Santana dos Garrotes é uma das cinco cidades regionais que utilizarão o novo sistema de identificação eleitoral
Por Isaias Teixeira/Folha do Vale
As eleições municipais deste ano em Santana dos Garrotes também serão realizadas com o uso de urnas biométricas. O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Leonardo Paulino, se reuniu na tarde da quarta-feira, 18, com o prefeito santanense, José Alencar, no TRE, em João Pessoa, para tratar sobre a implantação do sistema de coleta de dados (impressão digital e fotografia) do eleitor santanense, que começa nesta segunda-feira, 23, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
A reunião contou com a participação do advogado Remígio Júnior, consultor jurídico de Piancó, outro município que também utilizará o sistema biométrico e cuja coleta de dados do eleitor local começa igualmente na próxima segunda, após solenidade de implantação da nova tecnologia de identificação por meio da impressão digital do votante.
A solenidade de implantação do sistema biométrico nos dois municípios regionais será às 10h desta segunda, no prédio do Creas, em Piancó, localizado na Rua Virgílio de Araújo Silva, s/n, no Jardim Ouro Branco, a 120m do fórum eleitoral, onde os eleitores dos dois municípios serão atendidos durante dois meses (de 23 de janeiro a 23 de março), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 14 horas.
O evento de lançamento contará com a presença do vice-presidente do TRE, desembargador José Di Lorenzo Serpa, que está no exercício da presidência do órgão.
Piancó e Santana também passarão por revisão eleitoral, que consiste em recadastrar os seus eleitores (cerca de 17.883) com coleta de dados biométricos.
No recadastramento dos eleitores de Piancó e Santana, serão utilizados 25 kits biométricos. Cada kit é composto por um computador, uma câmera fotográfica e um leitor de impressão digital.
O TRE prevê o atendimento de 450 eleitores por dia, com 28 servidores envolvidos diretamente no evento.
Em 2010, 11.619 eleitores de Piancó e 6.237 de Santana dos Garrotes estavam aptos a votar nas eleições estaduais.
No ano passado, o TRE divulgou que os municípios de Catingueira, Emas e Olho D’água também terão eleições aplicadas com sistema biométrico, mas ainda não divulgou quando eles passarão pelo recadastramento.
Foto (www.folhadovali.com.br): fórum eleitoral de Piancó.
0 comentários:
Postar um comentário