Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

terça-feira, 31 de maio de 2011

SAIBA O QUE É UM CURRAL


Você sabe o que é um curral?


Rossandro Klinjey



O curral é um lugar de confinamento. Um legar cercado para que não haja opções e no qual você fica preso a uma única escolha: aquela que o dono do cercado determinar. Se às vacas bastam cercas de arame farpado para contê-las, com os seres humanos isso não funciona, pois tendo as mentes livres podemos saltar todas as formas de prisão. Mas, tal liberdade de consciência não interessa a muita gente.




Foi pensando nisso que durante décadas em nosso país, uma significativa parcela de nossa elite econômica e política optou por criar uma espécie de campo de concentração mental ou como ficou conhecido nas terras tupiniquins, curral eleitoral. Nele, as pessoas privadas do saber limitavam sua compreensão da vida e suas possibilidades de escolhas, acreditando que a única opção seria aquela apontada pelo dono no curral, que se utiliza desse controle para perpetuar a si e aos seus no poder.




Pois bem, os anos passam e o Brasil, com atraso, diga-se de passagem, começa a se desenvolver economicamente até encontrar, entre os inúmeros gargalos para a continuação desse crescimento, um apagão de mão de obra. – “Falta qualificação”, dizem uns “aumenta e vinda de estrangeiros para ocupar vagas” afirmam outros, até que se encontra o lugar do problema: O fracassado e sucateado sistema de educação pública, do ensino fundamental e médio do Brasil e, como não poderia deixar de ser, um culpado: o mal pago, desrespeitado e desvalorizado professor. “Eles estão desmotivados” dizem uns. Ora! Mas com as condições de trabalho e salário de nossos professores só há motivos para piada, vergonha e desesperança.


Estamos diante de uma típica ironia histórica: aquela parcela da elite econômica e política que criou e manteve os currais eleitorais, e agora está ávida por crescimento e lucros, não tem mão de obra qualificada para mover seus empreendimentos e suas máquinas sofisticadas. Eles passaram muito tempo mantendo essa mão de obra nos currais, sem perspectiva. Analfabetos de todas as ordens que só aprenderam a usar sua digital para chancelar os coronéis, na época do voto no papel, e a decorar o número de seus feitores para votar na urna eletrônica, confirmando assim sua vida de gado.




Muitos preferem manter o discurso de culpabilizar os educadores, o que foi desmascarado pela irrefutabilidade dos argumentos apresentados de forma simples e objetiva pela professora do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel (veja vídeo no youtube http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA), na tribuna da Assembléia Legislativa daquele estado.


Temos um país que poderia crescer bem mais, se tivesse construído antes as pontes do saber, a únicas que nos levam do passado para o futuro, do atraso para o desenvolvimento. Essa elite ainda se nega a perceber que, se podemos ter um PAC para acelerar obras, o mesmo não se pode fazer com a educação, pois esta demanda tempo e processos que levam gerações, mas que um dia precisa ser iniciado.


Agora, enredados em suas próprias teias, ou melhor dizendo, presos em seus próprios currais, só resta a essas elites tirarem a viseira de seus olhos e permitir que todos possam sair, inclusive e sobretudo eles mesmos, ampliando os horizontes e as possibilidades que só o saber nos permite alcançar.

PERDEU? veja a estreia de Rachel Sheherazade no SBT Brasil na noite desta segunda

Perdeu a estreia da paraibana Rachel Sheherazade no SBT Brasil, nesta segunda-feira. Confira a escalada do primeiro telejornal que a jornalista ancorou.

Os dois mostraram química ao contracenar na bancada de apresentação de um novo noticiário concebido por Alberto Villas, novo diretor de jornalismo do SBT, com liberdade de sobra para comentar as notícias ali dadas.

Veja o vídeo

Veja também:

Internautas DESAPROVAM atual administração do município de Itaporanga. Gestão obteve rejeição de 58%.

Em enquete realizada pelo CatingueiraOnline, os internautas votaram e reprovaram a atual gestão do município de Itaporanga, comandada pelo Prefeito Djaci Brasileiro (PSDB). 50% classificaram a atual administração como péssima e 8% como ruim.

A enquete que entrou no ar no site o dia 15 de maio, teve uma duração de 15 dias. Os internautas poderiam escolher e votar na opção que melhor se classificava na atual administração do município. Na enquete, fizemos a seguinte pergunta:

Como você avalia a atual administração do município Itaporanga, comandada pelo prefeito Djaci Brasileiro?

Foram dadas 05 (cinco) opções para que os internautas pudessem escolher: Ótima, Boa, Regular, Ruim ou Péssima. O resultado foi o seguinte:

Péssima........ 50%
Ótima.......... 27%
Ruim............ 08%
Boa........... 08%
Regular........ 07%


A enquete de avaliação de governo, faz parte de uma série de enquetes que o catingueiraonline vem realizando com todas as administrações dos municípios da região. Foram realizadas já enquetes com as administrações dos municípios de Olho D’ água, Emas, Piancó, Santana dos Garrotes, Pedra Branca, Coremas, Santa Terezinha, Nova Olinda, Catingueira e agora Itaporanga.
CatingueiraOnline

QUE ITAPORANGA É ESSA?

Poeta J. Sousa


01
A cidade Itaporanga
Está um caos verdadeiro
Fazendo a população
Sentir grande desespero
Pra nossa infelicidade
O progresso da cidade
A passos lentos caminha
E eu provo no verso meu
Que Itaporanga perdeu
O seu título de "Rainha."
 
02
Nas ruas de Itaporanga
Faz nôjo até se andar
Pois quem nas mesmas passeia
Vê lixo em todo lugar
A cidade está nojenta,
Muito feia e fedorenta
Com tanto esgoto estourado
O povo sente fadiga
E o poder público nem liga
Se mantém muito calado.
  
03
Em várias ruas se encontra
Monte de entulho encalhado
"Boca de lôbo" entupida
É vista por todo lado
Quem vem a Itaporanga
Sem dúvida alguma manga
Da sua situação,
Ela foi antigamente,
Mas não é atualmente
"Rainha do Vale" não.
  
04
E o matadouro, hoje
Está dentro da cidade
Trazendo para o povo
Um encômodo de verdade
Dali nunca se mudou
E a justiça mandou
Fecha-lo rapidamente
E os machantes, agora,
Estao indo matar fora
Em cidade adjacente.
  
05
Em Itaporanga tem
Muito cachorro doente
Comprometendo a saúde
De adulto e inocente
Tem menor abandonado
Andando por todo lado
Roubando ou pedindo esmola
Por não ter quem cuide deles
A gente observa eles
Sempre fora da escola.
 
06
Aqueles que são eleitos
Para cuidar da cidade
Estão dedicando a ela
É desprezo de verdade
Por ela não estão lutando
E a cidade caminhando
No passo do jabuti,
Quem vem a Itaporanga
Com certeza dela manga
E jamais quer vir aqui.
  
07
Itaporanga está
Morrendo pouco a pouco
Parece até que a mesma
É governada por louco
O canal do Xique xique
Todo mundo quer que fique
Embutido de verdade
Mas político não faz isso
Porque não ttem compromisso
Com nossa comunidade.
 
08
O prefeito ninguém vê
Lá dentro da prefeitura
Passada perdida dá
Aquele que o procurura
Quem precisa do prefeito
Fica muito insatisfeito
porque não fala com ele
Da prefeitura ele sai,
Quem no gabinete vai
Encontra é a mulher dele.
  
09
Hoje em dia Itaporanga
Está um Deus nos acuda
Vai prefeito e vem prefeito
E a mesma nunca muda
A cidade não progride,
Ao contrário, regride
Devido a corrupçao
Em vez de ser a melhor
Está sendo a pior
Cidade da região.
  
10
Itaporanga está
Parecendo um chiqueiro
É bicho solto na rua
Durante o ano inteiro
Melhorar nossa cidade
Pra quem tem autoridade
De forma alguma interessa,
Quem vem aqui passear
Sai triste a se perguntar:
Que Itaporanga é essa?

domingo, 29 de maio de 2011

Desça do Ônibus

 
Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.
Independente da religião de cada um, com certeza você vai aplaudir a lucidez desse nobre Pastor da Igreja Batista.
DEUS NÃO SE DISCUTE, SE AMA .

O jovem Pastor Ed René Kivitz lançando um de seus livros

Parece mentira, mas foi verdade. No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos atual campeão paulista de futebol foi a uma instituição que abriga trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.

Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.

Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa (32a), Durval (29a), Léo (24a), Marquinhos (28a) e André (19a) todos ídolos super-aguardados.

O motivo teria sido religioso: a instituição era o Lar Espírita Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia Cerebral

Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não quiseram.

Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos 600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a), Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.

Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com P maiúsculo) ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto No Brasil, futebol é religião, que abaixo tenho o prazer de compartilhar.
____________ _________ _________ _________
No Brasil, futebol é religião por Ed Rene Kivitz

Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.

A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé. 
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.

Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.

O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai. 

E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.

Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.

Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se dêem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.

Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental.

Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho.
 

"O homem perde a condição de ser homem quando perde a capacidade de indignar-se"