domingo, 17 de outubro de 2010

13 dicas para prolongar a vida útil da bateria de seu notebook

baterialitio-Tl-20101014
Saber como cuidar da bateria do notebook pode prolongar sua vida útil

Cuidar da bateria é tão importante quanto do próprio laptop porque ela é a responsável pela mobilidade do computador. A maior parte das pessoas acha que as baterias duram cerca de um a três anos de uso. O que muita gente não sabe é que elas se deterioram com o tempo, quer você as use ou não.

Desde o momento em que a bateria sai da fábrica, ela começa a sofrer desgaste, mesmo que não esteja sendo usada. Além do envelhecimento natural, as baterias de notebook possuem um número específico de ciclos de carga e de recarga. Segundo especialistas, uma bateria passa por 300 a 800 ciclos de carga e recarga ao longo de sua vida útil. Depois disso, começa a perder, ao poucos, sua capacidade de armazenar energia.

É possível perceber isso quando a capacidade de três horas da bateria diminui. Uma bateria ruim ou desgastada só consegue manter a carga por 15 a 30 minutos de energia.
Veja algumas dicas para economizar a bateria de seu laptop:

1. Evite descarga total frequente
Ao contrário de modelos mais antigos de baterias, as de íon de lítio não precisam de descargas completas regulares antes da recarga. Na verdade, a descarga total de baterias prejudica a de íon de lítio, diminuindo sua capacidade. A recarga parcial é bem melhor já que se perde menos capacidade de carga por ciclo.
Dica: a recarga deve ser feita quando o nível da bateria estiver entre 10% a 20%.

2. Calibre a bateria
Algumas vezes, você vai perceber que sua bateria não está carregando 100%. Ela pode carregar até 80% ou 99% do seu calibre e depois parar de carregar. Isso é um indício de que você precisa calibrar sua bateria para manter a precisão do calibre.
Para calibrá-la, use-a até que o computador corte a energia, desligue ou hiberne. Depois disso, você pode recarregá-la até os 100%.
Dica: calibre a bateria a cada 30 recargas parciais.

3. Quando der, retire a bateria
Quem usa o notebook a maior parte do tempo na tomada pode pensar em tirar a bateria. Ao removê-la, o usuário obtém duas vantagens. Primeiro, isso preserva os ciclos de carga de sua bateria. Se ela não estiver instalada no notebook, não está sendo carregada nem consome os ciclos de sua própria carga.
Além disso, a temperatura da bateria é menor quanto menos calor ela recebe – tanto do laptop quanto da recarga. Temperaturas menores diminuem o envelhecimento (ou deterioração) da bateria.
Dica: se você pretende removê-la e guardá-la por um bom tempo, ela deve estar 40% carregada.
Guarde a bateria na geladeira (não no freezer), o que a protege do calor. Coloque-a em um saco plástico com lacre e lembre de deixá-la voltar à temperatura ambiente antes de usá-la ou de recarregá-la.

4. Desfragmente com frequência
Quanto mais rápido o disco rígido, menos trabalho para ele e para a bateria. Para deixá-lo o mais eficiente possível, desfragmente-a quando estiver usando o laptop na tomada.
5. Adicione memória RAM
RAM é a memória temporária do computador, usada pelo processador para armazenar os dados com que está lidando no momento, como o funcionamento de programas. Em um PC, quanto maior a memória RAM, mais rápido as tarefas serão executadas. Quando o equipamento é desligado, essas informações são perdidas.

O aumento de memória permitirá que você consiga fazer mais tarefas sem ter de contar com a virtual. A memória virtual usa o disco rígido e é muito menos eficiente. O acréscimo de RAM provoca um maior consumo de energia, por isso só vale a pena se precisar rodar programas que exigem muito da memória virtual.

6. Mantenha os contatos da bateria limpos
Limpe os contatos de metal da bateria duas vezes por mês com um pedaço de pano umedecido em álcool. Isso mantém a transferência de energia de sua bateria mais eficiente.

7. Cuide da bateria
Não deixe uma bateria carregada sem ser usada por muito tempo. Assim que carregá-la, use-a pelo menos uma vez a cada duas ou três semanas. Não deixe uma bateria de íon de lítio descarregar totalmente.

8. Prefira a hibernação ao modo de espera
Embora deixar um laptop em modo de espera economize um pouco de energia e permita ao usuário retomar qualquer tarefa que deixou pela metade, isso não é tão eficiente quanto a função de hibernação, que salva tudo e ainda desliga completamente.

9. Mantenha a temperatura baixa
O laptop funciona com mais eficiência quando está mais frio. Limpe as pás do ventilador (também chamado de ventoinha) com um aspirador de teclado ou com um pano.

10. Configure e otimize suas opções de energia
Entre no Painel de Controle do Windows e vá até Opções de Energia (Power Options, na versão em inglês) e ajuste para a otimização máxima – selecione Bateria Máxima para o melhor efeito.

11. Não execute várias tarefas ao mesmo tempo
Faça uma tarefa de cada vez quando estiver usando a bateria. Em vez de usar uma planilha eletrônica, deixar seu programa de e-mail ficar aberto e de ouvir sua última lista de MP3, faça uma de cada vez. Senão, você vai “matar” a bateria antes de acabar as tarefas.

12. Não exija tanto do laptop
Atividades como mandar um e-mail ou escrever um texto no processador de texto exigem menos energia do que jogar ou assistir ao DVD.

13. Desligue a função de salvamento automático
As funções de salvamento automático do Word e do Excel, por exemplo, ajudam muito o usuário a não perder as mudanças feitas em um arquivo, mas elas exigem mais do disco rígido do que deveriam. Se planeja fazer isso, pode querer resgatá-la quando a bateria estiver ficando fraca. Embora economize bateria no começo, você vai querer ter certeza que seu trabalho estará salvo quando a bateria morrer.
Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário