A missa contou com a presença de membros de mais de 90 paróquias de 39 municípios paraibanos
A Catedral Basílica de Nossa Senhora da Neves, em João Pessoa, foi tomada na tarde desta sexta-feira (19) por inúmeros fiéis que participaram da chamada Missa do Envio. A celebração marca a partida dos jovens peregrinos paraibanos que participarão da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e do intercâmbio missionário entre as Paróquias.O objetivo é que esses jovens dêem continuidade ao que foi vivido durante a Semana Missionária, que será encerrada amanhã.
A missa, que foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, contou com a presença de membros de mais de 90 paróquias de 39 municípios paraibanos. Durante a celebração, o religioso destacou a importância da participação da comunidade católica na sensibilização contra a violência. “Assim como Cristo, temos que fazer parte da superação da violência. Aqueles que aprendem sobre a religião se tornam construtores de ambientes de paz”, disse.
Dom Aldo ressaltou que este é um momento oportuno para que as pessoas busquem se aprofundar no evangelho e refletirem sobre como o cristão deve se comportar, como ele se comporta e como se relaciona na construção da sociedade. Sobre a Jornada, ele defendeu que o maior benéfico do evento, é proporcionar o encontro de pessoas que estão em busca das mesmas respostas e também ensina a importancia lição de como é possível viver em fraternidade.
A solenidade marcou também o encerramento da Semana Missionária que abrangeu uma série de eventos ocorridos em diversas dioceses do país sede nos dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Também conhecida como Pré-Jornada, é uma oportunidade especial para o jovem peregrino se familiarizar com a vivência cristã, princípios, costumes e cultura locais, além de viver uma forte experiência como missionários em uma outra nação.
O termo “Semana Missionária” adotado pela Igreja do Brasil ressalta o caráter missionário do evento, que reflete a missão confiada por Jesus Cristo à juventude de participar ativamente na nova evangelização, como protagonista na propagação do Evangelho e difusão do Reino de Deus entre os povos. Essa missão é justamente evidenciada pelo lema da JMJ Rio 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt. 28, 19).
Monica Melo
WSCOM Online
WSCOM Online
0 comentários:
Postar um comentário