quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O que pensam os administradores


O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) colocou um marcador na página inicial de seu site que registra dias, horas, minutos e segundos que ainda restam para que as prefeituras fechem lixões e implantem a coleta seletiva no Brasil.
O marcador é um lembrete para que o prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos seja cumprido em 2014.
Dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 766 fazem coleta seletiva, segundo a pesquisa “Ciclosoft 2012”, realizada pelo Cempre e apresentada em seminário no Rio de Janeiro em 31 de agosto.
O número parece desalentador face aos desafios do país em saneamento. No entanto, se comparado a resultados anteriores, representa um avanço. Promovida a cada dois anos, a pesquisa mostra a participação crescente de municípios com coleta seletiva de lixo: 237 em 2004; 327 em 2006; 405 em 2008; 443 em 2010. 

Falta infraestrutura

No final de junho, a pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável", a cargo do Ministério do Meio Ambiente, divulgou resultados igualmente positivos em relação à reciclagem.
A iniciativa do ministério teve início em 1992, por ocasião da Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. Na época, 4% dos entrevistados se preocupavam com o destino, a separação e a coleta do lixo. A pesquisa de 2012 identificou 28% de pessoas atentas ao problema.
O mesmo levantamento revela que 48% de entrevistados, principalmente das regiões Sul e Sudeste, cuidam da separação dos resíduos para reciclagem. Infelizmente, o aumento da conscientização ambiental colide com a falta de infraestrutura da administração pública. 
O exemplo mais expressivo é o da maior cidade do vale desperdiça quase 2.000 toneladas diárias de materiais que poderiam ser reciclados. Cerca de 90% do lixo reciclável seguem para os Lixões , em vez de se transformar em renda para o município e cooperativas.

0 comentários:

Postar um comentário