quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Apenas uma mulher é eleita no município de Diamante; Na disputa foram 15 ao todo


A cada dia fica mais comum mulheres na disputa pelo poder municipal. O número de mulheres eleitas prefeitas neste domingo (7) é recorde no Brasil. De acordo com o TSE, ao final da apuração dos votos em todo o território nacional, as mulheres representam 12,03% dos prefeitos eleitos no primeiro turno. Isso representa um aumento de 31,5% em relação ao último pleito, disputado em 2008.

No município de Diamante, situado no Vale do Piancó, pelo menos quinze mulheres disputaram o poder, sendo três pelo executivo e doze pelo legislativo. Apenas uma foi vitoriosa ao termino das apurações, trata-se da enfermeira Marcília Mangueira (PMDB) que foi apoiada pelo atual gestor municipal.

A cada ano que passa, o número de mulheres que se elegem prefeitas vai crescendo no Brasil. Desde 1995, quando a lei eleitoral definiu que os partidos deveriam apresentar no mínimo 20% de candidatos do sexo feminino, o número vai subindo gradualmente. Na primeira Eleição após a lei, as mulheres foram eleitas em 3,4% das cidades.

Em 2012, as mulheres conquistaram 663 prefeituras, sobretudo no interior. No Vale do Piancó, o numero cresceu mais ainda, onde os municípios de Diamante, Santana de Mangueira, Nova Olinda, Igaracy e Coremas elegeram mulheres para o executivo municipal, além de varias vereadoras e vice-prefeitas.

DiamanteOnline

0 comentários:

Postar um comentário