quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Antes era assim.Mas ficará assim.
(Reynollds Augusto)

Atualmente nós estamos vivendo um período ímpar no planeta Terra que é exatamente o do avanço científico. O homem alargou os seus horizontes na busca das descobertas que estão propiciando comodidade ao ser humano, mas também o distancia dos valores do espírito que é o objetivo maior de todos nós. O pássaro para alçar grandes vôos precisa das duas asas. Como uma só ele tenta, tenta,mas não consegue, termina se esborrachando no chão. O homem também precisa de duas asas: a do conhecimento e principalmente a do sentimento. É preciso conhecer e descobrir, mas é imperioso entender para que se conhece e para que se descobre.

Todos nós sabemos que a ciência moderna, que alcançou seu desenvolvimento na civilização ocidental, nasceu na idade média e é interessante que ela surgiu dentro de religião. É verdade! Eram religiosos ou teólogos os primeiros estudiosos, mas esse casamento não deu certo devido as brigas, pois a religião infelizmente, não casou para ir em “busca da verdade”,pois acreditava que tal verdade já estava contida nos textos sagrados e casou com a ciência, apenas com interesse. Interesse de encontrar justificação para o que os textos sagrados afirmavam. Não entendiam que quase toda a verdade estava ali, mas só que de maneira velada. O imaturo e o interesseiro não consegue e não conseguirá nunca descobrir essas verdades.

Com o passar do tempo a ciência descobriu que os fenômenos naturais obedeciam a leis, a de causa e efeito por exemplo. Para todo efeito existe uma causa e para todo efeito inteligente existe uma causa inteligente. Não há efeito sem causa e uma causa inteligente não poderá produzir um efeito desinteligente. São as inesquecíveis lições do meu professor de física José Martins, o nosso Dedé, que sempre dava-me um ponto, quando respondia essas questões. Mas era um potinho na folha do caderno. O homem era mau.

Jesus, o mestre , já dizia que não adianta estrebuchar que ele não veio para derrogar as leis de Deus, mas sim para dá-la cumprimento. Nossa vida é o resultado de nossas ações e do pensamento de cada um. Os milagres nunca existiram , pois milagre é derrogação da lei de Deus e ele mesmo disse que não veio derroga-las. O que aparentemente era milagre se tratava de intervenção de um espírito evoluído que conseguia, sem derrogação, manipular o fluído cósmico universal, matéria prima da existência, para reequilibrar o que estava desequilibrado. Então ele curava os doentes, multiplicava os pães e realizava maravilhas que nós espíritos muito atrasados não conseguimos entender com propriedade. E tinha que ser assim, pois dificilmente se ele apenas teorizasse o povo ignorante não lhe tinha dado atenção,pois era um sujeito humilde, filho de carpinteiro vinha de Nazaré. Tinha até uma modinha antiga da época que dizia que “ quem é de Nazaré bom sujeito não é”. Imagine se um carpinteiro de Nazaré iria revolucionar o pensamento humano, sendo o único que dividiu a história da humanidade entre antes e depois dele, se não colocasse uns “milagrinhos” no seu projeto educativo.

Foi nesse cenário do século XIX desfavorável à crença que surgiu o Espiritismo, falando das realidade espirituais de forma diferente com lógica e clareza e apregoando a “fé raciocinada” que é a única inabalável e que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da humanidade. Não se podia mais aceitar aquele deus defendido pelas teogonias ultrapassadas. No espiritismo não existe “verdades sobrenaturais” reveladas , mas um conhecimento acerca do mundo espiritual e de suas relações com o mundo corpóreo.

Considero milagre a vida. Essa sim é maravilhosa em todos os seus aspectos. É o milagre de Deus. O efeito de uma causalidade inteligente a ponto de deixar as inteligências do planeta Terra inseguras como crianças em fase de desenvolvimento. A vida é tão inteligente que a nossa racionalidade não consegue dimensionar a sua grandeza e por não conseguir entendê-la, ainda, formulas teorias bobas para tentar justificar o que nesse contexto parece injustificável.

Não tenho dúvidas , como orientam os espíritos esclarecidos, que o conhecimento vai se generalizar e dará lugar a uma revolução moral, que ainda está latente , mas que acarretará profundas mudanças da ordem social trazendo à Terra o Reino de Deus, tão divulgado pelas religiões. E algumas, cobrando caro.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário