quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Analfabetismo atinge 15,2% das crianças

Apesar do número de matrículas na educação básica brasileira ter aumentado nos últimos anos, 3 milhões e 700 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos ainda estão fora da escola.

 
A baixa qualidade da educação é verificada logo na aprendizagem de um conteúdo que pode definir a vida intelectual do aluno: a alfabetização.
 
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), com base no Censo 2010, a cada 20 crianças de até 8 anos no País, três não sabem ler ou escrever. O número fica pior nas regiões Norte e Nordeste.
 
No Pará e Maranhão, por exemplo, beira os 40% a proporção de meninos e meninas nessa situação. Um grande plano para combater o problema já foi fechado pela pasta e aguarda espaço na agenda da presidente Dilma Rousseff para fazer o lançamento.
 
Intitulado de Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o projeto prevê o treinamento de aproximadamente 300 mil professores alfabetizadores no Brasil. Cerca de 5 mil municípios, nas 27 unidades da Federação, já aderiram ao programa do governo federal, gerenciado pelo MEC. A ideia da pasta é implantar pólos de formação presencial, onde haverá um encontro por mês. O resto do curso, que terá duração de dois anos, será feito por meio de materiais específicos. Novos livros didáticos para o ciclo de alfabetização - do 1º ao 3º ano -, já foram comprados e chegarão às escolas em janeiro, segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Calegari.
 
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância.

0 comentários:

Postar um comentário