terça-feira, 17 de junho de 2008

Reitora da UEPB anuncia Campi em Piancó

O município de Piancó formalizou, junto à Universidade Estadual da Paraíba, solicitação para que possa vir ser a sede do próximo campus da instituição de ensino superior. Durante entrevista à rádio Cidade local na manhã desta terça-feira (17.06), a reitora Marlene Alves confirmou o pedido e disse que a UEPB está totalmente empenhada para consolidar uma unidade em Piancó, como projeto de expansão estimulado pelo governador Cássio Cunha Lima em todo o Estado.

Segundo a reitora, que disse ter ficado impressionada com o documento e as propostas apresentadas pela prefeita Flávia Galdino para que a UEPB se instale no município, as chances de Piancó ganhar um campus praticamente se consolidaram quando a Universidade Federal de Campina Grande optou por montar uma unidade na cidade vizinha, Itaporanga.

O governador Cássio Cunha Lima já tinha assumido compromisso público de que a instalação automática da UEPB em um dos dois municípios se daria quando houvesse definição, por parte do governo federal, sobre o destino do campus da UFCG. Como Itaporanga foi a cidade escolhida no Vale do Piancó, a opção recai naturalmente sobre Piancó.

Com a disposição da Prefeitura de Piancó de ser parceira no processo, segundo Marlene Alves, as chances de instalação do campus na cidade tornam-se ainda maiores. Segundo ela, o município cumpre os três quesitos básicos para a escolha: interesse público; não haver na cidade um campus da UFCG ou UFPB; e dotação orçamentária, sendo que este último item dependendo do Governo do Estado.

Marlene Alves confirmou que, na região de Santa Luzia, também há estudos no sentido de expansão da Universidade Estadual. Há ainda pleitos para implantação da UEPB em Cuité ou Picuí; Sousa; além de Conceição e Itabaiana. No Governo Cássio, a instituição chegou a Monteiro, Patos, Catolé do Rocha e João Pessoa.

Audiências

A reitora Marlene Alves informou também que, na manhã desta sexta-feira (20), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, manterá audiência com o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota. Na oportunidade, ela discutirá questões relacionadas ao projeto de construção da nova Biblioteca Central da UEPB, projetada pela equipe do arquiteto Oscar Niemeyer, além de outros pontos de interesse da instituição.




Em ligação feita hoje 17/06, para o programa Tribuma Independente da Rádio Cidade de Piancó, Marlene Alves, Reitora da Universidade Estadual da Paraíba, falou que possivelmente em 2010, já estarão em funcionamento, alguns cursos de nível superior da UEPB em Piancó.

Clique aqui para ouvir a entrevista

0 comentários:

Postar um comentário