Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

VÊ... ESTÃO CHEGANDO AS FLORES

VÊ, ESTÃO CHEGANDO AS FLORES

(Reynollds Augusto)



Final de ano, final de mais uma etapa, começo de vida.



Somos Espíritos imortais e a vida em sua pujança apenas está começando. Já imaginou que pegadinha sem graça, se Deus nos criasse para a morte? Sonhos, família, emoção, trabalho, projetos, aperfeiçoamento, tudo perdido. A vida seria uma grande mentira. Construir tudo para depois morrer. Não teria sentido. Deus seria um sarcástico. Mas a “coisa” não é assim, não.



Em verdade o tempo não existe e nós o criamos para ordenar as nossas vidas. Mas essa sensação de final de um período para entrada de um novo que está chegando, satisfaz a alma. É promissor saber que no ano que vem tudo vai ser diferente. No outro período, podemos fazer com que as coisas possam estar melhores. Aí vêm as promessas, os sonhos, as buscas. A maioria não conquistada, mas projetada para um recomeço. É a roda da vida que incessantemente nos impele para frente. Ano novo, novas perspectivas. É o que acontece com mais uma reencarnação, que é a oportunidade que Deus dá ao Espírito para o recomeço, para um novo tempo até a libertação total. Nada de inferno ou de céu.  Eles são estados conscienciais.



E o que será que a “jurisdição divina” tem reservado a cada um de nós para esse ano que se avizinha? Com certeza experiências que condiz com o nosso mundo íntimo, pois segundo as escrituras, “não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus” e “a cada um segundo suas obras”. E ele é Pai, no dizer de Jesus, e quer o melhor para os seus filhos. Mas também ele é Mãe e a mãe protege o eterno “rebento” para que possa a aprender a viver por si mesmo. É como diz a música de Paulo Soledade: “Vê estão chegando as flores”.

Isso não é uma música e sim uma filosofia de vida. E um poema de oportunidades. Lembremos dela:



Vê, estão voltando as flo....res

Vê, nessa manhã tão lin....da

Vê, como é bonita a vi.....da

Vê, há esperança ain......da

Vê, as nuvens vão passan......do

Vê, um novo céu se abrin......do

Vê, o sol iluminan.....do

Por onde nós vamos indo

Por onde nós vamos indo.



Já notou que não se elaboram mais letras com verdades que faz a diferença?



Essa música será analisada no programa MÚSICA E MENSAGEM, dessa sexta-feira, dia 31.12.10, pelas 17h00min, na rádio Boa Nova FM de Itaporanga. Será o nosso último programa do ano e teremos a entrada do tema discutido pelo grande EDER FÁVARO da Boa Nova de Guarulhos, nossa coirmã, e depois refletiremos um pouco mais sobre a proposta. Se você quiser participar, não se intimide ligue, enriquecendo a discussão do nosso tema do dia.



Vê, o sol se iluminan...do.



São afirmações que retratam a beleza da vida. Um cenário perfeito criado por Deus para que os seus filhos possam aprender a andar pelos verdadeiros caminhos. Mas é preciso ver e tem muita gente que vê, mas não enxerga e não vendo, não consegue encontrar a verdadeira estrada. É um trocadilho perfeito, pois não sabem para onde estão indo e não vão chegar a lugar nenhum. Ou melhor, vão. Vão cair nos fossos da vida. São cegos, como disse Jesus, e o cego cai no fosso. Não se trata de cegueira física e sim espiritual.



Essas flores da música é uma metáfora e as metáforas calam fundo à alma daqueles que já conseguem ver. A vida é como as flores, o colorido, a beleza, a harmonia, é uma proposta da vida para que nós tenhamos, esperança, confiança e tudo mais. Tem gente que pensa que Deus esta cochilando e pensam que só somos nós que elaboramos a ordem da vida. Ou melhor, a desordem.



Não! Ele está presente e dirigindo essa nau a porto seguro. Isso não é apenas fé, é lógica de vida. Mais cedo ou mais tarde você vai despertar e depois que isso acontecer, meu amigo, ninguém lhe segura e vais encontrar realmente o sol da vida e fazer como Paulo de Tarso, dando um novo rumo a sua vida, pois curou a cegueira espiritual: “Já não sou eu quem vive e sim o Cristo que vive em mim”



Que no ano que está chegando, iluminemos o “céu” de nossas almas na busca dos valores reais do espírito. É tempo de renovar o íntimo e ser feliz, compreendendo que a vida é foco... Cantemos a vida e procuremos a estrada certa.



FELIZ ANO NOVO... TUDO PARA RENOVAR...





PENSE NISSO!MAS PENSE AGORA

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Homenagem a Dona Alzira


DONA ALZIRA
(Reynollds Augusto)

Hoje eu soube de uma notícia velha, que para mim é novíssima. Deve ter sido pelo fato da mãe dedicada ter ido morar muito longe de nós, que só hoje tive conhecimento do evento. A mãe do meu amigo de infância JUVIANEZ SERAFIM desencarnou e quero neste espaço prestar-lhe uma sincera homenagem.

Dona Alzira participou dos bons momentos da minha infância e gritou, como ninguém, com os moleques da Avenida PEDRO AMÉRICO. Apesar de possuir uma voz mansa e serena, não conseguira sempre se equilibrar com a molecada e permanecer com a serenidade que lhe era peculiar. Também, com aqueles moleques não tinha jeito!

Lembro-me que certa vez foi vitima de um acidente urbano que deixou-nos apreensivos. Ela sempre sentava na calçada, de frente a sua Loja, em baixo do saudoso “PÉ DE CASTANHOLAS”, que foi objeto de nossas traquinagens. Naquela época ITAPORANGA ainda vivia nos “bang, bangs” da insensatez e incrivelmente, descansando nos bancos de sua loja foi alvejada com uma bala perdida. Parecia coisa do Rio de Janeiro. Tumulto, surpresa, emoção, preocupação, mas ela conseguiu se recuperar do fatídico dia. Deus, na sua inteligência perfeita, interveio para que aquela mulher forte e trabalhadora continuasse conosco para educar os seus filhos, que não eram poucos. Enviuvara cedo e a batata quente ficou em suas mãos.

Eu sempre fui um medroso e da garotada era o que mais esquivava das aventuras propostas por Juvianez, o autor intelectual de quase tudo. A autoria dessas traquinagens rendia-lhe muita surra dada por Dona Alzira, com o famoso psicólogo de nome “Chibata”. A “velha” era caladinha e centratada, mas manipulava bem o instrumento de reflexão. Naquela época os nossos amigos de infância, todos, foram educados com essa medida. Talvez tenha sido por isso que a molecada tenha se tornado “gente”. Hoje, a lei está mais severa e uma “peinha” dessas pode lhe render uns bons dias de cadeia. Mas o bom mesmo é educar com a conversa e o esclarecimento e não como o medo imposto pelos velhos instrumentos. Mas que dava certo, dava.

Nunca me esqueci das velhas surras que minha mãe me aplicava e sempre que ia fazer uma traquinagem me lembrava do ardoroso psicólogo atrás da porta e algo estranho me continha um ímpeto de traquinar. Era Medo. A peia doía uns dias e assim não dava. As mães se uniram para incrementar mais os castigos, sendo mais convincentes, e deixaram a CHIBATA de lado e passaram a usar agora o FIO DE CADEIRA. Esse era cruel e doía que fazia gosto. O resultado rendia uns dias de reflexão na cama e umas marcas incríveis no corpo.

- E aí, “Nodin”, que é essas manchas vermelhas em tuas costas?
- Foi queda...

Mas como eu ia dizendo, por ser medroso, tinha um medo danado de escuro. "Alís" o escuro nos impede de ver a vida. Tem muita gente que ainda vive no escuro da existência. Não sabe quem é de onde veio e para onde vai após a morte desse corpo físico , que está na contagem regressiva.

Mas naquela época Itaporanga faltava energia demais e era triste quando isso acontecia. Eu sempre fui um cientista mirim e resolvi com as minhas economias comprar duas lanternas das grandes, para colocá-las na meia- parede do quarto em que dormíamos. E quando a energia faltava, para chegar só no outro dia, eu acionava um dispositivo na minha cama e as luzes iluminavam o ambiente. Aí eu dormia sem gritar.

Não é que “VEIZIN”, de Dona Alzira, soube do fenômeno e resolveu fazer o mesmo em sua casa. Ele colocou as lanternas na meia-parede. Ligou os fios. Só que na força e não sei como. O fato é que quando a energia foi acionada, no contador, houve um curto circuito na casa a apagou tudo. Foi um desespero e pensando que tinha queimado todos os eletros correu para me chamar.
- Nodin, tens que me ajudar senão a peia hoje será do outro mundo.
- O que foi rapaz!
- Eu liguei as lanternas na energia, depois de desligar o contador, e quando fui testar, deu um “pipoco” que queimou tudo. Mãe ainda não sabe e tu tens que me ajudar.
- Mas Veizinho, tu não pensou não rapaz? Como é que você liga uma lanterna de 12 volts na energia de 240 e como é que essa lanterna iria acender se não tinha energia à noite?
- Sei lá...
Fui a sua casa e descobri que o curto havia queimado aqueles velhos fusíveis antigos e só fiz juntar um pouco de Bombril para que a energia voltasse, mas antes, desliguei a triste engenhoca que ele tinha elaborado e a energia e a paz voltou, sem queimar um só equipamento. E sem peia.

A morte do corpo físico é um fim de etapa e o ser não espiritualizado vive na Terra em busca das ilusões e do ouro de tolo. Sei que Dona Alzira cumpriu a sua missão de mãe prestimosa e amorosa (apesar das chibatas) e despertou na vida espiritual com a consciência de missão cumprida.

Nós... Nós estamos a caminho e o reencontro é uma certeza.
Até mais Dona Alzira...

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Centro Jesus de Nazareth Encerra Atividades do Ano com Jantar Fraterno

Centro Espírita Jesus de Nazaré Encerra as suas atividades anuais com o Natal Fraterno
(Reynollds Augusto)



A minha amiga e irmã de ideal espírita JOEDLA RODRIGUES, em seu livro ESTRATÉGIAS DO AMAR, cita uma expressao do espírito JOANA DE ANGELIS que diz mais ou menos assim: “O amor é o grande bem a conquistar, em cujo empenho todos devem aplicar os mais valiosos recursos e esforços”.

Isso é uma das grandes verdades. As pessoas, as religiões, as instituições, se tornam sem sentido quando não usam a energia no amor, palavra tão mal utilizada e até desgastada, para realizarem seus objetivos. Se fôssemos resumir o evangelho de Jesus, em uma só palavra diríamos: AMOR.

O Centro Espírita Jesus de Nazareth, tradicionalmente, encerra as suas atividades do ano com o NATAL FRATERNO, em que a energia do amor se faz presente e junto com a energia do trabalho compondo um casal perfeito, para realizar o bem e satisfazer os espíritos de cada um, trabalhadores e assistidos. Esse é um movimento que foi idealizado por FERNÃO DIAS E MARIA AGUIA DE SÁ, outra dupla que produziu muito amor e há mais ou menos quarenta anos colocou em voga esse belo projeto. Com certeza estão muito felizes por continuarmos o seu trabalho na Casa Espírita, reduto de equilíbrio e sabedoria. Todos os anos, os irmãos e voluntário se entrelaçam para conseguir junto à sociedade de Itaporanga vários presentes para a criançada e pessoalmente dão as suas energias pessoais para fazerem o jantar fraterno. Hummmmm! Gostoso.
Lá estavam todos, que não vou citar o nome de cada um para não cometer injustiças. Mas a turma se une alegre, feliz, para confeccionar mais ou menos 600 jantares fraternos a serem distribuído às pessoas cadastradas e sempre sobra algum para os que não puderam receber as senhas. Os anjos descem à Terra e a felicidade reina entre todos. Nós pensamos que estamos dando, mas na verdade estamos recebendo. O bem que fazemos aos outros primeiro nós faz bem. Essa é a verdadeira felicidade.
Este ano o jantar não deu para ser feito no Centro Espírita, devido à reforma que a atual administração, na batuta de VICENTE TOBIAS, está realizando. Estamos construindo uma CONZINHA INDUSTRIAL com estrutura para realizar o nosso tradicional JANTAR DE FIM DE ANO, com a sociedade carente e desenvolver as atividades internas, como a sopa fraterna, com mais eficiência. O fato é que trabalho não pode parar e precisa continuar com mais eficiência. Ele foi feito em um órgão público liberado por DEDÉ PILAO, outro gigante na causa do bem. Dividimos os trabalhadores em duas frentes e enquanto uma turma fazia o jantar delicioso, outra ficava em frente do Centro organizando a multidão. E nesse aspecto o modelo idealizado por VICENTE TOBIAS, deu certo. Distribuímos tudo sem muita confusão e o povo contribuiu para a festa.

Queremos agradecer consideradamente a nossa POLÍCIA MILITAR que fez a nossa segurança.

Quem estava este ano nos ajudando foi a família de NETO E NEIDINHA que com os seus filhos fizeram a diferença. Sem falar nos irmãos de Vicente que com suas esposas muito contribuíram para nos ajudar. Aqui está o nosso reconhecimento e estamos convocando a todos para que no final do ano que vem retornem para nos ajudar.
Mas o bom mesmo foi no finalzinho de tudo quando o Presidente Vicente reuniu os trabalhadores para agradecer a Deus pela a oportunidade dada, de sairmos de nosso egoísmo, de nossas cômodas casas, para fazer com que o bem se movimentasse. Agradecemos emocionados ao FERNAO E MARIA, que estavam presentes, pela oportunidade que eles criaram para fazer o bem. Todos cansados e extremamente felizes. Muita emoção e até choro com a prece emotiva do irmão ALBERLANDO e no final beijos e abraços de todos pelo bem que juntos realizamos .

MAIS UMA MISSÃO CUMPRIDA.
“Adeus ano velho...”
FELIZ NATAL

E no ano que vem, esperamos por você

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

sábado, 25 de dezembro de 2010

PERANTE O NATAL


PERANTE O NATAL
( Texto do CD MOMENTO ESPÍRITA)

Neste dia feliz, em que as aglomerações nos shoppings nos revelam a febre de compras, vamos refletir juntos sobre o significado do Natal?

Natal - todos sabem - é Jesus que nasce, renovando Seu antigo apelo ao amor por todos os seres.

O desafio é fazer com que durante o ano inteiro Ele cresça e Se instale, definitivamente, em nosso coração.

Por isso, em honra do Mestre de Nazaré, não se detenha mais: siga-Lhe os ensinamentos, ouça-Lhe as palavras não apenas com os ouvidos, mas também com a alma.

Ponha Jesus em seu cotidiano.

Observe que, enquanto o Mundo nos convida a acumular bens, Jesus nos oferece a opção da simplicidade.

Ele, que é o único Espírito perfeito nascido na Terra, viveu de forma despojada e não tinha sequer uma pedra para repousar a cabeça.

Sabemos que nem todos podem viver como Jesus e abrir mão dos bens terrenos.

Mas podemos seguir o exemplo do Cristo sendo humildes, não alimentando cobiça e ambição. Isso já faria uma grande diferença.

O segredo é contentar-se com o que se tem. Observe que isso não significa acomodação ou preguiça. Nada disso.

Devemos trabalhar e adquirir o que for necessário para vivermos bem. O conselho de Jesus é para evitarmos os excessos, o supérfluo.

Você já notou que, muitas vezes, sofremos porque desejamos coisas que não são essenciais?

Basta que seja lançado um novo aparelho, modelo de carro ou produto da moda para que boa parte de nós corra a comprar.

Logo que saciamos esse desejo, agimos como crianças e vamos em busca de mais novidades.

Isso nos remete a um outro ensinamento de Jesus: Olhai os lírios dos campos: não tecem nem fiam, mas nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

Ensinou o Mestre que devemos confiar em Deus, nosso Pai, pois se Ele veste tão ricamente uma erva do campo, quanto mais fará por nós, Seus filhos.

E assim o Cristo nos ensiou a ter confiança em Deus.

No entanto, como nossa fé é frágil! Costumeiramente nos rebelamos contra Deus. Basta uma contrariedade ou uma perda para nos rebelarmos contra os Céus.

Mais uma vez agimos como crianças: desejamos que Deus - a Majestade que criou e dirige os Mundos - seja uma espécie de secretário particular, que cuide de nossas finanças, que nos faça ter sucesso na vida, que nos dê isso e aquilo.

Mas o que Jesus nos ensinou sobre Deus? Ensinou que nenhum cabelo cai de nossas cabeças sem o conhecimento de Deus.

Portanto, nosso Pai Divino conhece nossos corações e nossas necessidades.

Assim, podemos e devemos orar para Lhe pedir forças e inspiração para os nossos projetos de vida.

Mas o trabalho é nosso: façamos a nossa parte e o céu nos ajudará. Esse é mais um ensinamento esquecido de Jesus.

* * *

Que este Natal seja um momento especial, em que Jesus esteja presente em seu coração.

Que as palavras pronunciadas por Ele, há dois mil anos, possam encontrar lugar em seu Espírito.

Com a simplicidade, o trabalho e a confiança em Deus - essência dos ensinos de Jesus - que o Natal ganhe um novo significado em sua vida.

Para que brilhe a sua luz. Para que você seja aquele que semeia a paz, que vivencia o amor universal.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Segundo ano da gestão Djaci, recorde de dinheiro e um desafio

Aplicar corretamente os recursos e transformar o dinheiro em benefíci3o para toda a coletividade, do centro à periferia, e qualificar os serviços públicos, a exemplo de educação e saúde, são desafios ainda longe de serem vencidos.

Nunca os cofres federais destinaram tanto dinheiro para Itaporanga como este ano. Conforme levantamento da Folha, de primeiro de janeiro ao dia 20 de dezembro, foram R$ 15.868.662,42 repassados ao município. Com os repasses do próximo dia 30, esse volume financeiro deverá ultrapassar os 16 milhões.

Esses recursos incluem FPM (Fundo de Participação dos Municípios), os programas sociais, saúde e educação. De todo o montante, apenas 2,3 milhões, destinados ao Bolsa Família, não passaram pelos cofres da Prefeitura.


A saúde pública de Itaporanga foi a área que mais recebeu dinheiro em 2010, primeiro ano de Gestão Plena, ou seja, da municipalização total dos serviços: foram 5 milhões de reais de janeiro a 20 de dezembro, sem contar os repasses do dia 30.


Já a educação do município recebeu, este ano, sem considerar a última parcela, 1,7 milhão de reais. Somente do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério) foi 1,2 milhão de reais.


Do total financeiro, o FPM contribuiu com 5,7 milhões de reais.


Se em 2009 as Prefeituras queixaram-se muito da “crise”, este ano, pelo menos a de Itaporanga não tem do que se queixar.


Este é o segundo ano da gestão Djaci Brasileiro (foto) e a expectativa é que o terceiro seja ainda mais gordo em termos de recurso, já que as previsões apontam para um crescimento ainda mais expressivo da economia em 2011.


Aplicar corretamente os recursos e transformar o dinheiro em benefício para toda a coletividade, do centro à periferia, e qualificar os serviços públicos, a exemplo de educação e saúde, são desafios ainda longe de serem vencidos pelos governos municipais. Um exemplo disso é que, nesta primeira década do século 21, todas as Prefeituras do Vale, incluindo Itaporanga, tiveram contas rejeitadas e em todos os Municípios regionais até agora fiscalizadas pela Controladoria-Geral da União foram encontradas irregularidades
.

Folha do Vale

Agência da Caixa Econômica de Itaporanga é inaugurada solenemente

A agência está instalada na Rua Horário Gomes, mas sua sede definitiva será na Manoel Maia em um imóvel que começará a ser construído em janeiro.


Políticos e dezenas de comerciantes da cidade estiveram na manhã desta quarta-feira, 22, na inauguração solene da agência da Caixa Econômica (foto), que volta a Itaporanga depois de quase duas décadas.

A agência está instalada na Rua Horário Gomes, mas sua sede definitiva será na Manoel Maia em um imóvel que será  construído a partir de janeiro.

O gerente da agência local é José Renato Leite Dantas, que veio de Itabaiana para comandar a Caixa de Itaporanga.

Com a inauguração da agência, que começa a funcionar a partir desta segunda-feira, 27, os moradores de Itaporanga e do Vale vão evitar as enfadonhas e caras viagens a Patos quando precisarem resolver qualquer assunto na Caixa.
Folha do Vale

Caixa inaugura hoje agência de Itaporanga

Ministro Carlos Luppi oferece DRT-PB a ex-prefeito de Itaporanga

A relação do ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (PMDB) com a executiva nacional do PDT pode tirar o comando do partido do deputado Federal Damião Feliciano(PDT). Porcino já recebeu convite para ingressar no PDT e assumir comando de órgão federal na Paraíba, mas o convite só deve ser aceito se com a presidência do Partido Democrático Trabalhista sob seu comando.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, que é presidente (licenciado) do PDT e foi convidado pela presidente eleita Dilma Rousseff para continuar no cargo, convidou o sindicalista e ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (PMDB) para assumir a direção da Delegacia Regional do Trabalho (DRT-PB), na Paraíba, a partir de janeiro.

A assessoria de Porcino adiantou que Luppi já o havia convidado ex-prefito para a legenda. O convite, segundo a mesma fonte, teria sido imediatamente avalizado pelo presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), e pelo prefeito da cidade paulista de Campinas, Hélio Oliveira, que também faz parte da Executiva nacional pedetista.

A princípio, Antônio Porcino apenas limitou-se a analisar a atitude do ministro, mas não descartou a possibilidade de vir a aceitar o convite desde que fosse, também, para comandar a direção estadual da legenda.

Se as articulações prosseguirem Damião pode perder o comando da legenda que ingressou para comandar e ainda ficará preso ao PDT devido a fidelidade partidária.
MaisPB

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

LUPPI OFERECE DRT PB AO EX-PREFEITO ANTONIO PORCINO


O ex-prefeito de Itaporanga, o sindicalista Antonio Porcino Sobrinho (foto) acaba de receber um belo presente de natal. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, chamou o itaporanguense ao seu gabinete lá em Brasília e, independente de consulta aos chamados caciques paraibanos, convidou-o para ser Delegado Regional do Trabalho na Paraíba. Antonio Porcino ficou de pensar.
 

Até que enfim!

DEPOIS DE CINCO ANOS DE ESPERA AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SERÁ INAUGURADA

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cesb encerra as atividades do ano de 2010

 

Cesb Termina Atividades do Ano com Brilho

(Reynollds Augusto)


Final de ano é tempo de balanço de nossas vidas, sendo preciso que nós, realmente, nos coloquemos à frente do espelho para fazermos uma avaliação de nós mesmos. É preciso que façamos isso para mergulharmos no mundo interior e descobrirmos onde podemos melhorar. Quem fazia esse exercício diário era SANTO AGOSTINHO, um dos espíritos que ajudaram a codificar o consolador prometido por Jesus, que é a Doutrina Espírita e que muita gente não acredita ser. Mas isso não importa.

Os Judeus ortodoxos, raiz de Jesus, ainda hoje estão esperando a vinda do messias profetizado no antigo testamento. Eles até admitem que Jesus tenha sido mais um dos profetas, mas jamais o messias. Mas isso é puro preconceito. Como poderia um filho de um carpinteiro, com mais uma Maria, da cidade de Nazaré, que não era muita coisa, ser o enviado de Deus para redimir a humanidade? Pensam.

Mas esse final de semana nós estivemos todos juntos no Cesb de Boa Ventura. Evangelizadores, evangelizandos e muito voluntários, para realizarmos a confraternização anual daquela casa de luz. Entramos em recesso para recomeçarmos as atividades com a criança e o adolescente em 2011, lá depois do MIEP (Movimento de Integração do Espírita da Paraíba) em Campina Grande.

Sentimos imensamente a falta da nossa Presidente ANGELA GOUVEIA e de seu maridão NIVALDO FREITAS, que precisaram viajar à cidade de JOÃO PESSOA para acompanhar sua GRANDE FILHA CARMEM, garota consciente, para se submeter a uma pequena cirurgia. Mas todos estão muito bem. Sentimos, também, a falta de evangelizadora LÍVIA, garota esforçada e trabalhadora da causa do Cristo. Foi uma lacuna sentida, mas na prece final das atividades, em agradecimento a Deus por ele nos dar oportunidade de trabalharmos por sua causa, nós lembramos os irmãos e pedimos ao Pai da vida por todos, esperando-os para que possamos dar seguimento ao trabalho, se estiver nos planos do alto. (e está)

Estavam todos felizes, trabalhando e cantando para finalizarmos as atividades do ano. É sempre assim. Há uma sensação de missão cumprida e o sentimento é de felicidade. Nós pensamos que estamos dando, mas na realidade estamos recebendo. É uma troca perfeita. É como diz a música espírita:

- “(...) quando agente faz um bem a alguém, quanto bem esse bem nos trás”...)

Eu não entendo como há homens que passam a vida toda sem se voluntariar em um trabalho, gratuito, desprendido, fazendo com que “a mão esquerda não perceba a mão direita”, levando esperanças aos mais necessitados do que nós. E isso me fez relembrar aquela passagem bíblica: “coitado não sabe que ainda hoje a morte irá lhe visitar”. É a hora do retorno para avaliação geral.

Mas todos os trabalhadores estavam por lá: Eu (Reynollds), Williana, Camila; Sheila, seu marido e seus filhos Gabriel, Daniel e o pequeno Rafael; Dedé, Manoel e Albina; Roneide, Pedro e Stafany... É de se registrar o empenho pessoal da vice-presidente SHEILA que conduziu muito bem o barco na ausência de ANGELA;
Quem chegou de surpresa foi o vereador de Itaporanga Herculano, bem como Jardel e Dedé Pilão. Todos do Centro Espírita Jesus de Nazareth, da cidade de Itaporanga. Ficamos felizes com a visita.

Foi premiado com uma “bola futebol de campo”, o aluno WANDESON, que durante o ano participou das atividades do Cesb, pontualmente. Todos os outros gralharam brindes do comércio de Itaporanga.

No pátio do Cesb muita música natalina e de Final de ano. Picolés, sanduíches e momento de alegria.

Até 2012... e se ajude, ajudando.


PENSE NISSO! MA PENSE AGORA

SINTEMI - CONVITE


O SINTEMI - Sindicato doa trabalhadores em Educação do Municipio de Itaporanga convida todos os Associados para a CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL, que se realizará HOJE, 20 de dezembro de 2010, às 20h00, no Atlântida Esporte Clube.

A Diretoria

domingo, 19 de dezembro de 2010

FIO DO BIGODE

Nordestino é quem mais honra empréstimos e região só perde para Sudeste e Sul na captação de crédito para pessoa física

Pela primeira vez, o Nordeste ultrapassou o Centro-Oeste no financiamento ao consumo. O aumento do crédito à pessoa física deixou a região atrás apenas de Sudeste e Sul neste ranking. 

Em 2004, o Centro-Oeste tinha um estoque de crédito 50% maior que o Nordeste para pessoas físicas, diferença que foi sendo eliminada gradativamente desde então. 

Apesar do aumento nas dívidas, a região registra a maior queda na inadimplência, cerca de 40%, entre janeiro de 2004 e setembro de 2010, período coberto pelos dados do Banco Central. 

Os Estados nordestinos também são os únicos onde o crédito a empresas ganhou participação no período. 

Mesmo com o avanço dos últimos anos, devido à melhora na renda e no emprego na região, a maioria dos indicadores ainda está distante da média nacional. 

A taxa de inadimplência, por exemplo, é a maior do país. O percentual de empréstimos em relação à população também é menor que em outras regiões. 

Parte dos avanços registrados se deve à inclusão bancária, mas o número de agências por habitante corresponde a cerca de metade da média nacional, e a maioria das cidades do interior depende de postos avançados ou correspondentes bancários. 

Bancos e empresas que atuam na região avaliam que ainda há espaço para melhora nesses indicadores devido à perspectiva de continuidade do aumento na renda, no emprego formal e, principalmente, nos investimentos. 

"Há muitos investimentos programados e a região ainda tem um grande potencial de inclusão bancária. Tudo isso favorece o aumento no crédito e a redução da inadimplência", diz Walter Malieni Júnior, diretor de crédito do Banco do Brasil. 

Segundo Malieni, além de ficar com cerca de 50% dos recursos do Bolsa Família, a região ainda está entre as mais beneficiadas por programas como microcrédito e Pronaf (agricultura familiar). 

O crédito direto e para aquisição de bens também tem sido destaque, o que aumentou as apostas dos varejistas para a região. 

O Nordeste é a região que mais aumentou sua participação no PIB entre 2004 e 2008, segundo dados do IBGE: de 12,7% para 13,1%. 

A rede Walmart, por exemplo, chegou ao Nordeste em 2004 e tem privilegiado esses Estados na sua expansão, com base no desempenho da economia regional. 

Nesse período, aumentou o número de lojas em quase 70%. No ano passado, quase metade das novas lojas no país foi aberta na região, com destaque para as bandeiras TodoDia e Maxxi Atacado, localizadas em bairros mais afastados dos grandes centros e que têm como público-alvo as classes C, D e E. 

Em relação ao crédito a empresas, predomina o financiamento de grandes projetos de infraestrutura, que beneficiam também médias e pequenas companhias. O BNDES aumentou os empréstimos nesse segmento em 130% neste ano.

Além disso, as grandes companhias acabam financiando, indiretamente, pequenos prestadores de serviço, diz Manoel Ribeiro Filho, diretor da Construtora OAS.
Da Folhaonline

A ÁGUA DO VALE


Por Francisco C Alexandria 


A água doce é um dos recursos naturais de grande importância para as populações em toda parte da Terra, acrescente-se, também, outros recursos como a terra, ar etc. Ela é um dos componentes da vida. A escassez dela pode desencadear guerra entre os povos.


Na micro-região da Paraíba: Vale do Piancó, nas últimas quatro décadas, foram armazenados em barragens oficiais (construídas com recursos dos Governos) 1,79 bilhões de metros cúbicos de água. Se Compararmos com a capacidade de armazenamento oficial da Paraíba que é de 3,92 bilhões de metros cúbicos, o Vale possui mais de 45% (quarenta e cinco por cento) em números arredondados do total de água dos depósitos oficiais do Estado. São vinte açudes oficiais entre eles o complexo Coremas MãeD’água, este com a capacidade de 1,35 bilhões de metros cúbicos.


Toda essa água dos açudes oficiais tem como fim o abastecimento das vinte cidades dessa micro-região. Pouco dela se utiliza para outros fins como: navegação, irrigação, criação de peixe, geração de energia etc. Podemos afirmar que, ainda, as principais cidades têm problemas de abastecimento de água por ausência de adutoras potenciais, como é o caso de Itaporanga. Então, grande parte dos bairros da Rainha do Vale enfrenta problema de desabastecimento de água.


Pensem no problema que é falta de água para a população dependente de água nas torneiras? e, ainda, essa mesma população paga pelo serviço de abastecimento precário. Vale evidenciar que Itaporanga é abastecida pelo açude Cachoeira dos Alves cuja capacidade é de 10,61 milhões de metros cúbicos de água.


Outro problema, podemos citar aqui, enfrentado com os depósitos de água oficiais do Vale: a degradação ambiental. A maioria desses tanques já apresenta o problema de assoreamento (o leito das barragens é tomado por pedra areia e cascalho) causado pelo desmatamento às margens dos rios e riachos. As atividades econômicas desordenadas acarretaram tal mal.


Nas últimas décadas, os sucessivos governos da Paraíba se preocuparam em armazenar água no Vale em função da constante escassez de chuvas regulares – secas – característica da micro-região. Tudo bem a iniciativa foi válida, água é uma riqueza, mas precisamos seguir o crescimento da economia brasileira atual e o desenvolvimento da humanidade. A população desse espaço territorial precisa de novos projetos de desenvolvimento focados em educação (qualificação de mão-de-obra), melhoria da infra-estrutura urbana (enfrentar os gargalos do crescimento desordenado), desenvolvimento sustentável ambiental (combater a devastação do bioma caatinga), melhorias das condições das populações rurais (implantação de melhorias nas comunidades rurais: escolas, cisternas, novas tecnologias) e, necessariamente, precisamos de agentes pensantes dessas necessidades – algo raro. Assim, teremos melhores perspectivas de condições de vida.

sábado, 18 de dezembro de 2010

SINTEMI - CONVITE


O SINTEMI - Sindicato doa trabalhadores em Educac;ao do Municipio de Itaporanga convida todos os Associados para a CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL, que se realizará neste dia 20 de dezembro de 2010, às 20h00, no AtlântidaEsporte Clube

A Diretoria

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

É ASSIM QUE DEUS QUER

É ASSIM QUE DEUS QUER

(Reynollds Augusto)

Eu sempre achei engraçada a percepção medíocre que nós, espíritos atrasados, temos da vida. Nós vivemos como se nunca fossemos morrer, ou seja, esquecemos que estamos na contagem regressiva para a partida e gastamos as nossas energias para conquistar os valores impermanentes, buscando as ilusões que nos assaltam a alma. E tem gente que acha que esse negócio de morrer está longe. Bobagem! O tempo é outra ilusão que nos engana. Não temos tempo (que não existe, segundo Einstein) a perder. A morte do corpo físico liberta o espírito para fazer o balanço dessa existência. Poder crer!

As grandes verdades sempre foram ditas por grandes homens, que reencarnaram no planeta Terra objetivando ensinar a humanidade a progredir. Deus nunca nos deixou a mercê da nossa ignorância, pois a sua palavra de ordem é progresso e um dia todos nós divisaremos a luz da razão espiritual. Jesus já profetizou que “nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá”. Isso independe de religião, pois será conquista da individualidade imortal, que somos todos nós.

Aquela “musiqueta” de Jonh Lenon em que ele sonha que não haverá religião, vai se concretizar. Religião é coisa de homem. Pode até ajudar o indivíduo a se aproximar de Deus, mas em algumas vezes até o distancia ainda mais. Essas religiões institucionalizadas, com paramentos e tudo mais estão com os dias contados. A ligação será pessoal, comprometida, vinculada ao comportamento ético-moral. Dizer que crer em Deus é fácil. É só abrir a boca. Viver os seus preceitos morais é que faz a diferença. As religiões estão cheias de indivíduos e o mundo seco de verdadeiros cristão. Talvez seja por isso que o mundo geme, há muito bla, bla, blás e pouca ação no bem.

Mas o conhecimento da verdade (verdadeira) liberta a alma é dá impulso ao existir, para vencermos os obstáculos que nós próprios colocamos no nosso caminho. Todos temos a vida que merecemos, pois há uma jurisdição divina que nos abarca a todos, sem privilégios e age silenciosamente em nossos momentos dando a cada um o que é seu, de verdade.

Tudo isso me fez relembrar momentos da mitologia grega. Eu gosto da mitologia grega, pois àquela época reencarnaram alguns espíritos experimentados, como Sócrates, por exemplo. Disseram verdades aprimoradas por Jesus. Quem nunca ouviu falar de estória de Belerofante? Era um herói mitológico que usava o cavalo alado pégaso para voar. Certa feita ele obteve a proeza de vencer as amazonas, umas tais mulheres guerreiras. Hoje em dia temos muitas mulheres amazonas. Mulheres guerreiras, fortes que trabalham três turnos. Dois na rua e o resto em casa, administrando o lar e exercitando a paciência com maridos chatos. (alguns)

Mas certa feita ele matou a QUIMERA que era um ser não muito bonito, pois tinha cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão. Pense num bicho estranho! Essa beldade vivia espalhando terror às populações, mas o Pégaso guiado por nosso herói conseguia escapar dos jatos de fogo arremessados por essa figura destrutiva e o herói BELEROFANTE conseguiu a proeza de matar o “animalzinho” com um certeiro golpe de espada. Eu só não gostei do fim do herói. Homero diz em, A Ilíada, que os deuses ficaram contra eles e o condenou a vagar sem roteiro, sozinho, a devorar o próprio coração. Triste! O que não fizera?

Isso me fez relacionar a mitologia com os desafios da existência. Os nossos problemas cabem certinho em nossas vidas. Nós o construímos com os nossos pensamentos e nossas ações. Acho que tem relação com o mostro QUIMERA que sempre se faz presente em torno de nós. São situações que podemos solucionar, pois Jesus disse que Deus não coloca “fardos pesados em ombros que não podem suportar” e que nós com os nossos medos e dúvidas, colocamos uma lente de aumento nas dificuldades de nossas vidas e imaginamos tudo muito difícil.

Há uma saída? Há.

Jesus disse que nós somos deuses (com "d" minúsculo) e que podemos vencer esses monstros ameaçadores, basta a consciência de si mesmo. Basta resgatar a força que está em nós como potencialidades divinas que detemos e reduzir os

nossos problemas às dimensões reais. Não somos coitadinhos e sim filhos de Deus que na experiência da vida estamos evoluindo até atingirmos a perfeição relativa, porque que Deus quer. O resto são quimeras.



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Colégio Padre Diniz - CONVITE

É com muita honra e orgulho que toda equipe que faz a escola Padre Diniz, vem convidar Vossa Senhoria para abrilhantar e prestigiar a Culminância dos Projetos realizados por este educandário no ano de 2010.
Será um prazer recebê-los, neste dia 16 de dezembro às 09h30.

 
Pojeto "Escola Limpa, Aluno Feliz"

 
Projeto "Xadrez na Escola"

 
Projeto "Leitura e Escrita em Ação"

Colégio Padre Diniz; Premio Nacional em Gestão Escolar


Por Maria Sonia do Carmo A. de Carvalho

Participar do Intercâmbio Internacional Brasil, Argentina, México e Estados Unidos da América (USA) foi uma experiência rica em conhecimentos, conhecer um pouco cultura de outra nação, deixa o profissional da área envaidecido. Este encontro proporcionou-me a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de ensino do estado de Wisconsin, além da participação em seminários que discutiam as inovações que irão acontecer no ensino nos próximos anos.

Fiquei encantada com a infra-estrutura, o material didático e instrumental existente em todas as escolas que visitei, portanto, além de favorecer o desenvolvimento do aluno e também habita para resolver problemas do seu cotidiano. Eles também permanecem mais tempo na escola do que nossos estudantes, desenvolvendo atividades que contribuem para formação de certos valores evitando a violência e o envolvimento com as drogas.

Interessante é a participação da sociedade nos investimentos financeiros, olham a educação com prioridade e contribuem com doações, mesmo já tendo pago Imposto Predial que tem esta finalidade.

Toda esta vivência leva a refletir, sobre o que podemos fazer para que nossas crianças possam permanecer na escola pelo menos por um período de 8 anos, pois sá a educação como base é capaz de melhorar a vida de um povo.


Alguns momentos da viagem:


Clique nas imagens para ampliar
 exclusivo para o portaldovale.net

HISTÓRIA DO NATAL DIGITAL



É com essa mensagem que nós do Portal do Vale desejamos a todos os nossos assíduos visitantes e seguidores, um NATAL cheio de AMOR, SAÚDE e PAZ e um venturoso ANO NOVO e dizer que em 2011 continuaremos a aprimorar o nosso trabalho no intuito de levar a notícia com precisão e credibilidade, o que faz a nossa diferença.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dr. Sterferson: O interino que veio para ficar

O Delegado de Polícia Civil Steferson Gomes Nogueira foi nomeado interinamente para o comando da Delegacia Regional em maio deste ano, o tempo foi passando e o que era para ser passageiro virou permanente, dr. Sterfeson conseguiu o respeito de todos os seus comandados e a admiração de toda a população.

Pela brilhante atuação a frente da delegacia, o dr. Sterferson, ganhou, por propositura do vereador Lula da Farmácia e aprovado por unanimidade, o título de “Cidadão Itaporanguense”, honraria que lhe será entregue, em sessão especial, nesta terça-feira, 21/12, à partir das 20h00, na sede do legislativo mirim.

Uma delegacia mais humana e com melhores condições de trabalho foi o que ele, neste curto período, conseguiu realizar a frente da 6ª Delegacia Regional com sede em Itaporanga.

Vejam os vídeos:

portaldovale.net - vídeos: Rainério

Gominho inaugura refora da Delegacia Regional de Itaporanga


“É uma inauguração simples, mas eu fiz questão de vir prestigiar o dr. Steferson, que nos surpreendeu com sua competência e trabalho”, disse o secretário.

Uma inauguração que demorou 22 anos para acontecer. Há mais de duas décadas, o prédio que abriga a Delegacia Regional e Delegacia de Polícia de Itaporanga não era reformado.

Quando o dr. Steferson Nogueira assumiu o comando da Polícia Civil regional, há oito meses, o prédio estava caindo aos pedaços e havia um laudo técnico condenando o imóvel.

Mas, com vontade política e 14,9 mil reais, o prédio foi totalmente reformado. Mais 8 mil reais e a delegacia ficou completamente mobiliada. Um gasto pequeno para uma obra que se tornou grandiosa pelo resultado: proporcionou melhores condições de trabalho e acomodação à polícia.

“É uma inauguração simples, mas eu fiz questão de vir prestigiar o dr. Steferson, que nos surpreendeu com sua competência e trabalho”, disse o secretário de Segurança Pública, Gustavo Gominho (foto), durante a solenidade, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 14, e foi prestigiada por várias pessoas, entre as quais advogados, políticos, delegados e policiais.

Há 1 ano e nove meses na secretaria, Gominho deixa a pasta no final do mês, mas afirmou que sai com a consciência do dever cumprido. Ele disse que encontrou a Secretaria de Segurança com inúmeros problemas, entre os quais delegacias caindo por falta de reparos e apenas 300 reais em caixa, “mas, hoje, dispomos de mais de 1 milhão de reais em caixa que poderá ser gasto a partir de janeiro pelo novo secretário”.

“Quero agradecer ao dr. Gominho pelo apoio que nos deu para que pudéssemos realizar este trabalho em Itaporanga, onde fui muito bem recepcionado, e quero agradecer também a toda a minha equipe pelo empenho e apoio”, disse Steferson Nogueira, lembrando que, além da reforma, “nós trouxemos para cá quatro delegados, viaturas, um rabecão para o transporte de corpos, armamentos e outras melhorias”.

Steferson enfatizou também que o objetivo principal de sua vinda a Itaporanga foi acabar com a corrupção e a estagnação que existia dentro da Polícia Civil regional. Além dos desmandos administrativos, existiam dezenas de inquéritos não concluídos e inúmeras ocorrências sem investigação, segundo o delegado regional. “Com muito trabalho, nós alcançamos nossos objetivos e hoje a Polícia Civil está bem diferente do que era, e isso é reconhecido pela população e até pelo judiciário”, enfatizou o delegado regional em seu pronunciamento.
Folha do Vale

Gustavo Gominho vem a Itaporanga inaugurar reforma da 6ª Delegacia Regional

O Secretário de Segurança Pública do Estado, o dr. Gustavo Gominho, esteve hoje, 14/11, em Itaporanga, para a solenidade de entrega das reformas realizadas na sede da 6ª Delegacia Regional; a primeira em quinze anos, desde que o órgão máximo de segurança no Vale, mudou para este endereço.

Uma cerimônia simples onde compareceu autoridades e personalidades itaporanguenses. Maria Edna Bernardino Pinto comandou a cerimônia onde usaram da palavra o agente Carlos, o dr. Sterferson e o dr. Gominho.

Depois do descerramento da placa, todos os presentes foram convidados para o Fest Buffet, onde foi servido o coquetel ao som de Nilsom Sá, que também faz parte da 6ª Regional e cantor nas horas vagas.

Em sua fala, o dr. Gominho elogiou a atuação do delegado regional e ainda falou como encontrou a secretaria de segurança pública e como a entregará a seu sucessor, o dr. Cláudio Lima.

vejam os vídeos:

portaldovale.net - vídeos: Rainério

1º Itaporanga MOTO Fest


Sucesso total no primeiro evento realizado pelos apaixonados por motos de Itaporanga

Robinho e equipe e Gilvandro organizaram tudo

Robinho Moto Sport e Donis Moto Peças com o apoio de outras empresas itaporaguenses, realizaram neste sábado, 11/12, na avenida Getúlio Vargas, no centro de Itaporanga, o 1º Itaporanga MOTO Fest, que contou com a participação de motoqueiros locais e de outras cidades paraibanas, como Piancó, Diamante e João Pessoa, entre outras.


Depois de desfilar pelas principais ruas da cidade e de uma visita ao Cristo Rei, os participantes foram ao Fest Buffet, degustar um deliciosa feijoada, antes de retornarem a avenida Getulio Vargas, onde aconteceu uma gincana com 27 motoqueiros inscritos, para realizarem três provas.


Grande número de curiosos compareceu ao local do evento para verem de perto a exibição de vários motoqueiros em suas motos de grande cilindrada, tornando um sábado de lazer para muitos itaporanguenses, já que as apresentações começaram por volta da 11h00 e o término, com entrega da premiação, ultrapassou às 19h00.


Foram premiados, cinco motoqueiros, ou duplas, sendo que o 1º lugar foi R$300,00; R200,00 para o 2º e R100,00 para o 3º; já o 4º lugar recebeu um capacete e o 5º colocado um pneu. Todos os participantes receberam o troféu alusivo ao evento (foto cima).


Das 27 duplas participantes o destaque foi para duas duplas feminina, Tatiane e Elizaneite (foto acima) e Raiane e Gabi (foto abaixo). Tatiane representou a Área de Lazer O Paraíso, de Gilvandro Paulo, que junto com Robinho e equipe, organizaram o 1º Itaporanga MOTO Fest.


Grandes empresas com representação em nossa cidade também se fizeram presentes, como a Yamaha e a Honda


O pequeno Walter Raan foi o destaque em sua potente motocicle de "nun seiquantas" cilindraras.

Clique nas fotos para ampliar

Ainda hoje galeria de fotos e vídeos. Aguardem!
portaldovale.net - Fotos: Rainério

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tributo a RADEGUNDIS

Programação do XIII Virtuosi

XIII VIRTUOSI SE DIVIDE ENTRE OLINDA E RECIFE

Festival presta homenagens aos mestres Cussy de Almeida e Radegundis Feitosa


O BNDES apresenta o XIII VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que, pelo segundo ano consecutivo, se divide entre o Teatro de Santa Isabel, Recife, e o Convento de São Francisco, em Olinda. De 13 a 19 de dezembro, o festival, que dedica esta edição ao maestro e violinista Cussy de Almeida e ao gênio do trombone Radegundis Feitosa, mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais como o violinista russo Ilya Gringolts, o pianista filipino Victor Asuncion, a soprano brasileira Gabriella Pace, o grupo canadense Penderecki String Quartet, entre vários outros. A programação do XIII VIRTUOSI será gratuita.

Olinda – Para a abertura da programa do Convento de São Francisco, às 20h no dia 13 de dezembro, a produtora Ana Lúcia Altino e o diretor artístico do evento, o Maestro Rafael Garcia, convidaram o New Classic Ensemble Vienna, conjunto de música de câmara da premiada pianista Lisa Smirnova, que apresenta concertos para piano de Bach, Haydn e Mozart. No dia 14 de dezembro, o festival escalou um dos mais famosos conjuntos de câmara de sua geração, The Penderecki String Quartet. Formado pelos violinistas Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek, violista Christine Vlajk e pelo violoncelista Jacob Braum, o conjunto vem pela primeira vez ao Brasil com o apoio do Canadá Council for the Arts e apresenta um repertório inédito com peças de Ravel, M. Mozetich, Bartok e Penderecki. O conjunto volta a se apresentar no Santander Cultural, às 17h do dia 18 de dezembro, com ingressos a R$ 5,00 e R$ 2,50, graças a uma parceria do espaço com o Virtuosi.

Recife – A programação do Teatro de Santa Isabel se divide entre as tradicionais séries Salão Nobre e Vicente Fittipaldi. A Série Salão Nobre, que acontece de 13 a 17 de dezembro, às 17h, abre seu programa com um tributo ao violinista Cussy de Almeida, falecido em julho deste ano. Ao todo serão quatro espetáculos incluindo o ciclo das Sonatas de Beethoven para violino e piano e Sonatas e variações para violoncelo e piano. Entre os destaques da programação da Série Salão Nobre, encontra-se o recital da soprano Gabriella Pace acompanhada do pianista Victor Asuncion interpretando peças dos compositores românticos Schumman e Schubert

A partir da quarta-feira, 15/12, às 20h, o XIII VIRTUOSI inicia sua Série Vicente Fittipaldi, que abrigam os principais concertos do festival. A abertura apresenta uma homenagem a Radegundis Feitosa, maior trombonista brasileiro e grande colaborador desses treze anos de VIRTUOSI, falecido em julho deste ano. O Requiem para Um Trombone é uma peça inédita do compositor paraibano Eli-Eli Moura que será interpretada pela Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, com a participação do Madrigal da UFPB, Gabriella Pace e o trombonista alemão Fredric Belli. Ainda em homenagem a Radegundis, o festival escolheu uma peça do maior trombonista do mundo, o sueco Christian Lindberg, que será interpretada pelo jovem alemão Frederic Belli, vencedor do Concurso Lindberg, realizado na Espanha.


HOMENAGEM A CUSSY DE ALMEIDA E A RADEGUNDIS FEITOSA NUNES
Homenageados:
CUSSY DE ALMEIDA [1939 – 2010]

RADEGUNDIS FEITOSA NUNES [1962-2010]
Doutor em trombone performance pela The Catholic University of América, Washington D.C., Mestre pela The Juilliard School de New York e Bacharel pela Universidade Federal da Paraíba, nasceu em Itaporanga, Paraíba. Estudou com Edmilson Pinto integrando a Filarmônica Cônego Manoel Firmino, sob a direção de Severino Ferreira. Durante os estudos de Graduação foi orientado pelo Prof. Jacques Ghesten e nos cursos de Mestrado e Doutorado pelo Prof. Dr. Per Brevig. Foi premiado em concursos nacionais como o “Jovens Concertistas Brasileiros” e internacionais como o East & West Artists para debut no Carnegie Recital Hall. Apresentou-se como solista, camerista e instrumentista de orquestra em centros musicais importantes do Brasil, Estados Unidos e Europa. Desenvolveu intensa atividade didática na UFPB e nos vários festivais de música do Brasil. Foi o presidente fundador da Associação Brasileira de Trombonistas, trombone principal da OSPB e trombonista do BRASSIL e do BRAZILIAN TROMBONE ENSEMBLE.


Ver reportagem completa

enviado por Sinval Pinto Filho

domingo, 12 de dezembro de 2010

Escolha o Principal

O PRINCIPAL



Era uma vez uma mulher pobre que caminhava por uma estrada, carregando pequena filha ao colo. Ao passar perto de uma caverna, ouviu uma voz que vinha lá de dentro:
- Entre e pegue tudo o que desejar, mas não se esqueça do principal.
A mulher não acreditou muito no que estava ouvindo e aproximou-se mais da caverna, quando novamente ouviu:
- Entre e pegue tudo o que desejar. Fique sabendo, porém, que depois que você sair à porta da caverna se fechará para sempre. Assim, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do PRINCIPAL.


A mulher entrou e ficou maravilhada. Era um tesouro, como muitas jóias e pedras preciosas.Ela, então, colocou no chão e começou a recolher as jóias em seu avental.


Logo em seguida, ouviu novamente a voz:


- Agora você tem apenas 3 minutos.


A mulher apressou-se em recolher o quando mais podia e saiu correndo da caverna, que logo em seguida fechou a porta.


Só então a mulher se deu conta de que havia esquecido a filha lá dentro, e agora nunca mais poderia pegá-la. O Tesouro durou pouco tempo, mas o desespero da mulher foi para sempre.



                                                                      MORAL



• Podemos comparar essa história com a nossa vida. A caverna é o PLANETA TERRA e o tesouro são as OPORTUNIDADES que nos são oferecidas por Deus



• O PRINCIPAL: são os relacionamentos fraternais, os valores morais e intelectuais, que enobrecem a alma e lhe proporcionam a verdadeira felicidade.



• Enquanto estamos por aqui, devemos utilizar as coisas e poderes terrenos com sabedoria e amor, justamente para que não entremos em desespero quando as portas se fecharem pelo fenômeno DA MORTE.

• No entanto, muitas pessoas, porque não acreditam na vida depois da morte, prosseguem querendo apenas encontrar o tesouro dos prazeres, a qualquer preço, dando menos valor ao PRINCIPAL, E, para conseguirem o que querem, são capazes de fazer o próximo sofrer.



• A vida na Terra é uma rápida experiência, comparada à imortalidade do espírito. Viver é estar matriculado na Escola da Alma. Mas o que se pode dizer de um aluno que falta às aulas, não está atento às lições e professores e em se submete aos testes de conhecimento?



• Assim como o aluno relapso é obrigado a repetir a mesma série, também a alma é compelida a repetir as experiências, até que aprenda a lição. Contudo, isso implica em perda de tempo e esforço sobrado, ou seja, é motivo de sofrimento.


• De que valem as conquistas terrenas, se, com isso, vamos demorar a alcançar os prazeres dos céus?

• É preciso acreditar nisso, para que não nos enganemos com relação ao que seja O PRINCIPAL para a nossa felicidade. E nem sempre precisamos MORRER para dar conta do tempo perdido e das oportunidades desperdiçadas.



• A vida dá tantas reviravoltas que muitos aqui mesmo acordam para a realidade. Mas, muitas vezes, acordam de forma dolorosa.



• Correm atrás do dinheiro, mas perdem os filhos para a sociedade e envelhecem na solidão. Alcançam poder e autoridade, mas ganham inimigos e vivem amedrontados. Gozam em excesso os prazeres da carne, cultivam os vícios, mas, de repente, estão doentes e passam a freqüentar médicos e hospitais.

• Por isso, se você está recolhendo os tesouros da Terra, cuidado, pois logo a porta da vida se fechará para você



NÃO VÁ SE ESQUECER DO PRINCIPAL



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA


• Texto de Donizete Pinheiro