A estatura mediana e o corpo franzino escondem um gigante itaporanguense; um guerreiro na informação, na educação e na cultura de Itaporanga. Falo de Sousa Neto, um jornalista que antes mesmo de ser diplomado já fazia um jornalismo sério, independente e acima de tudo ético.
Fundou o semanário Folha do Vale, que devido ao alto custo passou a ser quinzenário e depois vintenário e hoje, mantém apenas a versão eletrônica, mas sempre mantendo e fazendo o que há mais de uma decada faz pelo Vale do Piancó; trazendo a boa e verdadeira informação, sem puxa-saquismo ou bajulações.
Acompanhei o esforço de Sousa Neto desde antes da criação do jornal, colaborei como articulista por muito tempo e sempre colaborando e apreciando a obra deste pequeno gigante que sempre disposto a ajudar aos conterrâneos criou a blblioteca da Folha do Vale, aberta ao público e direcionada a classe estudatil, que conta até com computadores para fazer pesquisa na Internet.
A excelente idéia não estava completa, pois não estava atingindo todo o público itaporanguense, é quando surge uma outra, mais brilhante ainda; disponibilizar livros dentro da cadeia pública de nossa cidade, para aliviar o tédio e prencher o tempo ocioso dos detentos.
Mais Souza Neto em sua incansável luta, não pára nunca, prá abranger mais ainda a sua contribuição com a comunidade Criou e mantém a Fundação José Francisco de Sousa, que dentre outras atividade destacamos cursos grátis de informática para a população carente e a publicação de duas obras literárias: Vale: Rimas e reflexões e O mundo em Frente e Verso do poeta J.Sousa; a mais recente, lançada nesta sexta-feira, 21/10 em homenagem ao dia do poeta (20).
Sousa, Itaporanga tem muito a te agradecer e tenho certeza que continuarás nesta gloriosa batalha de trazer educação e cultura para os nossos conterrâneos, como o próprio slogan da fundação diz: Plantando Sementes de Educação. Parabéns Sousa Neto e Parabéns ao poeta J. Sousa!
2 comentários:
Sousa Neto na sua simplicidade consegue algo difícil atualmente, juntar a importância da educação na formação do Homem e a vontade de realizar projetos para atingir este objetivo.
A materi pautada em verdade moro no sul do pais aqui em blumenau sc e fui assinante do lolha do vale,este nos mantinha bem informados,po dentro da verdade.O Souza neto exemplo de dedicaçao e força de vontade que ele continue elevando elevando cultura aos itaporangenses.
Postar um comentário