Somente com chuva dessa madrugada, reservatório acumulou grande quatidade de água
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O açude Cachoeira dos Alves, que abastece Itaporanga, tomou quase dois metros d’água na madrugada desta terça-feira, 27, graças a uma forte precipitação que caiu na bacia do manancial, cerca de 100 milímetros, na área rural entre o município itaporanguense e São José de Caiana.
Com a chuva de hoje, Cachoeira dos Alves, que tem capacidade para 10,6 milhões de metros cúbicos, e estava com apenas 10%, repôs parte de seu volume, trazendo alívio para a população urbana de Itaporanga, que estava à beira de um colapso no seu abastecimento.
O interessante é que choveu pouco na cidade: segundo a Emater, somente 2,5 mm, mas em grande parte da zona rural do município a chuva foi forte e muitos pequenos reservatórios amanheceram cheios.
Mas choveu também em outros municípios: depois da chuva de 136 mm registrada no dia 20 passado, Pedra Branca marcou mais uma forte precipitação nas primeiras horas desta terça: foram 118 mm, a maior do Vale. Já na vizinha Nova Olinda, as chuvas somaram 88 mm.
Choveu forte também em Serra Grande. Caíram 75 mm d’água, e o Cafundó, açude que abastece a cidade, já começou a sangrar, para a alegria da população serrana.
De ontem para hoje, as chuvas foram significantes ainda em Boa Ventura e Diamante: choveu 72 mm em cada um desses municípios.
Foto (arquivo): retrato de Cachoeira não é mais este: açude tomou grande volume d'água nessa madrugda.
0 comentários:
Postar um comentário