Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Zequinha Moura

Feliz, junto aos filhos e netos, o jovem Zequinha Moura, com saúde e paz, comemorá hoje 95º aniversário, segundo o proprio o segredo de sua longevidade é gostar de pimenta e cachaça.

Zeca Moura é casado, e muito bem casado com Carmelina Moura, com quem nanora todas as manhãs à frente de sua casa, na rua Ananias Conserva em Itaporanga. Gosta de ler revistas e jornais, mas não necessita e óculos para este exercício matinal.

O Portal do Vale parabeniza e deseja a Zeca Moura muitos anos de vida com paz sáude e alegria junto aos seus.

Portaldovale.net

A CESAR O QUE É DE CESAR

Tentaram colocar uma casaca de banana no caminho do Cesinha; de forma inescrupulosa um cidadão de Itaporanga que se diz "Jornalista" e que costuma COPIAR E COLAR artigos dos Sites de Monteiro foi a João Pessoa, sorrateiramente fez a cabeça de algumas pessoas, mentiu, criou, fez sua auto propaganda enganosa e tirou a Coluna do Vale do Jornal Correio da Paraíba de Cesinha e ainda por cima veio até este Site com um pseudônimo e gozou com a cara de todo mundo.
Fora os otários de Itaporanga, ninguém na Paraíba acredita neste rapaz e foi aí que veio à tona toda verdade e o Correio da Paraíba sendo um dos mais conceituados jornais do Nordeste não pensou duas vezes e mandou o falsário passear.

Cesinha é um profissional ético e conceituado, para saber disto basta circular com o mesmo pelos corredores dos grandes jornais do Estado, das grandes emissoras de TV , aí você vai ver que dignidade, honestidade, verdade e bom caráter fazem a diferença .

Foi com base nesses predicativos que Cesinha foi convidado a honrar a Coluna do Vale do Correio da Paraíba já que a mesma passou algumas semanas em franco desabamento, pois a mentira e a bajulação eram sempre as grandes notícias.

Como se não bastasse Cesinha emplacou mais uma com o respeito que lhe é dado, ele agora também vai ter sua Coluna no Jornal A União e nela ele vai fazer um jornalismo da qualidade que o Rainério, o Ariosvaldo, o Sousa Neto, o Antonio Bandeira, o Titico Pedro costumam fazer, um jornalismo que dignifica esta terra de Nossa Senhora da Misericórdia, que depois passou a ser a Paróquia da Conceição e que foi chamada por Pitanga de Itaporanga, mas que José Gomes da Silva a honrou com o nome que os Portugueses lhe propuseram já que no dia que ela foi cedida pela Casa da Torre, era o dia dedicado à Nossa Senhora da Misericórdia e ali foi fundada a Vila de Misericórdia.

Citei este fato no parágrafo anterior, apenas para mostrar que Itaporanga sempre foi composta por homens ilustres, por homens verdadeiros. Itaporanga tem uma História linda e suas páginas não podem ser “emporcalhadas” por pessoas sem caráter que levam factóides a sério e que transformam a seriedade em factóides.

Antonio Porcino escolheu bem seu Assessor de Comunicação, esse menino Cesinha é furão e é querido no meio Jornalístico, basta dizer que Semana passada ele esteve em São Paulo, Brasília e etc e de São Paulo agendou uma entrevista com Porcino na TV Correio e vejam bem meus conterrâneos que Porcino foi Vice Prefeito, foi Prefeito, foi Suplente de Senador e sempre foi o grande sindicalista que é sua marca registrada, diga-se de passagem sindicalista renomado em todo o mundo pois já fez palestras internacionais, com todo esse Curriculo ele nunca havia sido entrevistado nas TVs paraibanas, mas não é que o tal Cesinha conseguiu.

Orgulho-me sempre dos meus conterrâneos e gosto de enaltecê-los e por isso nunca é repetitivo dizer: “A Cesar o que é de Cesar.” 
Mural do Itaporanga.net

terça-feira, 28 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS -2

ARRAIÁ DO COLÉGIO MONTEIRO LOBATO


Como era de se esperar, a melhor festa junina infantil deste ano de 2011 ficou por conta do Colégio Monteiro Lobato. Tia Kall e equipe, a cada ano se superam e promovem belas festas.

A decoração, a cargo das irmãs Andráa e Ana Flávias estava impecável e cada tia queria mostrar as habilidades dos seus miudos.

O bailarino e coreógrafo Odilon e sua equipe deram um show à parte com a belíssima Dança das Fitas. Palvras são poucas para definir o brilho do evento, vejam pois a galeria de fotos.


Veja também: 

FESTAS JUNINAS



A partir de hoje, véspera de São Pedro, o Portal do Vale irá apresentar uma série de reportagens sobre as festas do mês de Antonio João e Pedro, os santos que mais se identificam com o Nordeste e o seu povo. Já postamos aqui várias galerias do Arraiá dos Doidos por Forró, quadrilha realizada pelos que fazem o CAPS em Itaporanga, e temos muito mais material bom a exemplo do Arraiá do Monteiro Lobado, o Arraiá do Stúdio Foto & Cia...


Vejam outras Galerias 

Arraiá Doidos por Forró
Portaldovale.net

FORRÓ NO CANTINHO



Por João Dehon Fonseca 



Luís Inácio me pediu para divulgar um Forró que fiz em homenagem a Dedé do Cantinho e eu mando para voces de Itaporanga a Letra, a música Chico de Pombal é quem vai cantar.


FORRÓ NO CANTINHO

João Dehon Fonsêca
(Junho de 1990)

Seu Dedé pegue seu fole,
Sei que o senhor não é mole,
Um forró vamos fazer,
Peço: não venha sozinho,
Pois forró lá no Cantinho,
Vai até o amanhecer,
Convide o seu filho Bio,
Para sanfona tocar,
Contrate um bom zabumbeiro,
Vamos limpar o terreiro,
Nessa noite forrozar.
Forrozar, forrozar,
Nessa noite forrozar,
Forrozar, forrozar,
Nessa noite forrozar.

Seu Dedé, seu cabra macho,
Pegue os seus oito baixos,
Pro forró já começar,
As moças namoradeira,
Estão na beira da fogueira,
Esperando prá dançar.
Convide também o Vando,
Pro pandeiro ele tocar,
Sei que vai dar muita gente,
Todo muito bem contente,
Vai dançar e forrozar,
Forrozar, forrozar,
Vai dançar e forrozar,
Forrozar, forrozar,
Vai dançar e forrozar.

A moçada do Cantinho,
Faz forró bem direitinho,
Que até dá gosto ver,
Não tem briga e nem arruaça,
Pois o cabra que ali caça
Companheiro não vai ter,
No Cantinho de Itaporanga,
Tem forró disciplinado,
Todo mundo animado,
Brincar até o sol raiar,
Brinca até o sol raiar
De forrozar e forrozar,
Brinca até o sol raiar
De forrozar e forrozar.



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Favada sertaneja

Por: Ana Márcia 
Esta seqüência de receitas do sertão é resultado de uma viagem à fazenda Serrote Alto, na cidade de Água Branca,  alto sertão da Paraíba.

As idas à fazenda acontecem sempre no São João, nas festas culturais em torno dos poetas e repentistas ou simplesmente para atender um apelo familiar.

Em visita aos sítios dos pequenos agricultores, na companhia paterna, do poeta Luiz Nunes Alves (Severino Sertanejo), o sol era causticante e a vegetação já tão seca, confirmava a inevitável previsão. 

Algumas surpresas neste cenário árido. A beleza contrastante e exótica do pavão mistérioso.

 

Conhecemos uma sertaneja nata, D. Terezinha Severina de Lima, 80 anos, moradora do sítio Cabaceiros. De mãos calejadas e incansáveis ela surge feito aparição em tom profético.

 

Falamos da vida do campo, da saúde e de esperança...

Click, click, click, comecei a fotografá-la com faro de gourmetida, pois é que D. Terezinha, tinha acabado de colher a fava do roçado que secava na calçada para facilitar o debulhar.

 

Da família das leguminosas, a fava, como o feijão macaça e o feijão de corda, são os favoritos do sertanejo. Planta-se e em menos de 100 dias colhe-se e come-se.


Conversa vai e vem,  a gourmetida caiu na graça de D. Terezinha e ela me disse: “vou te dar um bocado de fava para você fazer um torrado”.

 

As favas quando novas são tenras, suaves e cozinham rapidamente. Mais jovem que esta, impossível. D. Terezinha jogava a fava de uma vasilha para outra para separar o grão da palha.

No caminho da Fazenda Serrote Alto, a gourmetida ia construindo a receita da fava.
Dalena, por favor, acenda o fogo!
 

  
Cozido de fava com carne de sol e lingüiça no fogão a lenha

Ingredientes:

1 kg de fava
500 g de carne de sol
200 g de carne seca (charque)
300 g de lingüiça cortadas em rodelas
4 colheres de sopa de óleo
1 ½ cebola
2 dentes de alho
1 tomate
½ pimentão
Sal, pimenta dedo de moça, folha de louro, alecrim, coentro, tudo ao gosto.

Como fazer:

Corte as carnes em cubos, lave bem, e cobra com água quente. Deixe por alguns minutos e repita trocando, mais uma vez, a água quente. Deste jeito, pode-se retirar o excesso de sal preservando a textura da carne. Corte a lingüiça em rodelas e reserve.
Numa panela coloque o óleo para esquentar e coloque a cebola e alho para dourar. Junte à carne escorrida, o louro, a pimenta dedo de moça e frite rapidamente, mexendo.
Acrescente a fava ao refogado, mexa mais um pouco.
Adicione água fervente na panela até cobrir completamente a carne. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.
Enquanto isso coloque uma colher de óleo para esquentar e refogue cebola e alho até dourar, acrescente o tomate, o pimentão e refogue mais um pouco, então, finalize o refogado com a lingüiça e o alecrim, frite até dourar e reserve.
Quando a fava e as carnes estiverem cozidas, acerte o sal se necessário e junte a lingüiça refogada. Mexa delicadamente e deixe no fogo para apurar mais um pouco. No nosso caso, como o fogo era à lenha, este cozimento foi mais abreviado.
Para finalizar acrescentei um pouco de nata e um punhado de coentro picado. Para servir, o suficiente foi uma farrofinha seca.
 
Vi em dona Terezinha
Uma criatura afável
Gostei demais da favinha
De sabor muito agradável.
               Severino Sertanejo
Créditos: Ana Márcia

Outras de Receitas da Ana

Arraial do Coléio Monteiro Lobato - 01

Para ampliar clique na foto 

Fotos Exclusivas do Portaldovale.net

Arraial do Coléio Monteiro Lobato - 02

Clique nas fotos para ampliar 

Fotos exclusivas do portalovale.net
 

Arraial do Coléio Monteiro Lobato - 03

Clique nas fotos para ampliar
Fotos exclusivas do portaldovale.net