PENSE DIREITO IV - O DIREITO E A VIDA
(Reynollds Augusto)
O que é que o Direito tem a ver com a vida? Tudo.
Alías, apesar do nosso direito histórico e social ser o resultado de um longo processo de evolução, em que o homem descobriu que para se viver em sociedade, ele precisa de regras e freios, visando conter os seus ímpetos de superioridade, onde o orgulho e o egoísmo são os impulsionadores, e onde o “mais forte” subjugaria” o mais fraco”; o Direito já existia antes e apenas foi descoberto pelo homem.
Nada é produto de construção própria e , na verdade, tudo já existe, mas precisa ser descoberto e isso se chama desenvolvimento. São “mistérios” que o nosso subjetivismo não consegue alcançar. É como diz a sabedoria evangélica: “ Buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”.
É bom considerar que a vida em si é um grande projeto de Deus e como todo projeto sempre reflete a intenção e inteligência do projetista, esse, o de DEUS, é perfeito.
Na academia nós o apelidamos de Direito Natural de, “o Direito do SER”, devido não comportar vertentes, uma vez que é perfeito. Os resultados não admitem manipulações, sendo sempre decorrência da ação. O fato é que a constituição divina se chama LEI DE CAUSA E EFEITO. É ela que regula a minha e a tua vida. Jesus nos levantou um pouco o véu desse direito impecável e tratou deste lei. Outros luminares, em culturas diversas, fizeram o mesmo. Tudo é resultado e conseqüência e nada é graça ou privilégio. Já o direito do homem é imperfeito, mas perfectível, é o Direito do “DEVER SER”. Mas à medida que o ser humano evolui, as normas se aperfeiçoam e vamos buscar a verdadeira justiça, que está no âmago, na consciência profunda e que um dia será liberada, pelo despertar de cada um.
O Direito superior ( SER) é “positivado” por esse órgão legiferante universal (Deus), que mandou um dos seus emissários, Jesus, da cidade de Nazaré, informar que “nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá”.
O nosso Direito é uma cópia imperfeita do Direito de Deus, mas já foi pior e está se aperfeiçoando cada vez mais. O psiquismo divino sabe tudo e pode tudo, desde que não afronte as suas leis magnânimas. A solução é procurarmos saber também, sem ilusões, as razões da existência, para que possamos pautar a as nossas vidas e as nossas condutas por meio dessa ordem universal, e foi por isso que o nosso professor, por excelência, disse “conhecerei a verdade e a verdade vos libertará”, ou seja, conheça essa “constituição” divina que não é produto de um tempo, de uma situação social, mas é fruto da perfeição original, um dos atributos dessa causa primeira, que não derroga as suas leis, posto que são perfeitas.
Essa certeza é o resultado da observação precisa de tudo que existe e que não pode ter surgido do nada, pois o nada, também, não existe. Tudo que não é obra do homem só pode ter vindo de uma inteligência superior que continuo apelidando de “Deus”.
O nosso agir, o nosso pensar, serão nossos advogados no momento certo. Temos tido notícias de inúmeros amigos, que já estão desvestidos da carne, e que sofrem por terem escolhido mal os seus caminhos. Nós, aqui, no mais das vezes, somos influenciados pela “onda” do momento e esquecemo-nos de produzir o melhor para as nossas vidas, que está se esvaindo a cada hora, gastamos a nossa energia vital para correr atrás do secundário e esquecemos de lutar pelo essencial.
Quem já quase “morreu” ou passou algumas horas em coma, como eu, sabe do que estou falando. Mas quem não teve uma experiência de quase morte, dirá que estou falando besteiras. A sensação é horrível. É a de leite derramado. Ainda bem que retornei para concluir o meu projeto pessoal, mas muitos não conseguiram voltar e estão chorando a oportunidade perdida. Agora, só em outra reencarnação, se é que estarão aqui nesse novo tempo que se aproxima.
Idéias, idéias, idéias, certezas, certezas, certezas. A sua é uma idéia ou uma certeza? A experiência vivida me dá a certeza de que a mente não está no corpo, que é um instrumento, e sim fora dele, no espírito, que é imortal. A visão extra-corporal é mais qualificada e você consegue perceber com mais eficiência as razoes da vida, ou não. Isso depende da sua maturidade.
O Direito à Vida é indiscutível. Mas a vida do Direito é um processo contínuo de aprimoramento, pois Deus Espera muito dos seus filhos, pelas potencialidades concedidas.
“Vos sois deuses....”
Você, nessa vida, precisa procurar respostas para bem viver.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.




0 comentários:
Postar um comentário