segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Imagens da seca


Não se trata de imagem inventada, efeito especial de algum filme de ficção ou de um quadro de Flávio Tavares botando pra fora seu talento trágico. A imagem aí de cima é real, é nossa, do nosso interior, mostra a seca que devasta o sertão, estraçalha o cariri, mata o gado de fome e de sede, bota o matuto pra correr atrás de outra vida e toca fogo nos gravetos secos. É a imagem do inferno aqui na terra, um inferno que poderia ser vencido se os nossos governantes deixassem de fazer bazófias e fizessem jus ao voto de confiança dado a eles pelo povo.


O mocinha e a mocinha da cidade grande certamente hão de duvidar que exista aqui na Paraíba ambiente para este cenário de morte. Duvide não, mocinho, duvide não, mocinha, antes bote o pé na estrada e vá ver de perto. Aproveite para emprestar sua solidariedade ao seu irmãozinho lá da seca que está com a panela emborcada em cima do fogão e o pote vazio.

E se lhe sobrar coragem, peça ao seu pai, a sua mãe, ao diretor da sua escola, aos seus colegas de colégio, ao pastor da sua igreja que adora clamar a Deus no ar refrigerado da igreja, para fazerem uma corrente em favor dos que estão morrendo. Porque, mocinha e mocinho, dentro de breves dias as carcaças que vão aparecer na beira da estrada e nos grotões das caatingas, serão de meninas, de meninos e de adultos dizimados pela estiagem. Cobre deles, force-os a ser solidários. Seus irmãos do sertão e do cariri hão de agradecer.

Blog do Tião

0 comentários:

Postar um comentário