Milhares de eleitores preferiram anular o voto nesse pleito
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Em comparação com o percentual de eleitores que se absteve de votar nas eleições do último dia 7 de outubro (uma média de 16,15%), o número de pessoas que votou em branco ou anulou o voto para prefeito em municípios do Vale foi bem menor. Mas, em alguns deles, esse número foi considerado alto. Outro fato registrado foi o percentual de eleitores que votou nulo, superando os votos em branco.
No município do Aguiar, o percentual de eleitores que votou em branco e nulo foi o maior da região. Candidato único, o atual prefeito Tintin (PP) foi reeleito com 73,90% dos votos válidos. Dos 3.908 eleitores aguiaenses que compareceram para votar, 18,14% confirmaram o voto em branco e 7,96% anularam o voto, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
Em Curral Velho, que também teve candidato único à sucessão municipal, vencida por Filhinho (PSDB), com 89,77% dos votos válidos, o percentual de eleitores que votou em branco, 4,13%, foi o segundo maior do Vale. Já o de eleitores que votou nulo no município, 6,10%, também foi um dos maiores da região. Cerca de 1.672 eleitores votaram em Curral Velho, que correspondem a 80,77% do seu eleitorado.
No entanto, em outras cidades regionais, o número de eleitores que anularam o voto na majoritária foi bem maior. Isso aconteceu em Santana dos Garrotes (6,82%), Santana de Mangueira (6,64%), Igaracy (6,46%), Boa Ventura (6,43%) e Piancó (6,41%). Em Santana dos Garrotes e Santana de Mangueira, dois candidatos disputaram o pleito. Em Igaracy, Boa Ventura e Piancó, a Prefeitura de cada um desses municípios foi disputada por três candidatos.
Em relação ao percentual de votos brancos nos demais municípios, ele não passou de 1,72%, que foi o registrado em São José de Caiana.
Na Paraíba – No estado, o percentual de votos nulos (5,15%) também superou o de votos em branco (2,08%). Já a abstenção foi de 15,9%.
0 comentários:
Postar um comentário