Malú Micilly (foto), de 17 anos, até parece nome e sobrenome de princesa, mas não o são. Por estas palavras responde uma rainha, a ‘Rainha do Diocesano’, a estudante Número 1 de Itaporanga e do Colégio Diocesano Dom João da Mata, um dos mais respeitados educandários do sertão paraibano. Dona de um currículo escolar invejável, Malú tem em casa a prova da competência: são inúmeras medalhas conquistadas por ela como melhor aluna da classe. E até a referenciada Fundação Roberto Marinho já lhe conferiu premiação: recebeu reconhecimento por um trabalho sobre células-tronco.
Enquanto muitas ‘patricinhas’ da idade dela vivem preocupadas com a próxima festa, com o próximo namorado, com a próxima roupa de marca, com o próximo fuxico, com a próxima mensagem ilusória do orkut, Malú mergulha nos estudos. E isso é que se pode dizer que se preocupa consigo mesma de verdade. Gasta em livros grande parte do dinheiro que pede à mãe. Desde quando começou a soletrar as primeiras letras no Colégio Monteiro Lobato, outro importante estabelecimento educacional da cidade, sempre manteve a primeira colocação na turma, o que lhe garantiu, em sete anos de Ginásio – agora está concluindo o ensino médio - gratuidade nos estudos. A paixão pelos livros começou na infância e não precisou de incentivo. A mãe Marcilene Porfírio não sabe explicar, mas deve ter sido amor à primeira vista. E, constantemente, todos os dias, ela os folheia com carinho, horas e horas. E quando os carrega pelas ruas os protege delicadamente como se fossem os mais perfeitos dos amores. Afinal é o futuro da aspirante à médica que está naquelas páginas.
Orgulho para a genitora, que amolece o coração quando fala do tesouro que tem em casa, o qual obteve, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, uma média que supera em quase 100% à nacional e está prestes a deixar a cidade para cursar uma faculdade, deixando Marcilene a lamentar por não poder acompanhá-la.Talvez até má orientada, a grande maioria dos jovens, infelizmente, não luta por um futuro sadio e se perde nas próprias irresponsabilidades. Na condição de imaturos para a vida,tropeçam nos seus atos e, muitos dos quais, não conseguem se levantar. Tarde demais para quem não aguou sua raiz adolescente e deixou fatores externos consumirem a mente. O futuro dessas pessoas só Deus sabe como será. O de Malú Micilly, no entanto, está sendo muito bem traçado por ela, e sobre este posso opinar que tem tudo para ser brilhante.
Prouni
Até o próximo dia 14 de dezembro. Este é o prazo para os estudantes que desejam se inscrever no Programa Universidade para Todos, do governo federal. As inscrições começaram no dia 26 de novembro e podem ser feitas através do sítio www.mec.gov.br.
Maconha
Um morador da cidade de Serra Grande, que não quis se identificar, procurou a redação da Folha para denunciar que, em sua cidade, a maconha está “dando no meio da canela”, como enfatiza.Conforme ele, a droga chega à cidade na madrugada, vindas de outros municípios, a exemplo de Sousa, opina ele, e é transportada em caminhonete. O denunciante solicita uma investigação da polícia no caso, mas lamenta que seus conterrâneos estejam sendo vítimas dos entorpecentes.
Festa da Padroeira
Termina neste sábado 8, com procissão pelas principais ruas de Itaporanga, a festa da padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição. Todas as noites os católicos se deslocam à igreja matriz para prestigiar a Santa com as atividades programadas pela paróquia local. O bispo Dom José Gonzales Alonso retornará ao município para participar do encerramento do evento religioso. Ele também esteve na romaria ao Cristo Rei no final do mês passado, após passar cinco dias na cidade e região.
Política
As definições políticas em Itaporanga com vistas à sucessão municipal só deverão tomar direção a partir do dia 9 de janeiro de 2008 e início de maio. Daqui até lá é tempo suficiente para aparecer muitas surpresas.
Refletindo
Todos os animais, exceto o homem, sabem que a atividade principal da vida é desfrutá-la. (Samuel Butler)
0 comentários:
Postar um comentário