quarta-feira, 20 de março de 2013

Da noite para o dia tudo mudou: Vale amanheceu banhado por fortes chuvas

Em Santana dos Garrotes, por exemplo, choveu quase 150 mm em poucas horas


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale -
Choveu forte em toda a região na madrugada desta quarta-feira, 20, mudando repentinamente o ambiente rural e a feição do homem do campo, castigado pela maior estiagem dos últimos 50 anos. Pequenos reservatórios amanheceram cheios e os agropecuaristas felizes com a abundância d’água e a certeza que, daqui a pouco, o pasto vai brotar da terra molhada.

De acordo com a Emater regional, com sede em Itaporanga, a maior chuva foi registrada em Santana dos Garrotes: foram 146 milímetros (mm), a maior chuva regional dos últimos dois anos.

Pedra Branca foi o segundo município mais banhado nas primeiras horas de hoje. Caíram 136,2 mm d’água e de alegria para a população urbana e rural, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Em Aguiar, um dos municípios mais castigados pela seca, choveu 106 mm e o grande volume d’água foi suficiente para arrombar um pequeno açude local e derrubar uma casa desabitada. Em Conceição, o quarto mais chovido, as precipitações somaram 102 mm.

Os pluviômetros oficiais ainda registraram uma boa chuva em Diamante (98 mm), Serra Grande (96 mm), Curral Velho (92 mm), Boa Ventura (88,2 mm), Nova Olinda (86 mm) e Ibiara (77,2 mm). “Aqui os açudes amanheceram na boca do sangrador”, disse o jovem agropecuarista serra-grandense Nailton Maia, do sítio Espera, satisfeito com a mudança de tempo.

Em Itaporanga, um dos municípios da região que menos choveu este ano, esta madrugada registrou a maior chuva nos últimos dez meses: foram 76,4 mm.

Foram registradas chuvas também em Santana de Mangueira (51 mm), Olho D’água (45 mm), Santa Inês (47 mm) e Piancó (42 mm).

As chuvas que começaram cair nesta segunda quinzena de março confirmam as previsões da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa). Também reforça a crendice do homem do campo ao dia 19 de março, Dia de São José, que entrou com chuva, e as precipitações devem continuar ocorrendo. Foto: agricultor amanheceu de enxada no solo e com seu pequeno açude tomado por água.

0 comentários:

Postar um comentário