, como travamento do teclado e vibrações no monitor, ou prejuízos sérios como a queima de computadores e seus periféricos.

Tais variações podem ser de vários tipos: sobretensão (elevação brusca dos níveis de tensão), subtensão (diminuição brusca nos níveis de tensão), transiente (pequena variação de tensão devido ao acionamento de aparelhos elétricos caseiros), quedas de tensão (falta de energia por tempo prolongado) e pico de tensão (variações elevadas nos níveis de tensão por curtos períodos).

Existem no mercado dois tipos de dispositivos utilizados para proteger os computadores e periféricos desses problemas, filtros de linha e estabilizadores de tesão, cujas funcionalidades são bem diferentes.
Continua amanhã

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Pentiadeira de puta

Tem pessoas que vivem separando o lixo orgânico do reciclável para encher a boca e falar: “Eu me preocupo com o meio ambiente”. Em dezembro colocam mais luzes na frente da casa do que tem em pentiadeira de puta. Que preocupação é essa com os recursos naturais? Hipócritas.
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Até as artes estão revoltadas…

clique para ampliar

domingo, 16 de dezembro de 2007

O mundo pode ser muito diferente

Imagens da Nova York captada por Cláudio Versiani e da Nova Iorque maranhense, registrada por Luiz Santos, são uma pequena mostra da revista eletrônica PicturaPixel, editada pelo próprio Versiani e pelos repórteres fotográficos Gilberto Tadday e Hans Georg.

sábado, 15 de dezembro de 2007

100 anos de Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer
Muito além do concreto!

Veja mais sobre a vida do arquiteto.

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.

O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida.

de curvas é feito o universo, o universo curvo de Einstein.

Oscar Niemeyer

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

SIVUCA UM GÊNIO ALBINO

SIVUCA UM GÊNIO ALBINO

Não sou de chorar à toa, mas ao saber das mortes de Airton Sena, de Jessé e de Sivuca, confesso que não pude conter algumas lágrimas que escorreram sobre a minha face.

Cabelo de milho, Sarará Criolo, o “Gênio Louro” e Sivuca o mais usado, são cognomes que carinhosamente lhe chamavam, depois do seu nome de batismo: Severino.

Só Deus é quem sabe a quem deve, e porque concede dádivas, pois a Sivuca suponho que foi uma recompensa por ele ter nascido albino.

Em 1980 quando eu cursava o 2º grau no colégio Padre Diniz, um colega de classe e conterrâneo meu, que era cheio de comparações imaginárias, me pôs o apelido de Sivuca. Esse meu colega se chamava Ivan Capoteiro, pois recuperava banco, capotas, sofás, etc. ele ao me ver semi-albino e ligado à arte musical, cognominou-me Sivuca, e eu recebi com satisfação o tal apelido, ele não me trouxe constrangimento, assim nenhum me traria. Imagine que bom alguém me chamar de homens do quilate de Sivuca ou de Hermeto Pascoal.

Sivuca tinha algo de comum comigo, é que as nossas mãos são um tanto parecidas ou mesmo idênticas. As suas mãos esgazeadas que executam peças musicais que encantavam platéias pelo mundo afora.

Uma das características que Sivuca tinha e que jamais alguns músicos poderá copiar, o que é difícil mesmo diante do original mais simples é a complexidade dele usar ou ter usado o solfejo fundido às notas do instrumento produzindo um som exótico, coisa que ele tirava da própria alma.

A sua ousadia de nordestino e de paraibano lhe deu impulso para ele tornar a sanfona um instrumento de música da câmara, mas com naturalidade ele dividiu-se entre erudito e o popular. Assim como o argentino Astor Piazolla fez com o bandoleon, Sivuca fez com a sanfona.
Os seus dedos mágicos corriam sobre as teclas com a mesma facilidade que tem uma aranha de passear sobre sua teia.

Sivuca teve tuas esposas, e por elas tinha um imenso amor: Glorinha Gadelha a sua eterna companheira da vida e dos palcos e a segunda era a própria arte musical que Deus lhe ofereceu logo ao nascer e traçou o seu destino para nascer albino, mas ser um menestrel.
Fica para nós a lacuna, lá se foi o maior sanfoneiro do mundo, o filho ilustre de Itabaiana, cidade desse sublime torrão.

Descanse em paz meu nobre mestre, mas em qualquer parte do infinito onde estejas procure alegrar e encantar os espíritos, os anjos e santos, com o som de sua sanfona, já que na terra não mais lhe veremos em carne e osso, somente através dos registros feitos pelas câmaras de televisão.
Onildo Mndonça (republicado)

Paizinha - Comentário no Mural

Caros irmãos,jornalistas e escritores itaporanguenses residentes aí. Vou citar apenas alguns, porque a memória não me deixar declinar os nomes de todos: Rainério, Paulo Conserva, Demi Cabral, Reynollds Augusto, Lourival Inácio, Isaias Teixeira, Diego Araújo. Também aqui me dirijo aos homens e mulheres de bem, que aí na minha amada Passárgada, são quase todos.

É o seguinte: Hoje precisei visitar o site da cidade de Teixeira e só numa "faixinha fotográfica" contei cinco prédios muito antigos e noutra rua mais três. Talvez haja bem mais na cidade. Já havia notado isso noutros municípios. Eles conservam o casario do começo do século XX ou até do século XIX, não posso afirmar.

Doeu-me o coração saber que minha querida PEDRA BONITA, vive os últimos dias de Pompéia: estão implodindo tudo que é velho para que nasça o novo. Nunca me conformei com a demolição da casa de Mariquita Diniz, respeitável e sábia mestra. Uma construção perdida no tempo. Pra que? Para no lugar se fazer uma RODOVIÁRIA. Nem que o projeto fosse do MAGO Niemeyer se justificaria. Ônibus pode parar em qualquer lugar.

Entre outras coisas que me fazem chorar estão a demolição do velho mercado, da casa de Dona Maura, da"recuperação" da Casa Paroquial e principalmente do prédio pertencente aos herdeiros de Hilário Vieira, na praça João Pessoa. Ali, naquele casarão de mil portas estilo ogival, funcionou um filial das LOJAS PAULISTAS, depois o Bar de Ananias Conserva, que marcou muitas gerações.

O belo hoje são prédios de apartamentos. Aqui acham "bonito" o meu, então pergunto: que beleza tem esta caixa-d'água de 12 andares, recoberta de pastilhas brancas? O que há aqui é conforto, ambientes amplos e ventilados. Beleza tem o Pártenon, a Capela Sistina, o Louvre, As Casas do Parlamento em Londres e mil outras coisas no velho mundo.

Pode-se construir o novo conservando o velho. Vejam o exemplo de Marconi e Dilma que construiram um hotel de 1º mundo, sem botar nada abaixo.

Apelo para vocês. Peçam aos demolidores que respeitem a praça João Pessoa, o Beco Estreito(R.S.Teresinha) a praça Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (antigamente, praça do centenário) a rua Padre Lourenço, a rua 9 de Janeiro (Zú Silvino) a Praça Cleto Campelo, a rua 26 de Julho (Pedro Pereira) a Getúlio Vargas, a Pinto Madeiro e tantas e tantas outras. Se tudo continuar no acelerado ritmo de construir prédios da moda, vão restar apenas as 2 Igrejas, a minha casa e a de Corrinha Carvalho, pois não as vendemos nem por todo o dinheiro de Bill Gates.

Gente. Parem! Olhem! Escutem! Como será ruim quando Paula Rayssa for uma senhora, mãe de família e não puder contar aos seus filhos, que soterrada sob Itaporanga, está o Reino Encantado de Misericórdia.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

"Velho Chico", Dei-me Um Pouco d'Água!

por: Jesus Soares da Fonseca

Na minha infância, nas brincadeiras de ciranda de roda, a meninada costumava cantar uma canção mais ou menos assim: - O Rio São Francisco/ É estreito e corre bem/ No meio tem um remanso/ Onde mora o meu bem – seguia-se o estribilho da modinha, assoletrando-o, assim: - Ah, rene gê-a-gá/ Da mula tê-a-tá/ Do chiquin nho-go-nhó (Ah, renega da mulata do chiquinho!) – e terminava com outra estrofe – Mandei fazer u’a cama/ Da madeira do pinhão/ Quando foi de madrugada/ A cama tá qui no chão! Esta inocente brincadeira servia e serviu para nos ensinar da existência de um Rio que, mais tarde, quando fazíamos o primário, nos ensinaram ser da integridade nacional. Falo do Rio São Francisco!

O Nordeste do Brasil, principalmente, em seu semi-árido, é castigado por uma das piores intempéries da natureza, a Seca, há centenas de anos. Segundo os estudiosos, houve tempo em que os “ceus” eram mais clementes com esta parte do Brasil, as chuvas se faziam abundantes. Entretanto o que nos interessa, são os tempos atuais. E quando falo em atual, remonto a duas centenas de ano até nosssos dias. Ali, em meados do século XIX, nosso segundo Imperador, Pedro II, já se preocupava com a situação nordestina e como meio de saná-la, sonhava na transferência de parte das águas do São Francisco para aquele torrão seco sertanejo. Imagine! O Imperador não tocou o projeto adiante, por falta de recursos, não econômicos, mas, da engenharia. No século XX, na década de 40, Getúlio Dorneles Vargas, Chefe do Estado Novo, sonhou, também, em socorrer o sertanejo nordestino, levando-lhe parte das águas do Rio, em apreço. Agora, no governo de Lula, finalmente, o sonho pode ser realizado.

Trata-se de um mega projeto, estimado em R$ 4,5 bilhões, com a construção de dois canais, somados juntos em torno de quase 650 quilômetros de extensão. Um deles, o Canal do Leste, com 210 Kms, conduzirá água aos estados de Paraiba e Pernambuco. O outro, o Canal Norte, medindo 402 Kms, beneficiará, também, Pernambuco e Paraiba, além de Ceará e R.G.do Norte. Com isto, estima-se que 12 milhões de sertanejos, aproximadamente, sejam agraciados com as aguas benvindas do “Velho Chico”. Tudo bem? Nem tudo! Interesses escusos estão por trás de uma rede macomunada para impedir a transposição, e como dogma, invertendo as coisas, fazendo crer a muita gente que o projeto visa beneficiar grandes latifundiários da Região. Ora bolas! Grandes latifundiários no Semi-árido Nordestino é piada para derrubar Ari Toledo!

Comparações, as mais esdrúxulas, surgem em torno da tese. Alegam, entre outras baboseiras, que as águas do Rio, com o tempo, podem salinizar .Houve, até, exemplos de cursos d’água que foram desviados do seu leito, causando grandes males a determinada Região, como citação vem o exemplo do mar de Aral, na Ásia Central, mais precisamente, entre o Casaquistão e o Usbequistão. Veja que loucura esta comparação. O Mar de Aral é um lago com área maior que Paraiba e Pernambuco, juntos. Alguns projetos de irrigação foram feitos naquela região desviando em torno de 87% das águas de dois grandes rios que abasteciam o grande Lago, isto ocorreu na década de 60. Com o percentual de águas desviadas, sobraram, apenas, em torno de 10 a 13% da vazão ao Aral, encolhendo com isso a superfície do lago que com tempo teve suas águas salinizadas, sacrificando com isso sua fauna, extinta, hoje em dia.

Veja o absurdo da comparação! Primeiro, o São Francisco não é um lago e nem se pretende roubar as águas de seus afluentes. O Rio tem uma vazão de 1859 metros cúbicos por segundos, segundo uma corrente de estudiosos ou 2.800ms3/s, conforme outra. O projeto da Transposição prevê, apenas, 1,4% desta vazão a ser desviado para os Canais, em outras palavras, apenas 25,9 metros cúbicos ou 39, como querem alguns. Não é matemática, não, é aritmética – 1859 – 26 = 1833 m3/s ou 2800m3s - 39 = 2761m3/s continuarão a fazer a vazão do São Francisco. Querer comparar a saga do Mar de Aral à Transposiçao do São Francisco iludindo à população e, principalmente, aos ribeirinhos e pescadores da Região com falsas profecias, é terrorismo. Alegar que haverá forte salinização do solo, perda de biodiversidade e balelas do tipo, pelo desvio de apenas 1,4% das águas, é querer fazer o povo de oligofrênico! Para dizerem que a transposição não tem sentido, gritam aos quatro cantos do mundo que do total das águas desviadas aos canais, 50% evaporarão. Ora bolas! Por que esta evaporação só irá acontecer nas águas dos canais, por que não, nas do São Francisco? E que fosse verdade esta falsa teoria, mesmo assim, os semi-aridenses teriam, ainda, um pouco de água para mitigar sua perene sede.

E eis que um dos arautos da não transposição está de volta! D. Luiz Flávio Cappio voltou a fazer greve de fome. Em entrevista a Terra Magazine ele informou que irá até à morte, mas não encerrará sua grave de fome, a não ser que sejam suspensas as obras!
Segundo ele, o projeto deveria ser posto em discussão junto ao povo. O Prelado esqueceu-se que estamos numa Democracia onde os Deputados eleitos são a representação daqueles que sufragaram os seus nomes. Portanto, se o projeto já foi votado nas Câmaras, implica dizer que o povo, através de seus representantes o discutiu.

Não vou, aqui, denegrir a imagem do Bispo, como já fizeram alguns políticos, taxando-o de idiota. Ao contrário, trata-se de um homem inteligente e profundo conhecedor do São Francisco, porém, suponho, mal informado do projeto, e aí é onde mora o perigo.
Na sua entrevista, D Cappio demonstra ignorância em ralação a uma das funções de parte das forças armadas, a de engenharia. Ele acha um absurdo, um abuso de poder, um autoritarismo e falta de respeito ao povo ribeirinho a utilização de um batalhão de engenharia do exército nas obras. Ele diz: “vamos tirar as tropas”.
D. Cappio, o batalhão de engenharia do exército foi criado com esta função, ajudar em obras de relevante importância da Nação, para isto, este batalhão é bem treinado! Já vimos, muitas vezes, nas BRs, o trabalho destes soldados! Não são tropas armadas para impor!

Em uma resposta dada ao entrevistador, D Cappio diz que, com metade da verba gasta na transposição, o governo faria muito melhor, levando água às comunidades carentes, só não fala de onde virá esta água, talvez, através de carros-pipa, não sei! O príncipe da Igreja argumenta que a transposição é uma propaganda enganosa patrocinada pelo governo. Segundo ele, este governo nunca esteve interessado no povo! Que é que podemos dizer desta elucubração? Nunca o povão esteve tão assistido como neste Governo! Jamais uma classe, que foi criada por governos anteriores, a dos miseráveis, recebeu tamanha assistência governamental. A transferência de renda da classe rica para a pobre se faz presente na Conjuntura atual e, talvez, seja isto o despeito de muitos com o atual governo.

Argumenta o servo de Deus que a transposição servirá, apenas, às multinacionais, às transnacionais (não sei a que ele se refere, conheci, agora, o termo), às grandes empresas nacionais, como as criadoras de camarões em cativeiro, ao agronegócio, ao hidronegócio na produção de frutas nobres para exportação, etc. Então, eu fico pasmo com tanta loa! Uma pessoa que diz, e é verdade, morar há 33 anos na beira do rio e achar que com 1,4% da vazão do rio, seja possível desenvolver os eventos, acima, citados, no mínimo desconhece o sistema métrico decimal brasileiro, principalmente na leitura de percentuais. Ora, não seria mais produtivo e vantajoso desenvolver cria de camarões, agronegócios, plantações da fruticultura utilizando as águas do São Francisco do que, apenas, com 1,4% do manancial? E por que ter de esperar dezenas de anos para empreender tal mister? Reclama e diz que o governo nunca assistiu os ribeirinhos! Será verdade? Então, D Cappio, se este é o motivo de sua greve de fome, o senhor esqueceu-se de fazê-la, em outros governos passados!

D.Cappio é um homem inteligente e se diz observador, e eu acredito que sim! Apaixonado pelo “Velho Chico”, costuma criar lindas frases tais como: “Seu destino é, criar vida por onde passa, servir o pobre e morrer feliz no mar”. Concordo! Entretanto o homem de Deus deixa de observar que a pobreza transcende alem das ribeiras do São Francisco. Deslumbrado, talvez, com a majestade do imponente São Francisco, turva-se-lhe a visão da carência existente mais para o Norte de suas águas. Nosso conterrâneo, do Vale do Piancó, Padre Djacy Brasileiro que o diga. Na primeira greve patrocinada por D Cappio, nosso Cura enviou-lhe carta aberta, mostrando o que de real existe aqui, pra nossas bandas, muito acima das cabeceiras do São Francisco, a fome, a sede, que servem de lazer aos pobres da Região.

Aliás, quero congratular-me com este batalhador incansável, cuja luta já é vista por outros órgãos, como o semanário ISTO É, edição de 24 de outubro, próximo passado, onde faz destaque, na coluna Retrato Falado. Parabéns ao Padre Djacy Brasileiro, pois!
Se for da família Brasileiro, suponho ser de Igaracy, antigo Boqueirão dos Cochos!

“Quem possui terra possui a água, e nesta região de secas, a falta da água, significa morte.”. É outra oração do Bispo! Não atinei bem para o que ele quis dizer! Entretanto, esta oração serve-nos para ver a incongruência que há, na realização de sua greve de fome! É verdade, D.Cappio! nesta região de seca, a falta d’água significa morte, como então o senhor ainda estar a fazer greve de fome contra a transposição que trará o líquido precioso para mitigar a sede e a fome desta gente? Ou será que, no seu pensamento, o semi-árido nordestino fica apenas na bacia do “Velho Chico”?

Todavia, nada disso me impressionou tanto, quanto as analogias feitas durante a reportagem e, mais ainda, o comportamento da Igreja Católica. Perguntado se o ato contra a vida é condenado pela Igreja? De pronto, veio a resposta. “Se você questiona isto, está questionando também a própria atitude Jesus Cristo que deu a vida pelos seus”. Eu prefiro não pensar, que haja falta de humildade em tal resposta. Não há, por hipótese alguma, comparação com o ato sublime do Messias.

Jesus, em sua luta gloriosa em favor dos mais humildes contra os desmandos dos poderosos, jamais, teve a fraqueza do pensamento suicida. Se estava escrito, do ponto de vista cristão, que ele daria a vida pelos oprimidos e as escrituras teriam que ser cumpridas, mesmo assim, nunca foi seu pensamento pôr uma corda no pescoço para que cessasse o sofrimento dos pobre e humildes da época. Os mártires, sobre os quais, o Bispo argumenta, serviram de alicerce para o surgimento da Igreja, mas nunca foi pensamento de qualquer um, atirar-se à boca de um leão faminto, nem tão pouco subir em cima de uma fogueira ardente.

O impressionante, é que o Catolicismo critica tanto, através de seus membros, o seguimento da leitura bíblica, feito por outros Credos Cristãos, ao pé da letra! Entretanto D. Cappio diz que seu gesto está de acordo com o que diz São João, Capítulo 10: - o bom pastor é aquele que dá vida pelo seu rebanho. Estas são partes de uma coleção de analogias para justificar o seu ato. Que dizer, por fim, destas palavras ditas pelo Eminente Prelado: “Minha vida tem dono e é, justamente, pelo amor que eu tenho ao dono de minha vida que a ofereço por Ele”. Já imaginaram, todo e qualquer suicida, no mundo, pulando de um edifício de 20 andares dizendo que está dando a vida por Deus ou se jogando em baixo do metrô, ou pondo uma corda no pescoço?

E a CNBB que diz? Uma minoria é contra o ato do Bispo outra o está apoiando, segundo palavras do próprio D. Cappio. Todavia, não se trata de maioria ou minoria ser contra ou favor, isso é o de menos. Estão em jogo os dogmas de uma Doutrina que, em muitos casos, se faz ou se diz, rígida, íntegra, verdadeira. Se a Igreja apregoa que o dom mais precioso que o ser humano possui é a vida e atentar contra ela, é pecaminoso, como então, neste caso, o silêncio predomina, havendo aqueles que torcem contra e outros a favor, apenas isso? Que é, da Austeridade Católica?

Entre as décadas de 60 e 70, membros do IRA (Exército Revolucionário Irlandês – (Irlanda Católica)), entraram em greve de fome para que seus compatriotas presos injustamente, fossem soltos. Imediatamente, o Vaticano condenou a ação suicida dos guerrilheiros, informando, inclusive, tratar-se de uma ação contra a própria vida indo de encontro aos princípios da Igreja de Cristo. Sabe-se, também, que, no caso, havia interesse dos poderosos da Grã-Bretanha. E agora, no caso de D.Cappio, qual a diferença do ato? Trata-se de uma greve de fome até à morte, tal e qual a dos membros do IRA, se a solicitação exigida não for atendida. Eu continuo Católico, porém fico levando meu pensamento a devanear: quem será mais austero, o Congresso Nacional ou a CNBB representante máxima da Igreja da qual faço parte, como fiel?

Ao terminar, quero advertir àqueles que acham que fazer críticas ao Bispo é denegrir a sua imagem, é conspurcá-la, que em momento algum desta matéria fiz má menção à pessoa física do Sacerdote. Sei que Ele é uma pessoa simples, e pelo que já li sobre sua vida, humilde, embora, advindo de família abastada, inclusive, deixou o convívio de seus familiares para vir se dedicar às causas de sua Religião, o que vejo como um ato sublime.