Com uma grave deficiência visual, o sul-coreano Dong Hyun Im bateu na manhã desta sexta-feira o primeiro recorde mundial dos Jogos de Londres.
Considerado clinicamente cego pelas leis do seu país, ele somou 699 pontos na disputa classificatória do tiro com arco e quebrou o recorde mundial.
Segundo o comitê olímpico coreano, o atleta tem apenas 20/100 da visão no olho direito e 20/200 do esquerdo). Ele não pode dirigir um carro ou escrever num computador.
Apesar da impossibilidade de enxergar de perto, Dong Hyun Im consegue ver com clareza as cores do alvo, colocado distante cerca de 70 metros do competidor. Ele já ganhou duas medalhas de ouro por equipe --Atenas-2004 e Pequim-2008.
A final será disputada a partir deste sábado.
BRASIL
O Brasil foi representado pelo arqueiro Daniel Xavier, 29, que terminou na 51ª colocação, com 653 pontos. Com isso, vai enfrentar o polonês Rafal Dobrowolski (14º) na etapa eliminatória, que acontece entre 30 de julho e 1º de agosto.
Ao site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Daniel disse que pretendia terminar entre os 32 primeiros para enfrentar em tese um rival mais fácil.
"A alça de mira ficou meio solta durante a série de treinos, uma coisa que nunca havia acontecido comigo. Consertamos a tempo, mas acabei demorando para entrar na prova. Vou pegar o polonês, que conheço de etapas da Copa do Mundo", disse.
No ranqueamento, realizado nesta sexta-feira, cada arqueiro dispara seis flechas a cada uma das 12 séries. Já na etapa eliminatória são disputados de três a cinco sets, com cada arqueiro disparando três flechas.
0 comentários:
Postar um comentário