Bandeira paraibana é herança histórica da Revolução de 1930 quando a PB foi fundamental
Emma, 25 anos, foi personagem da matéria de capa da revista Veja sobre o Black Bloc, uma tática de protesto sem líderes em que seus praticantes cobrem o rosto e protegem os manifestantes comuns se posicionando na linha de frente dos atos. Ela foi a capa da revista veja e foto provocou até um voto de repúdio dos vereadores de João Pessoa.A protestante disse que usou a camisa com a bandeira da Paraíba por ser um símbolo de resistência. Ela afirma que a revista usou sua imagem sem autorização e que fotógrafo mentiu para o grupo que participa. De acordo com a jovem, a Veja tenta descirtuar os protestos contra o governador do rio de Janeiro, Sergio Cabral.
A bandeira da Paraíba foi adotada pela Aliança Liberal em 25 de setembro de 1930, por meio da lei nº 704, no lugar de uma antiga bandeira do estado, que vigorou durante quinze anos (de 1907 a 1922). A bandeira foi idealizada nas cores vermelha e preta, sendo que o vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou do Estado com a morte do presidente João Pessoa, que governou o estado em 1929, e foi candidato à vice-presidência do Brasil.
A palavra "NEGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular, remetendo à não aceitação, por parte do político João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís.1 2 . Posteriormente, em 26 de julho de 1965, a bandeira rubro-negra foi oficializada pelo governador do estado, Pedro Moreno Gondim, através do Decreto nº 3919, como "Bandeira do Négo" (à época ainda com acento agudo na letra "e").
A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís, em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. Na época em que a bandeira paraibana foi constituída.
MaisPB com Mídia Ninja e Wikipédia
0 comentários:
Postar um comentário