O esforço é para a alfabetização das crianças até os oito anos 
Por Redação da Folha –   A secretária de Educação de Diamante, Claudiana Diniz, reuniu os  professores municipais nessa sábado, 23, para um importante evento: o  lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é uma parceria com o Ministério da Educação e visa garantir que todas as crianças seja alfabetizadas até os 8 anos de idade.
  Ao falar durante o evento, a secretaria mostrou a importância do  projeto para um maior desenvolvimento da educação municipal,  possibilitando a alfabetização das crianças na idade correta, o que é  fundamental para o aluno no processo de desenvolvimento intelectual,  absorvendo, a partir do domínio  da leitura e escrita, maior conhecimento em sala de aula e na vida  social. Essa apropriação do conhecimento, cada vez mais cedo, é o que  vai determinar e facilitar toda trajetória estudantil, com impactos  positivos e significativos na formação da cidadania e profissional.
  Mas, para que o pacto alcance bons resultados, é preciso esforço e  qualificação dos alfabetizadores, e é exatamente isso que o projeto  propõe. Segundo a secretaria, em nota encaminhada à Folha (www.folhadovali.com.br),  “Professores alfabetizadores participaram e receberam da secretária  Claudiana; da coordenadora municipal do programa, Maria do Socorro  Furtado; e da orientadora Risomar Xavier Gomes, as primeiras informações  a respeito do pacto e já realizaram o primeiro dia de atividades e  estudos, o que vai se seguir durante todo o ano letivo, ficando, assim,  um sábado de cada mês para realização do encontro pedagógico e seus  estudos de formação continuada”.
 Em Diamante, o ano letivo  foi iniciado com fardamento e material escolar, além de merenda,  benefícios que estimulam os alunos e suas famílias, e tem contribuindo  para o aumento do número de matrículas na rede municipal.
  Mais um outro qualificador da rede municipal é o programa Mais  Educação, que foi implantado o ano passado em três escolas municipais, e  este ano será ampliado para mais um educandário: a escola estadual  Joana Abílio Pegado.
 O programa, multidisciplinar, garante  escola em tempo integral para o aluno, que tem o estudo regular em um  turno e, no outro, oficinas de arte, dança, letramento, ciências e  outras atividades.  
Foto: evento foi o primeiro passo no desenvolvimento do pacto.



0 comentários:
Postar um comentário