Acampou na manhã desta quarta-feira (25) na cidade de Diamante, no Vale do Piancó, o Mutirão de Documentação do MDA e INCRA. Durante toda a manhã, estiveram na Escola Estadual Adelina de Sousa Diniz centenas de pessoas onde puderam obter documentos como certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de pescador, CPF e o registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O atendimento teve o auxílio de um ônibus itinerante (Expresso Cidadã) devidamente equipado. Todas as emissões foram gratuitas e instantâneas.
Os participantes do mutirão também puderam receber orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário maternidade e auxílio doença, e assessoria jurídica em casos como mudança de profissão de doméstica para agricultora (destinado a agricultoras familiares), pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade. A prioridade nos atendimentos é dada às mulheres, como parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), mas homens e crianças (crianças acima dos 14 anos) ou que necessitem de Benefícios junto ao INSS, também são beneficiados.
Uma equipe de voluntários da Secretaria de Saúde do município participou ativamente de todo o movimento, onde houve vários trabalhos realizados da área da saúde.
DiamanteOnline
0 comentários:
Postar um comentário