.

Luiz Gonzaga nasceu na fazenda Caiçara, no pé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições.
Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeon (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil.
O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga morreu no dia 02 de agosto de 1989, vítima de parada cárdio-respiratória. no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal.
No tributo a Luiz Gonzaga além de Aécio Flávio estarão presentes Trio Xodó e Zé Nilton do Acordeon imterpretando os clássicos do verdadeiro defensor do sertão. Este ano a Gerência de Cultura do município além de apoiar o evento estará desenvolvendo durante todo o mês de agosto no Centro de Cultura Amaury de Carvalho a exposição “Luiz Gonzaga Vida e Arte “ que será aberta no próximo dia 6 de agosto.
Jamerson Ferreira - patosonline
0 comentários:
Postar um comentário