Atores caracterizados como personagens históricos brasileiros acompanham, desde ontem, os visitantes que atravessam os plenários e corredores da Câmara dos Deputados e do Senado.
A mudança na programação das visitas guiadas no Congresso é uma homenagem aos 123 anos da Proclamação da República, comemorados ontem.
O presidente do Brasil, ex-governador de Minas Gerais e ex-senador Itamar Franco (1930-2011) é um dos personagens da encenação.
Polêmico, Itamar, que morreu de leucemia no ano passado, chegou ao ponto mais alto da sua trajetória política depois do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. O mineiro governou o país de 1992 a 1994.
Também circula entre os visitantes do Congresso o ex-senador Aristides Lobo (1836-1896). Jurista, político, jornalista, além de abolicionista, ele é considerado um dos pais da República brasileira.
O inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), Tiradentes, é outro personagem da história nacional que se apresenta nas visitas guiadas.
Na encenação, a República é representada por uma mulher de vestes verdes.
HISTÓRICO
Essa é a segunda vez em que atores dão vida a personagens da história brasileira no Congresso.
Em 2010, artistas relembraram fatos marcantes do Parlamento brasileiro e da inauguração de Brasília.
O projeto Visita em Cena foi premiado e, neste ano, atores contam como a República foi consolidada.
Até domingo, será possível assistir à encenação no Congresso. Serão seis apresentações por dia, de 30 minutos cada. Os passeios guiados são gratuitos.
0 comentários:
Postar um comentário