domingo, 30 de junho de 2013

IFPB CHEGANDO

IFPB CHEGANDO

(Reynollds Augusto)

 
Último dia de festa em Itaporanga.  A Getúlio Vargas lotada, gente de todo jeito e de todos os cantos. Expectativa para ouvir uma das melhores bandas do planeta, o "Clã Brasil", que tem cheiro da terra, cheiro do Cantinho, cheiro do imortal “DEDÉ DO CANTINHO”. Belas garotas com, agora, “voz de mulher”. O percurso foi longo e bonito. O pai, desde que as garotas eram praticamente crianças, investiu nas suas potencialidades, fruto de conquistas realizadas.  

Para quem não sabe o grupo tem a seguinte formação: Lucyane Pereira Alves (acordeon, fole de oito baixos e voz principal); Laryssa Pereira Alves (zabumba, violino e vocal); Lizete Pereira Alves (flauta transversa, pífano e vocal); Fabiane Fernandes (cavaquinho, viola de dez cordas e vocal); José Hílton Alves, o Badú (violão de sete cordas e vocal); Maria José Pereira Alves (triângulo e vocal); e Francisco Filho (percussão).

Os espíritos dizem que possuímos impressões genéticas dos nossos antepassados, tanto o corpo sofre a influência do espírito, como o espírito influencia no corpo.  É por isso que pesamos ser um corpo que tem um espírito, mas na verdade, “somos um espírito que possuí um corpo” e isso temporariamente. Há um inter-relacionamento perfeito.

As meninas trazem um pouco da carga genética do bisavô, que arrancou soluções dos filhos de antão.  As meninas potencializaram o que trouxeram “no sague” e o pai educou, qualificou, e o resultado foi essa banda bonita, reconhecida no cenário nacional e que provoca encantos, na verdadeira dança da vida: O forró. Objeto dos sonhos realizados do grande Luiz Gonzaga.

Sivuca e Domiguinhos sempre trataram com carinho “as meninas”, as meninas de Zé Badú, de Maria José. As Meninas de Itaporanga. As meninas do cantinho. As belas meninas que cantam e encantam, reconhecendo o valor do avô e da terra, por onde passam. Levando para o Brasil e o mundo o nome de Itaporanga, terra de músicos, como do internacional Radegundes Feitosa e tantos outros “invisíveis” pela falta de oportunidades.

Antes da apresentação fui dar uma circulada no ambiente festivo e me deparei com outra alegria. O IFPB está á caminho, sem receios. O meu amigo de infância UBIRAMAR SIFRÔNIO, com um largo sorriso no rosto, me mostrou a prova, em pleno forró. Já está fincada no terreno a placa federal indicando que ali será a futura instalação do IFPB. No outro dia fui tirar a prova. Itaporanga agora vai sair dos longos anos de desprezo, provocado, na sua maioria, por políticos despreparados que só pensavam em seu umbigo, mas que o povo fez despertar. O povo tem o poder e sabe o que é melhor para si.

A luta foi longa e iniciada pelo grande TITICO PEDRO, que trouxe outros companheiros valorosos como HERCULANO PEREIRA, VICENTE TOBIAS a comunidade docente e discente de Itaporanga....

Audiências e mais audiências. Movimento em praça pública. Discursos da ilusão por esses políticos que não aprenderam, ainda, a ouvir a voz nas ruas.  Etapa por etapa vencida. Todos os itaporanguenses deram as mãos nesse propósito. O Governador RICARDO COUTINHO transferiu o terreno, que seria da UFCG em expansão e que perdemos por inércia política, por falácia.

Mas, não temos influência sobre o passado, já passou. E reviver tristezas é sofrer sempre.  Temos capacidade de melhorar o presente “objetivo”, que é parcela do tempo, que não existe, segundo Einstein, para formatar um belo futuro, nessa vida do espírito imortal, que não tem fim.  

 
Beleza Itaporanga. Duas grandes festas

Continuemos de olho para a inércia não atrasar o projeto.

 

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.
 

0 comentários:

Postar um comentário