Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

domingo, 31 de março de 2013

Os Simbolismos da Páscoa e o Espiritismo

    

OS SIMBOLISMOS DA PÁSCOA E O ESPIRITISMO

                                                                 (Marta Antunes de Moura)

A palavra Páscoa tem  origem em dois vocábulos hebraicos: um, derivado do verbo pasah, quer dizer “passar por cima” (Êxodo, 23: 14-17), outro, traz raiz etimológica de pessach (ou pasha, do grego) indica apenas “passagem”. Trata-se de uma festa religiosa tradicionalmente celebrada por judeus e por católicos das igrejas romana e ortodoxa, cujo significado é distinto entre esses dois grupos religiosos.

                           No judaísmo, a Páscoa comemora dois gloriosos eventos históricos, ambos executados sob a firme liderança de Moisés: no primeiro, os judeus são libertados da escravidão egípcia,  assinalada a partir da travessia no Mar Vermelho (Êxodo, 12, 13 e 14). O segundo evento  caracteriza a vida em liberdade do povo judeu, a formação da nação judaica e  a sua  organização religiosa,  culminada com o recebimento do Decálogo ou Os Dez Mandamentos da Lei de Deus (Êxodo 20: 1 a 21). As festividades da  Páscoa judaica duram sete dias, sendo proibida a  ingestão de alimentos e bebidas fermentadas durante o período. Os pães asmos (hag hammassôt), fabricados sem fermento, e a carne de cordeiro são os alimentos básicos.

                            A Páscoa católica, festejada pelas igrejas romana e ortodoxa, refere-se à ressurreição de Jesus, após a sua morte na cruz (Mateus, 28: 1-20; Marcos, 16: 1-20; Lucas, 24: 1-53; João, 20: 1-31 e 21: 1-25). A data da comemoração da Páscoa cristã, instituída a partir do século II da Era atual, foi motivo de muitos debates no passado. Assim, no primeiro concílio eclesiástico católico, o Concílio Nicéia, realizado em 325 d.C, foi estabelecido que a Páscoa católica não poderia coincidir com a judaica. A partir daí,a Igreja de Roma segue o calendário Juliano (instituído por Júlio César), para evitar a coincidência da Páscoa com o Pessach. Entretanto, as igrejas da Ásia Menor, permaneceram seguindo o calendário gregoriano, de forma que a comemoração da Páscoa dos católicos ortodoxos  coincide, vez ou outra, com a judaica.[1]

                            Os cristãos adeptos da igreja reformada, em especial a luterana, não seguem os ritos dos católicos romanos e ortodoxos, pois não fazem vinculações da Páscoa com a ressurreição do Cristo. Adotam a orientação mais ampla de que há, com efeito, apenas uma ceia pascoal, uma reunião familiar, instituída pelo próprio Jesus (Mateus 26:17-19; Marcos 14:12-16; Lucas 22:7-13) no dia da Páscoa judaica.[2] Assim, entendem que não há porque celebrar a Páscoa no dia da ressurreição do Cristo.  Por outro, fundamentados em certas orientações do apóstolo Paulo (1 Coríntios,5:7), defendem a ideia de ser o Cristo, ele mesmo, a própria Páscoa, associando a este pensamento importante interpretação de outro ensinamento  de Paulo de Tarso (1Corintios, 5:8): o “cristão deve lançar fora o velho fermento, da maldade e da malícia, e colocar no lugar dele os asmos da sinceridade e da verdade.[3]

                              Algumas festividades politeístas relacionados à chegada da primavera e à fertilidade passaram à posteridade e foram incorporados à simbologia da Páscoa. Por exemplo, havia (e ainda há) entre países da Europa e Ásia Menor o hábito de pintar ovos cozidos com cores diferentes e decorá-los com figuras abstratas, substituídos, hoje, por ovos de chocolate. A figura do coelho da páscoa, tão comum no Ocidente, tem origem no culto à deusa nórdica da fertilidade Gefjun, representada por uma lebre (não coelho). As sacerdotisas de Gefjun eram capazes de prever o futuro, observando as vísceras do animal sacrificado.[1]

                                     É interessante observar que nos países de língua germânica, no passado, havia uma palavra que denotava a festa do equinócio do inverno. Subsequentemente, com a chegada do cristianismo, essa mesma palavra passou a ser empregada para denotar o aniversário da ressurreição de Cristo. Essa palavra, em inglês, “Easter”, parece ser reminiscência de “Astarte”,  a deusa-mãe da fertilidade, cujo culto era generalizado  por todo o mundo antigo oriental e ocidental, e que na Bíblia é chamada de Astarote. (…) Já no grego e nas línguas neolatinas, “Páscoa” é nome que se deriva do termo grego pascha.[2]

                          A Doutrina Espírita não comemora a Páscoa, ainda que acate os preceitos do Evangelho de Jesus, o guia e modelo que Deus nos concedeu: “(…) Jesus representa o tipo da perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra.”[3] Contudo, é importante destacar: o Espiritismo respeita a Páscoa comemorada pelos judeus e cristãos, e compartilha o valor do simbolismo  representado, ainda que apresente outras interpretações.  A liberdade conquistada pelo povo judeu, ou a de qualquer outro povo no Planeta, merece ser lembrada e celebrada. Os Dez Mandamentos, o clímax da missão de Moisés, é um código ”(…) de todos os tempos e de todos os países, e tem, por isso mesmo, caráter divino. (…).”[4] A ressurreição do Cristo representa  a vitória sobre a morte do corpo físico, e anuncia, sem sombra de dúvidas, a imortalidade e a sobrevivência do Espírito em outra dimensão da vida.

                               Os discípulos do Senhor conheciam a importância da certeza na sobrevivência para o triunfo da vida moral. Eles mesmos se viram radicalmente transformados, após a ressurreição do Amigo Celeste, ao reconhecerem que o amor e a justiça regem o ser além do túmulo. Por isso mesmo, atraiam companheiros novos, transmitindo-lhes a convicção de que o Mestre prosseguia vivo e operoso, para lá do sepulcro.[5]

                              Os espíritas, procuramos comemorar a Páscoa todos os dias da existência, a se traduzir no esforço perene de vivenciar a  mensagem de Jesus, estando cientes que, um dia, poderemos também testemunhar esta certeza do inesquecível apóstolo dos gentios: “Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu quem vivo, mas é Cristo vive em mim.  Minha vida presente na carne, vivo-a no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2.20)[6]

Imagem do Dia: poeta repentista Chico Pereira no programa Depoimentos deste domingo

São 25 anos de cantoria e muitas histórias

 
 
Por Redação da Folha – 
Manhã deste domingo, 31, no estúdio da rádio Correio de Itaporanga: é mais uma audição do programa Depoimentos e uma das atrações é o poeta repentista Chico Pereira. Natural de Santa Inês e radicado em Itaporanga há duas décadas, Chico fala dos seus 25 anos de cantoria, interpreta canções, faz versos e conta histórias de cantador.

Além do atrativo artístico, o programa também debateu vários assuntos do interesse local e regional. Um dos pontos altos foi a interação com o ouvinte pelo telefone, e  participação de vários colaboradores, entre os quais Manoel Osmindo, José Flávio de Alexandria e Nailton Maia.

Depoimentos vai ao ar todos os domingos, das 9h às 11h, e tem o oferecimento de Novo Mundo Center, o shopping center do Sertão! Entre outros parocinadores.
.  

Foto www.folhadovali.com.br

Suicídio deste domingo é o terceiro em Piancó e o quinto no Vale somente em três meses

Enforcamento ocorreu durante a madrugada  

Por Redação da Folha O Vale vem mantendo este ano os números que o tornam a região do país onde mais as pessoas se matam. Somente nestes três primeiros meses de 2013, cinco pessoas deram fim a própria vida na região, três delas em Piancó.

O mais recente caso na cidade piancoense ocorreu na madrugada deste domingo, 31, quando o idoso Romão Saturno da Silva, de 63 anos, enforcou-se dentro de dos quarto de sua casa, localizada no bairro Belo Horizonte.

O idoso enforcou-se em um dos punhos da rede em que dormia durante a madrugada, mas somente no começo da manhã é que sua esposa deparou-se com o corpo ao entrar no quarto. Segundo informações de familiares apuradas pela Folha (www.folhadovali.com.br), Romão já  vinha se tratando contra a depressão, e constantemente falava em suicídio.

Depois do trabalho pericial, seu corpo foi encaminhado ao IML de Patos para exame cadavérico que vai atestar oficialmente a causa da morte.

Este ano cinco pessoas, quatro das quais mulheres, tiraram a própria vida. Foram três casos em Piancó, um em Diamante e um em Itaporanga.  
Foto (arquivo www.folhadovali.com.br): número de suicídios é assustador na região.

O SEGREDO DA VIDA E DA MORTE

Nasce a cada dia novelo de receios e de dúvidas acerca do significado ou do que representa o evento natural e final da vida de cada ser: a morte, esse caminho inevitável que corre certeiramente em nossa direção e, sem avisos, nos leva ao encontro do pouso final, onde o juízo final, tão propalado por todos, terá em seu poder o julgamento de todos os nossos atos.

Não há espera... O tempo é devastador. Chega sem nos dar qualquer chance de escolha para executarmos nossos momentos de vida, como deveriam ser.

Enquanto não vem essa previsibilidade, o mundo surge ofertando as suas cores, os seus emblemas, seus meios naturais e suas condições ilusórias a serem sonhadas, descobertas e vivenciadas por cada pessoa, que se acha no caminho certo...

Daí vem os conceitos, as doutrinas e os ensinamentos vestidos de significados de vida, sendo aplicados em qualquer campo que for, convergindo para a busca da paz. Mas... Os sentimentos vis, dominados pela luxúria e usura, prometem uma falsa felicidade e nos levam ao caminho da tristeza e da doença em todas as suas formas.

E a resposta a tudo isso é procurada nos templos religiosos, que crescem, assustadoramente, em cada esquina, não obstante alguns deles, revestidos de boa fé, assumem o compromisso em conceder o conforto da palavra àqueles que buscam o crescimento espiritual para encontrar o segredo da vida e o da morte.

Entendo que o efeito positivo e real da vida está nas nossas realizações diárias ao provocarmos bons gestos e alegrias acompanhadas por um olhar admirado, um sorriso encantado e uma dormida leve e solta das amarras e dos ressentimentos, produzindo bons sonhos, recheados de boas lembranças e de desejos a serem concretizados.

E a morte, esse segmento tão pouco trabalhado em seus templos, para uns, é a extensão da vida em outra vida, e para outros o fim da nossa existência física e terrestre.

Penso que a morte é um estágio apático e adormecido quando não praticamos as boas obras, ou deixamos de ser o que somos ao renunciarmos a procura da tão sonhada felicidade, renegando a tudo e a todos os irmãos, por completo, os valores morais e cristãos.

José Ventura Filho, escritor e poeta de Piancó radicado em João Pessoa

Revólver escondido por trás de congelador de bar: dono da arma foi preso

Ele é de São José de Caiana, e foi preso em Itaporanga


Por Redação da Folha O gerente comercial Tássio Diego Pereira Lopes, de 26 anos, que reside em São José de Caiana, foi preso por porte ilegal de arma na noite desse sábado, 30, em um bar ao lado da rodoviária de Itaporanga. Autuado em flagrante pelo delegado Joáis Marques, o rapaz pagou fiança de um salário e meio e vai responder ao processo em liberdade.

O homem foi preso por volta das 9h30 durante uma revista da Polícia Militar. Ao notar a aproximação dos policiais, o rapaz, que bebia com amigos, correu à cozinha do estabelecimento e escondeu o revólver por trás do congelador, mas não houve jeito: a arma, um calibre 38 com cinco munições, foi encontrada e apreendida, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Conduzido à delegacia, Tássio foi autuado por porte ilegal de arma, mas o delegado arbitrou fiança e, depois de pagá-la, o acusado foi solto para responder pelo crime em liberdade.
 

Foto: PM conseguiu apreender arma.

Veja 13 órgãos que abrem prazo de concursos na segunda-feira


Veja 13 órgãos que abrem prazo de concursos na segunda-feira 

Pelo menos 13 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira (1) para 503 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 10.097,96 na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Os órgãos que abrem inscrições são os seguintes: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Câmara Municipal de Franco da Rocha (SP), Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Fundação para o Vestibular da Unesp (Fundação Vunesp), Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Ministério Público do Maranhão, Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Colombo (PR), Prefeitura de Conquista d'Oeste (MT), Prefeitura de Poços de Caldas (MG), Prefeitura de São José dos Campos (SP) e Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia.

Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão abriu concurso para 92 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 971,86 a R$ 10.097,96 (veja aqui o edital).

São 3 vagas para consultor legislativo, com exigência de pós-graduação em direito tributário, direito constitucional e orçamento público. O salário inicial é de R$ 10.097,96.

Outras 16 vagas são para técnico de gestão administrativa, nas especialidades de administrador, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico, programador de sistemas, analista de sistemas, revisor e taquígrafo. O salário inicial é de R$ 5.163,07.

Outras 57 vagas são para assistente legislativo, nas especialidades de agente legislativo, técnico em iluminação, criador e desenvolvedor em web e plataformas digitais e tradutor e intérprete de libras. O salário inicial é de R$ 2.364,90.

Para nível fundamental, são 16 vagas para auxiliar legislativo operacional, nas especialidades de operador de recursos audiovisuais, eletricista de manutenção, bombeiro hidráulico, carpinteiro e motorista. O salário é de R$ 971,86.

As inscrições devem ser feitas de 1º a 25 de abril pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alema13. As taxas são de R$ 160 para consultor legislativo, de R$ 130 para técnico de gestão administrativa, de R$ 95 para assistente legislativo e de R$ 75 para auxiliar legislativo operacional.

Para consultor legislativo haverá prova escrita objetiva e discursiva e avaliação de títulos. Para técnico de gestão administrativa haverá prova escrita objetiva e discursiva. Para assistente legislativo haverá prova escrita objetiva e discursiva. Para auxiliar legislativo operacional haverá prova escrita objetiva. Para taquígrafo, tradutor e intérprete de libras e motorista haverá ainda prova prática.

As provas serão realizadas no dia 26 de maio, na cidade de São Luís.

Além do site da FGV Projetos, os candidatos também podem consultar e tirar dúvidas pelo telefone 0800-2834628 ou pelo e-mail: concursoalema@fgv.br

Câmara Municipal de Franco da Rocha (SP)
A Câmara Municipal de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, abriu concurso para 9 vagas (6 imediatas e 3 para cadastro de reserva) em cargos de todos os níveis de escolaridade (veja aqui o edital).

Os cargos são de auxiliar legislativo de atendimento (R$ 830), motorista (R$ 1.396,29), assistente de comunicação social e cerimonial (R$ 2.100,00), assistente jurídico (R$ 3.091,00) e assistente contábil (R$ 3.659,81).

As inscrições devem ser feitas de 1º a 30 de abril site www.omegaitu.com.br.

Os candidatos sem acesso à internet poderão fazer a inscrição na Câmara Municipal de Franco da Rocha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para vagas de nível fundamental, de R$ 40,00 para nível médio e de R$ 50,00 para nível superior.

A data da prova será divulgada em data oportuna.

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso abriu inscrições para 6 vagas para oficial - 5 para o sexo masculino e 1 para o sexo feminino. O aprovado faz o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, na condição de aluno à oficial BM. O salário não foi informado (veja aqui o edital).

O candidato deve ter entre 18 e 25 anos, ensino médio completo, altura mínima de 1,67m para o sexo masculino e 1,57m para o sexo feminino e carteira nacional de habilitação.
A inscrição deve ser feita pelo site www.unemat.br/vestibular das 8h do dia 1 de abril até as 23h59 do dia 21 de abril. A taxa é de R$ 120.

O concurso terá exame intelectual, avaliação física, avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.

O exame intelectual será aplicado no dia 26 de maio e é composto de prova objetiva, às 8h, e prova de redação, às 15h. A prova será nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul)
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) abriu 17 vagas em cargos de nível fundamental e médio. Os contratos são de até um ano. Os salários variam de R$ 973,04 a R$ 1.822,46 (veja aqui o edital - página 22) .

As vagas são para os municípios de Água Clara, Anaurilândia, Antônio João, Tacuru, Corumbá, Itaquiraí, Ponta Porã, Sete Quedas, Nova Andradina, Sete Quedas, Inocência, Deodápolis, Ivinhema e Chapadão do Sul.

Os cargos de nível fundamental são de agente operacional, agente de tratamento de esgoto, encanador e operador de equipamento automotivo. O cargo de nível médio é de operador de tratamento de água. Os cargos exigem ainda carteira nacional de habilitação.
As inscrições devem ser feitas de 1º a 5 de abril na sede da Sanesul, na Rua Dr. Zerbini, nº 421, Chácara Cachoeira, Campo Grande, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, mediante a entrega de currículo e documentos listados no edital.

Os inscritos serão avaliados por meio de avaliação curricular, entrevista pessoal e prova prática.

Fundação para o Vestibular da Unesp (Fundação Vunesp)
A Fundação para o Vestibular da Unesp (Fundação Vunesp) abriu processo seletivo para 7 vagas em cargos de nível médio. São 2 vagas para motorista e 5 para operador de telemarketing ativo e receptivo (veja aqui o edital).

Para motorista é necessário ainda CNH - categoria “D”,  curso de mecânica de veículos  e experiência de 6 meses nas funções, além de disponibilidade para viagens e pernoites fora da cidade de São Paulo. O salário é de R$ 1.488,55.

Para operador de telemarketing ativo e receptivo é necessário ainda curso de operador de telemarketing  e experiência de 6 meses nas funções. O salário é de R$ 1.004,73.
A inscrição deverá ser efetuada de 1 a 26 de abril pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 45.

Para motorista haverá prova objetiva e prova prática. Para operador de telemarketing haverá prova objetiva, prova de redação e prova prática.

As provas objetiva e de redação serão realizadas na cidade de São Paulo, em 26 de maio, às 14h.

Instituto de Desenvolvimento do Piauí
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) abre no próximo dia 1º de abril as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação, por prazo determinado, de profissionais de nível superior. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado e pode ser conferido a partir da página 35.

Serão oferecidas 3 vagas para o cargo de engenheiro civil, com no mínimo dois anos de experiência comprovada na área, o candidato deve ter disponibilidade para viagens, inclusive nos finais de semana; 1 vaga para engenheiro eletricista, com experiência comprovada de pelo menos dois anos na área, também com disponibilidade para viagens, inclusive nos finais de semana; 1 vaga para administrador, com experiência comprovada de pelo menos dois anos na área; e 2 vagas para estagiário na área de engenheiro civil, cursando a partir do 5º período, todos para lotação em Teresina.

O processo será constituído de três etapas, que são prova escrita objetiva, entrevista e análise do Curriculum Vitae. Todas as etapas têm caráter eliminatório e classificatório.
A remuneração será de R$ 3.200 para os cargos de engenheiro civil e engenheiro elétrico, de R$ 2.200 para o cargo de administrador e R$ 300 para o cargo de estagiário. A carga horária mínima semanal será de 30 horas.

As inscrições serão realizadas de modo presencial no período de 1º a 5 de abril, no horário de 8h às 12h30, na Sede do Idepi, localizada na Rua Altos nº 3541, Bairro Água Mineral, Teresina.

O valor da taxa de inscrição é R$ 45 e deve ser depositado na Conta Corrente nº 7267-2, agência 3791-5 do Banco do Brasil, Conta Única do Estado do Piauí. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar o comprovante de depósito.

A prova objetiva será aplicada no dia 24 de abril, com início às 9h30 e término às 12h30, no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, localizado na Rua João Cabral, nº 2319, Bairro Pirajá, Teresina.

Ministério Público do Maranhão
O Ministério Público do Maranhão abriu concurso para 108 vagas em cargos de nível médio e superior. São 86 vagas para técnico ministerial, com salário de R$ 3.216,61, e 22 para analista ministerial, com salário de R$ 5.792,94 (veja aqui o edital).

O cargo de analista ministerial é nas áreas de administrativo, administrador, processual/direito, arquiteto, assistente social, comunicação social/jornalismo, contador, engenharia civil, engenharia elétrica, psicologia, banco de dados, rede e infraestrutura, segurança da informação, análise e desenvolvimento de sistemas, teste e qualidade de software.

O cargo de técnico ministerial é para as áreas de administrativo, execução de mandados, edificações, tecnologia da informação, rede e infraestrutura e saúde.
As inscrições devem ser feitas de 1º de abril a 8 de maio pelo site www.concursosfcc.com.br. A taxa de inscrição para analista ministerial é de R$ 94,70 e para técnico ministerial é de R$ 70,70.

Haverá provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos para todos os  cargos e prova discursiva - redação e prova de títulos para os cargos de analista ministerial.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas cidades de São Luís, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra e Santa Inês, em 16 de junho.

Polícia Civil de Mato Grosso do Sul
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sulreabrirá as inscrições do concurso para 30 vagas de delegado de polícia substituto para as unidades do estado, exceto para o município de Campo Grande. O salário é de R$ 9.035,55 para jornada de 40 horas semanais. Aos candidatos com deficiência, aprovados no concurso, será reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas (veja aqui o edital).

Aos candidatos que, no momento da inscrição, se declararem negros ou índios será reservada a cota de 10% e de 3%, respectivamente, das vagas.
Os candidatos devem ter idade mínima de 21 e máxima de 45 anos completos na data de encerramento de inscrições,  curso superior de direito, além de carteira nacional de habilitação, no mínimo, categoria B.

As inscrições devem ser feitas e 1º a 10 de abril no site www.concurso.ms.gov.br. A taxa é de R$ 139,68.

O concurso terá as seguintes fases e etapas: provas de conhecimento (prova escrita objetiva e prova escrita discursiva), prova de títulos, avaliação psicológica (exame psicotécnico), avaliação médica, prova de aptidão física, investigação social, prova oral e curso de formação policial. As provas serão em Campo Grande.

A prova escrita objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada em data, local e horário a serem divulgados por edital específico publicado no Diário Oficial do Estado, no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br e disponibilizado, via internet, no site www.concurso.ms.gov.br.

Prefeitura de Conquista d'Oeste (MT)
A Prefeitura de Conquista d'Oeste (MT) abriu processo seletivo simplificado para 18 vagas temporárias em cargos de nível fundamental e superior. Os salários vão de R$ 771,21 a R$ 6.515,58 (veja aqui o edital).

Os cargos de nível superior são de enfermeiro I, enfermeiro II - plantonista, farmacêutico bioquímico, médico clínico geral e professor ensino fundamental. Os cargos de nível fundamental completo e incompleto são de auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde e gari.

As inscrições devem ser feitas de 1 a 9 de abril das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, nas dependências da Prefeitura Municipal de Conquista d'Oeste, no Departamento de Pessoal, na Avenida Dos Oitis, nº 1.200, Centro, telefone (65) 3265-1000, CEP 78.254-000. As Inscrições são gratuitas.

As provas objetivas serão realizadas no dia 14 de abril, na Escola Municipal Linda Wagner Guse, na Rua das Laranjeiras, 1.160, Centro de Conquista D’Oeste, às 8h.

Prefeitura de Colombo (PR)
A Prefeitura de Colombo (PR) abriu processo seletivo para 71 vagas para médicos. O contrato é pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, até o limite de 2 anos. Ao candidato afrodescendente é reservado o percentual de 10% do total de vagas. Os salários vão de R$ 2.798,40 a R$ 9.411,40 (veja aqui o edital).

São 10 vagas para médicos para a Estratégia Saúde da Família, 47 para médicos plantonistas, 9 para médicos clínicos gerais, 3 vagas para médicos psiquiatras, 1 vaga para médico oftalmologista e 1 vaga para médico neurologista.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 1 e 19 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, Rua XV de Novembro, nº 213, 3º andar, Centro. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo terá prova de títulos e avaliação de currículo.

Prefeitura de Poços de Caldas (MG)
A Prefeitura de Poços de Caldas (MG) divulgou edital de concurso público para 49 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 560,48 a R$ 2.068,71 (veja aqui o edital).

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de serviços de manutenção, berçarista, coveiro, merendeira, motorista, pedreiro, auxiliar administrativo, auxiliar de biblioteca, operador de rádio do Samu, telefonista auxiliar de regulação médica do Samu.
As vagas de nível médio são para agente de atendimento emergencial, agente fiscal – obras, agente fiscal – posturas, auxiliar de educação inclusiva, técnico de edificações e técnico de radiologia.
Os cargos de nível superior são para arquiteto, assistente social, enfermeiro, médico veterinário e nutricionista.
Os candidatos devem se inscrever no período de 1º de abril a 2 de maio pelo site www.imam.org.br. A taxa varia de R$ 28 a R$ 110.

As inscrições também podem ser feitas na prefeitura, localizada na Rua Minas Gerais, 664, das 12h às 18h.

As provas objetivas estão previstas para os dias 8 e/ou 9 de junho.
O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Prefeitura de São José dos Campos (SP)
A Prefeitura de São José dos Campos (SP) abriu concurso público para 58 vagas para médicos em várias especialidades. Os candidatos devem ter formação em curso superior de medicina, registro no CRM e título de especialista ou residência médica na área. O salário varia de R$ 2.496,85 a R$ 2.996,16. Ao vencimento inicial do médico 20 horas podem ser acrescidos verbas que fazem a remuneração chegar a R$ 4.754,76. Ao vencimento inicial do médico 24 horas podem ser acrescidos verbas que fazem remuneração atingir o valor de até R$ 6.652,29 (veja aqui o edital).

As especialidades são de cardiologista adulto, cardiologista infantil, cirurgião geral, cirurgião torácico, clínico geral, endocrinologista adulto, gastroenterologista adulto, ginecologista e obstetra, homeopata, infectologista, neurocirurgião, neurologista adulto, neurologista infantil, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra geral, psiquiatra, reumatologista. médico do trabalho, pediatra emergencista, emergencista adulto, emergencista adulto e infantil.

As inscrições devem ser feitas de 1 a 10 de abril pelo site www.zambini.org.br. A taxa é de R$ 80.

A prova objetiva está prevista para o dia 5 de maio.

Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia
A Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia abriu processo seletivo simplificado com o objetivo de reforçar os serviços administrativos das Polícias Militar, Civil e Técnica, em Salvador e no interior do estado. Os salários vão de R$ 1.049,89 a R$ 2.528,88 (veja aqui o edital).

São 31 vagas para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) em cargos de nível médio e superior. Além da capital, as unidades que receberão os novos servidores estão situadas em Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Seabra, Euclides da Cunha e Barreiras. O contrato da prestação de serviço é por dois anos, renováveis pelo mesmo período.

Os cargos de nível superior são de técnico de nível superior (formação em direito, administração e ciência social/antropologia), assistente social, psicólogo e enfermagem. O cargo de nível médio é de técnico de nível médio.

Para as funções temporárias de técnico de nível superior a remuneração é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 991,80, acrescido de uma gratificação no valor de R$ 1.296,59, exceto para as funções temporárias dos graduados em enfermagem, psicologia e serviço social, que tem remuneração constituída por vencimento básico no valor de R$ 841,62, acrescida de uma Gratificação de Incentivo ao Desempenho no valor de R$ 1.687,26. Para todas as funções temporárias de técnicos de nível médio a remuneração é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 629,13, acrescido de uma gratificação no valor de R$ 420,76.

A ficha de inscrição terá de ser preenchida (digitada) e entregue, para os candidatos que moram em Salvador, na sede da SSP (4ª Avenida, 430, Centro Administrativo da Bahia, CEP 41.745-002), no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no período de 1º a 5 de abril. Para quem mora no interior, a ficha deve ser enviada pelos Correios, para o mesmo endereço, através de um Aviso de Recebimento (AR).
Globo.com

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 5,2 milhões


Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 5,2 milhões

Ninguém acertou a principal faixa de premiação do concurso 1.481 da Mega-Sena, realizado neste sábado (30). O prêmio acumulado para o próximo sorteio pode chegar a R$ 5,2 milhões, de acordo com estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF).

Veja as dezenas sorteadas: 17 - 27 - 28 - 40 - 44 - 55.
De acordo com a CEF, 46 apostas acertaram cinco números e vão receber R$ 28.132,97. Outras 3.154 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 586,15.

A Mega-Sena faz sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.
G1

Campina ganhará 1º Jardim Botânico do país

Campina ganhará 1º Jardim Botânico do país  
O primeiro Jardim Botânico do Brasil a ser montado em um bioma de caatinga funcionará em Campina Grande. A informação é do consultor de projetos Secretaria de Cultura do município, Bruno Vaz Diniz. O sítio ‘Louzeiro’, com uma área de 99 hectares e cercado por seis bairros da zona Norte da cidade, foi a área de preservação ambiental escolhida para sediar o Jardim Botânico da ‘Rainha da Borborema’.

A previsão é de que o local (que já possui uma área desapropriada de 25 hectares) esteja aberto à visitação até o final de 2013.“Essa área do sítio ‘Louzeiro’ que abrange uma faixa de preservação da fauna e flora de Campina Grande. Estamos trabalhamos para desapropriar até 70 hectares, talvez não seja a área toda, os 99 hectares. De qualquer maneira, já é uma área muito grande e estamos na fase de conversar com os moradores da área, além da fase de elaboração e implantação do projeto. A parte de compra é feita pela procuradoria jurídica do município”, declarou Bruno.

Segundo ele, a ação acontece em parceria com a Prefeitura de Campina e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).“Devemos estar com a fundação pronta em breve, que será uma autarquia pública que vai operar o Jardim Botânico. Já pretendemos criar isso agora no mês de abril. Já as obras pioneiras, das edificações, os primeiros plantios de paisagismo deverão acontecer até julho deste ano e com isso, até o final do ano deveremos estar com o local aberto para a visitação”, declarou.

A ‘Rainha da Borborema’ já está associada à Rede Brasileira de Jardins Botânicos. O ‘Sítio Louzeiro’, área onde funcionará o Jardim Botânico de Campina Grande, é cercado pelos bairros: Nações, Alto Branco, Conceição, Rosa Mística, Jeremias e Jardim Continental.
PbAgora

A verdadeira historia do ovo da Páscoa

Apesar de tantos formatos, o ovo de páscoa sempre esteva ligado à celebração da vida.
Na Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Cristo serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. Contudo, muitos não conseguem visualizar qual a relação existente entre essa celebração de caráter religioso com o hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate.
Para responder a essa pergunta, precisamos voltar no tempo em que o próprio cristianismo estava longe de se tornar uma religião. Em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera.
Não por acaso, vários desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar algum tipo de planta ou elemento natural. Em outras situações, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural. Atravessando a Antiguidade, este costume ainda se manteve vivo entre as populações pagãs que habitavam a Europa durante a Idade Média.

Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adoração para Ostera, a deusa da Primavera. Em suas representações mais comuns, observamos esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.

A entrada destes símbolos para o conjunto de festividades cristãs aconteceu com a organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. Neste período, os clérigos tinham a expressa preocupação de ampliar o seu número de fiéis por meio da adaptação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão. A partir de então, observaríamos a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano.

Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.

De onde o Coelhinho traz seus Ovos de Páscoa?


Por Rainer Sousa - Graduado em História

sábado, 30 de março de 2013

Lideranças do PRB de Itaporanga e Vale convidadas para encontro estadual do partido

Reunião estadual será em João Pessoa

Por Redação da Folha O Partido Republicano Brasileiro (PRb) promoverá encontro estadual na próxima sexta-feira, 5 de abril, na sede da Asplan, em João Pessoa, para discutir alguns temas e diretrizes relacionados à legenda em nível de estado e nacional.

A reunião, organizada pelo presidente estadual da legenda, Juntay Menezes, contará com a presença do presidente nacional do partido, Marcos Pereira, e com lideranças do partido de todo o estado e do Vale, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Em Itaporanga, o partido, que teve candidatura própria à Prefeitura  no pleito municipal do ano passado, é presidido pelo líder comunitário Manoel Osmindo, que estará presente ao encontro, assim como outras lideranças regionais, a exemplo de vereadores e vice-prefeitos. O PRB tem parlamentares mirins em Boa Ventura, Conceição e Aguiar.

Nível do açude Cachoeira do Alves, continua subindo.


Na chuva desta madrugada, que em Itaporanga chegou a 94mm, deve ter chovido muito bem nas cabeceiras do açude e agora a tardinha, liguei para o chefe do escritório local da Cagepa e o mesmo confirmou que o reservatório que abastece toda a cidade aumentou com essa chuva, proximo de 2,5 metros na altura da lámina d'àgua e que continua aumentando, pois os riachos ainda estão "botando água".


Somando-se ao que havia acumulado na última chuva (74mm), que elevou o nível em 1,5 metros, agora o Cachoeira está com cerca de quatro metros do nível anterior, onde o perigo de um colapso no abastecimento era imininte.

Agora de esperanças renovadas, os itaporanguenses vibram e amnhã o "açude do governo" será ponto de atração para a ppulação que irá aproveitar e fazer o pic-nic do final do feriadão e ainda na esperança de vêlo sangrar, como em anos anteriores.

Idosa de 98 anos tinha amante de 27 na Bahia


"QUEREM ACABAR COM A MINHA DIVERSÃO", diz anciã de 98 anos ao ver o amante de 27 ser preso pela polícia baiana

Após denúncia de estupro, idosa de 98 anos impede prisão de amante de 27 em Maragogipe

Em depoimento, o homem confessou que é casado, mas mantém um relacionamento amoroso com a idosa há anos

Da Redação Correio da Bahia

Uma idosa de 98 anos tentou impedir a prisão do amante de 27 anos após uma denúncia de estupro no município de Maragogipe, localizado a 130 quilômetros de Salvador. A denúncia de que um homem estava abusando sexualmente de um idosa alertou a Polícia Militar da região na noite da quarta-feira (27).
No entanto, ao chegar na casa da suposta vítima, que mora sozinha, a PM foi surpreendida quando o casal negou o estupro e confirmou o romance, segundo o site Voz da Bahia.

O homem foi conduzido para a delegacia local, onde confessou em depoimento que, apesar de ser casado, também tinha um relacionamento extra-conjugal com a idosa há dois anos.

Acompanhada da neta, que negou ter conhecimento do romance da avó com o rapaz, a mulher compareceu à delegacia e defendeu o amante, além de demonstrar descontentamento com a ação da polícia.

"Vocês atrapalharam a minha diversão. Sou aposentada e viúva; na minha vida, eu mando", rebateu a idosa.

O homem foi liberado em seguida, mas foi autuado pelo estatuto do idoso. Ao ser ouvida pela polícia, a mulher dele disse só ter descoberto a traição naquele momento, e disse que tinha intenção de romper o casamento.

O Correio 24 horas não conseguiu entrar em contato com o delegado do município, que estava viajando, nem com a Polícia Militar da região. Porém, ao Voz da Bahia, ele revelou que o homem não irá responder pelo crime de estupro, pois ficou comprovado o envolvimento amoroso dele com a idosa. 
Blog do Tião

Município de Pedra Branca completa 49 anos


HISTÓRIA:
Inicialmente quando Pedra Branca pertencia ao município de Itaporanga, era conhecida como sítio Pedra do Fumo, uma vez que neste sítio os encontros dos viajantes da época eram marcados numa pedra na qual existia um pé de fumo.
Os primeiros habitantes deste sítio foram Adauto Oliveira e Silva, Petronilo Epaminondas de Sousa, Raimundo Epaminondas de Sousa, Antônio Araújo Sobrinho, Laura de Sousa Oliveira, Joaquim Oliveira e Silva, Laurindo Gomes e Cândido Gambarra. As primeiras casas a serem construídas pertenciam à família do senhor Raimundo de Araújo, em seguida o senhor Antônio Araújo Sobrinho e depois Joaquim Oliveira e Silva também construíram suas casas.
O povoado Pedra do Fumo surgiu graças à iniciativa do senhor Adauto Oliveira e Silva, que buscando realizar o sonho de Solidônio Leite, idealizou a construção de uma capela, que por sugestão de Laura de Sousa Oliveira foi escolhida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira, e no dia 20 de Junho de 1954 foi colocada a primeira pedra de edificação da capela e o Cônego Manoel Firmino celebrou a primeira missa, na qual estavam presentes Manoel Vigó e família, Francisco de Sousa Carvalho e família, Joaquim Sousa e família, Manoel Claudino e família, Laurindo Gomes e família, Joaquim França e família, Antonio Cândido e família, Quintino Jó e família, Pedro Manoel Neto e família, José de Sousa e família, Luiz de Sousa Oliveira e família, Petronilo Epaminondas e família, Irineu Teódulo e família, Arquimedes Teódulo e família, Manoel Mossoró e família, Sebastião Rodrigues e família, Deputado Balduino Minervino de Carvalho e família, Praxedes Pitanga e família, Emílio Lima e família, Agenor Campos e família, entre outros.

Em 02 de Agosto de 1954 começaram a realizar feiras livres nos dias de domingo, no local onde hoje se encontra à Avenida Cônego Manoel Firmino; nestas feiras comercializavam tecidos, ferramentas, frutas, doces e vários outros produtos. O primeiro comerciante filho da terra foi o senhor Cícero de Sousa Neto, e entre os que vinham de outras localidades estavam os senhores Antônio Alvarenga, José Conserva, Paulo Costa, Milton Neves, Maçal Dantas, João galinheiro e João Querubino. Por ocasião da realização destas feiras o povoado começou a se desenvolver e novas residências e casas comerciais foram construídas. Sendo a primeira panificadora pertencente ao senhor João Batista.

Sobre a educação, a Escola Eliminar Rural Mista foi a primeira a funcionar no sítio Pedra do Fumo, na residência do senhor Antônio de Sousa Oliveira, tendo como primeira professora à senhora Tertuliana Gomes da Silva, que em seguida por motivo de sua transferência para Diamante foi substituída pela professora Laura de Sousa Oliveira.

Com o passar dos anos e o crescimento do povoado, em 19 de dezembro de 1959, através da Lei 2.209, foi elevado a distrito, através do projeto do Deputado Estadual Balduíno Minervino de Carvalho, posteriormente, por ocasião da visita de Frei Damião de Bozzano, foi solicitado, por este último, a mudança do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca, sendo a proposta aceita por unanimidade.

Em 30 de março de 1964 ocorreu a emancipação política, através da Lei Nº
3.152, com a modificação do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca.

Ouça a música "Quando Chego a Pedra Branca" (autor: Francisco Teotônio).









Outras informações:

Distrito criado com a denominação de Pedra de Fumo, pela lei estadual nº 2209, de 19-12-1959, subordinado ao município de Itaporanga. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pedra de Fumo, figura no município de Itaporanga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pedra Branca, pela lei estadual nº 3152, de 30-03-1964, desmembrado de Itaporanga. Sede no atual distrito de Pedra Branca ex-Pedra de Fumo. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-05-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Ateração toponímica distrital

Pedra de Fumo para Pedra Branca alterada, pela lei estadual nº 3152, de 30-03-1964.

População 2010: 3721

Área da unidade territorial: (Km²) 112,932

Densidade demográfica: (hab/Km²) 32,95

Código do Município: 251100

Gentílico: pedra-branquense

COMEMORAÇÕES

Veja abaixo a programação

Convite

O Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores, sentem-se honrados em convidar Vossa Excelência e Excelentíssima Família para participarem das solenidades festivas de Emancipação Política de Pedra Branca-PB, no dia 30 de Março de 2013.

PROGRAMAÇÃO

05h – Alvorada com a Banda Marcial Ana Teotônio de Sousa
07h – Hasteamento dos Pavilhões: Nacional, Estadual e Municipal;
Maratona masculina e Feminina – acima de 14 anos.
08h – Corrida de pedestre saída da Escola Municipal do Sítio Tabuleiro até a sede da Prefeitura.

Premiação:

1º Lugar - R$ 300,00 e um Troféu
2º Lugar - R$ 200,00 e um Troféu

09h – Corrida de ciclista saída da entrada do Sítio Capoeira até a Sede da Prefeitura.

Premiação:

1º Lugar - uma bicicleta e um Troféu.
2º Lugar - R$ 200,00 e um Troféu.

16h – Final do torneio de futebol no Campo Cição.

Premiação:

1º Lugar - Um terno e um Troféu
2º Lugar - Uma bola e um Troféu
3º Lugar Um troféu

22h – Abertura oficial com a presença das autoridades, show pirotécnico
e participação das bandas: Forró Bakana, Ton Oliveira e Forró Pra
Curtir.

Realização: Prefeitura Municipal de Pedra Branca-PB
 
Ascom

Hospital de Trauma usa macas do Samu e impede que órgão atenda urgências


Hospital de Trauma  usa macas do Samu e impede que órgão atenda urgências  

Corre corre, agonia, espera e reclamações. Pacientes gritando de dor e esperando por atendimento. Nna noite de sexta-feira (29) e madrugada deste sábado (30) o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa se transformou em um cenário de guerra. O grande fluxo de pessoas causou um transtorno nos atendimentos de emergência realizados pelo Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Região Metropolitana da capital. Segundo os próprios socorristas, os atendimentos não estavam podendo ser feitos porque faltavam macas.

Devido a falta de leitos, o Hospital de Trauma estava retendo e usando as macas para acomodar os pacientes trazidos pelo Samu. Em entrevista a TV Cabo Branco, o socorrista Airton Xavier explicou justamente numa sexta-feira santa, os socorristas do Samu estavam passando por um calvário, sem poder efetuar as ocorrências. Todos nós estamos neste calvário, aproveitando a semana santa. Nós que somos socorristas ficamos aflitos porque são muitos acidentes, a cidade  toda dependendo da gente, e a gente aqui (no Trauma) literalmente de braços cruzados querendo ajudar a sociedade”, relatou Aírton Xavier. Enquanto o Samu permanecia sem poder atender os chamados, feridos chegavam em carros particulares ou ambulâncias menores.

O supervisor admnistrativo na noite de sexta e madrugada deste sábado, Ranieri Marques, informou que no final da noite de sexta, que naquele momento o hospital estava lotado. Segundo ele, durante esse período estavam sendo feitos 30 atendimentos em média, enquanto em um plantão de rotina são feitos cerca de 20 atendimentos. A administração estava providenciando leitos extras no Hospital Treze de Maio, para que pacientes fossem transferidos e as macas do Samu liberadas.

PBAgora com G1PB

Em tom de desabafo Dom Aldo diz que Semana Santa virou um feriadão qualquer

Sobre assassinatos no feriado, Arcebispo acredita que a “salvação” da juventude está no trabalho


 
Apesar de ser um período voltado para a reflexão, na Semana Santa de 2013 a Polícia paraibana já registrou quase vinte assassinados. Somente na quinta-feira, 29, foram mortas, na grande João Pessoa, dez pessoas. O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, falou sobre a violência durante esses dias, destacando que ela existe independentemente da Semana Santa.

“A Semana Santa se tornou igual aos outros feriadões, e as pessoas aproveitam para beber, assim como fazem nos outros feriados, acontecendo assassinatos, farras e confusões”, revelou.
Dom Aldo também destacou que está acontecendo a perda dos valores familiares e das virtudes humanas. Para o arcebispo, com uma sociedade mais materialista, não seria possível esperar outra coisa: “Não existem mais valores, e o feriado da Semana Santa serve apenas como um pacote turístico. É festa, excessos nas estradas e crimes. Não existe nenhum sentido religioso”.

Apesar de todas essas mudanças na forma como o feriado da Semana Santa é visto, o Arcebispo enfatizou que este ano é grande o número de católicos e evangélicos que procuraram as igrejas e os retiros para passar esses dias. Ele acrescentou que milhares de pessoas estiveram presentes na Procissão do Senhor Morto, realizado na sexta-feira, 29, e para a Vigília Pascal, que acontece neste sábado, 30, na Basílica de Nossa Senhora das Neves, às 19h, deverá reunir cerca de 400 fiéis.

Os jovens e a violência
Ainda sobre os assassinados que estão acontecendo durante a Semana Santa na Paraíba, pode-se verificar que a maioria das vítimas são jovens, e esses mesmo jovens são o “alvo” da Campanha da Fraternidade de 2013.

Sobre o aumento dos jovens na criminalidade, Dom Aldo dá uma resposta direta: “Eu não vejo outra alternativa do que a criação de escolas e da qualificação profissional desses jovens para que eles possam entrar no mercado de trabalho. Não tenho nenhuma esperança na juventude se não for pelo trabalho”.
Para o Arcebispo, as ações que envolver o esporte são até bonitas, mas o essencial é que os jovens tenham oportunidade de estudar e serem capacitados para o mercado de trabalho.

WSCOM

Lei de Bira que faz cirurgia reparadora de seios é aprovada no Senado

 

O projeto de lei indicativo apresentado pelo vereador Bira na Câmara Municipal de João Pessoa, determinando cirurgia reparadora para vítimas de câncer de mama, passará a valer em todo o País. Recentemente o Senado aprovou a mesma lei, que aguarda a sanção da presidenta Dilma.

A lei aprovada pelo Congresso determina que o SUS faça a cirurgia reparadora imediatamente após a retirada da mama. Nos casos específicos, quando há contraindicação médica, o procedimento deve ser feito assim que o paciente estiver em condições.

“É gratificante ver uma iniciativa do nosso mandato ganhando proporção nacional. Ainda mais quando se trata de uma medida tão importante para a autoestima de milhares de mulheres vítimas do câncer de mama. Vou continuar cobrando que a rede pública de saúde faça a cirurgia reparadora o mais rápido possível”, disse Bira.

A realização dos dois procedimentos na mesma cirurgia é considerada ideal pelos médicos, porque traz uma série benefícios para as paciente. Agora, os hospitais públicos terão que melhorar a estrutura para atender as mulheres. Hoje, a espera na fila do SUS pode durar anos.

De 2008 até 2012, segundo dados do SUS, 68 mil mulheres tiveram a mama retirada por conta do câncer. Nesse mesmo período, menos de 10% conseguiram fazer a cirurgia reparadora. O Governo Federal não sabe dizer quantas mulheres no total aguardam na fila.
Ascom

Santiago filia-se ao PTB e assume presidência da legenda na PB


 Santiago  filia-se ao PTB e assume presidência da legenda na PB

FIM DO MISTÉRIO: Wilson Santiago  filia-se ao PTB assumindo a presidência  da legenda na Paraíba e importante raposa politica disputará vaga na ALPB

Depois de muitas especulações sobre para qual partido o ex-senador paraibano Wilson Santiago iria, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) confirmou em seu site oficial que o ex-peemedebista integrará os quadros da legenda a  partir da próxima quarta-feira (03)

Segundo o partido, Wilson  será o presidente da legenda na Paraíba. De acordo com a assessoria do PTB , a chegada do ex-senador ao partido trará crescimento e expansão politica partidária para as próximas eleições.



A solenidade de filiação de Wilson ocorrerá na próxima quarta-feira (03) no Diretório Nacional  do PTB em Brasília (DF) às 15:00 h. O convite para o ato de filiação do agora  ex-peemedebista foi divulgado por Benito da Gama, presidente nacional da legenda.



O evento contará com a presença das maiores lideranças do partido do país. De acordo com informações, Wilson Santiago Filho também estaria saindo do PMDB e se filiando ao PTB . Wilson Filho   deverá sair sair  de licença da Câmara Federal para dar lugar a raposa política Armando Abílio (PTB), seu suplente. Posteriormente em 2014, Abílio deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e a sua vitória viria da composição dos seus atuais aliados e os novos, conquistados com a vinda de Wilson para seu lado. 
PB Agora

Uma riqueza de todos os brasileiros

Por carlos alberto ferreira  


 
Um número é tradutor do tamanho da injustiça: dois Estados ficam com 96% dos recursos gerados pelos royalties do petróleo; 4% são divididos entre as outras 25 unidades. Só isso já seria suficiente para afirmar que a redistribuição dos royalties reduz um pouco da enorme desigualdade e injustiça que existem neste país carente de um novo pacto federativo.

Os que defendem a perpetuação dessa situação absurda argumentam que são "Estados produtores" -o que os coloca como uma espécie de donos do petróleo. Nada mais inapropriado.

São produtores os Estados dos quais são extraídos petróleo do seu território, como Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas. Quando a Petrobras vai a Mossoró (RN), perfura um poço e extrai óleo, dizemos que Mossoró é um município produtor e que o Rio Grande do Norte é um Estado produtor de petróleo.

Mas quando a Petrobras vai lá no meio do oceano Atlântico, perfura um poço e extrai petróleo, quem é o produtor? Não se está extraindo do território de nenhum Estado em particular, mas em área da União. O produtor é a União.

A Constituição Federal é clara quando diz que são bens da União os recursos naturais da plataforma continental, da zona econômica exclusiva e do mar territorial. É automática a ilação de que esses recursos pertencem a todos os 195 milhões de brasileiros e não apenas a alguns.

Apesar da clareza do termo constitucional, fabrica-se um confronto que coloca de um lado os Estados "produtores" -Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de São Paulo- e, de outro, os 23 Estados e o Distrito Federal, identificados como "não produtores". Esse conflito é, de fato, um falso problema.

Aqueles três Estados são apenas confrontantes com os campos de petróleo em alto mar. No entanto, a eles cabe quase todo o bolo das receitas da extração de petróleo no mar, em uma relação absurdamente desigual. Não há aqui a mínima obediência ao princípio da razoabilidade e sim o paroxismo da irracionalidade.

Somente para ilustrar: no ano passado, o município de Campos (RJ) recebeu de royalties mais que a soma do repasse do Fundo de Participação dos Municípios para todas as 224 cidades piauienses.

É preciso chamar a atenção para o fato de que, se a Lei Vital do Rego por acaso vier a cair no Supremo Tribunal Federal, essas distorções serão potencializadas, ampliando as desigualdades.

O Rio de Janeiro e o Espírito Santo alegam que não pode haver quebra de contrato e que só se poderia repartir as receitas dos futuros campos. Com a primeira parte estamos todos de acordo: ninguém quer quebrar contrato. E nenhum contrato será quebrado, pois foram firmados entre a Agência Nacional de Petróleo, representando a União, e a petroleira que paga royalties e participação especial, mediante termos de exploração.

O que a nova lei faz é dividir o produto do contrato.

Não é demais lembrar que, desde a sua criação em 1953, a Petrobras tem consumido grandes somas de recursos de todo o povo brasileiro, na sua luta vitoriosa na busca de nossa autossuficiência.

Segundo os técnicos, de dez poços perfurados, apenas um produz petróleo. Conclusão: todos os brasileiros pagam a conta dessa exploração, mas na hora de dividir os resultados, apenas dois Estados, que contribuíram na mesma proporção que os demais, ficam com quase toda a riqueza.

Isso é uma injustiça gritante. E a luta para corrigi-la é uma luta por um país mais igual, mais fraterno, mais harmonioso. É para isso que lutamos.

WILSON MARTINS, 59, é governador do Estado do Piauí pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro)