domingo, 24 de março de 2013

SOS VALE DO PIANCÓ. CASA DA CIDADANIA JÁ!


SOS VALE DO PIANCÓ. CASA DA CIDADANIA JÁ!

                                            (Titico Pedro- do Portal do Vale)


Ainda me recordo e me lembro muito bem da administração do saudoso Adailton Teódulo da Silva, médico e Cap. PM/PB no período de-1969 a 1973, à frente da Prefeitura Municipal de Itaporanga, eleito pela então ARENA – Aliança Renovadora Nacional, em 1968, candidato escolhido a dedo pelo então Governador João Agripino Filho que a qualquer custo queria destronar o Deputado Balduino Minervino de Carvalho (MDB-Movimento Democrático Brasileiro) da forte influência política que exercia no Vale do Piancó, obtendo vitória sobre o candidato Derly Carvalho (MDB), seu filho, cujas personalidades terráqueas não mais existem entre nós.


                    Naquele tempo o Dr. Adailton construiu o estádio de futebol batizando-lhe de ‘Adailton Teódulo’, que foi reformado mais tarde pelo então prefeito, Advogado Marleno Barros, que o reformou e lhe rebatizou de José Barros Sobrinho, homenageando o seu pai o ex-prefeito, falecido em 1974 em plena atividade na titularidade do Tabelionato do Cartório do 1º Ofício e também Vice Prefeito, companheiro do então Sinval Pinto ‘in memoria’, o atual ZEZÃO tão conhecido Brasil afora, graças à participação do nosso raposa do vale CRUZEIRO DE ITAPORANGA, na primeira divisão do campeonato paraibano de futebol.


Hoje eu sinto recordação daquela administração, onde os Prefeitos viviam com o pires na mão implorando por verbas que não vinham facilmente aos municípios.  Mesmo assim o Dr. Adailton fez chegar na terrinha a primeira torre de televisão, possibilitando a captação de imagens, em preto e branco, que apareciam raramente e mesmo assim com mais chuviscos do que as próprias imagens cujo sinal mais facilitado era o da antiga TV Tupi.

Não obstante a isso, a satisfação era imensa a nós outros que nunca tinha visto isso na localidade e disputávamos lugar para assistir a programação na grande sala de estar do casal que já partiu para a eternidade, Albenor Nunes e dona Luiza Vieira, localizada na outrora Rua Floriano Peixoto, hoje Ananias Conserva.

A repetidora instalada na serra do cruzeiro, bem atrás daquela onde está edificada a estátua do Cristo Redentor, captava o sinal retransmitido do pique do Jabre o mais alto da Paraíba, localizado na serra de Teixeira.

O prefeito Adailton Teódulo fez funcionar naquela época a tão útil prestação de serviços aos munícipes locais e da própria região, onde era obtida com precisão a Cédula de Identidade, Carteira Profissional e a própria Dispensa de Incorporação ao serviço militar, a chamada Carteira de Reservista, tudo funcionando a contento no prédio da Prefeitura.

E porque ainda hoje não funciona com mais perfeição essa indispensável prestação de serviços? Atrevo-me em palpitar “Falta de Interesse ou conveniência dos nossos políticos”, pois preferem manter o sofrido povo, na maioria, analfabetos e consequentemente ignorantes do conhecimento, para em troca, custear a passagem de ida e volta a capital sertaneja cidade de Patos onde tem funcionando uma “Casa da Cidania” instalada propositadamente pelo Governo Estadual que também tem as suas conveniências, pois, o que falta no Vale do Piancó, sobra muito bem em João Pessoa, que ocupa espaços nos grandes shopping da cidade, não obstante a SSP/PB dispor de um cômodo espaço próprio no bairro do Cristo Redentor onde funciona dignamente os trabalhos da polícia científica.


Ah! Quanta saudade de um SOARES MADRUGA nos dias de hoje. É verdade que o Vale mantém no poder Legislativo Estadual a conhecida “Casa de Epitácio Pessoa”, dois filhos que exercem a Deputação Estadual, o decano Wilson Braga e o Branco Mendes, porém são bem alheios às necessidades mais prementes do vale, mantendo benefícios localizados em mãos de pequeno grupo, seus cabos eleitorais.


Tomara que nós todos despertemos para essa injustificável falha e no próximo pleito de renovação de mandatos que certamente ocorrerá em 2014, procuremos refletir melhor para mandar ao Legislativo Estadual, numa união nunca antes acontecida, observando com os olhos do coração para evitarmos continuidade do erro, pessoas integradas à causa que mais beneficie a todos nós, tipo instalação dos Campi da UEPB e IFPB, este já com recursos Federais alocados para ser construído e instalado na cidade de Itaporanga, em terreno já doado pelo Governador Ricardo Coutinho. Pelo interesse voluntário e desprendido do então e hoje ex-vereador Herculano Pereira, ainda que politicamente esteja em outro palanque diferente do meu, pois me mantenho ligado ao grupo do ex-prefeito Djacir Brasileiro, mesmo assim, vejo como um nome que dignamente represente a classe discriminada deste vale tão marginalizado e desprezado dos ‘vampiros políticos’ além de outros nomes como Sousa Neto, Vicente Tobias ou qualquer outro guerreiro defensor da causa comum em favor do legítimo interesse da comunidade valepiancoense.

Registro com satisfação a reportagem veiculada nos portais, inclusive o virtual jornal folha do vali e com base nisso porque não fazermos um apelo aos legisladores mirins e ao próprio Prefeito Berguim no sentido de conseguirem junto ao Governador do Estado, companheiro pessebista Ricardo Coutinho, para instalar um posto avançado de atendimento à região, dos serviços essenciais à coletividade, tipo Casa da Cidadania, livrando-nos do incômodo de nos deslocar a outros centros, fixando a sede em Itaporanga por ser a mais bem localizada na microrregião do Vale do Piancó. Esperamos essa iniciativa dos que, querendo, podem assim fazer.

0 comentários:

Postar um comentário