quinta-feira, 6 de junho de 2013

VITALZINHO E O DEVER MORAL DE SE DEFENDER


Por Chico Pinto

São graves, gravíssimas até, as ameaças feitas pela internet, ao senador Vital do Rego (PMDB-PB), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, por parte do aliado político e ex-tesoureiro da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Rennan Trajano, que o intima a procurá-lo, imediatamente, com o argumento de tornar público alguns “segredinhos” que diz possuir e que pode trazer sérios constrangimentos ao senador paraibano.

Em uma das mensagens, posta por Rennan Trajano, no twitter endereçada a Vitalzinho do Rego, o ex-tesoureiro convoca o senador com um texto eivado de ameaças, diz: “@senadorvital: Espero contato imediato ou as redes sociais servirão para o diálogo e exposições! Não sei se os vídeos serão bem aceitos!!”. Fica no ar a pergunta: O que será que o ex-tesoureiro da PMCG, na gestão do irmão Veneziano Vital do Rego, tem pra exibir em vídeo contra Vitalzinho?

Não se dando por satisfeito com o tom ameaçador da primeira mensagem,  Rennan Trajano, também via tuitter, aproveita para mandar ao ex-senador Wilson Santiago,  uma mensagem que deixa antevê, que realmente possui no “bornal”,  balas capazes de ferir, mortalmente, a dignidade de Vitalzinho. Vejamos: “@WilsonSantiago_Preciso falar com o Senhor! Assunto de seu interesse! Sempre grato!! Abraços!!!”. Todos se recordam que Wilson, na condição de suiplente, será o principal beneficiado caso Vital sofra algum sangramento nos Tribunais Eleitorais, provocado pelo chumbo-grosso de Rennan. Isto é, se realmente existir!..

Confiante no seu “veneno” e com a autoridade de quem sabe das coisas, o ex-tesoureiro Rennan, que também mexia com dinheiro de campanha, aproveita e manda outro petardo contra Vital, só que desta vez, encaminhado ao radialista Fabiano Gomes, do Sistema Correio de Comunicação. Via twitter, ele sacramenta: @fabianogomes Em 2010, muitas segredos ainda podem mudar cadeiras!  Muito papel e montagem, muita coragem, mas são conhecidos assim. Coragem!”. É grave, concorda?

Diante desses fatos,  o senador Vital do Rego, pelo cargo que exerce, tem o dever moral de vir a público, imediatamente, para exigir do signatário das ameaças que as publique. Caso contrário, colocará em dúvida a sua idoneidade e  ficará sem condições morais até mesmo de usar da tribuna do Senado Federal, para acusar ou levantar suspeição contra quem quer que seja. A sua fala passa a figurar no rol restrito da incredulidade.

Na condição de senador da República e, mais ainda, de cidadão,  Vitalzinho deve agir com rigor e rapidez. Se necessário e se realmente não temer as denúncias, pode até pedir ao Ministério da Justiça, a intervenção da Polícia Federal na apuração dos fatos..

Vitalzinho, não pode e nem deve esquecer, que preside a principal Comissão do Senado Federal, que é a Comissão de Constituição e Justiça, responsável pela aprovação de nomeações de ministros dos Tribunais Federais e até mesmo do próprio Supremo Tribunal Federal.  

À sociedade espera que ele não se cale, pois, como bem diz o adágio popular “quem cala consente”. E, acredito, nestas alturas dos acontecimentos, que ele não irá sujar a sua biografia, permitindo que estas denúncias fiquem perambulando pelas esquinas e até mesmo no famoso “Bar do Cuscuz”, lá em Campina Grande.

Será vital para Vitalzinho ficar de olho na opinião público e, mais ainda, na sua cadeira no Senado Federal, ou então, deve de conformar com uma das Leis de Murphy, que sabiamente diz: “Se você percebeu que fez algo errado, nem tente encobrir o erro. É evidente que outros o descobrirão, uma vez que até você foi capaz disto”.

0 comentários:

Postar um comentário