segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Morre o ex-prefeito de Itaporanga, Sinval Pinto Brandão

Itaporanga perde mais um dos seus: Acaba de falecer, em João Pessoa, o ex-prefeito daquela cidade, SINVAL PINTO BRANDÃO, um dos homens mais ilustres do Vale do Piancó e membro de tradicional família sertaneja. O corpo do ex-prefeito está sendo veleado na Mortuário São João Batista, nesta capital e na parte da tarde será transladado para a cidade de Itaporanga, onde se verificará o sepultamento.
 
O corpo deve chegar a Itaporanga, no finalzinho da tarde desta segunda-feira e será velado em sua resiadência, que fica na praça João Pessoa, ao lado da prefeitura.
 

O Portal do Vale se irmana na dor da família Pinto Brandão e deseja que Deus receba o amigo Sinval Pinto com toda a honra e gloria merecida pelo sua convivência aqui na terra. Mais uma parte da história de Itaporanga, que vai se perdendo ao lono do tempo, Vai com Deus Sinval

www.portaldovale.net com chico pinto
Itaporanga perde mais um dos seus: Acaba de falecer, em João Pessoa, o ex-prefeito daquela cidade, SINVAL PINTO BRANDÃO, um dos homens mais ilustres do Vale do Piancó e membro de tradicional família sertaneja. O corpo do ex-prefeito está sendo veleado na Mortuário São João Batista, nesta capital e na parte da tarde será transladado para a cidade de Itaporanga, onde se verificará o sepultamento.

SINVAL PINTO BRANDÃO


         Sinval Pinto assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga no dia 31 de janeiro de 1973, ficando no cargo até o dia 31 de janeiro de 1977. No período contou com a colaboração efetiva de Sinval Mendonça Pinto como secretário geral, Antônio Pereira Leite na diretoria geral, Hilton Campos Leite na tesouraria e Maria Assimar Henriques respondendo pelo setor educacional. A época, a Câmara Municipal era integrada peIos vereadores: João Barreiro Lemos, Francisco Bidô da Silva. Manoel Pereira Caiana, Antônio Nunes Guimarães. Francisco de Araújo Pedrosa e José Felismino.

        Entre as obras executadas por Sinval Pinto merecem destaque a demolição do antigo mercado público e a construção de um novo centro de abastecimento na Avenida Getulio Vargas, que recebeu o nome de Belmiro Pinto Brandão, seu pai, local que também serviu de abrigo a um terminal rodoviário. Promoveu a ampliação do cemitério "Mãe de Misericórdia", além da construção das escolas de primeiro grau "Euclides da Cunha" e "Jacinta Chaves", este último no Alto das Neves. Escolas do mesmo nível também foram construídas nos sítios Paraná e Cochos.

        Em parceria com o Governo do Estado implantou a rede de esgotamento sanitário, a estação elevatória inicial do esgotamento e a lagoa de estabilização e depuração dos dejetos da cidade. Recuperou as estradas vicinais do município, construindo diversos bueiros. Fez a construção de calçamento e meio fio nas ruas Padre Lourenço, João Firmino Gomes (rua da Várzea) e Marques do Herval. No setor educacional merecem destaque ainda a fundação da Biblioteca "Paulo Correia da Silva", a criação da Bandeira e do Escudo do município e a implantação da reforma do Ensino Fundamental.
         

Ainda na sua gestão. exatamente no ano de 1973, o Alto Comando do IV Exército, hoje Comando do Nordeste, instalou-se em Itaporanga, promovendo uma série de manobras. desfile de viaturas, operação de combate a guerrilha, recuperação de escolas, encontro com prefeitos do sertão e promoção de assistência médica e odontológica. As tropas ficara acampadas no sitio Altinho.

        Sinval Pinto fez ainda doação de terreno para a construção da Companhia de Polícia Militar, arborizou as avenidas Getúlio Vargas, Pedro Américo, Horácio Gomes. Padre Lourenço e Salomé Pedrosa. Além de adquirir uma nova repetidora de TV e implantar o pagamento do décimo-terceiro salário  ao funcionalismo municipal. Sinval executou um amplo programa de assistência social e patrocinou a realização de muitas festas, contando sempre com colaboração da esposa Pulchéria Pinto Brandão (Quesa), de cuja união nasceram os seguintes filhos: Sinval Filho, Saulo. Samuel, Sávio e Sara. Filho de Belmiro Pinto Brandão e Antônia Pinto de Souza, Sinval nasceu no sitio Várzea da Cruz, hoje pertencente município de Boa Ventura, no dia 06 de janeiro de 1928.


Sinval perdeu sua esposa, companheira e mãe de seus filhos, a ex-primeira dama e escritora, Pulchéria Pinto Brandão, a nossa querida Quesa Pinto, no dia 13 de maio de 2010

ver matérias relacionadas:
Itaporanga Enlutada ~ Portal do Vale
Quesa por ela mesma ~ Portal do Vale

www.portaldovale.net

0 comentários:

Postar um comentário