domingo, 5 de fevereiro de 2012

Antônio Cabral: Um pouco de quase tudo

Carnaval 2012

A banda Forró da Xeta já foi confirmada para o próximo dia 21 no carnaval de rua de Piancó. Outros nomes serão divulgados nos próximos dias, e a festa será ao ar livre, mais precisamente na Praça Salviano Leite (Praça do Povo). A prefeita Flávia Galdino (PSB) já disse que resgatará a tradição do evento, mesmo porque o povo é quem faz a festa!

Blitzes

No carnaval, as blitzes devem aumentar e a Polícia Militar já está com seu efetivo reforçado na cidade de Piancó. Portanto, quem pensar que vai guiar veículos e motocicletas embriagado e com som alto, sem habilitação e com emplacamento em atraso, pode se preparar, pois terá o veiculo ou motocicleta apreendido, e só será liberado depois de uma bela multa. Muita atenção nessa hora!

Água poluída

A água que vem sendo consumida pelo piancoense tem sido alvo de reclamações da população, pois o líquido distribuído pela CAGEPA está chegando às torneiras com odores insuportáveis e até restos de bagaços são encontrados na água que chega pela encanação antiga. O Ministério Público será acionado pela população através da ONG SOS Rio Piancó, para quem o problema precisa ser urgentemente solucionado, com punições severas para os responsáveis. Tanto o rio Piancó (foto) quanto o açude de Coremas, de onde vem a água que abastece a cidade, estão poluídos, o que representa risco para o meio ambiente e à saúde da população humana.

Eleições 2012

A pressão é grande por parte do eleitorado piancoense, tanto o que simpatiza com a situação, quanto o da oposição. É que ninguém sabe, ao certo, quem serão os candidatos majoritários (prefeito e vice) que disputarão o pleito de 2012 na cidade de Piancó. Sem nomes colocados, o eleitor faz especulações sobre quem deverá ser os concorrentes... São tantos nomes que não caberia neste espaço. Como já falei anteriormente, em outra edição, resta apenas esperar!

Câmara

No próximo dia 16, a Câmara Municipal de Piancó estará voltando do recesso parlamentar. Populares que frequentam as sessões da casa de Padre Manuel Otaviano estão ansiosos para que os trabalhos se iniciem e, conforme muitos já prevêem, como este é um ano atípico (ano eleitoral), os debates serão acalourados.

Candidatos a vereador

Dizem que Piancó tem hoje cerca de 210 nomes como pré-candidatos a vaga de vereador, incluídos aí os que vão à reeleição. É tanta gente que os partidos estão pensando em fazer coligações separadas, ou seja: Se coligam na majoritária com determinados partidos, e na proporcional com partidos que podem fazer um ou dois nomes. O eleitor está perdido porque não sabe em quem votar. As visitas já começaram, mas ninguém tem certeza do registro de uma candidatura.

Sem UEPB

A preocupação é grande do piancoense com relação ao futuro do campus da UEPB na cidade. É que depois das mudanças feitas pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) no orçamento da entidade, a reitora Marlene Alves disse que ficará muito difícil as ações de expansão da universidade estadual.

Morre a enfermeira Salvadora

Salvadora Mendes, enfermeira com mais de 30 anos de exercício da profissão no Vale do Piancó, faleceu esta semana na cidade de João Pessoa, onde estava em tratamento. O seu corpo foi sepultado no cemitério São Miguel na cidade de Piancó, e seus familiares, além de amigos, sentiram a dor de perder um pessoa tão querida e conhecida de todos. Ela é da família Mendes, com ramificações em Itaporanga. Seu esposo, Bosco, já havia falecido há cerca de três anos. Ela deixou três filhos e muitos netos. Que Deus possa lhe dá o conforto merecido.

Venda proibida

Em Piancó, agora, é proibida a venda de CDs e DVDs nas calçadas da cidade. Isso é muito bom já que pirataria é crime, mas, como todos sabem, muitos pais de famílias - desempregados -, fazem desse negócio um meio de vida, e a pressão está cada vez mais forte. Proibiu-se a venda no meio da rua, logo será proibida em lojas.


Para meditar - Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi solto, e, após muita humilhação, resolveu processar seu vizinho (o caluniador).

No tribunal, o caluniador disse ao juiz:

- Comentários não causam tanto mal... e o juiz respondeu:

- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã volte para ouvir a sentença!

O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:

- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!

Não posso fazer isso, meritíssimo! – respondeu o homem – o vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!

Ao que o juiz respondeu:

- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!

Sejamos senhores donos de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.

1 comentários:

Que saudades sinto do carnaval tradicional do meu querido vale(Piancó).
Abraços,

Homero Loureiro

Postar um comentário