terça-feira, 15 de maio de 2012

Reunião de conselho rural alerta prefeito e discute problemas da aftosa e estiagem

Encontro ocorreu nessa segunda-feira em Diamante e foi muito importante para a população rural

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale

O Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), de Diamante, realizou na manhã dessa segunda-feira, 14, uma reunião com representantes e membros de comunidades rurais do município, que debateram diversos temas de interesse dos agricultores e pecuaristas locais, como legalização de associação comunitária, febre aftosa e seca, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A reunião do CMDRS contou com a presença do seu presidente, o líder comunitário Francisco Limeira Diniz; do contador Antônio Souto, que atua em Patos; do veterinário dr. Farias, da Defesa Agropecuária; e da coordenadora da Emater de Itaporanga, Roméria Pereira; além de membros e presidentes das associações rurais diamantenses.

Para Francisco Limeira, a reunião foi muito proveitosa. Segundo ele, dez associações rurais de Diamante firmaram contrato com uma empresa de contabilidade, de propriedade de Antônio Souto, com a finalidade de se regularizarem junto à Receita Federal e outros órgãos da União, o que será importante para estabelecerem convênios com a iniciativa pública destinados ao desenvolvimento das comunidades que representam.

Sobre a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa deste ano, que começou no dia 1º de maio e se estenderá por todo este mês, os agricultores se informaram com dr. Farias da importância de imunizar o rebanho. O veterinário estará às segundas-feiras em Diamante para fazer o recadastramento dos produtores e, quem deixar de vacinar o seu gado, não poderá fazer financiamento de ração junto ao Governo Federal, ficando impedido de vender seu gado e havendo ainda a possibilidade de multa.

Já Roméria Pereira falou de projetos ligados à Emater e BNB e enfocou também programas federais, tais como Garantia Safra e o recém-criado Bolsa Estiagem. A coordenadora regional da Emater discorreu ainda sobre o significado de Situação de Emergência, que foi decretado pelo governador Ricardo Coutinho em todos os municípios do Vale, em função da seca, e reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil na última sexta-feira, 11.

Roméria também fez um alerta à Prefeitura de Diamante, que ainda não decretou Situação de Emergência no âmbito de município, o que poderá deixar os agricultores sem alguns benefícios, como o próprio Bolsa Estiagem, o que poderá aumentar o sofrimento do agricultor diamantense, que não vai receber este ano recursos do Garantia Safra pela perda agrícola, em razão de o prefeito Hércules Mangueira não ter aderido ao programa. 

Foto: presidente do conselho durante fala à plateia, formada por homens e mulheres do campo.

0 comentários:

Postar um comentário